conecte-se conosco


POLÍTICA NACIONAL

Apoiado por Haddad, Boulos pode repetir passos do petista em 2012; entenda

Publicado


source
Boulos
RS via Fotos Publicas

Psolista pode “seguir passos” do ex-prefeito Fernando Haddad

Na noite de domingo (15), os eleitores definiram os dois nomes que estarão no segundo turno da eleição para a prefeitura de São Paulo : Bruno Covas , candidato do PSDB que busca a reeleição, e Guilherme Boulos , nome forte do PSOL que tenta recolocar a esquerda no comando da cidade após oito anos. E é exatamente com este pleito, realizado em 2012, que a atual campanha guarda algumas coincidências que podem ser favoráveis ao psolista – se tiverem o mesmo desfecho.

Naquele ano, José Serra, do PSDB, e Celso Russomanno, então no PRB, surgiram como os dois principais concorrentes a substituir Gilberto Kassab , que estava no DEM, na Prefeitura. Haddad ganhou a indicação do PT após desbancar, entre outros nomes, o próprio Jilmar Tatto – que concorreu pela sigla em 2020. E figurava apenas na terceira posição na maioria das pesquisas de intenção de voto.

Em determinado momento, Russomanno chegou a liderar as intenções de voto entre os paulistanos, atingindo 35%. Já o petista mostrava crescimento expressivo e começava a rivalizar com Serra por uma das vagas no segunto turno, mas sempre se mantendo abaixo dos 20%.

Porém, quando o primeiro turno ocorreu, no dia 7 de outubro, o resultado mostrou que as pesquisas estavam enganadas sobre a força do candidato do PRB, que acabou vendo seu eleitorado “derreter” – assim como ocorreu nas eleições deste ano. Com isso, José Serra garantiu o primeiro lugar, com 30,75% dos votos, enquanto Haddad somou 28,98% e garantiu a outra vaga no 2° turno.

Leia mais:  2º turno em Porto Alegre: Manuela D'Ávila tem 51%; e Melo, 49%

Coincidências

O cenário de 2012 acabou ficando bastante parecido com o confirmado neste domingo: Russomanno passou de favorito a eliminado, pela terceira vez seguida, enquanto o candidato do PSDB sagrou-se vencedor do 1° turno. E o nome que aparecia apenas em 3° nas pesquisas teve crescimento vertiginoso, garantindo os votos necessários para o segundo embate.

Desta vez, diferentemente do que ocorreu há oito anos, o PT acabou sendo eliminado. Agora promete fazer campanha por Boulos na batalha contra Covas. Inclusive, o próprio  Haddad, além de figuras como Tatto, Suplicy e Gleisi Hoffmann, já demonstraram apoio ao candidato do PSOL no 2° turno.

E se o nome de Tatto aparece nas duas campanhas, outra personagem pode ser um trunfo do psolista em 2020: Luiza Erundina . Em 2012, a campanha de Haddad tentou convidar a ex-prefeita para ser sua vice, mas ela recusou por conta de uma aliança do PT com o PP, pois não se sentiria bem ao fazer coligação com Paulo Maluf , a quem venceu em 1988 quando foi eleita prefeita da capital paulista.

Atualmente, Erundina é a vice de Boulos e foi responsável, com seu carisma e apelo junto aos jovens, por angariar votos para a chapa do PSOL , garantindo assim o ingresso para o confronto com Covas, novamente um candidato do PSDB, pela Prefeitura de São Paulo .

Comentários Facebook
publicidade

POLÍTICA NACIONAL

Barroso pede que eleitores não deixem de ir às urnas no segundo turno

Publicado


source

Agência Brasil

.
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Segundo o presidente do TSE, o plano de segurança sanitária criado pelo tribunal foi observado no primeiro turno e garantiu tranquilidade aos 113 milhões de eleitores


Em pronunciamento realizado na noite deste sábado (28), o presidente do Tribunal Eleitoral Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, voltou a pedir para a que a população vote com segurança, use máscara e mantenha o distanciamento social nas eleições municipais. Como no pronunciamento feito na véspera do primeiro turno, Barroso, que também é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), lembrou a importância do voto consciente no segundo turno, que ocorre neste domingo (29).


“Uma vez mais, venho pedir a todos os eleitores: não deixem de votar. Ajudem a escrever este segundo e último capítulo das eleições de 2020. Além disso, votem conscientes. Vocês estarão decidindo o seu futuro, o futuro dos seus filhos e do seu país . Não entreguem aos outros o seu destino”, destacou.

Segundo o presidente do TSE, o plano de segurança sanitária criado pelo tribunal foi observado no primeiro turno e garantiu tranquilidade aos 113 milhões de eleitores que compareceram às urnas. Para Barroso, o nível de abstenção, durante a pandemia, foi baixo e foi possível “harmonizar, com sucesso, democracia e saúde da população”.

O ministro do STF agradeceu aos mais de 2 milhões de mesários e de servidores da Justiça Eleitoral que ajudaram no processo eleitoral deste ano e disse que serão 38 milhões no segundo turno, para escolher os mais votados em 57 cidades (sendo 18 capitais) com mais de 200 mil eleitores. 

Leia mais:  Suspeito de ataque hackear ao TSE no primeiro turno é preso pela polícia federal

“O povo brasileiro está de parabéns. Uma inequívoca demonstração de maturidade, disciplina e sentimento cívico”, completou.

Comentários Facebook
Continue lendo

POLÍTICA NACIONAL

2º turno em Porto Alegre: Manuela D’Ávila tem 51%; e Melo, 49%

Publicado


source
.
O Antagonista

Manuela D’Ávila está na liderança


A pesquisa do IBOPE para ao segundo turno das eleições municipais de Porto Alegre mostra que Manuela D’Ávila (PC do B) está à frente com 51% e Sebastião Melo (MDB) segue com 49%.


Em comparação à pesquisa anterior do Ibope , divulgada em 24 de novembro:, Manuela tinha 46% e Melo (MDB) tinha 54%.

O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos.

Votos totais

Manuela D’Ávila (PC do B): 45%

Sebastião Melo (MDB): 43%
Branco/nulo: 8%
Não sabe/não respondeu: 4%

Sobre a pesquisa

Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Ao todo, foram entrevistados 805 eleitores de Porto Alegre entre 27 e 28 de novembro.

Comentários Facebook
Leia mais:  Suspeito de ataque hackear ao TSE no primeiro turno é preso pela polícia federal
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana