conecte-se conosco


CUIABÁ

Prefeito assina Termo Aditivo para conclusão e entrega dos Residenciais Nico Baracat II e III

Publicado

O prefeito Emanuel Pinheiro assinou na manhã desta segunda-feira (23), o Termo Aditivo para conclusão e entrega das obras dos Residenciais Nico Baracat II e III. O recurso aprovado é de até R$ 5 milhões e será depositado à instituição financeira via Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

A conquista é fruto de ação do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro e o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, que vêm trabalhando em Brasília nas negociações junto ao Governo Federal e Caixa Econômica Federal. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos vereadores em novembro.  

“É com imensa satisfação que assino ainda no ano do tricentenário da Capital essa proposta que vai realizar o sonho de cerca de mil famílias que esperam por isso há mais de 10 anos. Eu como prefeito da Capital não poderia deixar de buscar o recurso para concluir esse sonho tão aguardado por essas famílias que lutam pela casa própria. As áreas da Saúde, Educação e Habitação são prioridades na minha gestão, sendo consideradas não como despesa, mas como investimento”, declarou Pinheiro.

O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Moacyr do Espírito Santo lembrou que são quase 1,4 mil residenciais que serão entregues, o que corresponde em torno de 4 mil famílias que irão receber as chaves.  “Assim que se faz políticas públicas. Construindo alianças para que o maior beneficiado seja a população. Essa parceria com a Prefeitura de Cuiabá foi de fundamental importância para conclusão de mais essa ação social, por meio desses recursos que garantem a continuidade das obras”, ressaltou o superintendente.

O prazo estimado de entrega definitiva das chaves é para os meses de abril e junho de 2020, consecutivamente. Em 17 de junho de 2019, a Prefeitura de Cuiabá e a Caixa Econômica Federal entregaram 360 casas do Residencial Nico Baracat I. No Residencial Nico Baracat II serão 442 casas e do III serão mais 450 unidades.

Leia mais:  Outubro Rosa: Unidade de Saúde do Canjica reforça orientações sobre o câncer de mama

O residencial está inserido no programa “Minha Casa, Minha Vida”, que tem diretrizes próprias e é coordenado pelo Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá.

“A gestão Emanuel Pinheiro tem essa preocupação com as pessoas, podemos ver isso em todas as secretarias, vimos isso com o comprometimento em entregar o HMC e novamente com o Nico Baracat, que mesmo não sendo responsabilidade do Executivo Municipal, será entregue para a população que precisa. E é isso que a Secretaria de Habitação tem feito e vai continuar fazendo, levar moradia digna ao povo de Cuiabá”, declarou o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Air Praieiro.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Outubro Rosa: Unidade de Saúde do Canjica reforça orientações sobre o câncer de mama

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

As ações de conscientização sobre os cuidados preventivos ao câncer de mama e de cólo do útero continuam em Cuiabá. Nesta quarta-feira (27), profissionais da Unidade Básica de Saúde do bairro Canjica ministraram palestras alusivas ao tema para os usuários do local e ofertaram um café da manhã para comunidade.

Durante a palestras, informações sobre causas, sintomas, formas de prevenir e tratar o câncer foram divulgadas. A população ainda pode esclarecer dúvidas quanto a temática.

De acordo com a enfermeira da Unidade, Evineide Albuquerque, a programação foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e visa acolher o público feminino para realização de exames de modo geral e mulheres na faixa etária para solicitação de mamografia, além de orientar e conscientizar

às mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e colo no útero.

“A campanha de modo geral busca oferecer atendimentos para as mulheres e ainda proporcionar um momento de conversar sobre a importância do autocuidado, de se tocar e manter em dia os exames de rotina. Os atendimentos continuam no mês de novembro”, afirma.

Para a autônoma, Maria Fernanda da Silva, que buscou atendimento na UBS, é importante intensificar essas ações e oferecer para o público feminino um esclarecimento maior sobre a doença.

“Vim participar da ação e assistir a palestra. A mulher precisa cuidar da sua saúde, conhecer seu corpo e fazer os exames de rotina. A palestra foi muito importante para tirar as dúvidas e incentivar as mulheres a prestarem atenção no seu próprio corpo”, disse.

Segundo Marlene Gonçalves, esta ação realizada na unidade de saúde, facilita o deslocamento das pessoas que residem nos bairros da cidade. Ela destaca que na semana passada marcou para fazer o exame de Papanicolau e nesta quarta-feira já foi chamada para colher o material.

Leia mais:  Sugestão de Pauta: ‘Beco das Crianças’ será realizado no sábado (30)

“Não consegui fazer meu exame no ano passado por conta da pandemia, mas este ano já estou aqui para realizar esse exame tão importante para a mulher na prevenção do câncer e já fiz meu agendamento para realizar a mamografia”, explica.

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá estima número menor de visitantes nos cemitérios no Dia dos Finados; Medidas de biossegurança serão implementadas

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá prevê que o número de visitantes nos cemitérios municipais no Dia dos Finados, que ocorre na próxima terça-feira (02), fique abaixo das 60 mil pessoas. A estimativa inferior à média de 85 mil frequentadores em anos normais se dá por conta da pandemia da Covid-19, que ainda mantém a necessidade de adoção de medidas de biossegurança nos locais onde são prestadas as homenagens aos entes queridos.

Nos cemitérios do São Gonçalo, Pascoal Ramos, Despraiado, Sucuri, Bandeira, Coxipó do Ouro, Nossa Senhora da Guia e Aguaçu, que são administrados diretamente pelo Município, os portões serão abertos às 6h e o fechamento ocorre às 17h. Durante esse período, os servidores farão a distribuição de álcool 70%, água mineral e esclarecimento das dúvidas referentes aos serviços funerários.

Em relação às celebrações religiosas, a orientação da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) é que, exceto nos casos dos cemitérios que possuem amplo espaço voltado para este fim, elas sejam realizadas diretamente nas paróquias das comunidades. A determinação tem o objetivo assegura o cumprimento dos protocolos de distanciamento e evitar aglomerações.

“Durante toda esta semana estamos realizando uma grande operação de limpeza e manutenção nos cemitérios. O Dia dos Finados é uma data especial, em que amigos e familiares se reúnem para prestar as devidas homenagens às pessoas falecidas. Queremos que isso ocorra da melhor forma possível, sem qualquer contratempo que prejudique esse momento”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

OUTROS CEMITÉRIOS

Cuiabá possui ainda outros três cemitérios púbicos, que são administrados por meio da Empresa Cuiabana Administradora de Cemitérios, sendo eles: Nossa Senhora da Piedade, Porto e Coxipó da Ponte. Neles, os portões serão abertos às 6h30 e fecham às 18h e as missas acontecerão nas capelas mais próximas dos cemitérios, com horários e locais definidos pelas Paróquias. 

Leia mais:  Outubro Rosa: Unidade de Saúde do Canjica reforça orientações sobre o câncer de mama

Seguindo as orientações sanitárias e mantendo as normas de prevenção ao contágio da Covid-19, não haverá café da manhã ou distribuição de flores. A orientação é de que as homenagens sejam o mais breve possível, diminuindo o tempo de permanência no cemitério e evitando maior exposição ao risco de contaminação. O uso de máscara também é obrigatório, cobrindo  boca e o nariz.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana