conecte-se conosco


MATO GROSSO

Governo injeta R$ 525 milhões na economia de MT com 13º salário dos servidores

Publicado

O Governo de Mato Grosso libera nesta sexta-feira (20.12) o 13º salário integral dos servidores públicos ativos, inativos, comissionados e pensionistas. As ordens de pagamento foram encaminhadas ao Banco do Brasil para depósito nas contas na quinta-feira (19.12). O pagamento líquido soma R$ 525.106.715,78.

O pagamento numa só parcela foi o compromisso assumido pelo governador Mauro Mendes nos primeiros dias de seu mandato, em janeiro passado. Anteriormente, os servidores efetivos recebiam o 13º salário no mês posterior ao do seu aniversário. A alteração foi efetivada como uma das medidas para diminuir os impactos da crise financeira instalada no Estado.

Recentemente, em encontro com a imprensa e o primeiro escalão do Governo, Mauro Mendes explicou que o pagamento do salário de dezembro e o décimo terceiro em um prazo de 10 dias (entre 10 e 20 de dezembro), demandou muito trabalho de planejamento e estratégia ao longo do ano.

“Tivemos ações para economizar cada centavo do dinheiro público nos últimos meses não só para pagar corretamente os servidores, mas para reiniciar mais de uma centena de obras na infraestrutura, mais de 80 obras na educação, colocar em dia o pagamento na saúde, investir em hospitais como a Santa Casa. É também um trabalho de parceria com nossos municípios”, afirmou o governador.

Na mesma linha de raciocínio do governador, o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, destacou as medidas de contenção de gastos e a legislação aprovada no decorrer ano, criando condições para equilibrar as finanças do Estado. Gallo disse ver boas perspectivas para 2020 e, principalmente 2021, respeitando a legislação aprovada e não fazendo alterações no que foi aprovado.

“Em 2020 temos que respeitar a lei de responsabilidade fiscal. Jamais devemos nos apartar do cumprimento da lei em relação ao equilíbrio que nós devemos perseguir entre receita e despesa. Somos otimistas que em 2020, além do crescimento da economia previsto entre 2,5% e 3% do PIB, é o ano também em que o Estado de Mato Grosso definitivamente irá se ajustar e nós vamos atingir o equilíbrio fiscal, para que em 2021 a gente tenha um perfeito equilíbrio orçamentário entre receita e despesa. Quer dizer que o Estado não gaste mais do que tem de dinheiro de receita”.

Leia mais:  Governo de MT já pactuou 86% das doses recebidas; veja quanto cada município aplicou

Assim como em anos anteriores, o pagamento do 13º salário não inclui os servidores contratados temporariamente, cujos contratos vencem no próximo dia 31. Eles receberão no dia 10 de janeiro, por ocasião da rescisão dos contratos. Os holerites já foram gerados.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Detran-MT regulariza demanda de exames práticos em quase todos os municípios do Estado

Publicado


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) já colocou em dia a demanda represada das provas práticas de direção veicular em quase todos os municípios do Estado.

Desde o início do ano, entre suspensão temporária dos exames por conta do avanço do Covid-19 e a retomada das provas, já foram aplicados mais de 90 mil exames práticos de direção veicular para todas as categorias no Estado. Desse total, 15.772 foi somente em Cuiabá.

Conforme o diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade, o planejamento inicial era atender toda a demanda represada dos exames até dezembro deste ano. “Mas, graças ao empenho dos servidores e o avanço da vacinação contra o Covid-19 no Estado conseguimos ampliar a aplicação das provas práticas para 32 municípios e reduzir o tempo de frequência das visitas das bancas volantes no interior. Em 2020, as bancas percorriam os municípios a cada 90 dias. Este ano, conseguimos realizar os exames a cada 30 dias por meio da banca volante”, disse.

Para colocar a demanda em dia, o Detran realizou mutirão, ampliou a oferta de vagas para provas e realizou bancas extras em diversos municípios com a participação de servidores da capital e do interior.

“Ainda em novembro haverá essa cooperação entre examinadores para que possamos estagnar toda a demanda represada no município de Cuiabá. Em Várzea Grande, a partir de novembro, vamos aplicar exames práticos de segunda a quinta, ofertando 100 vagas por dia, e na sexta-feira com oferta de 150 vagas para categoria A e 50 vagas para categoria B”, destacou Alessandro.

Com essa medida o Detran pretende chegar ao mês de dezembro sem demanda represada de provas práticas de direção no Estado. “A intenção é começar o ano de 2022 com toda a demanda de 2020 e 2021 em dia”, completou.

Leia mais:  Governo de MT já pactuou 86% das doses recebidas; veja quanto cada município aplicou

Cuidados

Desde o início da pandemia do Covid-19 o Detran-MT tem buscado formas seguras na condução dos processos de formação dos condutores, de maneira que os credenciados possam continuar as atividades e os candidatos concluírem os processos.

Para a aplicação das provas, o Detran-MT vem seguindo as determinações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, como uso obrigatório de máscaras, álcool 70% para higienização dos veículos e distanciamento entre os candidatos.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Mato Grosso recebe 9.348 doses de vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira (27)

Publicado


O Ministério da Saúde informou ao Estado o envio de 9.348 doses da vacina Pfizer para a imunização dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. A nova remessa chega em Mato Grosso por meio de um voo da Gol, às 10h50 desta quarta-feira (27.10), no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.

Os públicos para os quais serão destinadas essas doses ainda estão sendo definidos e serão divulgados por meio da resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que será disponibilizada neste link.

Imediatamente após a chegada do imunizante, as equipes da Vigilância Estadual trabalharão no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes, no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.

Simultaneamente à operação logística, as equipes administrativas trabalham na resolução da Comissão Intergetores Bipartite (CIB), colegiado que oficializa o quantitativo de doses a serem destinados para os 141 municípios.

Até o momento, Mato Grosso já recebeu 5.586.789 doses de imunizantes contra a Covid-19 e aguarda a chegada da nova remessa.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Estado fixa datas para início da obrigatoriedade de uso do Sigadoc por cada órgão
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana