conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

Planejamento Estratégico contribui para a dinâmica do desenvolvimento socioeconômico de Várzea Grande

Publicado

27/12/2019    37

A performance de qualquer gestão pública tem sua raiz no planejamento, que precisa ser elaborado no presente e que atenda às demandas do futuro. E mais que isso, precisa ser executado, revisto e alterado, sempre que necessário, para o cumprimento de suas metas. Nos últimos cinco anos, a secretaria de Planejamento de Várzea Grande (Seplan/VG) assumiu seu papel de protagonista na idealização de políticas públicas modernas, ágeis e efetivas na prestação de serviços à população. Se a cidade de Várzea Grande está no caminho do desenvolvimento e colhendo frutos de uma administração que visa o zelo com os recursos arrecadados e o bem coletivo, muito se deve ao grau de organização consolidado no Planejamento e que se estendeu a todas as outras Pastas da gestão da prefeita Lucimar Sacre de Campos.

A maior conquista da secretaria é sem dúvida a consolidação do Plano Estratégico Institucional (PDI) que definiu o cumprimento de metas e diretrizes estabelecidas pela prefeitura municipal para o período de 2014-2033. O Planejamento Estratégico do Município de Várzea Grande, implantado em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), consiste em um conjunto de objetivos, metas, indicadores e planos de ação, os quais deverão ser alcançados em curto, médio longo prazos, considerando o período estabelecido de até 2033.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos comemorou o desempenho positivo de sua equipe na aplicação do Planejamento Estratégico de 2019 e agradeceu ao TCE pela parceria e o apoio constante por meio do PDI. As quinze secretarias e duas autarquias que compõe o executivo municipal se empenharam para cumprir as metas estabelecidas para 2019.

“A exemplo as secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer  e Saúde avançaram, a primeira na cobertura que  elevou a educação pedagógica para a  área rural , bem como, no IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), já a Saúde,com a oferta de mais serviços da média e alta complexidade, com equipamentos de alta tecnologia, para salvar vidas, e abertura de unidades estratégicas as Upas – Unidade de Pronto Atendimento- do Ipase e Cristo Rei, o que desafogou os atendimentos do Hospital e Pronto Socorro e otimizou e dinamizou os serviços da Rede SUS municipal, fora o que considera o mais importante foi a abertura da Rede Cegonha, onde os várzea-grandenses estão nascendo no próprio município.Na Infraestrutura asfaltamos 200km de ruas e avenidas pela cidade, dando mais qualidade de vida, além de recuperar por meio da pasta de Serviços Públicos os espaços urbanos, praças, e transformamos em espaços de lazer e praticas esportivas .São tantas conquistas em todas as áreas, que foram possíveis com os esforços dos servidores públicos. Meus agradecimentos”, pontuou a prefeita.

Leia mais:  Primeira-dama Kika Dorilêo se torna madrinha de honra das redeiras e incentiva produções de peças artesanais

“Esta ferramenta –PDI- objetiva contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando a adoção de um modelo de administração pública orientada para os resultados à sociedade. Várzea Grande fez adesão ao Plano Estratégico PDI para o período 2014-2033 e, constantemente, são realizadas implementações ao seu conteúdo estrutural. E estas adequações são essenciais, pois assim a organização se mantém em constante compasso com a atual conjuntura competitiva”, como explica o secretário de Planejamento – Pasta responsável pela coordenação do PDI – Edson Roberto Silva.

A Seplan atua de forma integrada com os demais órgãos da prefeitura municipal de Várzea Grande. Além de articular-se permanentemente com entidades e empresas públicas e privadas em busca de melhores práticas para a modernização do serviço público, bem como, das tecnologias da informação e comunicação aplicáveis.

“A Pasta exerce o papel de liderar o processo de planejamento das políticas públicas municipais, ao gerir a estratégia governamental e alocar os recursos orçamentários destinados a cada área, coordenando a elaboração de leis orçamentárias do Município: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), além do próprio PDI”, completa o secretário.

Ainda como explica o titular, a secretaria Municipal tem a competência de coordenar o planejamento, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas e de gerir as políticas orçamentárias, e de modernização da gestão, “com a finalidade de viabilizar uma administração pública conectada com o cidadão, que garanta alto índice de satisfação na prestação dos serviços. Os cidadãos exigem, cada vez mais, do poder público, serviços rápidos, eficientes e de qualidade. Em resposta, aos órgãos e entidades devem se estruturar, adotar processos de trabalho e soluções tecnológicas que contribuam para esses resultados”.

PLANO DIRETOR – A Secretaria Municipal de Planejamento, consolidou em 2019, o Conselho da Cidade de Várzea Grande (Concidade), que entre as principais metas, tem a missão de atualizar o Plano Diretor da cidade, modernizando o reordenamento urbano para melhoria e desenvolvimento local.

Leia mais:  Seminário vai debater a diversidade e relações Étnico-Raciais em Várzea Grande

O presidente do Conselho e secretário de Planejamento, Edson Roberto Silva, explica que a atualização do Plano Diretor de Várzea Grande, vai modernizar a cidade, e especialmente, vai garantir o desenvolvimento sócio, econômico e ambiental da cidade. “O Plano original, consolidado em 2007, não previu transformações e necessidades que passaram a ser urgentes a nossa cidade, e que agora precisam ser atendidas, sob a pena de travarmos mais uma vez o desenvolvimento de Várzea Grande. A cidade tem pressa, os investimentos estão aportando na nossa cidade e tudo deve ser muito bem avaliado para proporcionar crescimento, expansão e não retrocesso e problemas. Por isso temos aqui representantes de todos os segmentos da sociedade civil organizada pensando, deliberando e planejamento todo o desenvolvimento que nossa cidade precisa e merece.  O Conselho é atuante e parceiro para as melhorias que Várzea Grande precisa. O foco está no desenvolvimento econômico, com bem estar social e respeito ao meio ambiente”.

ENTENDA OS CONCEITOS:

PDI – O Plano Estratégico do Município – PDI contempla metas, indicadores e ações para execução a longo prazo (2014-2033), e este instrumento  necessita de avaliações e monitoramentos constantes para que os acertos se mantenham, ajustes sejam executados, independentemente do gestor que estiver à frente do Executivo. As etapas de monitoramento servem também para avaliar as metas e corrigir possíveis conflitos ou impedimentos.

"As avaliações do Plano Estratégico são aplicadas pela Seplan/VG a todas as secretarias municipais e autarquias do município por meio de revisões periódicas, para que o planejamento tenha plena continuidade”, ressalta o secretário municipal de Planejamento, Edson Roberto Silva

PPA – O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento de médio prazo da esfera pública, que explicita diretrizes, objetivos, programas, ações e metas a serem atingidas, definindo os recursos necessários à sua implementação. “É por meio desse instrumento que norteamos quais são os investimentos prioritários para os projetos de desenvolvimento da cidade no horizonte de quatro anos”, pontua o secretário.

Leia mais:  Pivetta se reúne com Kalil Baracat e confirma parceria em obras e ações

Das normas disciplinadoras do processo de elaboração do PPA derivam quatro Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) e as quatro Leis de Orçamento Anuais (LOAs).

LDO – O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte, orienta a elaboração do Orçamento, dispõe sobre alteração na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento.

LOA – É na Lei Orçamentária Anual (LOA) que o governo define as prioridades contidas no PPA e as metas que deverão ser atingidas naquele ano. A LOA apresenta de forma detalhada os valores a serem investidos em cada ação governamental, orientando a gestão das políticas públicas municipais.

 

Por: Marianna Peres – Secom/VG

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura de Várzea Grande realiza encerramento da campanha no Parque Bernardo Berneck

Publicado


A Prefeitura Municipal de Várzea Grande realiza nesta quarta-feira (27), às 16h30, no Parque Municipal Bernardo Berneck, o encerramento da Campanha Outubro Rosa – celebrada anualmente – com objetivo de chamar a atenção de mulheres e homens, sobre o câncer de mama, além de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, que afeta em todo mundo mulheres e homens.

Conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde e com total apoio e engajamento da Secretaria de Assistência Social, o movimento chamou a atenção da população local para os cuidados com a saúde, além de proporcionar um maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento da doença, fatores que contribuem para a redução da mortalidade.

“O mês de outubro é dedicado ao alerta e a conscientização do câncer de mama, porém as unidades de Saúde do município estão preparadas para esse atendimento durante o ano todo. É importante que a população tenha consciência da prevenção da doença e para isso é necessário que procurem os postos de atendimento e que façam, anualmente, consultas médicas com especialistas e exames preliminares. A descoberta da doença na fase inicial faz toda a diferença no processo de tratamento e na cura”, destacou o prefeito Kalil Baracat.

Ele disse ainda que nesta ação contou com a participação expressiva da primeira-dama, Promotora de Justiça Kika Dorilêo, que se empenhou, de forma voluntária, nas ações realizadas pela Secretaria de Saúde e Assistência Social, fazendo também o chamamento de mulheres e homens nesta campanha de conscientização. “A Kika é uma mulher sensível e atenta aos detalhes, e a sua participação foi fundamental neste movimento que é social e sobretudo, de saúde pública”. 

PAUTA: Encerramento da Campanha Outubro Rosa

QUANDO: Dia 27 de outubro (quarta-feira)
HORÁRIO: 16h30
LOCAL: Parque Bernardo Berneck

Leia mais:  Mais de 93% receberam a primeira dose em Várzea Grande

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Seminário vai debater a diversidade e relações Étnico-Raciais em Várzea Grande

Publicado


Profissionais e gestores da Educação, dirigentes de Conselhos de Direitos, assessores estaduais e autoridades de diversas áreas estarão debatendo presencial e online temas importantes no IV Seminário de Diversidade e Relações Étnico-Raciais, que ocorrerá nos dias 4 e 5 de novembro, às 18:30h no Anexo II da SMECEL no Jd. Marajoara e via plataforma do YouTube.

O evento promovido pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – CMPIR/VG, com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Prefeitura Municipal, marcará os dez anos da criação do Conselho, instituído através da Lei Municipal nº 3.694 de 29 de novembro de 2011.

De acordo com a presidente do CMPIR/VG, Tacilia Soares da Costa, devido ao período com as restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus, foi necessário um remanejamento entre os participantes presenciais e os online para uma maior dinâmica e participação nos debates. “O evento irá seguir todos os protocolos de biossegurança como o uso da máscara, do álcool em gel e o distanciamento social para garantir a segurança e a saúde de todos”, pontuou.

No dia 4, após a cerimônia de abertura e apresentações artísticas, a palestrante convidada, professora doutora Iolanda de Oliveira falará sobre a Educação para Relações Étnico-Raciais & Formação Continuada. Em seguida o ‘Quilombo urbano’ é o tema da palestra do professor doutor José Luiz Solazzi, e logo após a professora doutora Candida Soares da Costa fala sobre a Educação para Relações Étnico-Raciais contra o racismo, com a participação da professora mediadora, Rosana de Fátima Arruda.

Já no dia 5, após as apresentações artísticas e homenagens in memorian aos conselheiros do CMPIR, ocorrerá as rodas de conversa entre os participantes e profissionais das escolas da rede municipal, abrangendo os temas: Inclusão da História e Cultura Afro-brasileira, africana no currículo escolar; Religiosidade e Religião afro-brasileira; relato sobre práxis; Gestão escolar e a Pedagogia antirracista; Educação para imigrantes; relatos sobre gestão; Políticas públicas para um Educação com equidade; a perspectiva indígena no currículo escolar; palestra sobre a Rede de Territórios com a dra. Tania Regina Matos e palestra sobre os 10 anos do CMPIR/VG, com a professora especialista Tacilia Soares da Costa.

Leia mais:  Funvic Educacoin e Sada Cruzeiro disputam título nesta terça (26) no FIOTÃO

Também no dia 5, fazendo parte da programação oficial haverá o lançamento do livro: Educação para relações étnico-raciais: Paradigmas e Desafios; uma publicação com fomento da Lei Aldir Blanc.

O IV Seminário de Diversidade e Relações Étnico-Raciais terá a participação também dos professores:  dra. Nilvaci Leite de Magalhães, professor mestre João Bosco da Silva, professora mestre Malsete Santana, professora mestre Eva de Paulo, dr. Carlos Alberto Caetano, professor mestre Lucas Albuquerque de Oliveira e professora mediadora Leliane Cristina Borges.

Para mais informações sobre o evento, contato pelo telefone: (65) 9340-2693

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana