conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

EMEB Antonia Felipa é a primeira escola de campo a receber obras do Projeto Integrador

Publicado

17/12/2019    3

A Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Antonia Felipa de Campos Martins, do bairro Jardim Novo Mundo, é a primeira escola de campo de Várzea Grande a receber as obras do Projeto Integrador em Arquitetura, promovido pelos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo do Univag em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

A entrega das salas revitalizadas e outras dependências da escola foi feita na manhã de segunda-feira, 16, com a presença do secretário Silvio Fidelis, do vice-reitor do Univag , Flávio Foguel, de professores, coordenadores, gestores, alunos e familiares. Um momento de comemoração da comunidade que contou com a participação e animação da Banda Municipal.

O secretário Silvio Fidelis destacou a importância da parceria com a universidade em projetos que têm garantido mudanças, não só de ambientes, mas na vida das crianças que possibilitam um desempenho escolar maior a partir do momento em que interagem e passam a vivenciar o novo ambiente, mais confortável, mais arejado e mais bonito.

Fidelis lembrou que a parceria com o Univag, através do Projeto Integrador, já possibilitou a revitalização de salas de aulas de quatro centros infantis (CMEI), da EMEB Júlio Correia e agora da EMEB Antonia Felipa. Ele comentou que, em uma reunião em Brasília com representantes de todos os estados, pôde falar sobre o projeto e vários dirigentes se mostraram interessados em conhecer a parceria para levar a ideia para seus estados.

O professor e orientador do curso de Arquitetura, César Santos, disse que os alunos do 5º e 6º ano deram início ao projeto no começo do segundo semestre, quando da realização do estudo de necessidades diagnosticadas na escola. “Nessa escola, os trabalhos de revitalização não só contemplaram as salas de aula, mas também outras dependências da escola. As equipes se esforçaram e aceitaram o desafio, já que como era uma escola na zona rural, as temáticas não poderiam ser iguais às executadas anteriormente” informou.

Leia mais:  Primeira-dama Kika Dorilêo se torna madrinha de honra das redeiras e incentiva produções de peças artesanais

O vice-reitor do Univag , Flávio Foguel, avalia a parceria com a Secretaria de Educação como uma ferramenta importante no aprendizado tanto teórico com prático dos alunos. “Compartilhar experiências, principalmente, quando as iniciativas contribuem com o aprimoramento do ensino é muito importante para todos nós, que almejamos um ensino de qualidade, até porque alia o aprendizado dos alunos, com a responsabilidade social que a instituição de ensino superior mantém como perspectivas de valores para o desenvolvimento humano e de cidadania. Esse projeto do Univag concorreu com projetos de mais de 1.300 instituições de todo país e foi vencedor do Prêmio Nacional de Educação Empreendedora do SEBRAE de 2019”, comemorou.

O secretário Silvio Fidelis anunciou ainda que a parceria entre Prefeitura Municipal, via Secretaria de Educação e Univag continua em 2020. Ele confirmou que a EMEB Benedito Abrão Nassarden, do Bairro Formigueiro, será a segunda escola do campo a receber as ações do projeto e o Centro Municipal de Atendimento e Apoio a Inclusão “João Ribeiro Filho”, que é referência em atendimento multiprofissional de Mato Grosso, também será contemplado com o Projeto Integrador em Arquitetura do Univag no próximo ano.

 

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Funvic Educacoin e Sada Cruzeiro disputam título nesta terça (26) no FIOTÃO

Publicado


A  Final Supercopa de Vôlei ocorre nesta terça-feira (26), no Ginásio de Esportes Júlio Domingos de Campos “FIOTÃO”. Na oportunidade, Sada Cruzeiro (MG) e Funvic/Educacoin/Natal (RN) disputam a final do campeonato nacional de voleibol.  A competição  promete ser um duelo entre os atuais campeões da Super Liga e Copa Brasil respectivamente. O jogo ocorre às 19h30 – horário de Brasília.

O Funvic é o atual campeão da Superliga enquanto o Sada Cruzeiro foi o vencedor da Copa Brasil. Na última edição da competição, em 2020, o Dentil/Praia Clube (MG) e o EMS Taubaté Funvic (SP) ficaram com o título da Supercopa.

A Confederação Brasileira de Voleibol informa que será obrigatória a apresentação de documento original com foto, carteira de vacinação comprovando as duas doses completas e/ou exame PCR Negativo com até 72 horas ou teste antígeno até 48 horas antes do evento.

O evento esportivo é uma realização da Federação Mato-grossense de Vôlei e Confederação Brasileira de Voleibol. A Prefeitura de Várzea Grande e o Governo do Estado de Mato Grosso são apoiadores da competição.

Outras informações sobre a Supercopa de Voleibol podem ser obtidas por meio dos telefones, (65) 99818.1234 e 3682.5793.

PAUTA – Supercopa masculina entre Sada Cruzeiro (MG) e Funvic/Educacoin/Natal (RN)

Data – 26.10 (Terça-feira)

Horário – 19h30 (horário de Brasília)

Local – Ginásio Júlio Domingos de Campos “FIOTÃO”.

Comentários Facebook
Leia mais:  Primeira-dama Kika Dorilêo se torna madrinha de honra das redeiras e incentiva produções de peças artesanais
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Primeira-dama Kika Dorilêo se torna madrinha de honra das redeiras e incentiva produções de peças artesanais

Publicado


A primeira-dama de Várzea Grande – Promotora de Justiça Kika Dorileo Baracat –  se tornou uma madrinha de honra das redeiras do distrito de Limpo Grande, onde são confeccionadas as redes várzea-grandenses e outros produtos artesanais que tem atraído a atenção de muita gente do meio artístico, uma vez que as peças produzidas no local enchem os olhos de beleza e singularidade.

Para fortalecer e divulgar esta cadeia, recentemente, foi construída a pedido da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, através da ação da primeira-dama do município, Kika Dorileo, juntamente com a Associação das Redeiras de Várzea Grande, e a estilista Marta Medeiros, a parceria para a divulgação, fomento e valorização das peças.

“Martha Medeiros é reconhecida internacionalmente por ter transformado a renda nordestina em lindas e valorizadas peças de vestuário. Ela mostrou também apreço ao nosso artesanato e tenho certeza de que vai apresentar ao Brasil os produtos confeccionados em Várzea Grande”, comemorou Kika Dorileo.  

E para mostrar que as o trabalho das redeiras é diversificado a primeira-dama do município, pediu para que fosse feito um revestimento para ser usado em uma cadeira espreguiçadeira, bastante usada em área externa de residência – ou em local ideal para passar momentos de lazer em família. “Eu encomendei a peça para a redeira Giva e destaquei o meu desejo por imagens de animais nativos do nosso pantanal, e a partir de minha ideia, a artesã criou o desenho de uma arara, considerada uma das mais belas aves do pantanal. É de encher os olhos de tanta beleza, além de ser mais um produto que poderá ser confeccionado pelas artistas da Comunidade de Limpo Grande, diversificando o artesanato local. Me surpreendi pela preposição da forma da cadeira que se tornou uma peça de arte e que estará exposta em minha varanda”.

Leia mais:  Primeira-dama Kika Dorilêo se torna madrinha de honra das redeiras e incentiva produções de peças artesanais

Kika Dorileo disse que antes de ser entregue a peça ficou exposta na Casa De Artes e que chamou a atenção das pessoas que visitam o local, bem como de servidores que trabalham na Prefeitura Municipal. “Muitas das pessoas que vieram falar comigo disseram que possui em sua residência espreguiçadeiras e que aprovaram a combinação da madeira e do tear. Esse é a prova de que uma peça, embora rústica, pode ser também uma peça de decoração luxuosa” comemorou a primeira-dama destacando que as redeiras de Limpo Grande em breve estarão confeccionando novas peças do produto uma vez que agradou a todos.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana