conecte-se conosco


POLÍTICA MT

Assembleia atende comunidade do Coxipó do Ouro com asfalto e ciclovia

Publicado


Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

A comunidade do Coxipó do Ouro recebeu 8,6 quilômetros de asfalto, na MT-402, no trecho que liga a estrada de Chapada dos Guimarães (MT-251) e 7,76 quilômetros de ciclofaixa, numa ação realizada em parceria entre a Assembleia Legislativa e Governo do Estado. Acompanhado do deputado Wilson Santos (PSDB), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM) participou do evento e comemorou a ação que era um sonho antigo da população, que recebeu investimentos na ordem de R$ 10,5 milhões. A inauguração ocorreu no sábado (14), com a participação de ciclistas, moradores e autoridades.

“Os moradores esperavam há mais de 30 anos por esse asfalto, que tem uma ciclovia totalmente moderna. Então, é uma satisfação muito grande para nós porque esse projeto partiu da Assembleia Legislativa, bem como as condições de o governo fazê-lo. É um começo porque estamos trabalhando para levar asfalto também para as comunidades do Aguaçu, Arraial dos Freitas e Agrovila das Palmeiras. As expectativas são as melhores, pois a partir do ano que vem o governo adquire a capacidade de investimentos, fruto do trabalho da Assembleia Legislativa que melhorou e aprovou os projetos”, afirmou Botelho. 

O secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, mencionou a importância da parceria que resultou na obra que promoverá o desenvolvimento, com fomento à economia local e turismo. “A Assembleia Legislativa é importantíssima em todas as obras que estamos fazendo no estado. Os deputados tiveram coragem de, no momento certo, aprovar as leis do Executivo que hoje estão gerando todos esses benefícios para Mato Grosso”, reconheceu o secretário.

Joildo Soares de Andrade, ciclista há 15 anos, comemorou a obra. “O esporte cuiabano está ganhando bastante com essa ciclovia, pois é mais um espaço para pedalarmos com segurança. A comunidade do Coxipó do Ouro também ganha porque acaba trazendo a movimentação no local, também é saúde. Acabamos de pedalar na ciclovia que ficou muito boa. Já fizemos algumas sugestões de melhorias que foram acatadas pelo secretário”, afirmou o ciclista, ao destacar que essa é a realização de um sonho antigo. 

Leia mais:  Canarana recebe verba para apoio aos povos indígenas do Xingu

O governador Mauro Mendes (DEM), que pedalou junto com a primeira-dama, Virgínia Mendes, agradeceu a parceria com o Parlamento estadual. “Agradeço sempre a Assembleia Legislativa, o presidente Botelho, os deputados da nossa base, porque compreenderam isso e quando você toma as medidas corretas o resultado aparece. E, é isso que estamos mostrando hoje para Mato Grosso através da nossa administração, com a colaboração muito importante da Assembleia Legislativa”, destacou Mendes, ao lembrar o local onde começou a história de Cuiabá.

 Célia Lima, moradora do Coxipó do Ouro, reforçou a importância de asfaltar a estrada da ponte de ferro, percurso mais utilizado pelos moradores por ser mais próximo de Cuiabá.

Também participaram do evento os secretários Mauro Carvalho (Casa Civil), Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão), Gilberto Figueiredo (Saúde), Alan Porto (Educação), Jordan Espíndola (Gabinete de Governo) e o procurador-geral do Estado, Francisco Lopes. 

 

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
publicidade

POLÍTICA MT

Emanuel Pinheiro de forma apertada Abílio Júnior e é reeleito prefeito de Cuiabá

Publicado

Folhamax

Com um placar apertado, de 51,16% e 48,84%, num fato que entra para a história da política cuiabana como a primeira disputa na qual o menos votado no 1º turno foi eleito de virada no 2º turno, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) vai comandar o Palácio Alencastro por mais 4 anos. A reeleição do emedebista significa também a derrota do governador Mauro Mendes (DEM) e dos candidatos já derrotados no 1º turno, Gisela Simona (PROS) e Roberto França (Patriotas), pois todos apoiaram a candidatura de Abílio Brunini (Podemos).

Apesar dos números apertados, Emanuel Pinheiro liderou a apuração do começo ao fim. Ou seja, em nenhum momento o candidato do Podemos esteve à frente durante a totalização dos votos.

Isso significa que a partir de 2021, Abílio e seu candidato a vice, Felipe Wellaton (Cidadania), ambos vereadores, não terão qualquer mandato eletivo. No decorrer da campanha, principalmente no segundo turno, eles já davam como certa a vitória nas urnas, baseados nas primeiras pesquisas de intenção de voto. Inclusive, durante debates, Abílio e Wellaton ignoravam boa parte dos sites e portais de notícias se recusando a conceder entrevistas.

E prometiam, a partir de 2021, se fossem eleitos, acabar com o que eles chamavam de “mamata” da imprensa, ameaçando cortar verbas da Prefeitura de Cuiabá destinada ao pagamento de campanhas institucionais e propagandas relativas à gestão e prestação de contas.

O maior desafio do prefeito Emanuel Pinheiro e sua equipe de marketing e campanha foi administrar a crise de imagem provocada pelo “escândalo do paletó”, pois o vídeo do emedebista recebendo maços de dinheiro e colocando no bolson o paletó em 2013 quando era deputado estadual, foi amplamente utilizado durante a campanha nos dois turnos.

Ainda na primeira parte da eleição, Abílio, Gisela e França exploraram exaustivamente a pecha de “corrupto” contra Emanuel Pinheiro o acusado de ser o “símbolo nacional da corrupção”.

Leia mais:  Deputados têm até terça-feira (1º) para apresentar emendas ao PLOA 2021

No segundo turno, uma das estratégias da equipe de Emanuel foi falar abertamente sobre o “caso paletó” e, para isso, o próprio prefeito gravou um vídeo pedindo desculpas e afirmando que se envergonhava das cenas divulgadas, segundo ele, “fora do contexto”. O emedebista sustentou que o dinheiro que ele recebia era do irmão, Popó Pinheiro, resultado de dívida de pesquisa eleitoral junto ao então governador Silval Barbosa. O vídeo foi usado na propaganda eleitoral de Emanuel Pinheiro na TV, no rádio e nas redes sociais.

Por outro lado, a equipe do emedebista também passou a jogar com as “mesmas armas” do adversário, procurando desqualificá-lo e afimando que Abílio também estava envolvido em episódios de corrupção. Para isso, exploraram episódios de nomeação de parentes do vereador na Assembleia Legilativa, mas sem de fato trabalhar, afirmando que ele tinha parentes “fantasmas” no Legislativo Estadual.

Exploraram também a questão a atuação de Abílio Júnior enquanto vereador por Cuiabá, citando servidores comissionados e utilização de toda a verba indenizatória, sem fazer qualquer corte ou redução.

A partir de 2021, Emanuel terá como desafio construir uma boa relação na Câmara de Cuiabá, onde 11 de seus antigos aliados não foram reeleitos e também continua respondendo na Justiça ao processo penal contra ele relativo ao vídeo do dinheiro no paletó.

Comentários Facebook
Continue lendo

POLÍTICA MT

ALMT mantém reuniões e sessões remotas e funcionamento em horário especial

Publicado


Nova instrução segue orientação de equipes técnicas e de estudo da Comissão de Saúde

Foto: Fablício Rodrigues / Secretaria de Comunicação Social

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) prorrogou o horário especial e temporário de funcionamento em expediente ininterrupto das 7h às 13h, de 30 de novembro até 18 de dezembro. As reuniões e sessões plenárias serão realizadas de forma remota e serão transmitidas pela TV Assembleia e por meio de plataformas digitais. A nova Instrução Normativa 067/SPMD/MD/2020 segue orientação das equipes técnicas e de estudo apresentado pela Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social.

O atendimento presencial do público externo no Espaço Cidadania, no posto de atendimento do Procon, na Defensoria Pública e no Instituto Memória do Poder Legislativo continuam suspensos até o dia 18 de dezembro, assim como as atividades realizadas no Teatro Zulmira Canavarros, pela Assembleia Social, na Escola do Legislativo, bem como as visitas guiadas na Assembleia Legislativa.

Para evitar a propagação interna da Covid-19, serão intensificadas a limpeza e a desinfecção de superfícies nas dependências da ALMT, especialmente banheiros, elevadores, corrimãos e maçanetas. Também serão adotadas providências para promover a renovação da circulação de ar nas dependências da Casa, com a abertura periódica de janelas em locais com uso de ar condicionado.

Com relação aos servidores que precisam passar por perícia médica, a Supervisão de Qualidade de Vida dará continuidade aos atendimentos e à realização de teste em caso de suspeita de Covid-19.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Leia mais:  Deputados têm até terça-feira (1º) para apresentar emendas ao PLOA 2021
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana