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MATO GROSSO

Escola de Governo tem incremento de 70% em capacitações de ensino à distância

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Em 2019, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Superintendência da Escola de Governo, emitiu 2.848 certificados aos servidores do Executivo estadual nos cursos presenciais e à distância ofertados pelo órgão. O objetivo é capacitar os fucionários para melhoria dos serviços prestados aos cidadãos, bem como aumentar o desempenho profissional.

Neste ano, os cursos de ensino à distância (EaD) foram responsáveis por 853 certificações, o que corresponde a um crescimento de mais de 70%, comparado ao ano anterior, em que foram emitidos 234 certificados. Isso significa um avanço para o Governo porque atingiu, principalmente, os servidores públicos do interior que têm mais dificuldade em se deslocar para participar das qualificações presenciais.

Além disso, o número de cursos EaD também sofreu aumento significativo, passando de três para sete. Entre as temáticas estão, Direito Constitucional, Noções de Gestão Pública Gerencial, Noções Básicas de Políticas Públicas e Gestão de Documentos.

Já na modalidade presencial foram gerados 1.995 certificados para os 62 cursos ofertados neste ano. Entre eles destacaram-se Gestão de Documentos, Fiscalização de Contratos, Termo de Referência, Desenvolvendo Lideranças, Direito Constitucional, Excel Básico e Metodologias Ativas e Abordagens em Inovação para Facilitadores.

Alguns cursos presenciais migraram para a modalidade EaD para contemplar um número maior de pessoas como, por exemplo, o de Gestão de Documentos ofertado pela Superintendência de Arquivo Público que presencialmente atingia 30 servidores, enquanto no ensino a distância alcançou 203, ou seja, um aumento de 170 capacitações apenas neste curso.

Para realização dessas qualificações a Escola de Governo teve apoio de diversos órgãos e entidades do Estado.

Outra conquista para os servidores públicos ocorrida este ano foi o lançamento de duas pós-graduações, sendo uma em Inovação no Setor Público e outra em Avaliação e Perícia de Imóveis Públicos. Ambos serão ofertados pela Escola de Governo sem ônus para os cofres públicos. A especialização será na modalidade presencial e, ao todo, serão disponibilizadas 30 vagas através processo seletivo. A previsão é lançar os editais em janeiro e abril de 2020, respectivamente.

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Foram realizados também 2.140 atendimentos corporativos para diferentes órgãos do Estado. Esses atendimentos são feitos pela Escola de Governo a outros órgãos, através da cedência de espaço físico e equipamentos para oferta de curso com carga horária menor que 20h. As Secretarias de Estado de Saúde e de Educação, e a Polícia Militar foram as que mais tiveram demanda neste sentido.

Infraestrutura

Em 2019 a Escola de Governo também ganhou sede própria com um espaço mais funcional, estacionamento mais amplo e auditórios da secretaria que estão à disposição dos alunos, isso sem contar com a localização, que agora fica mais próxima à maioria dos servidores, já que está funcionando em um prédio anexo à Seplag, dentro do complexo Paiaguás.

A mudança de local trará uma economia para aos cofres públicos de R$ 800 mil ao ano com contrato de aluguel, limpeza e de segurança patrimonial. Desde 2005 ela estava instalada em prédio alugado próximo ao Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT). 

Academia de Novos Líderes

Projetos da Escola de Governo têm servido de modelo para outros órgãos e poderes. Um exemplo é a Academia de Novos Líderes que foi implantada também no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Baseada no método andragógico, que visa o aprendizado pelas experiências dos próprios alunos, o conteúdo das capacitações é trabalhado por meio de oficinas, nas quais os participantes são desafiados a aplicar os conceitos apresentados.

A segunda turma da Academia formou neste mês de dezembro. Ao todo, foram ministrados 16 módulos com técnicos e comportamentais em nove meses de qualificação.

Após o término do curso, os novos líderes apresentam um projeto de inovação para o seu setor de trabalho, como forma de devolver para a administração pública o conhecimento adquirido na Academia.

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Fonte: GOV MT

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Setasc realiza chamamento público para organizações com projetos relacionados à Política Nacional de Assistência Social

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Termina na quinta-feira (28.10) o período de inscrição para as entidades que tenham projetos promovendo o fomento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). O edital de Chamamento Público, realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), visa a seleção de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que realizem ações de promoção, proteção e defesa dos direitos humanos; de serviço de acolhimento institucional para mulheres em situação de violência; serviços de acolhimento de idosos, pessoas em situação de rua e para recuperação e reabilitação de dependentes químicos, bem como atendimento à pessoa com deficiência.

As OSCs poderão apresentar somente uma proposta pelas diretrizes dispostas no edital, visando o princípio da equidade. Será observada ainda a ordem de classificação e a disponibilidade orçamentária para a celebração do termo de fomento. Serão selecionadas propostas vencedoras havendo disponibilidade orçamentária durante a validade do presente edital.

No total, 60 projetos serão beneficiados e o valor total de cada diretriz varia entre R$ 900 mil a R$ 4,5 milhões, sendo dividido proporcionalmente para as entidades, de acordo com o valor de cada beneficiário atendido pela OSC.

O procedimento de seleção ocorrerá por meio de proposta a ser entregue presencialmente, em duas vias no protocolo da Setasc, situada na Rua Júlio Domingos de Campos, Nº 100, Centro Político Administrativo até o dia 28 de outubro, das 8h às 12 e das 14h às 17h.  Informações no telefone (65) 3613 5734 ou pelo e-mail [email protected]

Acesse o Edital nº. 01/2021/SETASC – 285 – Comissão de Seleção de Propostas de Parceria .

Fonte: GOV MT

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Documentário que homenageia Agostinho Bizinoto será lançado nesta quarta-feira (27)

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Reconhecido como mestre da cultura mato-grossense, o artista Agostinho Bizinoto é homenageado no documentário “Um Semeador de Arte e Cultura”, que será lançado nesta quarta-feira (27.10), às 21h, em Alta Floresta. O filme integra um dos projetos selecionados no edital Conexão Mestres da Cultura – Marília Beatriz de Figueiredo Leite, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

O lançamento ocorrerá em uma sessão especial para convidados, em parceria com o Cine Floresta. O filme integra o projeto transmídia “Agostinho Bizinoto”, proposto no edital Conexão Mestres da Cultura. A proposta inclui, ainda, um podcast com 18 episódios sobre o artista, que estão disponíveis nas plataformas Anchor e Spotify. Ambas produções celebram a vida e memória do multiartista e agitador cultural, contando sua trajetória e legado desde a vinda para Mato Grosso, no final da década de 80.

O documentário contou com participação de aproximadamente 30 pessoas, entre amigos, familiares, personalidades e convidados que conviveram e/ou trabalharam com o artista durante sua trajetória. De acordo com Ronaldo Adriano, proponente do projeto e diretor do filme, a expectativa é que o documentário possa despertar reflexões e a curiosidade das pessoas sobre a história desse importante personagem da cultura na região amazônica mato-grossense.

“Sua atuação teve como base o município de Alta Floresta e se propagou pelo Estado, colaborando para construção da cena teatral no Brasil. Nessas duas plataformas, sua trajetória se transformou em documentos históricos que permitirão que as atuais e futuras gerações acessem uma perspectiva da vida deste grande artista”, destaca Ronaldo.

Após o lançamento oficial, o diretor explica que haverá programação de novas exibições, abertas ao público e seguindo as normas sanitárias estabelecidas para o controle da pandemia.

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Agostinho Bizinoto atuou como produtor cultural, escritor e editor de livros, ator, diretor, dramaturgo, músico, roteirista e diretor de cinema. Além de estimular a criação de dezenas de grupos de teatro em Alta Floresta, também atuou pela idealização de políticas culturais e foi um dos fundadores do Teatro Experimental de Alta Floresta (Teaf). Chegou no final da década de 80 na cidade, onde viveu até o falecimento por câncer, em maio de 2017.  

O “Edital Conexão Mestres da Cultura –  Marília Beatriz de Figueiredo Leite” Lançado em novembro do ano passado com recursos da Lei Aldir Blanc, o edital da Secel foi idealizado para celebrar personalidades da cultura mato-grossense, compartilhar os saberes e fazeres artísticos e culturais do estado.

Fonte: GOV MT

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