conecte-se conosco


MATO GROSSO

Governador apresenta projetos e pede a ministro mais recursos para ações contra o crime

Publicado


O governador Mauro Mendes requereu ao Governo Federal mais recursos do Fundo Nacional Antidrogas (Funad) para reforçar as ações contra a criminalidade na fronteira de Mato Grosso. Além disso, o governador também apresentou o projeto do governo para ampliação do número de vagas no sistema penitenciário, e que já está em andamento.

O pedido foi feito neste domingo (11.10) ao ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, durante reunião no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Mendes destacou que somente neste ano, Mato Grosso já apreendeu mais de 12 toneladas de drogas, boa parte na fronteira.

“Esses recursos podem ser usados em várias frentes pela nossa Segurança Pública. Principalmente para adquirirmos e instalarmos centenas de câmeras OCR para fiscalizar e auxiliar no combate ao tráfico”, afirmou o governador.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, requereu que sejam normalizados critérios objetivos para que o Governo Federal indenize os estados pelo combate ao tráfico, tarefa que prioritariamente é competência da União.

“Hoje a estrutura que temos para o combate ao tráfico é praticamente toda do Estado. E esses recursos da Funad podem nos auxiliar e muito para que possamos estruturar ainda mais nossas ferramentas contra a criminalidade”, explicou o secretário.

O ministro André Mendonça afirmou que a reivindicação dos estados é justa e que a normalização já está em andamento no ministério.

Ainda na reunião, o governador apresentou ao ministro as obras para ampliação de vagas nas unidades prisionais no Estado.

“Nossa meta é ampliar em 4 mil as vagas nos presídios até 2022. Já retomamos o controle da Penitenciária Central do Estado, inauguramos 1008 vagas no Presídio de Várzea Grande e estamos ampliando outras centenas de vagas por todo o estado”, ressaltou.

Leia mais:  Mato Grosso é 5º Estado que mais investiu em saúde pública no país

Para o ministro, a medida atende a necessidade de ampliação das unidades prisionais. “Vou conhecer de perto esse modelo que está sendo implantado no Estado”, destacou o ministro.

Também participaram da reunião: o secretário nacional de Segurança Pública, coronel Carlos Pain; o comandante da Força Nacional, coronel Arginaldo de Oliveira; e o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Estado realiza testagem em massa de recuperandos de Cuiabá e Várzea Grande

Publicado


A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Adjunta de Administração Penitenciária, está promovendo a testagem em massa para diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19) em recuperandos e servidores das unidades penais de Cuiabá e de Várzea Grande. 

No último sábado (17.10), cerca de 130 reeducandas da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May fizeram o teste rápido, na unidade penal. A aplicação foi feita pelos profissionais da saúde que atuam no Centro de Triagem de Covid-19, que está funcionando na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Já os 25 presos do Centro de Custódia de Cuiabá (CCC) já foram testados no dia 7 de setembro. Os demais reeducandos da Penitenciária Central do Estado (PCE), Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), em Cuiabá, e do Complexo Penitenciário Ahmenon Lemon Dantas e Cadeia Pública do Capão Grande, em Várzea Grande, serão testados nos próximos dias.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Sistema Penitenciário de Mato Grosso, atualizado na última sexta-feira (16.10), há 32 casos ativos de Covid-19 em todas as 48 unidades penitenciárias. Este dado leva em consideração não só o número de pessoas privadas de liberdade, mas também de servidores que atuam nas unidades.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Centro de Triagem Covid-19 continuará atendendo durante todo o mês de novembro
Continue lendo

MATO GROSSO

Todos os 141 municípios de Mato Grosso permanecem com risco baixo de contaminação da Covid-19

Publicado


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta segunda-feira (19.10) o Boletim Informativo n°225 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. O documento mostra (a partir da página 11) que todos os 141 municípios do Estado configuram na classificação com risco baixo para o novo coronavírus.

Veja a seguir a tabela de classificação de risco por município.

 

O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades. Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins informativos da SES-MT.

Recomendações e cuidados

– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

– Usar máscara quando sair de casa;

– Evitar aglomerações;

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Empaer realiza curso sobre construção de tanques agrícolas para agricultores
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana