conecte-se conosco


CUIABÁ

HMC – sonho realizado com muito trabalho e amor por Cuiabá

Publicado

Sou um homem movido a sonhos e um dos maiores que já tive era o de ser prefeito da cidade onde nasci e a qual amo profundamente. Felizmente, com a benção de Deus e a ajuda dos cuiabanos, consegui realizar este sonho. Diante disto, um novo anseio surgiu: o de tornar Cuiabá um lugar melhor para se viver.

A condição precária da saúde pública municipal foi um ponto que sempre me incomodou muito, e foi para esta área que decidi voltar a maior parte dos meus esforços. A Saúde acabou tornando-se o assunto mais importante da minha gestão e para o qual dedico atualmente cerca de 70% do meu trabalho enquanto prefeito desta Capital. Eu e minha equipe da Secretaria Municipal de Saúde estamos trabalhando incessantemente para promovermos uma virada de página, oferecendo serviços de qualidade e procurando dar celeridade às filas de espera do SUS.

O maior passo que demos em direção à promoção dessas melhorias foi a abertura do Hospital Municipal de Cuiabá – Dr. Leoni Palma de Carvalho, que é a maior obra em saúde pública que este estado já recebeu. Mesmo com toda a torcida contra, que não foi pouca, conseguimos colocar em funcionamento, por etapas, o ambulatório com mais de 13 especialidades médicas, 180 leitos clínicos com equipamentos de última geração, a farmácia satélite e o parque tecnológico de imagens, com serviços de ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia, 40 leitos de UTI, além do Centro de Tratamento de Queimados – CTQ.

No dia 18 deste mês entregaremos a última etapa do HMC, que consistirá na abertura da urgência e emergência do hospital, onde funcionará o novo Pronto Socorro, 06 salas cirúrgicas, Central de Material e Esterilização-CME e 13 leitos de recuperação pós-anestésicos. Neste dia também entregaremos o heliponto, que possibilitará uma maior agilidade na condução de pacientes em estado grave para o hospital, bem como mais rapidez e segurança para o transporte de órgãos para transplantes, o que significará mais chances de salvar vidas.

Leia mais:  'Bares, restaurantes, boates e similares ainda terão que cumprir horários de fechamento estipulado em decreto', orienta secretário da Ordem Pública

Com a entrega de 100% do HMC, uma parte do meu anseio em melhorar a qualidade da saúde pública municipal estará completa. E, apesar de ser prefeito apenas de Cuiabá, todo o estado de Mato Grosso será contemplado, pois mais da metade dos atendimentos do Pronto Socorro da capital são feitos para pacientes do interior. Então, não são apenas os cuiabanos que ganharam este presente que é o HMC, mas toda a população do estado, que vai passar a contar com um dos hospitais mais modernos do Brasil, e o melhor, totalmente público.

Convido a todos para essa data histórica. Creio que é um momento que deixa feliz todos aqueles que amam e vivem em Cuiabá e em Mato Grosso. Uma obra que saiu do papel e, com foco, determinação, planejamento, elogiado inclusive pelo Ministério da Saúde, e muita vontade de fazer, estamos entregando à população funcionando a todo vapor. O HMC é o maior hospital público do Estado. Não 80% nem 90%, mas 100% em funcionamento, agora com a entrega também do novo Pronto Socorro nessa última etapa. Portanto, todos estão convidados a participar e brindar esse novo tempo. Estamos virando a página e dando início a um novo ciclo na saúde pública de Cuiabá e de todo o estado. Uma grande conquista principalmente para a população mais humilde, mais carente, que agora conta com um hospital de primeiro mundo na nossa capital.

Vou continuar me esforçando e trabalhando muito para que novas entregas, como essa, possam trazer mais qualidade de vida e esperança de um futuro cada vez mais promissor para nossa gente. Não nego que é uma tarefa difícil, mas nós já estamos trabalhando para alcançar nossos objetivos. Da minha parte, como prefeito da capital que completou 300 anos, vocês podem esperar muita luta, muito trabalho e muita comprometimento para conseguirmos oferecer uma saúde pública cada vez melhor para os cuiabanos e mato-grossenses que precisam do nosso auxílio.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá promove discussões sobre a revisão da Lei de Regularização e estima beneficiar 30 mil pessoas

E vamos celebrar essa nova Cuiabá!

Emanuel Pinheiro é prefeito de Cuiabá.

 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Reconstrução da Vila Cuiabana evolui e réplicas de casarões começam a ganhar forma

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Finalizada a fase de levantamento das paredes de alvenaria, a obra de reconstrução da Vila Cuiabana segue agora com os trabalhos artístico-arquitetônicos que dão à cenografia o visual dos antigos casarões coloniais. A etapa faz parte do projeto elaborado pela gestão Emanuel Pinheiro que garante a construção de uma nova estrutura, definitiva e completamente segura, sem deixar de lado as características originais. 

Quem passa pelo local, atualmente, já consegue vislumbrar como ficará a Vila Cuiabana. Além dos contornos individuais de cada um dos casarões, é possível observar ainda que as janelas, sacadas, portas e outros elementos começam a ganhar forma. A pintura das réplicas é outro serviço que está em andamento.

De acordo com a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), toda a fachada deve ser concluída até dezembro deste ano.

“É um importante cartão portal da nossa cidade, sempre muito prestigiado pela população, e precisamos garantir que essa prática seja retomada. Por conta da pandemia, suspendemos os trabalhos por um determinado período, mas retomamos nesse ano. No nosso cronograma, vamos terminar a fachada ainda neste ano, restando apenas a atuação na parte interna”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

Orçada em R$ 1.151.791,16, a restauração foi colocada em prática pela gestão Emanuel Pinheiro após a constatação de problemas na antiga estrutura. Entregue em 2016, a Vila Cuiabana teve como base de construção madeira de compensado que, por conta da fragilidade do material, se deteriorou com o passar do tempo. Agora, o Município trabalha para que a população possa usufruir de uma obra definitiva, feita em alvenaria.

“Infelizmente, a construção dessa estrutura não recebeu o devido cuidado como deveria. Desde sua entrega, em 2016, ela vem apresentando constantes problemas. Tentamos por diversas vezes fazer reparos, garantir a manutenção. No entanto, chegou um momento que esses serviços não eram mais recomendados. Por isso, estamos reconstruindo, trocando o tipo de material, e assegurando a qualidade necessária”, pontua Vanderlúcio.

Leia mais:  SUGESTÃO DE PAUTA - Semob realiza treinamento com motoristas de ônibus que irão vivenciar um ‘dia de ciclista’

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

‘Bares, restaurantes, boates e similares ainda terão que cumprir horários de fechamento estipulado em decreto’, orienta secretário da Ordem Pública

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

O secretário de Ordem Pública do Município, Leovaldo Sales,  orientou ao segmento econômico, principalmente, o comércio noturno, que uma das medidas previstas no Decreto nº 8.712 –  assinado pelo prefeito em exercício  José Roberto Stopa, na tarde desta terça-feira (26), revoga o toque de recolher (que funcionava de segunda-feira a domingo, no período das 2h às 5h). No entanto,  ele mantém em vigência os horários de fechamento do comércio ainda devem seguir o previsto no Decreto 8.430/2021, de 14 de maio.

Ele ainda informa que a Secretaria de  Ordem Pública continuará realizando fiscalizações para que o comércio continue observando  as  medidas de biossegurança previstas em normativas, como o distanciamento de mesas,  o uso de máscara, além capacidade de 70% em locais como restaurantes, bares e casas de shows com 50% da capacidade máxima do estabelecimento. Ainda, a fiscalização vai verificar a regularidade do estabelecimento com relação ao alvará de funcionamento.

“Queremos informar à população cuiabana e aos empresários  que trabalham com as atividades comerciais noturna, restaurantes, bares e casas de shows e conveniências, que o Decreto 8.712 /25 de out de 2021 – apesar de revogar o toque de recolher, mantém  em vigência as medidas de biossegurança, como o distanciamento, utilização das máscara  e outros. E a Ordem Pública vai continuar fiscalizando a regularidade dos estabelecimentos, se este possui alvará e principalmente  focando nas vigências do decreto. Queremos ter nesse prenúncio de normalidade a melhor relação possível assim como tivemos até agora, na esperança que essa normalidade venha o mais rápido possível”, pontuou Sales. 

O documento assinado pelo prefeito em exercício, autoriza a reativação da utilização do ponto eletrônico nos órgãos públicos municipais como forma de controle de frequência dos servidores públicos. A providência leva em consideração a retomada das atividades presenciais, ocorrida anteriormente, e não se aplica a secretários, adjuntos e ainda às pessoas que desempenham funções incompatíveis com o sistema eletrônico. determina que as demais medidas contidas no Decreto nº 8.430, de 14 de maio de 2021, continuam em vigor até o dia 1º de novembro de 2021. Respeitando os apontamentos técnico-científicos feitos com base no monitoramento diário da evolução da Covid-19 em Cuiabá, as medidas podem ser alteradas ou prorrogadas.  

Leia mais:  'Bares, restaurantes, boates e similares ainda terão que cumprir horários de fechamento estipulado em decreto', orienta secretário da Ordem Pública

O Disque-denúncia da Secretaria Municipal de Ordem Pública está  ativo para recebimento de denúncias em horário comercial. A denúncia recebida pode ser anônima ou identificada. Após o recebimento, a Gerência de Fiscalização acionará a equipe mais próxima para vistoria e demais procedimentos.  O telefone do disque-denúncia é o (65) 3616-9614, de segunda à sexta em horário comercial. No período noturno, finais de semana e feriados, o contato é direto com as equipes do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) pelo telefone 190.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana