conecte-se conosco


MATO GROSSO

Primeira-dama destaca balanço do primeiro mês da Delegacia 24 horas da Mulher

Publicado


Com um mês de atendimento, a Delegacia 24 horas da Mulher, instalada no bairro Planalto, em Cuiabá já registrou mais de 1.100 atendimentos. A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, responsável pela efetivação e implantação da unidade, destacou que o balanço do primeiro mês mostra que as mulheres têm buscado cada vez mais apoio para denunciar os casos de violência doméstica e sexual.

O balanço do primeiro mês traz um total de 338 medidas protetivas, 324 boletins de ocorrência, 310 atendimentos psicossociais e 150 prisões em flagrante. Os dados são de 09 de setembro até esta terça-feira (13.10).

Inaugurada em 08 de setembro, o Plantão 24 horas de Atendimento à Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Sexual foi a unidade da Polícia Civil que mais registrou protocolos no sistema PJe.

“Com um espaço exclusivo para as mulheres, acolhedor e totalmente estruturado, com uma equipe especializada, a Delegacia 24 horas da Mulher cumpre com o seu papel. E os dados só comprovam que as mulheres têm se empoderado mais e buscado ajuda, denunciando os crimes e violações de direito. É para isso que tanto lutei para que essa Delegacia saísse do papel e pudesse ser o que é hoje, essa referência no combate à violência contra a mulher”, destacou a primeira-dama Virginia Mendes.

A solenidade de inauguração, realizada no dia 08 de setembro, contou com a presença da primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e da líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, Maria da Penha, que participou por videoconferência.

Na ocasião, a primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, elogiou a estrutura. “Inciativas como esta são fundamentais para combater esses crimes, e para que mais mulheres possam ser atendidas com sensibilidade, acolhimento e segurança. Fiquei muito feliz por conhecer a delegacia 24 horas, e testemunhar o carinho com que tudo foi preparado para receber mulheres que estão em situação de sofrimento. É assim que devemos cuidar das famílias brasileiras”, afirmou a primeira-dama.

Leia mais:  Estado realiza testagem em massa de recuperandos de Cuiabá e Várzea Grande

Outras personalidades receberam o reconhecimento do trabalho desenvolvido em defesa dos direitos da mulher, como a desembargadora Maria Erotides, a primeira delegada da mulher de Mato Grosso, Miedir Santana, já aposentada. E outras mulheres que foram fundamentais para a efetivação da unidade.

Estrutura

A unidade conta com salas apropriadas para acolhimento das vítimas, cartórios, salas de atendimento, para as equipes que atuam no local, além de uma brinquedoteca e playground para crianças.

A primeira-dama Virginia Mendes foi responsável por mobilizar diversos parceiros, empresários, amigos e voluntários na arrecadação de mais de R$ 200 mil em recursos e doações, utilizados para reforma e adequação da estrutura completa.

“Essa foi a primeira bandeira que assumi quando iniciamos a gestão, fiz questão de me envolver pessoalmente em tudo, pois sei que o combate à violência doméstica é algo essencial. Agradeço de todo coração todos que nos ajudaram a chegar até aqui. Sem a ajuda de centenas de pessoas nada disso seria possível. Unidos somos mais fortes e vamos garantir os direitos das mulheres. Agradeço ao governador que sempre me apoiou e todos os que somaram forças conosco. Tenho certeza que esta Delegacia vai ajudar milhares de mulheres a saírem do ciclo da violência”, enfatizou Virginia Mendes.

O Plantão 24 horas da Mulher está instalado no bairro Planalto, anexo ao prédio da 2ª Delegacia da Capital. A equipe do plantão é formada por cinco delegadas e mais as equipes de escrivães, investigadores, assistentes sociais e psicólogas.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Estado realiza testagem em massa de recuperandos de Cuiabá e Várzea Grande

Publicado


A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Adjunta de Administração Penitenciária, está promovendo a testagem em massa para diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19) em recuperandos e servidores das unidades penais de Cuiabá e de Várzea Grande. 

No último sábado (17.10), cerca de 130 reeducandas da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May fizeram o teste rápido, na unidade penal. A aplicação foi feita pelos profissionais da saúde que atuam no Centro de Triagem de Covid-19, que está funcionando na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Já os 25 presos do Centro de Custódia de Cuiabá (CCC) já foram testados no dia 7 de setembro. Os demais reeducandos da Penitenciária Central do Estado (PCE), Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), em Cuiabá, e do Complexo Penitenciário Ahmenon Lemon Dantas e Cadeia Pública do Capão Grande, em Várzea Grande, serão testados nos próximos dias.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Sistema Penitenciário de Mato Grosso, atualizado na última sexta-feira (16.10), há 32 casos ativos de Covid-19 em todas as 48 unidades penitenciárias. Este dado leva em consideração não só o número de pessoas privadas de liberdade, mas também de servidores que atuam nas unidades.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Governo de Mato Grosso mantém UTIs para casos de Covid-19 em Rondonópolis
Continue lendo

MATO GROSSO

Todos os 141 municípios de Mato Grosso permanecem com risco baixo de contaminação da Covid-19

Publicado


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta segunda-feira (19.10) o Boletim Informativo n°225 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. O documento mostra (a partir da página 11) que todos os 141 municípios do Estado configuram na classificação com risco baixo para o novo coronavírus.

Veja a seguir a tabela de classificação de risco por município.

 

O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades. Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins informativos da SES-MT.

Recomendações e cuidados

– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

– Usar máscara quando sair de casa;

– Evitar aglomerações;

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Empaer realiza curso sobre construção de tanques agrícolas para agricultores
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana