conecte-se conosco


CUIABÁ

Período de solicitação de matrícula para alunos novos nas unidades das Regionais Sul e Oeste segue aberto

Publicado

 

O período de solicitação de matrículas para alunos novos, na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses, na rede pública municipal de ensino de Cuiabá, prossegue nesta quinta e sexta-feira (19 e 20), para as unidades educacionais localizadas nas Regionais Sul e Oeste. Nas creches Centros Educacional Infantil Cuiabano (CEICs), Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centro Emergencial de Educação Infantil Portal da Fé, a Prefeitura de Cuiabá está disponibilizando 4.053 vagas. As solicitações de matrícula são feitas somente pelo Portal Matrícula WEB.

No link do portal Matrícula WEB, disponível no site da Prefeitura de Cuiabá, os pais ou responsáveis preenchem um formulário de informações e a solicitação de matrícula. Após a análise dos cadastros, com base nos critérios estabelecidos na Portaria 500/2019/GS/SME e no Decreto 6.292, de 12 de junho de 2017, a Secretaria de Educação vai divulgar, a partir do dia 21 de janeiro, também no site da Prefeitura de Cuiabá e nas unidades educacionais, os classificados. As duas normativas determinam os procedimentos de matrícula e o atendimento prioritário para as crianças com necessidades especiais, beneficiárias do Programa Bolsa Família do Governo Federal, renda familiar e, a maior proximidade da residência da criança (se houver empate).

“A partir dessa data, os pais ou responsáveis deverão comparecer nas unidades escolares de inscrição, no prazo de três dias úteis a partir da convocação, para efetivar as matrículas mediante a apresentação dos documentos. É preciso ficar atento, pois o não comparecimento no prazo acarretará na perda da vaga”, explicou a coordenadora da Comissão Permanente de Organização da Demanda Escolar (CPODE), Angely Arruda, salientando que, as solicitações de matrícula que extrapolarem o número de vagas disponíveis farão parte do Cadastro de Demanda.

Leia mais:  Sorteio da Nota Cuiabana Especial Dia das Crianças será realizado no dia 18 de outubro

Os documentos que devem ser apresentados nas unidades educacionais são Certidão de Nascimento ou, para os alunos imigrantes, a Partilha de Nascimento ou Protocolo de Refúgio ou, a Carteira Nacional de Registro Migratório (CNRM), RG e CPF (do responsável), comprovante de endereço, cartão de vacina atualizado, laudo médico no caso de criança com deficiência e para os beneficiários do Programa Bolsa Família, cópia desse documento.

A orientação da Comissão Permanente de Organização da Demanda Escolar (CPODE) é que os pais, no preenchimento das informações para a solicitação de matrícula, informem um número de contato telefônico válido inclusive de celular porque as informações e convocações, além de disponibilizadas no link Matrícula WEB, serão repassadas via celular.

Postos

Os pais ou responsáveis que tiverem alguma dificuldade a Secretaria Municipal de Educação montou postos de atendimento. Nesta quinta-feira (19) e sexta-feira (20) estão funcionando postos de atendimento na sede da Secretaria de Educação, na Rua Diogo Domingos Ferreira, 292, bairro Bandeirantes.

Os atendimentos acontecem também nos CRAS Getúlio Vargas e do Tijucal, na Biblioteca Saber com Sabor do Pedra 90 e CRAS Osmar Cabral (Regional Sul), e nas Bibliotecas Saber com Sabor dos bairros Santa Izabel e Cidade Verde (Regional Oeste). Os postos de atendimento funcionam das 8 às 17 horas.

Além disso, a Secretaria de Educação de Cuiabá disponibiliza o telefone 0800 6462003.

Fique atento

A matrícula para alunos novos nas unidades que oferecem Educação Básica, Pré-Escola (4 e 5 anos) e Ensino Fundamental, serão realizadas no período de 07 a 10 de janeiro de 2020, também pelo link do Matrícula WEB. Para essas unidades, inclusive para as escolas do campo que já iniciaram as matrículas, foram disponibilizadas 6.111 vagas.

Leia mais:  Núcleo da primeira-dama Márcia Pinheiro homenageia monitoras do Siminina pelo Dia dos Professores

No total, a Prefeitura de Cuiabá disponibiliza 10.146 vagas para todas as modalidades de ensino.

Rede municipal

A rede pública municipal de Educação de Cuiabá é composta por 49 creches, dois Centros Educacionais Infantis Cuiabanos (CEICs), 23 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), dois Centros Emergenciais de Educação Infantil (CEEI), 80 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), e oito escolas do campo.

Essas unidades de ensino atendem a 54 mil estudantes de 0 a 14 anos, além de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

SERVIÇO

MATRÍCULA WEB para alunos novos 

De 0 a 3 anos e 11 meses

Data:  19 e 20 – Regionais Sul e Oeste

Para: Creches, Centros Educacionais Infantis Cuiabanos (CEICs), Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centro Emergencial de Educação Infantil (CEEI) Portal da Fé

Data: 07 a 10 de janeiro de 2020 para alunos novos de 4 a 14 anos

07 e 08 – Regionais Norte e Leste

09 e 10 – Regionais Sul e Oeste

Para: unidades educacionais que oferecem Educação Básica, Pré-Escola (4 e 5 anos) e Ensino Fundamental

Onde: Portal Matrícula WEB-site da Prefeitura Municipal de Cuiabá

Telefone para orientação: 0800 646 2003

 

 

 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Profissionais comemoram o dia do fisioterapeuta com capacitação no Hospital Referência à Covid-19

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

O dia do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional (13 de outubro) foi comemorado com três dias de capacitação pelos 103 fisioterapeutas que atuam no Hospital Referência à Covid-19. O evento foi organizado pela Gerência de Atendimento Terapêutico com apoio da Diretoria Técnica da unidade e foi dividido para contemplar a todos os colaboradores das diferentes escalas de plantão. 

O gerente de Atendimento Terapêutico, Paulo Henrique de Oliveira, explica que a capacitação trouxe conhecimentos obtidos durante a consultoria que o Hospital Sírio-Libanês está desenvolvendo na unidade, através do projeto Reabilitação Pós-Covid-19. “A gente já vinha fazendo esse processo, mas hoje estamos sistematizando de outra forma, com um olhar totalmente diferente, através da consultoria. Então, a partir do momento em que o paciente entra na unidade hospitalar, ele já recebe todos os cuidados da equipe multidisciplinar e do profissional fisioterapeuta com relação à sua reabilitação”, explica. 

Para o diretor técnico do Hospital Referência à Covid-19, o médico Itamar de Almeida, destaca a importância do fisioterapeuta no tratamento do paciente com covid-19. “A participação do fisioterapeuta na evolução do paciente, de zero a 100, eu penso que é 100. É fundamental a assistência deles. Quero agradecer a todos os fisioterapeutas do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá por tudo o que eles estão fazendo por nós e para toda a sociedade cuiabana e mato-grossense”, agradeceu. 

Por sua vez, Paulo Henrique de Oliveira ressaltou a atenção que a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro deu à fisioterapia no combate à covid-19. “Dentre os hospitais de Mato Grosso, este é o que mais tem fisioterapeutas, isso graças a esse olhar da gestão”, pontuou. 

Atuando na unidade desde o primeiro paciente com covid-19, a fisioterapeuta Caroline Brito, que foi quem fez o treinamento com os demais profissionais, relatou um pouco do que viveu ao longo de todo esse período pandêmico. “Foi desafiador não só pela dificuldade da doença, que era absolutamente nova pra gente. Foi um desafio aprender a lidar com o paciente, também com todo o peso que tem isso em relação a conseguir tirá-los da condição de gravidade que a doença emprega sobre esses pacientes. Foi muito bonito porque a fisioterapia teve a oportunidade de mostrar muito trabalho através desses pacientes porque são pacientes que exigem muito cuidado fisioterapêutico. Primeiro, porque eles já chegam com esforço respiratório. E como é um paciente que chega já na mão do fisioterapeuta, eles têm muita gratidão de ver todo o nosso empenho em tentar fazê-los melhorar e fazer com que eles saiam com a melhor condição de saúde possível. Foi muito bonito o quanto eles conseguiram ver o nosso trabalho”, conta. 

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá promove ‘Fórum "Mulheres Que Transformam a Cidade’ e busca dados para formulação de políticas públicas

Questionada se sentiu medo de enfrentar a doença, a profissional diz que priorizou sua missão em ajudar o próximo com seu conhecimento. “Eu senti coragem pelos outros porque é algo que eu escolhi fazer. Então, eu não me senti no direito de ter medo devido ao fato de estar ali a serviço de alguém. Então eu tive realmente que tirar essa coragem de dentro para atender esses pacientes e fazer o meu melhor por eles porque o medo gera uma barreira de impedimento. O medo me impede de expressar o meu melhor, então eu tenho que bloquear o medo de mim mesma e pensar só na coragem e confiar que nada vai acontecer se eu tiver boa vontade em ajudar o próximo”, afirma. 

A respeito da reflexão que faz sobre a profissão, que comemora 52 anos de regulamentação, Caroline Brito diz: “A gente aprende que a fisioterapia é uma coisa, mas ela está além da nossa compreensão do que ela pode proporcionar para o paciente. Quanto mais a gente se empenha em descobrir até onde a fisioterapia pode ir espiritualmente, mentalmente, pelo fato dele ter capacidade de se recuperar fisicamente, ele recupera as outras faculdades também. Então, ela vai além do que a gente espera que ela vai. Só basta que a gente busque esse conhecimento”, conclui. 

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeitura realiza novo processo licitatório para garantir pavimentação do bairro Jardim Industriário II

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá está realizando um novo processo licitatório para garantir a retomada da obra de pavimentação do bairro Jardim Industriário II. A adoção da medida foi necessária por conta da rescisão contratual efetuada com a empresa vencedora do primeiro certame, concluído pelo Município no fim de 2020. A previsão é de que a nova concorrência pública seja finalizada em novembro deste ano.

O novo processo licitatório recebeu a inscrição de sete empresas. Dessas, cinco foram consideradas habilitadas, após a análise das documentações feita pela Secretaria Adjunta Especial de Licitações e Contrato. Neste momento, a Secretaria de Obras Pública faz a avaliação da qualificação técnica das classificadas. Por fim, será feita a abertura das propostas de preço e anúncio vencedora.

O bairro foi incluído pela gestão Emanuel Pinheiro no programa Minha Rua Asfaltada, para receber a melhoria na infraestrutura viária em todas as ruas. Com um investimento de aproximadamente R$ 3,3 milhões, o projeto para a comunidade prevê a execução de cerca de cinco quilômetros de pavimentação. Além disso, também estão inclusos a construção da rede de drenagem de águas pluviais, meio-fio e calçada.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas é a responsável por coordenar e fiscalizar a execução do projeto. “No primeiro semestre deste ano, solicitamos a rescisão contratual ao constatarmos que o trabalho no local não estava em conformidade com o padrão de qualidade que exigimos. Após finalizar essa etapa, iniciamos a licitação e, na sequência, vamos assinar uma nova ordem de serviço”, explica o vice-prefeito e titular da Pasta, José Roberto Stopa.

A obra faz parte do programa Minha Rua Asfaltada, criado em 2017 pelo prefeito Emanuel Pinheiro com o objetivo de avançar com a melhoria na infraestrutura nos bairros da Capital. O recurso aplicado no Jardim Industriário II é fruto de uma operação de crédito de R$ 17,8 milhões, formalizada em 2020 com o Banco do Brasil. Também são beneficiados com o investimento os bairros Sol Nascente, Jardim Imperial II e Nova Esperança III.

Leia mais:  Decreto nº 8.684 mantém medidas contra a Covid-19 até o dia 25 de outubro

“Contando com uma grande articulação do prefeito Emanuel Pinheiro, continuamos trabalhando para que novos bairros sejam beneficiados. Agora, estamos finalizando as etapas administrativas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para pavimentar 19 bairros. Para adiantar, também iniciamos as licitações para contratação das empresas”, completa Stopa.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana