conecte-se conosco


CUIABÁ

Prefeitura recomenda a substituição de fogos de artifícios por artefatos visuais e sem ruídos

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá seguindo uma tendência mundial de respeito aos animais e reforçando o compromisso da gestão com a humanização e bem-estar da população, mais uma vez manifesta-se contra a utilização dos fogos de artifícios e artefatos pirotécnicos durante as festas de fim de ano.

Desde o início da gestão Emanuel Pinheiro, quando foi assinado o decreto de Nº 7.015/2018 sobre o uso de fogos de artifícios e artefatos pirotécnicos que causem poluição sonora como estouros e estampidos nas áreas públicas do município, a prefeitura vem proibindo a sua utilização. Pela determinação, os artefatos pirotécnicos com efeitos sonorso ruidosos devem ser substituídos por “fogos visuais”, que emitem luzes e cores, mas não produzem barulho excessivo.

O decreto atende uma demanda crescente de pedidos de organizações de defesa dos bichos. Isso porque as explosões podem causar traumas irreversíveis, especialmente naqueles dotados de sensibilidade auditiva, como cães e gatos, provocando fugas, mortes, automutilação, distúrbios digestivos e cardíacos. Nos últimos anos relatos do tipo se multiplicaram, especialmente pelas redes sociais.

Neste contexto, é importante ressaltar que os problemas provocados pelo som das explosões também afeta bebês, pessoas autistas, idosos e enfermos. “Esta é uma tendência que vem crescendo no mundo todo, indicando que em breve os fogos de artificio tradicionais serão extintos. Uma gestão responsável, com compromisso com o cidadão, não poderia deixar de observar isso”, explica o prefeito.

Assim, levando em consideração que o espetáculo é visual e pode ser obtido com o uso de artefatos pirotécnicos sem estampidos, também conhecidos como fogos de vista, o documento proíbe a utilização de fogos e artefatos pirotécnicos que causem poluição sonora acima de 65 decibéis. A norma estende-se a todas áreas públicas do município, em recintos fechados e ambientes abertos.

Leia mais:  Sugestão de Pauta: ‘Beco das Crianças’ será realizado no sábado (30)

Emanuel Pinheiro destaca a necessidade de resguardar o sossego, tranquilidade, segurança coletiva e individual da população, além de proteger o meio ambiente.

Um espetáculo silencioso

A explicação para a queima silenciosa dos fogos é química e física. Alguns elementos, quando entram em contato com o calor, emitem chamas de diferentes cores. Quando as moléculas de um determinado elemento são agitadas, elas ganham energia, que é liberada na forma de luz. Portanto, cada elemento libera uma quantidade diferente de energia, formando ondas de luz com características igualmente distintas.

Os produtos tradicionais utilizam bombas, que explodem esses elementos e, depois são arremessados no ar, enquanto os outros queimam gradativamente, sem uma grande explosão.

 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Meio Ambiente: Primeiro dia de ação para castração de cães e gatos atende 30 animais

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Diretoria de Bem Estar Animal –  ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano  – iniciou o programa de castração gratuita de animais (cães e gatos), nesta terça-feira (26). A primeira fase da ação será executada nas três unidades do Residencial Nico Baracat (I, II e III). Considerando a expressiva densidade populacional, a estimativa é de que os trabalho perdure algumas semanas, tendo como meta  a castração de 150 animais. A estimativa é fazer o procedimento em 50 (cinquenta animais) em cada residencial. No  primeiro dia de ações, no Residencial Nico Baracat I, cerca de 30 animais serão castrados após a entrega de ficha de cadastro pelos tutores. A atividade é realizada em parceria com a Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias (SARC), ligada à Secretaria de Governo.

“O trabalho de prevenção do aumento populacional de cães e gatos é executado em parceria com a Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias, sendo a responsável de fazer o levantamento dos bairros que mais necessitam desse benefício concedido pela Prefeitura de Cuiabá”, disse a médica veterinária da Diretoria de Bem Estar Animal, Graciele Barbosa.

A dona de casa e moradora do Residencial Nico Baracat I, Luciene Cristina,  conta que chegou a procurar pelos serviços da UFMT, porém mediante a necessidade de pagamento de uma taxa de serviço, não pode  – na ocasião – arcar com a despesa. Ela,  que é dona da cadelinha  Mel,  disse que está muito feliz por essa oportunidade da Prefeitura em realizar a cirurgia de forma totalmente gratuita. “Nós que não temos condições financeiras para realizar o pagamento desse procedimento vemos essa ação como a única saída que temos para contribuir com a diminuição de mais filhotes abandonados pelas ruas da cidade”, Luciene Cristina.

Leia mais:  Sine Municipal disponibiliza mais de 500 vagas de emprego; Confira

Antes de levar o animal para a clínica conveniada com a Prefeitura de Cuiabá, a médica veterinária verifica as condições físicas e aparentes dos animais antes da cirurgia. Elal explica os riscos da cirurgia e solicita a assinatura de um termo de responsabilidade dos tutores.

Lázaro Silva, que trabalha como segurança patrimonial, também agradeceu a iniciativa da Prefeitura, pois segundo ele, que além da gatinha Lua, tem também um cachorro. “Eu tenho os meus animais porque gosto e cuido, mas infelizmente nem todo mundo cuida e deixa os animais soltos. A gente sabe que o macho quando encontra a fêmea, o resultado é um só. Por isso, se está castrado não tem nenhum risco de gerar mais filhotes, que serão abandonados ou que irão sofrer maus tratos”, agradeceu Lázaro.

O proprietário da Clínica Bendita Pata, Diego Colombari, conveniada com a Prefeitura de Cuiabá para onde são encaminhados os animais cadastrados por seus tutores, explica que o tempo de duração da cirurgia depende, por exemplo, para os gatos e cachorros (machos) a média é de 40 minutos. Já para as cadelas,  a média é de até 1h30. “Os procedimentos são os mesmos, animal é igual ser humano. O que você sente, eles sentem também. Os cuidados devem ser os mesmos. Com as fêmeas, a recuperação é como uma cesária”, explicou.

“O nosso trabalho é realmente tirar os animais das ruas. Hoje, a estimativa é de 18 mil animais abandonados. Por isso a importância desse programa. Levar os serviços da Diretoria até a ponta, para aqueles que precisam da ajuda do poder público para realizar esse tipo de cirurgia”, finalizou Graciele. 

 

Leia mais:  SUGESTÃO DE PAUTA - Semob realiza treinamento com motoristas de ônibus que irão vivenciar um ‘dia de ciclista’

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Sugestão de Pauta: ‘Beco das Crianças’ será realizado no sábado (30)

Publicado


O evento ‘Beco das Crianças’ será realizado no  próximo dia 30 de outubro, no Beco do Candeeiro, no Centro Histórico de Cuiabá. A festa terá uma programação especial em comemoração ao mês das crianças, com apresentações artísticas, brinquedos lúdicos, oficinas, comilanças, além de outras atividades gratuitas para os pequenos se divertirem. As atividades terão início às 15h.

O evento é idealizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, com a parceria do grupo artístico Tibanaré.  O  fomento a valorização da cultura cuiabana é parte da gestão Emanuel Pinheiro.

No dia 30, também será promovida apresentação do Grupo musical Monofoliar, Theatro Fúria, Circo Leite de Pedras, bonequeira Juliana Graziela, membros do Circo Kroner, Grupo Musical Prato da Casa e a dançarina Mariana Laura.

O diretor do Grupo Tibanaré, Jefferson Jarcem, conta que a ideia é desenvolver atividades lúdicas para a criançada e apresentação do contador de histórias Maurício Ricardo, grupo Semente Ribeirinha, Ópera Ballet, Instituto Cultural Casarão das Artes e o Instituto Sementes Brasil.

 “Vamos colorir o beco com encantamentos, não teremos pausa, o público vai ser envolvido com atividades lúdicas, festivas e afetivas, temos certeza que até os adultos acenderão suas infâncias”, comentou ele.

“Comemoraremos o mês das crianças com o Beco das Crianças, onde além das brincadeiras tradicionais, teremos contação de história e interpretações da História do Beco e de Cuiabá, colocando uma sementinha no coração das crianças pelas nossas raízes, história e tradição”, conta a secretária de Cultura, Carlina Jacob.

A Prefeitura de Cuiabá vem trazendo programações culturais no Beco do Candeeiro, localizado no Centro Histórico de Cuiabá, e as ações levam a um novo uso do histórico do beco. Todos os eventos realizados no local estão seguindo as orientações de medidas de biossegurança para evitar a proliferação do vírus da Covid-19.

Leia mais:  Meio Ambiente: Primeiro dia de ação para castração de cães e gatos atende 30 animais

 

Serviço:

Local: Beco do Candeeiro (entrada pela Prainha)

Dias: 30/10/2021

Hora: 15h às 20h

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana