conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande entrega reforma do CAIC e CMEI e reforça compromisso com a educação de qualidade

Publicado


15/10/2020    4

Reafirmando o compromisso de sua gestão com o setor educacional como um todo e que proporciona a formação de homens e mulheres do amanhã, a prefeita Lucimar Sacre de Campos, assegurou que ao final de sua gestão, mais de 88% das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) estarão construídas, reformadas, melhoradas e revitalizadas.

“Temos muito que comemorar. É claro que temos problemas e necessitamos continuar avançando, mas a Educação Municipal em Várzea Grande melhorou significativamente em todos os setores, em suas estruturas físicas, equipamentos, mobiliários e também na carreira dos profissionais da Educação que foram capacitados e ganharam novos colegas de serviço com a realização do maior concurso público dos últimos anos e com a posse dos aprovados”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos sinalizando que não se faz educação de qualidade sem os professores que no dia 15 de outubro comemoram seu dia.

“Agradeço o empenho e a participação de cada professor por emprestar o que tem de mais valioso em sua carreira, o saber, o conhecimento na formação dos homens e mulheres do amanhã”, disse a prefeita em comemoração ao Dia dos Professores.

Em uma clara demonstração do compromisso com o setor, a prefeita, acompanhada da professora e secretária municipal de Educação em substituição, Benedita Ponte, realizou a entrega das obras de melhoria, ampliação e revitalização da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Gonçalo Domingos de Campos” (CAIC) e do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professor Antônio Amorim de Campos, que funcionam dentro da mesma estrutura.

O CAIC recebeu melhorias de revitalização em todo complexo, bem como ampliação da capacidade para 22 salas de aula, que atenderá cerca de 1000 alunos. Foi realizada a pintura interna e externa da escola, inclusive das grades e portões e do complexo esportivo. Os beirais e calhas foram substituídos e os bancos localizados no pátio também receberam manutenção. O valor investido em ambas as obras supera os R$ 2,8 milhões entre obras físicas, novos mobiliários e equipamentos.

Leia mais:  A entrega da UBS do Jardim Eldorado eleva para 51% a cobertura da Atenção Primária

A estrutura física dos ambientes ficou totalmente reformada e ampliada para oferecer mais conforto e qualidade ao ensino municipal de Várzea Grande.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos, afirmou que a Prefeitura está revitalizando 75 escolas da rede municipal durante a gestão de um total de 85 unidades. “A escola CAIC possui uma estrutura física diferenciada, ela faz parte do projeto piloto nacional que atendeu em Mato Grosso, apenas dois municípios, Cuiabá e Várzea Grande, porém, o local necessitava de receber novas benfeitoras para desenvolvimento pleno dos estudos dos alunos. Desde que havia sido construída, ainda não tinha passado por nenhuma reforma. Conseguimos revitalizar todas as áreas, trocamos todos os equipamentos danificados. Iremos expandir estas revitalizações para todas as escolas municipais até final de dezembro, para que elas possam oferecer o melhor conforto possível, para nossos alunos”, sublinha a prefeita.

Conforme a prefeita, a educação em Várzea Grande avança tanto nos investimentos em tecnologia, qualificação das suas equipes e valorização da categoria educacional, quanto nos investimentos nas edificações para oferecer conforto e segurança aos profissionais e alunos com obras arquitetônicas modernas na reconstrução, reformas e ampliações de escolas públicas municipais. “Hoje estou vivendo esse momento em poder oferecer a reestruturação do setor educacional do município e transformar cada escola numa unidade novinha e isso não tem preço. Estamos fazendo parte da história de nossa cidade”, destaca.

A obra iniciou neste ano e foi concluída no final de setembro. A Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer entregou a obra de revitalização à comunidade do Jardim Alá. “Buscamos melhorar a estrutura física das escolas para que os alunos e equipe de profissionais tenham melhores condições e para que o ambiente escolar seja mais atrativo”, destaca a secretária interina de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Benedita Ponce.

Leia mais:  Várzea Grande transfere ponto facultativo do Dia do Servidor Público para dia 30 de outubro

Na unidade escolar e no Centro de Educação foram realizadas diversas melhorias, como a ampliação da cozinha para servir a merenda escolar, novo depósito de apoio da merenda e construção, além de pintura do complexo esportivo e das arquibancadas, adequação de lousas e bebedouros, troca de calhas, pintura de muros e calçadas, implantação de brinquedoteca, entre outros, como novo mobiliário.  

Benedita Ponce durante participação na cerimônia de entrega das unidades frisou o comprometimento da Administração, investindo em melhorias em todas as unidades da cidade e na capacitação dos profissionais do ensino. “Foi muito importante revitalizar esta escola, recuperamos a identidade deste espaço que atende agora, 474 alunos, porém com a revitalização e ampliação, a capacidade aumenta para 1000 alunos da região. Assumimos um compromisso com a cidade e com a comunidade para implementar melhorias e investir pesadamente na área, destinando recursos do orçamento para concretizar estas entregas, aliado a recursos pedagógicos eficientes”, aponta.

Ela lembrou que no CAIC existem turmas do E.T.A – Escola em Tempo Ampliado, que no último IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, obtiveram crescimento de notas na avaliação dos alunos o que estimula a todos a sem empenharem ainda mais por mais conhecimento e capacitação, já que estes alunos recebem uma atenção especial.

“Como educadora acredito que é a realização de um sonho. Os alunos da escola e da creche vão poder contar com banheiros adaptados, carteiras novas, salas de aulas equipadas e arejadas, tudo que professores precisam para caminhar com nossos alunos. Peço para que os pais continuem acreditando em nosso trabalho e nos ajude a manter este local bem zelado. Não é obra de pintura, é obra de revitalização, reestruturação e ampliação. Seus filhos estão recebendo um espaço com qualidade para poder aprender em meio ao conforto e a segurança necessária numa educação de qualidade e comprometida”, ressalta a secretária.

Leia mais:  Várzea Grande aplicou 2.437 doses de vacinas no dia D da Campanha de Multivacinação e contra a Poliomielite

A diretora da unidade escolar, Selcilene Gonçalves de Oliveira, destacou a importância da revitalização para a unidade que é contemplada com projeto Escola em Tempo Ampliado (ETA), o qual oferece uma qualidade educacional intensiva com oficinas pedagógicas para melhor desempenho dos alunos. “Esta reforma incentivará ainda mais a permanência e o desenvolvimento intelectual dos alunos, além de oferecer melhores condições de trabalho aos professores do corpo docente do município”, destaca.

A diretora do CMEI “Antônio Amorim de Campos”, Janice Jesus do Nascimento não escondeu a alegria com a revitalização da unidade. “Estou muito feliz com o empenho de todos (Prefeitura e comunidade) que se uniram para deixar a nossa creche muito mais bonita, estruturada e confortável. Nossas crianças merecem ter um ambiente saudável enquanto os pais trabalham”, frisa.

“O que ocorreu neste complexo do Jardim Alá mostra que a união faz a força. Estas obras deixam um legado para as futuras gerações. Quando há o esforço em conjunto, com o propósito de promover esta transformação, o resultado poderia ser o melhor possível: o de oferecer um lugar bonito e seguro para as nossas crianças”, disse a mãe de um aluno, Cristina Moraes.

 

Por: Cláudia Joséh – Secom/VG

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura divulga normas para o dia de finados e edita novo Decreto flexibilizando serviços não essenciais

Publicado


22/10/2020    0

Em novo decreto editado pela prefeita Lucimar Sacre de Campos, de número 73/2020, o funcionamento de atividades comerciais não essenciais como varejistas, atacadistas e lojistas, está sendo flexibilizado, assim como nos Shopping Centers. Já quanto ao funcionamento de cemitérios durante as comemorações religiosas de finados, foram reforçadas as medidas consideradas essenciais pelas autoridades de saúde como um todo.

Nas duas decisões da Prefeitura de Várzea Grande, está reforçado a todos, a obrigatoriedade de medidas de biossegurança, como distanciamento de 1,5 metros, não aglomeração, uso de álcool em gel, máscaras e luvas quando necessários e outras medidas de higienização rigorosa.

“Cada medida adotada pela Prefeitura de Várzea Grande, através do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid- 19), é discutida com amplitude e sempre visando o equilíbrio necessário entre o funcionamento da economia e seus setores e do cotidiano das pessoas e os cuidados para não permitir que o relaxamento das medidas promova um aumento nos casos que já estão sob controle, mas ainda não deixaram de ter incidências”, disse o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes.

O Novo Decreto Municipal altera o de nº 41, nos parágrafos 5º e 6ª do artigo 13.

Pelo novo decreto os shopping centers  poderão retornar suas atividades, como forma de restabelecimento das atividades econômicas, com atendimento em 70% (setenta por cento) de sua capacidade, com horário de atendimento ao público das 10:00 às 22:00 horas, obedecendo as medidas de prevenção e combate à disseminação do novo coronavírus, incluindo, métodos para evitar a circulação de pessoas que pertencem ao grupo de risco, conforme definido pelo Ministério da Saúde.

Fica permitido que os serviços e atividades não essenciais privadas, varejistas e atacadistas, poderão retomar suas atividades, como forma de restabelecimento das atividades econômicas, com 70% (setenta por cento) da capacidade máxima de lotação, inclusive a utilização de provadores de roupa, com horário de atendimento ao público das 08:00 às 18:00 horas, ou, conforme alvará de funcionamento, obedecendo as medidas de prevenção e combate à disseminação ao novo coronavírus, incluindo, métodos para evitar a circulação de pessoas que pertencem ao grupo de risco, conforme definido pelo Ministério da Saúde.

Leia mais:  Prefeitura divulga normas para o dia de finados e edita novo Decreto flexibilizando serviços não essenciais

FINADOS –  A Secretaria de Saúde em comum acordo com as demais secretarias municipais e do Comitê de Enfrentamento estabeleceu regras e normas com recomendações para a população evitar o contágio por Covid-19 no feriado de finados (2 de novembro).

A nota informativa restringe a realização de missas e cultos religiosos.

Os cemitérios abrem com antecedência para adoção de medidas de manutenção dos cemitérios públicos pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

Na segunda-feira, dia 02 de novembro, funcionários das secretarias municipais: de Serviços Públicos; Saúde e Vigilância Sanitária estarão de plantão na entrada dos cemitérios com kits de higiene e orientações à população coordenando acessos distintos de entrada e saída das pessoas nos cemitérios e para evitar aglomerações. 

“A Secretaria de Saúde disponibilizou funcionários e kits de higiene com álcool em gel para estruturarmos a visitação no Dia de Finados. Na porta de entrada e de saída, nossos colaboradores estarão orientando e fiscalizando a utilização obrigatória de máscaras faciais e o distanciamento das pessoas, para evitar aglomerações”, explicou o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes.  

Não será permitida a realização de celebrações litúrgicas coletivas nos cemitérios, alusivas ao Dia de Finados, apenas a visitação e a queima de velas no cruzeiro. “As missas e cultos devem ocorrer nas igrejas e templos religiosos que já possuem regras definidas em decreto para funcionamento”, informou o presidente do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19) de Várzea Grande e secretário de Saúde, Diógenes Marcondes. 

O comércio de ambulantes, a exemplo da venda de flores, velas e alimentos, também foi normatizado e devem manter o distanciamento de, pelo menos 1,5 metros, entre uma banca e outra, disponibilizar álcool em gel para uso próprio e para o uso dos clientes, e, priorizar métodos eletrônicos de pagamento, mantendo higienização frequente das máquinas. “Todos devem seguir as normas de higiene, para isso contaremos com a equipe de fiscais da secretaria e também da Guarda Municipal”, lembrou Breno Gomes. 

Leia mais:  A entrega da UBS do Jardim Eldorado eleva para 51% a cobertura da Atenção Primária

 “Nosso Comitê Gestor do Enfrentamento ao novo Coronavírus tem adotado cuidados e medidas, baseadas em dados científicos e com o auxílio de médicos, além de estarmos constantemente reavaliando as situações, o que nos dá mais segurança e respaldo para adotarmos essas medidas recomendatórias. Estamos atentos pela segurança das pessoas e os cemitérios precisam estar preparados para receber a população para continuarmos a ter um baixo índice de propagação da COVID-19 no município”, recomendou a prefeita Lucimar Sacre de Campos, aos integrantes do Comitê destacando como essencial a disponibilidade de álcool em gel na entrada e na saída dos cemitérios, além de pontos estratégicos; a limpeza e desinfecção frequente das instalações sanitárias, bem como o controle de acesso aos mesmos, e, a proibição da utilização dos bebedores de água que não sejam com copos descartáveis. 

Diógenes Marcondes lembrou também das medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que causa a dengue. “As pessoas precisam estar atentas para a utilização de vasos ou recipientes com furos que permitam a vazão da água, mesmo que as flores sejam artificiais; devem manter o nível de areia até a borda para evitar o acúmulo de água”, recomendou. 

Recomenda-se também a não circulação de idosos, crianças menores de 12 anos e demais pessoas que integrem grupos de risco para a Covid-19 nos cemitérios, nos dias com previsão de maior visitação. 

“Em média, o Dia de Finados leva aos cemitérios de Várzea Grande pelo menos 50 mil visitantes. Esperamos que esse número seja menor este ano, devido à pandemia. Os cemitérios de maior visitação são do centro da cidade e dos bairros Primavera e Souza Lima, onde termos guarnições fixas da Guarda Municipal para ajudar a organizar a entrada e saída e manter a ordem, evitando aglomerações”, ressaltou o comandante da GM e secretário de Defesa Social, Evandro Homero Dias. 

Leia mais:  Várzea Grande aplicou 2.437 doses de vacinas no dia D da Campanha de Multivacinação e contra a Poliomielite

PREPARAÇÃO – A limpeza dos cemitérios urbanos e rurais de Várzea Grande já está ocorrendo. Equipes da secretaria municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana fazem serviços de capina, raspagem, pintura de meio fio, recolhimento de restos de velas e flores, pintura de muro, manutenção da iluminação pública e conserto de calçadas no entorno dos cemitérios. 

Várzea Grande possui um cemitério particular “Recanto da Paz” no bairro Jardim dos Estados, que também deve seguir as recomendações e orientações do Comitê, e, 13 cemitérios públicos: o Cemitério Recanto da Saudade (Jardim Primavera), Cemitério da Guarita (Guarita), Cemitério Costa Verde, Cemitério São Francisco de Assis (Região Central), Cemitério Cristo Rei, Cemitério Capela do Piçarrão, Cemitério Limpo Grande, Cemitério Pai André, Cemitério Parque do Lago, Cemitério Praia Grande, Cemitério Souza Lima, Cemitério do Capão Grande e Cemitério Passagem da Conceição. 

 

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Sistema da Prefeitura de Várzea Grande permitirá parcelamento de dívidas pela internet

Publicado


22/10/2020    0

Os contribuintes várzea-grandenses já podem realizar o parcelamento eletrônico de todos os tributos municipais referentes a exercícios anteriores a 2020, a exemplo do IPTU, Alvará ou ISSQN. A novidade integra o programa de modernização implantado pela Gestão Fazendária municipal.

“Conseguimos implementar medidas administrativas modernas que facilitam a vida do contribuinte que não precisa mais se deslocar até à prefeitura para verificar dívidas, solicitar parcelamentos, por exemplo, e, com essa modernização também controlar a cobrança de tributos municiais, dando mais transparência ao cidadão com relação aos recursos públicos”, explicou a secretária de Gestão Fazendária, Lucinéia dos Santos Ribeiro.

Todo o procedimento para parcelamento, desde solicitação até a impressão do boleto para pagamento é realizado on-line, através do site www.varzeagrande.mt.gov.br, na aba PARCELAMENTO localizada no lado esquerdo e na cor azul ou diretamente através do seguinte link: https://vg.abaco.com.br/eagata/servlet/hwloginportalcontr.

Além da praticidade de ser eletrônico, o contribuinte poderá pagar IPTU, Alvará e ISSQN aproveitando os benefícios da legislação tributária vigente. Como por exemplo, o IPTU de anos anteriores a 2020, que pode ser pago com desconto de 80% sobre os juros e multas para cota única, ou, parcelar em 12, 24 ou 36 vezes consecutivas aproveitando os descontos sobre os juros e multas nos valores de 60%, 40% ou 20%, respectivamente.

O subsecretário da pasta, João Paulo Araújo, explica que o parcelamento on-line também segue a Lei Complementar n. 4.566 de 2019. “Além de manter as vantagens das condições previstas na legislação tributária municipal, os procedimentos eletrônicos oferecidos preservam o sigilo, a identificação e a autenticidade do documento”, garante.

Para fins de formalização do pedido de parcelamento on-line de todo tributo administrado pela Gestão Fazendária, é necessário a apresentação de documentos em forma eletrônica. “Para pessoas físicas é pedido identidade e CPF e para pessoas jurídicas o documento de identidade e do CPF dos sócios e contrato social ou instrumento similar. Caso exista procuração, para ambos os casos, é necessário documento de identidade e CPF dos procuradores”, detalha o subsecretário.

Leia mais:  Prefeitura divulga normas para o dia de finados e edita novo Decreto flexibilizando serviços não essenciais

Ainda segundo João Paulo Araújo, o pedido de parcelamento realizado por meio eletrônico será avaliado. “Após o deferimento do pedido de parcelamento, o contribuinte pode escolher a quantidade de parcelas mensais e consecutivas, ou cota única, bem como aderir a um Termo de Confissão de Dívida e Parcelamento”.

 

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana