conecte-se conosco


CUIABÁ

Primeira-dama promove jantar dançante na Pastoral do Migrante em Cuiabá

Publicado

O clima já era de Natal e os idiomas ouvidos ora em espanhol, ora em crioulo, já entregava logo na entrada da pastoral quem eram os donos da festa. E foi com este ambiente animado e acolhedor que a primeira-dama Márcia Pinheiro participou de um jantar com aproximadamente 118 migrantes que estão vivendo na Pastoral do Migrante em Cuiabá.

A festa aconteceu na noite desta sexta-feira (21) e contou com a presença do secretário de Assistência Social, Wilton Coelho, da secretária-adjunta da pasta, Hellen Ferreira, e com a banda do Centro de Ressocialização do Carumbé, Banda CRC, que animou ainda mais o evento.

A iniciativa de oferecer um jantar dançante para as famílias estrangeiras partiu da primeira-dama, que não mediu esforços. Para Márcia Pinheiro, este é um momento de recordar que somos discípulos de um mestre que nasceu em uma manjedoura por ser refugiado e filho de imigrantes que buscavam seu lugar, mas não foram acolhidos. Ela destaca que esses homens e mulheres que saem de seus países na esperança de uma vida melhor devem ser recebidos e amados por todos e pensando nisso decidiu ir até a pastoral do migrante e oferecer para eles uma noite diferente de todas.

“Essas pessoas sofridas, que deixam tudo para trás buscando um futuro melhor, devem ser tratadas como verdadeiros heróis e merecem essa felicidade, já que o sofrimento em estar longe dos familiares é muito grande. Isso é o mínimo que podemos oferecer”, afirma.

De acordo com a coordenadora da pastoral, Eliana Italiano, esta é a primeira vez em que foi ofertado para os migrantes que moram na casa um jantar dançante “Foi uma alegria quando eles souberem que seria realizada uma festa. Os abrigados ajudaram a montar toda a estrutura. A ansiedade tomou conta de todos”, observa Eliana.

Leia mais:  Toque de recolher é revogado e órgãos municipais devem retomar uso do ponto eletrônico

Cerca de 22 crianças receberam das mãos da primeira-dama e do secretário Wilton presentes e uma sacola de doces. Em sua fala, o secretário de Assistência Social, parabenizou o prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama pela sensibilidade e preocupação com as pessoas carentes e vulneráveis que tanto precisam de ajuda. Para ele, este olhar que a atual administração tem pelos mais necessitados é um grande exemplo para todos.

Deixando o evento ainda mais alegre a banda CRC que é formada por reeducandos deu um show de simpatia e talento. Márcia Pinheiro fez questão de agradecer o juiz Vara de Execuções Penais de Mato Grosso, Geraldo Fidelis que autorizou e liberou os meninos para tocarem e cantarem neste dia de festa. “ Quero agradecer ao Fidelis que nos ajudou para que essa festa fosse ainda mais linda, autorizando a banda que é super conhecida e famosa dentro do Centro de Ressocialização, trazer um pouco mais de alegria aqui para fora. Isso sim é integrar e dar oportunidade para esses homens voltarem a vida normal e ressocializarem”, ressaltou.

Segundo o diretor da Pastoral, Padre Pedro Freitas, essa atitude de realizar uma festa para os imigrantes expressa e certifica o que Emanuel Pinheiro dizia nas campanhas sobre uma gestão humanizada e coloca na prática, “Pela primeira vez nestes quatro anos que estou à frente da pastoral que não fomos atrás dos políticos para pedirmos ajuda, foram eles que vieram atrás da gente para nos oferecer ajuda. Fiquei surpreso porque jamais esperava esta iniciativa. Isso demonstra a forma simples, cristã e humana do prefeito e da primeira-dama em olhar por essas pessoas vulneráveis”, observa padre.

A venezuela Mayuri Rivas chegou em Cuiabá no dia 30 de Novembro e demostrou gratidão por este acolhimento e amor vindo da primeira-dama. “Não imaginei que pudesse chegar perto de uma pessoa tão importante e ela sorriu para mim e me abraçou. A minha única tristeza é que gostaria que meus filhos estivessem aqui participando desta noite, mas um dia estaremos todos unidos novamente”, finaliza emocionada.

Leia mais:  Prefeito em exercício assina decreto e retira limitação de dia e horário para atividades econômicas; medidas de biossegurança são mantidas

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeito em exercício assina decreto e retira limitação de dia e horário para atividades econômicas; medidas de biossegurança são mantidas

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito em exercício José Roberto Stopa editou nesta quarta-feira (27) o Decreto nº 8.717, revogando artigos específicos do Decreto nº 8.430, de 14 de maio de 2021, e liberando o funcionamento, sem limitação de dia ou horário para diversas atividades econômicas. Estão entre os segmentos contemplados, por exemplo, restaurantes, bares, distribuidores de bebidas, supermercados, e conveniências localizadas em postos de combustível.

Além disso, a nova decisão alcança também os setores de eventos sociais, empresariais e corporativos, leilões, cinemas, museus e teatros. Todas as atividades devem continuar respeitando as medidas de biossegurança como limitação de 80% da capacidade máxima do local, disponibilização de álcool 70% ou produtos similares para higienização, e uso obrigatório de máscara por funcionários e usuários dos estabelecimentos comerciais.

“A gestão Emanuel Pinheiro e Stopa sempre preza pelo cuidado com a vida da população, seguindo continuamente as orientações os profissionais da saúde, mas sem deixar de ouvir também a população, os segmentos econômicos e todos aqueles que nos ajuda a construir Cuiabá. O setor econômico foi extremamente afetado pela pandemia e, sempre que o cenário permitir, tomaremos decisões para ajudar na sua recuperação”, explica Stopa.

OUTRAS MEDIDAS

Nesta semana, o prefeito em exercício também editou o Decreto nº 8.712, revogando o fim do toque de recolher, que funcionava de segunda a domingo, no período das 2h às 5h. Igualmente, determinou a retomada da utilização do ponto eletrônico nos órgãos públicos municipais, como forma de controle de frequência dos servidores públicos, exceto secretários, adjuntos e as pessoas que desempenham funções incompatíveis com o sistema eletrônico. 

Confira no anexo abaixo o decreto na íntegra 

Leia mais:  Outubro Rosa: Unidade de Saúde do Canjica reforça orientações sobre o câncer de mama

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Outubro Rosa: Unidade de Saúde do Canjica reforça orientações sobre o câncer de mama

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

As ações de conscientização sobre os cuidados preventivos ao câncer de mama e de cólo do útero continuam em Cuiabá. Nesta quarta-feira (27), profissionais da Unidade Básica de Saúde do bairro Canjica ministraram palestras alusivas ao tema para os usuários do local e ofertaram um café da manhã para comunidade.

Durante a palestras, informações sobre causas, sintomas, formas de prevenir e tratar o câncer foram divulgadas. A população ainda pode esclarecer dúvidas quanto a temática.

De acordo com a enfermeira da Unidade, Evineide Albuquerque, a programação foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e visa acolher o público feminino para realização de exames de modo geral e mulheres na faixa etária para solicitação de mamografia, além de orientar e conscientizar

às mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e colo no útero.

“A campanha de modo geral busca oferecer atendimentos para as mulheres e ainda proporcionar um momento de conversar sobre a importância do autocuidado, de se tocar e manter em dia os exames de rotina. Os atendimentos continuam no mês de novembro”, afirma.

Para a autônoma, Maria Fernanda da Silva, que buscou atendimento na UBS, é importante intensificar essas ações e oferecer para o público feminino um esclarecimento maior sobre a doença.

“Vim participar da ação e assistir a palestra. A mulher precisa cuidar da sua saúde, conhecer seu corpo e fazer os exames de rotina. A palestra foi muito importante para tirar as dúvidas e incentivar as mulheres a prestarem atenção no seu próprio corpo”, disse.

Segundo Marlene Gonçalves, esta ação realizada na unidade de saúde, facilita o deslocamento das pessoas que residem nos bairros da cidade. Ela destaca que na semana passada marcou para fazer o exame de Papanicolau e nesta quarta-feira já foi chamada para colher o material.

Leia mais:  Outubro Rosa: Unidade de Saúde do Canjica reforça orientações sobre o câncer de mama

“Não consegui fazer meu exame no ano passado por conta da pandemia, mas este ano já estou aqui para realizar esse exame tão importante para a mulher na prevenção do câncer e já fiz meu agendamento para realizar a mamografia”, explica.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana