conecte-se conosco


POLÍTICA NACIONAL

Com início da propaganda eleitoral, Arthur do Val e Joice perdem seguidores

Publicado


source
Arthur do Val e Joice Hasselmann
Assembleia Legislativa de SP e Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Arthur do Val e Joice Hasselmann

Os candidatos à Prefeitura de São Paulo Joice Hasselmann (PSL) e Arthur do Val (Patriota) nas eleições municipais de 2020 foram os único pleiteantes para a assumir a cadeira de líder do Executivo da capital paulista que tiveram no número de seguidores nas redes sociais. A informação é do portal UOL .

Os dados são de uma pesquisa feita pela ferramenta de monitoramento digital Torabit entre os dias 27 de setembro e 12 de outubro, o que permite avaliar os efeitos das propagandas eleitorais de todos os candidatos. O levantamento ainda mostra a proporção de menções negativas no Facebook, Twitter e Instagram.

A ex-aliada do presidente Jair Bolsonaro teve queda no número de seguidores em todas as redes sociais. No Facebook, a diminuição foi de 9.863. Já no Instagram e no Twitter as diminuições foram de 8.268 e 710, respectivamente.

No caso do candidato do Patriota, o período analisado mostrou redução de 7.674 seguidores Facebook. Em contraposição, ele teve um ligeiro criescimento no Instagram (1,9%) e no Twitter (0,65%).

Quem mais ganhou seguidores proporcionalmente no Twitter foi Marina Helou (Rede), com alta de 64% no período analisado. Ela é seguida por Vera Lúcia (PSTU), com 15%, e Jilmar Tatto (PT), com 7,4%.

No Facebook, o único a crescer expressivamente foi Tatto (8,3%), enquanto os outros permaneceram no mesmo patamar. Helou e Boulos aparecem na sequência, com 1,8% a mais de fãs.

Leia mais:  Governo foi "usado" para tentar anular investigação sobre "rachadinha"

No Instagram, quem mais ganhou seguidores foi Tatto (17%), Helou (16%), Andrea Matarazzo (PSD), com 8%, Boulos (5%) e Márcio França (PSB), com 2,4%.

Menções negativas

Dos 14 candidatos a prefeito, nove têm mais menções negativas do que positivas no Twitter. Os líderes novamente são Joice e Arthur do Val. Metade de todas as citações a ela são negativas, 34% neutras e 16% positivas.

Arthur do Val vem em seguida, como 44% de negativas, 30% neutras e 27% menções positivas.

Comentários Facebook
publicidade

POLÍTICA NACIONAL

‘No Brasil, cloroquina tem 100% de cura’, diz Bolsonaro a franceses; veja

Publicado


source
bolsonaro
Agência Brasil

Presidente Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a defender e recomendar o uso da cloroquina para o tratamento da Covid-19. Desta vez, ele respondeu a um grupo de franceses que se reuniu na frente do Palácio da Alvorada.  O remédio ainda não tem comprovação científica de que faz algum efeito contra a doença.

“No Brasil, tomando a cloroquina, no início dos sintomas, 100% de cura”, disse o presidente, que também afirmou desconhecer a situação atual do remédio na França. “Eu sei que alguns cientistas franceses investiram na cloroquina lá atrás. Não sei como está a França no momento reagindo a essa pandemia, se usa cloroquina ou não”, acrescentou.

Veja o vídeo a seguir: 

Contexto 

O governo da França chegou a proibir o uso da hidroxicloroquina para tratar a Covid-19 nos hospitais, depois que dois órgãos responsáveis pela saúde pública no país se declararam contrários à utilização da substância.

O medicamento ainda não tem comprovação científica de que é efetivo no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Um estudo recente, com quase 100 mil pacientes com Covid-19, descartou que a cloroquina e a hidroxicloroquina são eficazes contra a doença, enfatizando que os dois medicamentos aumentam o risco de morte.

Leia mais:  Vice que assume governo de SC também era denunciada; conheça Daniela Reinehr

Comentários Facebook
Continue lendo

POLÍTICA NACIONAL

Eleições 2020: campanhas já gastaram R$ 12,8 milhões com anúncios no Facebook

Publicado


source
facebook
Ana Marques

Eleições 2020: campanhas já gastaram R$ 12,8 milhões com anúncios no Facebook

O Facebook foi a empresa que mais faturou com as eleições municipais de 2020 nestas três primeiras semanas de campanha, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até esta última sexta-feira (23), 5.096 candidatos de todo o Brasil haviam declarado um total de R$ 12,8 milhões com impulsionamento de propaganda na rede social.

Quem lidera a lista no país é o candidato à prefeitura de Fortaleza, José Sarto (PDT), que até essa sexta-feira gastou R$ 420 mil. Em São Paulo, a maior declaração de gasto é de Bruno Covas (PSDB). O tucano declarou à Justiça Eleitoral  que gastou R$ 200 mil para que seus posts fossem impulsionados na plataforma.

Entre vereadores, a candidata que mais gastou com impulsionamentos no Facebook, com um valor de R$ 180.4 mil, foi Andreza Romero (PP), do Recife.

Faturamento do Facebook

Segundo os dados do TSE, o Facebook faturou, no total, R$ 3,3 milhões. Mas parte das candidaturas está declarando os gastos como repasses às empresas DLocal (R$ 6,1 milhões) e Adyen (3,5 milhões), companhias de pagamento eletrônico, usadas pela rede social para receber as faturas.

Elas atuam como intermediadoras entre a campanha e os impulsionamentos. Parte dos recursos utilizados pelas campanhas vem do fundo eleitoral.

Regras

O Facebook permite que os anunciantes escolham os anúncios que querem espalhar para grupos específicos, com o objetivo de deixar a mensagem mais acertiva para diferentes grupos de pessoas.

Leia mais:  'No Brasil, cloroquina tem 100% de cura', diz Bolsonaro a franceses; veja

É possível escolher se o objetivo é que mais homens ou mais mulheres vejam a mensagem, de qual faixa etária específica, ou de determinados gostos ou preferências pessoais.

Uma pessoa que se identifique, por exemplo, com temas feministas, pode receber anuncios de candidatos que falem sobre feminismo ou tenha uma plataforma de campanha que contemple tal tema. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana