conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande entrega reforma da Emeb José Estejo quinta melhor nota do Ideb

Publicado


09/10/2020    5

Com um ritmo de obras acelerado, a prefeitura de Várzea Grande prevê concluir o ano de 2020 com 75 escolas e creches reformadas, ampliadas, refrigeradas e com equipamentos novos, em um universo de 85 unidades de ensino municipais. Prova disso é que a prefeita Lucimar Sacre de Campos, entregou à comunidade escolar do bairro Vitória Regia, a reforma completa da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) José Estejo de Campos, com destaque para a quadra esportiva da unidade, que permaneceu mais de uma década com suas obras paralisadas.

“Investir em educação é investir no futuro e em um mundo melhor para se viver. Investir em educação é investir em pessoas, é dar oportunidade a todos. Em Várzea Grande, investimos cada vez mais na qualidade de ensino e isso significa ampliar a oferta de vagas, oferecer infraestrutura, equipamentos e ambientes adequados aos alunos e profissionais da educação, estimulando assim o aprendizado. Mas também investimos na qualificação continuada dos nossos professores, e, em uma merenda melhor em nossas escolas. As conquistas que obtivemos até hoje são fruto e mérito do trabalho árduo de toda uma equipe e também da sociedade várzea-grandense”, declarou a prefeita Lucimar Sacre de Campos.

A gestora também comemorou a ampliação do número de vagas na rede municipal de ensino. “Em 2015 tínhamos 23 mil alunos na rede pública municipal. Ao final deste ano, com mais de 88% de escolas e creches novas, reformadas e ampliadas atenderemos 28.570 alunos. É um investimento pesado que demonstra nossa preocupação com a educação de nossas crianças e jovens”, disse.

No total, foram investidos mais de R$ 515 mil na revitalização e equipamentos da unidade que contempla 09 salas de aula, 01 laboratório de informática todo equipado, 01 sala multifuncional, 01 secretaria, sala de coordenação, direção, 04 banheiros, refeitório, cozinha e quadra esportiva coberta. A unidade atende da pré-escola ao 5º ano, com crianças de 04 a 11 anos totalizando 450 alunos sendo 60 pelo programa Escola em Tempo Ampliado (ETA).

Leia mais:  Prefeitura divulga normas para o dia de finados e edita novo Decreto flexibilizando serviços não essenciais

“Tenho 38 anos de trabalhos prestados à rede municipal de ensino de Várzea Grande, pois sou professora concursada da rede e posso afirmar que nesses últimos cinco anos foi o período que mais se investiu no setor da Educação. Avalio como a maior valorização da qualidade do ensino municipal, seja em infraestrutura, formação continuada dos funcionários desde o guarda, merendeiras, professores até os gestores da secretaria; isso sem falar nos investimentos em cultura, esporte e lazer que também foram universalizados em nossa cidade”, declarou a secretária Interina de Educação, Esportes e Lazer, Benedita Ponce de Arruda.

A “EMEB José Estejo de Campos” também se destaca no seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica onde sua nota é 5.9 e a coloca entre as cinco melhores unidades de ensino do município.  “Esse é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas e posso afirmar com certeza a inclusão da nossa escola em 2015 na Escola em Tempo Ampliado, o ETA, foi um dos principais fatores responsáveis por este resultado positivo”, informou o diretor da escola Gilmar Mussa de Moraes.

Além de destacar em seu discurso, o macroprojeto na área de Educação, desenvolvido na sua gestão, Lucimar Sacre de Campos, lembrou que até o final de agosto deste ano já foram aplicados 24,14% do orçamento municipal em Educação, dos 25% previstos na Constituição Brasileira.

“Em todos os anos aplicamos mais em Educação, do que o previsto em lei, porque nosso objetivo, desde as primeiras obras iniciadas ainda no segundo semestre de 2015, logo que assumi, foi o de proporcionar acomodações mais seguras e confortáveis aos alunos, professores e servidores da Educação. Estamos investindo pesado em obras de novas escolas, reformas, reparos, dentro de um conceito de padronização das escolas municipais. Este é um dos maiores programas de reforma de escolas públicas municipais e novas construções já realizadas na cidade, cujo levantamento indicou as unidades mais prementes para as intervenções de melhorias e investimentos, acordados com as necessidades dos bairros, para abertura de novas vagas”, pontuou.

Leia mais:  Sistema da Prefeitura de Várzea Grande permitirá parcelamento de dívidas pela internet

A inauguração contou com a Banda Municipal de Música e apresentação de siriri cuiabano pelos alunos do ETA da unidade que oferece oficinas de dança, informática, teatro e apoio pedagógico.

A ESCOLA – Os cerca de 40 servidores da “Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) José Estejo de Campos”, comemoraram a revitalização da estrutura. “Nossa escola está mais atrativa e convidativa a estudar. As salas todas são climatizadas, os banheiros novos, cozinha arejada e agora temos de volta nossa quadra de esportes que há muitos anos precisava de reforma, pois é onde realizamos além de atividades esportivas, eventos de lazer como festas juninas e outras”, declarou a professora Melisia Gomes.

A professora Waldete da Guia Salasar Felipe explicou que sempre gostou de trabalhar na unidade de ensino e agora será melhor ainda. “Eu vejo nossa escola como referência no ensino. Nossa a escola se destaca pela equipe profissional, com pessoas responsáveis e comprometidas. Sempre gostei de trabalhar aqui e agora com o espaço físico aconchegante torna a escola melhor ainda para professores e alunos”, disse.

Para a coordenadora pedagógica da unidade, Jane Borges Ribeiro, a unidade de ensino é referência no bairro.  “Essa escola é referência para os moradores do bairro quando da execução de políticas públicas de outras áreas como a Saúde que desenvolve no local ponto de vacinação, a Assistência Social com seus programas, além de comemorações de datas. E, agora com a quadra reformada todos serão mais bem acolhidos”.

HOMENAGEM – A unidade de ensino municipal leva o nome de José Estejo de Campos, morador já falecido de Várzea Grande que era conhecido por levar o bem através da prática popular de benzer as pessoas. “Ele era um homem religioso, de muita fé e honesto, queria o bem de todos, benzia pessoas e animais com o objetivo de levar o bem a todos. Esta é uma homenagem merecida e que honra nossa família”, declarou a filha do homenageado, Maria Lourdes Amorim de Campos Almeida

Leia mais:  Semana do Lixo Zero em Várzea Grande terá Dia D de coleta de óleo usado em 13 escolas municipais

 

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Semana do Lixo Zero em Várzea Grande terá Dia D de coleta de óleo usado em 13 escolas municipais

Publicado


27/10/2020    4

Treze escolas da rede municipal estarão abertas para coletar óleo de cozinha usado dentro da Campanha Semana Lixo Zero que acontece entre os dias 23 de outubro a 1º de novembro. Dia 27 é o Dia D da coleta, pois é o Dia do Óleo. O evento é organizado pelo Lixo Zero Várzea Grande em parceria com o Instituto Lixo Zero (ILZ), idealizador da iniciativa.

“O tema deste ano é “lixo zero inspira a minha cidade a…” aproveitando essa ideia e o momento vivido causado por desequilíbrios ecológicos, por conta da intervenção humana na natureza, o convite é feito para a comunidade refletir, informar, praticar, divulgar e engajar a sociedade de forma geral a participar da semana e criar novos hábitos para um novo mundo, um novo normal”.

Em Várzea Grande, a I Semana Lixo Zero passou a fazer parte do calendário municipal de Várzea Grande após lei sancionada este mês (Lei Municipal N° 4634/2020) que instituiu no calendário oficial do município, numa ação articulada pelo Lixo Zero Várzea Grande com o apoio do setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

A I Semana Lixo Zero em Várzea Grande teve inicio no dia 23 de outubro e vai até o dia 1º de novembro com 30 ações que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Várzea Grande, Aeroporto Internacional Marechal Rondon , Empresas , Associação de catadores, Escolas municipais e outros parceiros. Esse movimento é em prol de uma sociedade mais sustentável e com o máximo reaproveitamento do lixo.

As temáticas que serão abordadas no evento são: Escola Lixo Zero, Reciclagem e a Geração de Oportunidades; Tecnologias para o Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Cidades Lixo Zero; Temática Sustentável na Cultura; Escolas Lixo Zero; Logística Reversa, Cidades Sustentáveis, Consumo consciente; Redução, Reutilização, Reciclagem e Compostagem; Ações para a sensibilização social e Valorização de trabalhos, projetos, estudos e novidades tecnológicas locais, voltadas para o meio ambiente.

Leia mais:  Membros do Conselho de Recursos Fiscais da Gestão Fazendária tomam posse 

 Atualmente o lixo é um dos principais problemas das cidades brasileiras, e seu manejo representa uma fatia significativa do orçamento municipal. Além disso, hoje boa parte dos nossos resíduos tem como destino o aterro sanitário.

Segundo Kamila Barros, Coordenadora da Semana Lixo Zero em Várzea Grande e Embaixadora do Lixo Zero Várzea Grande: “A Semana Lixo Zero é uma oportunidade de trazer sensibilização ambiental para que a população possa entender que ela também deve ter uma atitude cidadã e se inspirar para tornar a cidade melhor e mais justa. A Abordagem será por meio de palestras, lives, vídeos, oficinas, workshops, eventos esportivos e artísticos na cidade, em diversos locais , tais como: universidades, escolas, comunidades, empresas, juventude, mulheres, projetos sociais e ambientais entre outros” pontuou.

De acordo com a coordenadora, a ideia esse ano é valorizar as iniciativas virtuais ou presencias e qualquer pessoa que possa  participar. Quem tiver interesse em organizar ações durante a Semana poderá se inscrever no instagram do @lixozervarzeagrande. Podem ser cadastrados eventos como palestras, lives, oficinas, limpezas em áreas internas, exposições, fóruns ou qualquer atividade ligada à conscientização e boas práticas para redução da geração de resíduos. Lembrando que este ano todas as ações serão digitais e, caso haja alguma iniciativa presencial, deverá respeitar todas as recomendações de saúde pública para evitar contágio da Covid-19.

“O evento é organizado por voluntários e embaixadores em parceria com o Instituto Lixo Zero e entidades públicas e privadas. É importante ressaltar que a Semana Lixo Zero é uma plataforma de mobilização social, e depende da participação e do protagonismo dos seus voluntários” disse.

Conceito Lixo Zero:Segundo o Instituto Lixo Zero, o conceito lixo zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários eou para a incineração. 

Leia mais:  Sistema da Prefeitura de Várzea Grande permitirá parcelamento de dívidas pela internet

De acordo com o conceito estabelecido pela ZWIA – Zero Waste International Alliance – Lixo Zero é: “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”

Além do Drive thru no Aeroporto para recolhimento de materiais recicláveis como equipamentos eletrônicos, papel, papelão e plástico, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural sustentável  também está recebendo óleo de cozinha usado em sua sede na Av. da FEB.

As escolas que estão recebendo o óleo de cozinha usado nesta semana são:

EMEB Deputado Ary Leite de Campos- Rua H Q-14 Parque das Mangabeiras

EMEB Irenice Godoy de Campos- Rua Camarões. Jd . Imperial

EMEB Maria de Lourdes Toledo Areias- Av. Principal- Praia Grande

EMEB Mamed Untar – Rua Marfim – Jd. Alá

EMEB Júlio Domingos de Campos- Rua Luís Pedro de Lima, 970. Capão Grande

EMEB Juvenília Monteiro – Rua principal- Engordador

EMEB Eliza Maria da Silva- Av. Chile. Cohab Cabo Michel

EMEB Vereador Zeno – Rua Antídio Manoel da Silva- Distrito Pai André

EMEB Rita Auxiliadora de Campos Cunha – Av. Venezuela- Mapim

EMEB Apolônio Frutuoso da Silva – Av. Valter Fontana. Construmat

EMEB Honorato Pedroso de Barros – Av. Filinto Muller- Água Vermelha

EMEB Salvelina Ferreira da Silva – Av. São Sebastião. Maringá III

Confira a programação completa por meio das plataformas do instagram e facebook ( www.instagram.com/lixozerovarzeagrande e www.facebook.com/lixozerovarzeagrande).

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Leia mais:  Prefeitura divulga normas para o dia de finados e edita novo Decreto flexibilizando serviços não essenciais

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Membros do Conselho de Recursos Fiscais da Gestão Fazendária tomam posse 

Publicado


26/10/2020    13

A secretaria de Gestão Fazendária da prefeitura de Várzea Grande deu posse aos novos membros do Conselho de Recursos Fiscais (CRF), nesta segunda-feira (26) para o ano de 2021 à 2022, renovável por igual período. O Conselho é composto por membros da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Conselho Regional de Administração e três membros do Governo.

Ao CRF compete, em segunda instância administrativa, julgar os recursos interpostos contra as decisões proferidas em processos administrativos tributários, que sejam contestadas pelos empresários (contenciosos). O Conselho é também ainda um órgão de consultas e parte integrante da Justiça Fiscal Administrativa do município com autonomia funcional , garantindo assim a executabilidade dos créditos tributários e facilitando e desburocratizando os processos jurídicos.

A secretária de Gestão Fazendária Lucinéia dos Santos Ribeiro, que conduziu a solenidade de posse, agradeceu mais uma vez os trabalhos dos conselheiros pelo profissionalismo e dedicação ao órgão julgador da Gestão Fazendária. Sobre o novo presidente do Conselho de Recursos Fiscais, Maxwel Silva Alves ela destacou a experiência, a ética e a competência  e de igual aos novos conselheiros.

“Este conselho é um orgulho para a Gestão Fazendária, que foi resgatado na Gestão da prefeita Lucimar Sacre de Campos. O Conselho é a ultima oportunidade do contribuinte se defender de um processo, antes de ir para execução final. De forma honesta e segura a gestão fiscal luta por  aquilo que realmente é devido.Sendo o Conselho soberano e autônomo para trabalhar, sem a interferência de ninguém.Aproveito para parabenizar os membros que estão deixando o Conselho, que nestes dois anos que se passaram  tramitaram 82 processos.Obrigado para os que estão deixando e boas vindas aos que estão ingressando”, disse a secretária Lucinéia dos Santos.

Leia mais:  Membros do Conselho de Recursos Fiscais da Gestão Fazendária tomam posse 

O  atual presidente do Conselho de Recursos Fiscais (CRF), Maxwel Silva Alves , que  foi conduzido para  o ano de 2021/2022 disse que “Espera que o Conselho continue neste mesmo trilho e  profiram acórdãos bem fundamentados, com imparcialidade e muita justiça fiscal. A prefeitura e os contribuintes esperam que este conselho seja reconhecido como um órgão de credibilidade, autonomia e independência e abuse da aplicação dos princípios tributários: da legalidade, da imparcialidade, da verdade material, da justiça fiscal e porque não da razoabilidade”, destacou.

A secretária afirmou ainda que o Conselho de Recursos Fiscais “tem importante missão na constituição definitiva de créditos tributários, servindo como fiscalizador da atuação das Autoridades Fazendárias ,prestigiando os princípios do contraditório e da ampla defesa, aplicáveis ao processo administrativo por expressa determinação constitucional”.

No discurso Maxwel disse que espera a contribuição de todos para alcançar metas estabelecidas deste novo ano .”Essa posse é  fundamental, pois os conselheiros vão mostrar competência, pois trabalham de forma impessoal e legalista. Isso leva o Conselho a ter mais credibilidade e a fazer um bom trabalho em prol da sociedade. Essa é a nossa expectativa  para essa gestão no Conselho”, declarou.

Conselheiros: Na gestão 2018 a 2019 e de 2019 a 2020 os conselheiros foram : Presidente :  Daniel da Silva Martins Neto. Membros : Adriana Schlitter, João Paulo Alves de Araújo, Cássia Regis Lopes, Claudio Santos Alves da Silva- in memorian – e Samuel Richard Decker Neto.

Novos Conselheiros : Presidente : Maxwel Silva Alves, Vice -presidente : Josivânia Franca Santos. Membros: Pedro Henrique Perotto Pagot , Rodrigo Yamata Chagas, Samuel Richard Decker Neto – OAB-.

Do Conselho : O Conselho foi restabelecido pela  Lei Complementar de Nº 4.354/2018, que dispõe sobre o sistema contencioso administrativo tributário, às regras internas para processamento de análise de Recursos Voluntários e dá outras providencias, que regula o processo administrativo tributário- sistema do contencioso administrativo, relativo a tributos administrados pelo município de Várzea Grande, voltado para análise recursal.

Leia mais:  Sistema da Prefeitura de Várzea Grande permitirá parcelamento de dívidas pela internet

Por: Da Redação – Secom/VG

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana