conecte-se conosco


CUIABÁ

Natal da Gente é lançado e inicia passeio por Cuiabá nesta terça-feira (17)

Publicado

Um ato de inclusão social, amor, fé e tudo aquilo que representa o espírito natalino. Assim foi definido pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o lançamento da primeira edição do Natal da Gente. Coordenado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, o projeto surge com proposta de democratizar a festa natalina, facilitando à população o acesso a uma programação em comemoração a essa data especial.

O ato de lançamento aconteceu nesta segunda-feira (16), na Praça Santos Dumont, onde um estrutura foi montada para visitação do público. O espaço conta com a Casa do Papai Noel, túnel de luz e toda uma decoração que embeleza ainda mais a Capital. Para completar, a Avenida Getúlio Vargas também teve sua extensão inteiramente ornamentada, inserindo Cuiabá definitivamente na magia do Natal.

Além da ordenação na Santos Dumont, que ficará montada até o dia 6 de janeiro, o Natal da Gente traz como principal novidade para este ano a caravana natalina, que levará uma estrutura completa para os bairros mais afastados do Centro Histórico. Do dia 17 até 23 de dezembro, um caminhão bitrem, totalmente transformado, passará por bairros estratégicos, alcançando todas as regiões de Cuiabá.

“Não era justo manter essa estrutura apenas no centro. Temos sim que embelezar nosso Centro Histórico, mas temos também que atender as comunidades mais carentes de Cuiabá. Grande parte da população não condições de fazer esse deslocamento em família para poder se divertir nas festas natalinas. Vamos levar essa caravana para todas as regiões da cidade, alegrando os corações das nossas crianças”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Conforme a programação, o veículo da Prefeitura de Cuiabá começa se passeio pelos bairros já nesta terça-feira (17), às 18h, no Santa Isabel, situado na região Oeste. O caminhão levará para todas as comunidades beneficiadas com presépio, chuva de neve e Casa do Papai Noel, com a presença do Bom Velhinho. Ainda serão realizadas apresentações culturais com o grupo Flor Ribeirinha, Coral Municipal e Companhia Teatral Cena Onze e outras atrações.

Leia mais:  'Bares, restaurantes, boates e similares ainda terão que cumprir horários de fechamento estipulado em decreto', orienta secretário da Ordem Pública

“Tudo isso foi preparado especialmente para a população. Então não podemos restringir essas atrações a um determinado público. Trabalhamos para que todos tenha a oportunidade de aproveitar dessa programação magnifica que fortalece essa data que é tão importante para todas as nossas famílias”, destacou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

Todas as ações são feitas por meio de parceria com as concessionárias Águas Cuiabá e Energisa Mato Grosso.  

Participaram da solenidade de lançamento os secretários municipais de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, de Governo, Lincoln Sardinha, de Planejamento, Zito Adrien, de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques, de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego, de Habitação e Regularização Fundiária, Air Praeiro, e dos 300 Anos, Cely Almeida.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Misael Galvão, e os vereadores Toninho de Souza, Renivaldo Nascimento e Advair Cabral também estiveram presentes. 

Confira a programação completa: 

● Dia 17 – Terça-feira

> 18:00 – Bairro SANTA ISABEL – Campo do Areão

● Dia 18 – Quarta-feira

> 18:00 – Bairro Jd UNIÃO – Campo de Futebol 

● Dia 19 – Quinta-feira

> 18:00 – Bairro TRÊS BARRAS – Praça dos Três Barras 

● Dia 20 – Sexta-feira

> 18:00 – Bairro PLANALTO – Praça Ananias Faustino dos Santos 

● Dia 21 – Sábado

> 18:00 – Bairro OSMAR CABRAL – Ponto Final 

● Dia 22 – Domingo

> 18:00 – PARQUE CUIABÁ – Praça Cultural 

● Dia 23 – Segunda-feira

> 18:00 – Bairro PEDRA 90 – Praça Cultural

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

‘Bares, restaurantes, boates e similares ainda terão que cumprir horários de fechamento estipulado em decreto’, orienta secretário da Ordem Pública

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

O secretário de Ordem Pública do Município, Leovaldo Sales,  orientou ao segmento econômico, principalmente, o comércio noturno, que uma das medidas previstas no Decreto nº 8.712 –  assinado pelo prefeito em exercício  José Roberto Stopa, na tarde desta terça-feira (26), revoga o toque de recolher (que funcionava de segunda-feira a domingo, no período das 2h às 5h). No entanto,  ele mantém em vigência os horários de fechamento do comércio ainda devem seguir o previsto no Decreto 8.430/2021, de 14 de maio.

Ele ainda informa que a Secretaria de  Ordem Pública continuará realizando fiscalizações para que o comércio continue observando  as  medidas de biossegurança previstas em normativas, como o distanciamento de mesas,  o uso de máscara, além capacidade de 70% em locais como restaurantes, bares e casas de shows com 50% da capacidade máxima do estabelecimento. Ainda, a fiscalização vai verificar a regularidade do estabelecimento com relação ao alvará de funcionamento.

“Queremos informar à população cuiabana e aos empresários  que trabalham com as atividades comerciais noturna, restaurantes, bares e casas de shows e conveniências, que o Decreto 8.712 /25 de out de 2021 – apesar de revogar o toque de recolher, mantém  em vigência as medidas de biossegurança, como o distanciamento, utilização das máscara  e outros. E a Ordem Pública vai continuar fiscalizando a regularidade dos estabelecimentos, se este possui alvará e principalmente  focando nas vigências do decreto. Queremos ter nesse prenúncio de normalidade a melhor relação possível assim como tivemos até agora, na esperança que essa normalidade venha o mais rápido possível”, pontuou Sales. 

O documento assinado pelo prefeito em exercício, autoriza a reativação da utilização do ponto eletrônico nos órgãos públicos municipais como forma de controle de frequência dos servidores públicos. A providência leva em consideração a retomada das atividades presenciais, ocorrida anteriormente, e não se aplica a secretários, adjuntos e ainda às pessoas que desempenham funções incompatíveis com o sistema eletrônico. determina que as demais medidas contidas no Decreto nº 8.430, de 14 de maio de 2021, continuam em vigor até o dia 1º de novembro de 2021. Respeitando os apontamentos técnico-científicos feitos com base no monitoramento diário da evolução da Covid-19 em Cuiabá, as medidas podem ser alteradas ou prorrogadas.  

Leia mais:  Dose de reforço passa a ser aplicada em pessoas com 60 anos a partir desta terça-feira (26)

O Disque-denúncia da Secretaria Municipal de Ordem Pública está  ativo para recebimento de denúncias em horário comercial. A denúncia recebida pode ser anônima ou identificada. Após o recebimento, a Gerência de Fiscalização acionará a equipe mais próxima para vistoria e demais procedimentos.  O telefone do disque-denúncia é o (65) 3616-9614, de segunda à sexta em horário comercial. No período noturno, finais de semana e feriados, o contato é direto com as equipes do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) pelo telefone 190.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Toque de recolher é revogado e órgãos municipais devem retomar uso do ponto eletrônico

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

Seguindo com planejamento executado pela gestão Emanuel Pinheiro visando o combate à Covid-19, o prefeito em exercício José Roberto Stopa editou o Decreto nº 8.712, estabelecendo novas medidas a serem seguidas na Capital. De acordo com o documento, a partir desta terça-feira (26), está revogado o toque de recolher, que funcionava de segunda-feira a domingo, no período das 2h às 5h.

Já publicado na Gazeta Municipal, o decreto traz também como novidade a reativação da utilização do ponto eletrônico nos órgãos públicos municipais como forma de controle de frequência dos servidores públicos. A providência leva em consideração a retomada das atividades presenciais, ocorrida anteriormente, e não se aplica a secretários, adjuntos e ainda às pessoas que desempenham funções incompatíveis com o sistema eletrônico.

Além dessas duas mudanças, o documento assinado pelo prefeito em exercício determina que as demais medidas contidas no Decreto nº 8.430, de 14 de maio de 2021, continuam em vigor até o dia 1º de novembro de 2021. Respeitando os apontamentos técnico-cientifico feitos com base no monitoramento diário da evolução da Covid-19 em Cuiabá, as medidas podem ser alteradas ou prorrogadas.  

“Todas as decisões tomadas pela gestão Emanuel Pinheiro durante a pandemia são embasadas em dados técnicos e ouvindo o Comitê Municipal de Combate à Covid-19. Estamos dando continuidade nesse planejamento, também seguindo essa mesma metodologia. Consideramos que essas mudanças podem ser feitas de forma segura e continuamos pedindo para a população tomar os devidos cuidados”, explica José Roberto Stopa.

Confira no anexo abaixo o decreto na íntegra 

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá inicia programa de castração de cães e gatos; iniciativa busca cadastrar 50 tutores
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana