conecte-se conosco


MATO GROSSO

“O governador Mauro Mendes cumpriu a palavra”, afirma presidente do Instituto Lions

Publicado


O presidente do Instituto Lions da Visão em Mato Grosso, Whady Lacerda, afirmou que o governador Mauro Mendes “cumpriu a palavra” ao destinar o repasse de R$ 1,2 milhão para a finalização da obra do novo Hospital Lions da Visão em Cuiabá.

A oficialização do contrato ocorreu na manhã desta quinta-feira (08.10). A previsão é que as obras da unidade, que é o maior hospital filantrópico oftalmológico da América Latina, sejam concluídas em 2021.

Lacerda lembrou que a obra foi iniciada há mais de 10 anos. E que as últimas duas gestões prometeram retomar a obra, mas a promessa “nunca saiu do papel”.

“Fomos ao governador Mauro Mendes que imediatamente disse ‘vou te liberar esse recurso e você vai terminar’. E cumpriu a palavra. Todo mundo conhece essa obra e espera por essa obra. Recebi inúmeras mensagens por WhatsApp e email, dos EUA, Canadá, de toda a área na América Latina, me cumprimentando e esperando pela inauguração”, relatou, emocionado.

O presidente do instituto explicou que hoje o atendimento é feito em dois consultórios, pelo sistema SUS, e que o novo hospital vai ampliar e muito a capacidade de atender os pacientes, desde a primeira consulta, passando por exames e até mesmo cirurgias.

“Estamos hoje funcionando com dois consultórios. Aqui nós vamos ter 10 consultórios. Temos uma sala cirúrgica. Aqui vamos ter seis salas cirúrgicas. Nós vamos ter aqui um trabalho que não existe em Mato Grosso, que é a retinopatia diabética, e teremos também transplante de córnea. Teremos estrutura para atender até 10 mil pessoas por mês. Hoje atendemos 1200. Poderemos fazer até 1500 cirurgias por mês. Nós só atendemos o necessitado, somos exclusivamente SUS”, relatou.

A administradora e diretora financeira do Instituto Lions da Visão, Regina Maria Pereira de Souza, também destacou que a retomada dessas obras é a “realização de um sonho”.

Leia mais:  Estado realiza testagem em massa de recuperandos de Cuiabá e Várzea Grande

“Tivemos uma ajuda muito grande do nosso então governador Blairo Maggi e conseguimos construir o que temos hoje. Depois tivemos eternas promessas de ‘n’ governadores passados, que nos prometeram a finalização de nossa obra. Mas agora, graças a Deus e ao nosso governador Mauro Mendes, temos a alegria de ver um sonho que estamos esperando há mais de 10 anos. Hoje nós estamos aqui para dar o pontapé inicial para a finalização dessa obra. Estamos realizando um sonho depois de muita luta”, declarou.

Regina Souza mencionou que o novo hospital vai ofertar até 120 novos procedimentos à população, como transplante de córneas, procedimentos de retina, cirurgia pediátrica, tomografias, ultrassonografias, entre outros.

“Nós vamos ampliar nosso atendimento, dobrar os procedimentos. Hoje atendemos num lugar de mil metros, já o hospital tem 3 mil metros de área construída, com muitos serviços à comunidade, como tratamento de retina, transplante de córnea, residência médica… Vamos ter quatro centros cirúrgicos, com atendimento hospitalar e cirurgias pediátricas também”, concluiu.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Estado realiza testagem em massa de recuperandos de Cuiabá e Várzea Grande

Publicado


A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Adjunta de Administração Penitenciária, está promovendo a testagem em massa para diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19) em recuperandos e servidores das unidades penais de Cuiabá e de Várzea Grande. 

No último sábado (17.10), cerca de 130 reeducandas da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May fizeram o teste rápido, na unidade penal. A aplicação foi feita pelos profissionais da saúde que atuam no Centro de Triagem de Covid-19, que está funcionando na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Já os 25 presos do Centro de Custódia de Cuiabá (CCC) já foram testados no dia 7 de setembro. Os demais reeducandos da Penitenciária Central do Estado (PCE), Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), em Cuiabá, e do Complexo Penitenciário Ahmenon Lemon Dantas e Cadeia Pública do Capão Grande, em Várzea Grande, serão testados nos próximos dias.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Sistema Penitenciário de Mato Grosso, atualizado na última sexta-feira (16.10), há 32 casos ativos de Covid-19 em todas as 48 unidades penitenciárias. Este dado leva em consideração não só o número de pessoas privadas de liberdade, mas também de servidores que atuam nas unidades.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Centro de Triagem Covid-19 continuará atendendo durante todo o mês de novembro
Continue lendo

MATO GROSSO

Todos os 141 municípios de Mato Grosso permanecem com risco baixo de contaminação da Covid-19

Publicado


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta segunda-feira (19.10) o Boletim Informativo n°225 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. O documento mostra (a partir da página 11) que todos os 141 municípios do Estado configuram na classificação com risco baixo para o novo coronavírus.

Veja a seguir a tabela de classificação de risco por município.

 

O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades. Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins informativos da SES-MT.

Recomendações e cuidados

– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

– Usar máscara quando sair de casa;

– Evitar aglomerações;

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Mato Grosso é 5º Estado que mais investiu em saúde pública no país
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana