conecte-se conosco


POLÍTICA NACIONAL

Celso de Mello se aposenta hoje do Supremo Tribunal Federal

Publicado


source
Celso de Mello
Agência Brasil

Celso de Mello se aposentou do STF nesta terça (13)

O decano do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello , de 74 anos, se aposenta nesta terça-feira (13). O decreto foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e publicado no Diário Oficial da União no começo de outubro.

A saída acontece três semanas antes do previsto. O decano teria que deixar o STF quando completasse 75 anos, em 1º de novembro. A aposentadoria é obrigatória no serviço público.

A antecipação teria acontecido por razões médicas. O desembargador Kassio Nunes , indicado pelo presidente Jair Bolsonaro , deve ser o substituto de Celso de Mello .

A sabatina de Nunes está prevista para acontecer no dia 21 de outubro na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Com a aposentadoria de Marco Aurélio em julho de 2021, Bolsonaro ainda tem o direito de indicar uma segunda pessoa ao STF.

Comentários Facebook
Leia mais:  Aécio Neves apresenta projeto que pune quem recusar vacina contra Covid-19
publicidade

POLÍTICA NACIONAL

Lula e Ciro reatam amizade em reunião e aliança contra Bolsonaro é cogitada

Publicado


source
ciro lula
Ricardo Stuckert / Instituto Lula

Lula e Ciro Gomes


O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro Ciro Gomes se reuniram e reataram a amizade depois de terem rompido os laços durante a eleição presidencial de 2018, por conta da disputa dentro da esquerda por um nome viável. O encontro ocorreu há um mês na sede do Instituto Lula, em São Paulo, mas só foi revelado hoje (29) pelo jornal O Globo .

O encontro foi recebido como uma possibilidade de construção de uma alianaça de partidos de esquerda contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em 2022. Segundo O Globo, a organiação dos detalhes para realização da reunião foi mediada pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), que faz parte do partido de Lula, mas é aliado político dos irmãos Gomes. 

As informações obtidas dizem que a reunião durou a tarde inteira. De acordo com o jornal, Ciro teria revelado a sua chateação com o PT, enquanto Lula expôs os ataques do ex-ministro contra o seu partido. Apesar da conversa sobre os ressentimentos de ambos, boa parte da conversa teria sido dedicada ao governo Bolsonaro e a sua forma de conduzir a política. Os candidatos estão há um mês sem realizar ataques um ao outro.

Durante entrevistaao programa Roda Viva, na última segunda-feira (26), o  ex-marqueteiro petista João Santana afirmou que Lula deveria ser vice e apontou uma chapa Ciro-Lula como “imbatível”.Se as esquerdas se unirem em torno de Ciro Gomes, Ciro Gomes pode ser um candidato extremamente viável”, complementou.

Comentários Facebook
Leia mais:  Derretendo: Russomanno empata tecnicamente no limite com Boulos em nova pesquisa
Continue lendo

POLÍTICA NACIONAL

Derretendo: Russomanno empata tecnicamente no limite com Boulos em nova pesquisa

Publicado


source
candidatos
Arte iG

Candidatos que mais arrecadaram em São Paulo têm R$ 12,5 milhões para gastar em suas campanhas


A nova pesquisa XP-Ipesp, divulga na manhã desta quinta-feira (29), mostra o derretimento do candidato Celso Russomanno (Republicanos), que despencou cinco pontos percentuais em relação a última pesquisa revelada há uma semana e agora figura em segundo lugar com 22% das intençõe de voto. Guilhermo Boulos (PSOL) cresceu 4% em uma semana e atingiu os 16%. Os dois estão tecnicamente empatados, pois a margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.

Russomano pode ter entre 18,5 e 25,5, e Boulos, entre 12,5% e 19,5%. O empate ocorre nos extremos da margem de erro. Já Brunos Covas, lidera com 27% das intenções de voto e nos extremos poderia estar empatado om Russomano. Márcio França (PSB) aparece com 8% e Jilmar Tatto (PT) com 5%.

Na segunda tumar da pesquisas Arthur Duval (Patriotas), com 4%; Andrea Matarazzo (PSD), com 3%; Joice Hasselman (PSL), com 2%; Orlando Silva (PCdoB), com 1%, e Marina Helou (Rede), com 1%.

O Ipesp ouviu 800 pessoas, e a margem de confiança é de 95,45%.

Em um eventual segundo turno, Bruno Covas lidera as simulações. 

Covas (50%) x Russomanno (37%)

Covas (52%) x Boulos (25%)

Covas (51%) x Márcio França (29%).

Comentários Facebook
Leia mais:  Aécio Neves apresenta projeto que pune quem recusar vacina contra Covid-19
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana