conecte-se conosco


MATO GROSSO

Ginecologista do Mato Grosso Saúde reforça importância do autoexame nas mamas

Publicado


O sintoma mais comum do câncer de mama é a presença de um nódulo no seio. Ele costuma a ser indolor, duro e irregular, e a maneira mais eficaz para sua detecção é o autoexame nas mamas.

A ginecologista Karin Rubio, da Clínica Vida, credenciada ao Mato Grosso Saúde, aproveita a campanha do Outubro Rosa para lembrar que a mulher deve se cuidar não somente durante esse mês, mas durante o ano inteiro.

“O autoexame das mamas é uma técnica simples que faz a diferença na sua vida. O corpo é seu, quem vai sentir primeiro os sintomas é você, por isso, o sinal de alerta é importante partir de você. É necessário o autoconhecimento, perder o medo, a vergonha e se tocar para evitar esse mal”, reforça Karin Rubio.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima 1,38 milhão de novos casos da doença e 458 mil mortes por ano. Os dados da Sociedade Brasileira de Mastologia apontam que uma a cada 12 mulheres vão desenvolver câncer de mama até os 90 anos de idade.

Karim Rubio comenta que o choque das pacientes ao receberem o diagnóstico é perceptível. “Ser diagnostica com o câncer de mama é assustador e é possível perceber isso no olhar das mulheres quando entregamos o resultado positivo”, afirma a médica.

Segundo a ginecologista, cada paciente descobre as formas de lidar, demonstrar ou esconder suas dores. “É uma doença cruel e que afeta diretamente os símbolos do ser mulher. Mulheres acometidas podem ter muitas perdas, da mama, dos cabelos, da fertilidade e da libido. A enfermidade tem seu lado colateral, afeta as amizades, os amores, a família, enfim”, destaca.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), há vários tipos de câncer de mama e há medidas que contribuem para prevenção da doença. De acordo com a entidade, comportamento protetores: alimentação saudável, prática de atividades físicas com regularidade, evitar bebidas alcoólicas e manter um peso adequado, são capazes de evitar 28% de todos os casos da doença. 

Leia mais:  Filhote de veado-catingueiro é levado para Santuário de Elefantes após tratamento no PAEAS

“Para o ano de 2020 foram estimados 66.280 casos novos (no Brasil), o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres. É importante destacar também que, apesar de raro, o câncer de mama também acomete homens”, alerta Karin.

Quando há o desenvolvimento do câncer de mama, Rubio explica que o tumor tem características próprias e em cada paciente ele pode evoluir de diferentes formas. O sintoma mais comum é o nódulo. Outros sinais do câncer de mama são edema cutâneo semelhante à casca de laranja, retração cutânea, dor, inversão do mamilo, hiperemia, descamação ou ulceração do mamilo e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

“A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila”.

A médica aponta que quando se exclui os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões do país. Em 2018, 17.763 pessoas morreram de câncer de mama no Brasil, sendo 17.763 mulheres e 189 homens, segundo o Atlas de Mortalidade do Ministério da Saúde, atingindo um índice de 13,84 óbitos/100.000.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Sema suspende atividades do Parque Mãe Bonifácia

Publicado


A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) suspende temporariamente, a partir desta sexta-feira (30.10), as atividades do Parque Estadual Mãe Bonifácia. 

O fechamento ocorre devido a morte de sete macacos saguis e atende os protocolos de segurança biológica. As atividades estarão suspensas até que os laudos da necropsia dos animais estejam concluídos e haja garantia de segurança da saúde da população e dos animais. 

Os laudos serão divulgados pela Unidade de Vigilância em Zoonoses da Prefeitura de Cuiabá que está analisando amostras coletadas. 

As equipes da Sema e do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental estão realizando varreduras sanitárias em todo perímetro do Parque.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Batalhão Ambiental identifica desmatamento em propriedade particular em Ribeirão Cascalheira
Continue lendo

MATO GROSSO

Município de Ribeirãozinho está com risco moderado de contaminação de Covid-19 em Mato Grosso

Publicado


Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta quinta-feira (29.10) mais uma atualização do panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. O Boletim Informativo n° 235 mostra (a partir da página 12) que o município de Ribeirãozinho configura na classificação com risco “moderado” para contaminação do novo coronavírus.

Os demais 140 municípios estão na classificação de risco “baixo”, indicado pela cor verde e não apresentam grandes riscos de contaminação. Nenhuma cidade de Mato Grosso foi classificada com risco “muito alto”, indicado pela cor vermelha que representa alerta máximo de contaminação.

O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades. Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins informativos da SES-MT.

Veja a tabela de classificação de risco por município

 

Recomendações e cuidados

– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

– Usar máscara quando sair de casa;

– Evitar aglomerações;

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

Leia mais:  Filhote de veado-catingueiro é levado para Santuário de Elefantes após tratamento no PAEAS

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana