conecte-se conosco


CUIABÁ

Secretaria lança PMI para realização de projeto de revitalização do Mercado Municipal

Publicado

A Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico lançou Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para revitalização do Mercado Miguel Sutil, mais conhecido como Mercado Municipal. O certame prevê a realização de estudos técnicos, econômicos, financeiros e jurídicos para avaliar a viabilidade de estruturação de projeto de reestruturação e ocupação do espaço.

Lançado no dia 3 de dezembro, o edital será encerrado na próxima semana. A partir daí a Comissão responsável pelo processo avaliará as propostas entregues pelas empresas participantes e anunciará a vencedora, que terá prazo de 120 dias a partir da divulgação do resultado para dar início aos levantamentos. Depois disso, a administração escolherá o melhor projeto.

Na opinião da secretária da Pasta, débora Marques, a intervenção no Mercado trará benefícios à infraestrutura da região e, consequentemente, ao comércio local. “A iniciativa vai ao encontro de uma série de ações adotadas pela gestão e pela Secretaria, visando valorizar nosso patrimônio e, ao mesmo tempo, desenvolver a economia.”

A secretária lembra que o procedimento não oferece nenhuma despesa aos cofres do Município e que, para participar do PMI as empresas interessadas deverão cumprir requisitos técnicos mínimos. “Com isso, conseguiremos levar nova vida àquele ponto, fomentando o desenvolvimento de novas atividades e estimulando a economia no Centro”, finaliza.

Comentários Facebook
Leia mais:  Toque de recolher é revogado e órgãos municipais devem retomar uso do ponto eletrônico
publicidade

CUIABÁ

Prefeito em exercício assina decreto e retira limitação de dia e horário para atividades econômicas; medidas de biossegurança são mantidas

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito em exercício José Roberto Stopa editou nesta quarta-feira (27) o Decreto nº 8.717, revogando artigos específicos do Decreto nº 8.430, de 14 de maio de 2021, e liberando o funcionamento, sem limitação de dia ou horário para diversas atividades econômicas. Estão entre os segmentos contemplados, por exemplo, restaurantes, bares, distribuidores de bebidas, supermercados, e conveniências localizadas em postos de combustível.

Além disso, a nova decisão alcança também os setores de eventos sociais, empresariais e corporativos, leilões, cinemas, museus e teatros. Todas as atividades devem continuar respeitando as medidas de biossegurança como limitação de 80% da capacidade máxima do local, disponibilização de álcool 70% ou produtos similares para higienização, e uso obrigatório de máscara por funcionários e usuários dos estabelecimentos comerciais.

“A gestão Emanuel Pinheiro e Stopa sempre preza pelo cuidado com a vida da população, seguindo continuamente as orientações os profissionais da saúde, mas sem deixar de ouvir também a população, os segmentos econômicos e todos aqueles que nos ajuda a construir Cuiabá. O setor econômico foi extremamente afetado pela pandemia e, sempre que o cenário permitir, tomaremos decisões para ajudar na sua recuperação”, explica Stopa.

OUTRAS MEDIDAS

Nesta semana, o prefeito em exercício também editou o Decreto nº 8.712, revogando o fim do toque de recolher, que funcionava de segunda a domingo, no período das 2h às 5h. Igualmente, determinou a retomada da utilização do ponto eletrônico nos órgãos públicos municipais, como forma de controle de frequência dos servidores públicos, exceto secretários, adjuntos e as pessoas que desempenham funções incompatíveis com o sistema eletrônico. 

Confira no anexo abaixo o decreto na íntegra 

Leia mais:  Meio Ambiente: Primeiro dia de ação para castração de cães e gatos atende 30 animais

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Outubro Rosa: Unidade de Saúde do Canjica reforça orientações sobre o câncer de mama

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

As ações de conscientização sobre os cuidados preventivos ao câncer de mama e de cólo do útero continuam em Cuiabá. Nesta quarta-feira (27), profissionais da Unidade Básica de Saúde do bairro Canjica ministraram palestras alusivas ao tema para os usuários do local e ofertaram um café da manhã para comunidade.

Durante a palestras, informações sobre causas, sintomas, formas de prevenir e tratar o câncer foram divulgadas. A população ainda pode esclarecer dúvidas quanto a temática.

De acordo com a enfermeira da Unidade, Evineide Albuquerque, a programação foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e visa acolher o público feminino para realização de exames de modo geral e mulheres na faixa etária para solicitação de mamografia, além de orientar e conscientizar

às mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e colo no útero.

“A campanha de modo geral busca oferecer atendimentos para as mulheres e ainda proporcionar um momento de conversar sobre a importância do autocuidado, de se tocar e manter em dia os exames de rotina. Os atendimentos continuam no mês de novembro”, afirma.

Para a autônoma, Maria Fernanda da Silva, que buscou atendimento na UBS, é importante intensificar essas ações e oferecer para o público feminino um esclarecimento maior sobre a doença.

“Vim participar da ação e assistir a palestra. A mulher precisa cuidar da sua saúde, conhecer seu corpo e fazer os exames de rotina. A palestra foi muito importante para tirar as dúvidas e incentivar as mulheres a prestarem atenção no seu próprio corpo”, disse.

Segundo Marlene Gonçalves, esta ação realizada na unidade de saúde, facilita o deslocamento das pessoas que residem nos bairros da cidade. Ela destaca que na semana passada marcou para fazer o exame de Papanicolau e nesta quarta-feira já foi chamada para colher o material.

Leia mais:  Toque de recolher é revogado e órgãos municipais devem retomar uso do ponto eletrônico

“Não consegui fazer meu exame no ano passado por conta da pandemia, mas este ano já estou aqui para realizar esse exame tão importante para a mulher na prevenção do câncer e já fiz meu agendamento para realizar a mamografia”, explica.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana