conecte-se conosco


CUIABÁ

Cuiabá avança na reestruturação da urgência e emergência com a entrega da UPA Verdão

Publicado

O Prefeito Emanuel Pinheiro fará a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do bairro Verdão, na próxima quinta-feira (26), às 9h. A obra de construção da unidade, que estava paralisada desde 2015, foi concluída pela gestão Emanuel e será entregue à população totalmente climatizada, com novas mobílias e equipamentos de última geração.

Além da nova unidade, que recebe o nome do saudoso neurocirurgião Dr. Jony Soares Ramos pela exemplar dedicação aos pacientes SUS Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro já entregou o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e avança na reestruturação saúde cuiabana, readequando o fluxo de atendimento entre as Atenções Básica, Secundária e Terciária.

Isso porque, aliando a UPA Verdão como as unidades já existentes, na Morada do Ouro e no Pascoal Ramos, e ainda com a do Leblon, que será entregue em abril, no aniversário de 301 anos, Cuiabá ficará em posição de destaque nacional na cobertura de urgência e emergência.

A afirmação é endossada pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 10, de 03 de janeiro de 2017. O documento, que redefine as diretrizes de modelo assistencial e financiamento de UPA 24h como Componente da Rede de Atenção às Urgências, no âmbito do Sistema Único de Saúde, estipula 250 a 300 mil habitantes por UPA. Partindo da decisão, Cuiabá está no limite de cobertura preconizada pelo Ministério, com quatro para pouco mais de 600 mil habitantes.

Na prática, isso significa que a Capital terá capacidade plena para atender de 500 a 600 mil pessoas a mais na Atenção Secundária, completando a virada de página proposta pela atual administração.

“Embora a tarefa de humanizar a saúde pública de Cuiabá seja árdua, pois nossa rede recebe pacientes de todo o estado de Mato Grosso e até de países vizinhos, com as quatro UPAs estaremos aptos para atender até o dobro de população. Faremos isso até os 301 anos, completando nosso maior desafio que era virar a página da saúde pública, ofertando atendimentos mais dignos e humanizados para todos que buscam atendimento”, explicou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Leia mais:  'Bares, restaurantes, boates e similares ainda terão que cumprir horários de fechamento estipulado em decreto', orienta secretário da Ordem Pública

SERVIÇO:

Pauta: Inauguração da UPA Verdão

Data: quinta-feira (26)

Hora: 9h

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá estima número menor de visitantes nos cemitérios no Dia dos Finados; Medidas de biossegurança serão implementadas

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá prevê que o número de visitantes nos cemitérios municipais no Dia dos Finados, que ocorre na próxima terça-feira (02), fique abaixo das 60 mil pessoas. A estimativa inferior à média de 85 mil frequentadores em anos normais se dá por conta da pandemia da Covid-19, que ainda mantém a necessidade de adoção de medidas de biossegurança nos locais onde são prestadas as homenagens aos entes queridos.

Nos cemitérios do São Gonçalo, Pascoal Ramos, Despraiado, Sucuri, Bandeira, Coxipó do Ouro, Nossa Senhora da Guia e Aguaçu, que são administrados diretamente pelo Município, os portões serão abertos às 6h e o fechamento ocorre às 17h. Durante esse período, os servidores farão a distribuição de álcool 70%, água mineral e esclarecimento das dúvidas referentes aos serviços funerários.

Em relação às celebrações religiosas, a orientação da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) é que, exceto nos casos dos cemitérios que possuem amplo espaço voltado para este fim, elas sejam realizadas diretamente nas paróquias das comunidades. A determinação tem o objetivo assegura o cumprimento dos protocolos de distanciamento e evitar aglomerações.

“Durante toda esta semana estamos realizando uma grande operação de limpeza e manutenção nos cemitérios. O Dia dos Finados é uma data especial, em que amigos e familiares se reúnem para prestar as devidas homenagens às pessoas falecidas. Queremos que isso ocorra da melhor forma possível, sem qualquer contratempo que prejudique esse momento”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

OUTROS CEMITÉRIOS

Cuiabá possui ainda outros três cemitérios púbicos, que são administrados por meio da Empresa Cuiabana Administradora de Cemitérios, sendo eles: Nossa Senhora da Piedade, Porto e Coxipó da Ponte. Neles, os portões serão abertos às 6h30 e fecham às 18h e as missas acontecerão nas capelas mais próximas dos cemitérios, com horários e locais definidos pelas Paróquias. 

Leia mais:  Equipes da Limpurb atuam em várias regiões de Cuiabá

Seguindo as orientações sanitárias e mantendo as normas de prevenção ao contágio da Covid-19, não haverá café da manhã ou distribuição de flores. A orientação é de que as homenagens sejam o mais breve possível, diminuindo o tempo de permanência no cemitério e evitando maior exposição ao risco de contaminação. O uso de máscara também é obrigatório, cobrindo  boca e o nariz.

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Equipes da Limpurb atuam em várias regiões de Cuiabá

Publicado


Limpurb-Divulgação

Clique para ampliar

Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (26), as equipes da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) realizam ações nos bairros Voluntários da Pátria e Jardim Aquário, na região Sul da cidade. Já na área Norte, o bairro CPA 3, setor 5, e Jardim Brasil, foram  contemplados.

Os profissionais da Limpurb realizaram a pintura de meio-fio, capinagem,  remoção  de bolsões de lixo, substituição  de luminárias e a manutenção de praças e canteiros do bairro.

Cata-Treco

O programa Cata-Treco que recolhe  móveis em desuso  como, geladeiras, cadeiras, colchões, camas, dentre outros, também foi desenvolvido na  ação. Todos os móveis em condição  de reaproveitamento são doados à Organizações Governamentais e Associações parceiras da Limpurb. O programa é um dos mais solicitados pelos líderes comunitários e a população.

No bairro Brasil 21, região Sul da cidade, uma equipe da Limpurb realizou a ação de recuperção (patrolamento) das ruas do bairro.  ‘’Estamos felizes com o trabalho em região. Agradeço  à atenção, ao secretário Vanderlúcio Rodrigues pela atenção”, relatou a presidente do bairro, Débora Silva.

Conforme o diretor técnico de Serviços Urbanos da Limpurb, Anderson Matos, todos os dias equipes percorrem áreas distintas da capital efetuando ações de manutenção.  Mais de 200 bairros receberam, desde o início de 2021, pelo menos duas intervenções de limpeza.

‘Os trabalhos na gestão continuam atendendo a determinação do prefeito em exercício, José Stopa, que reforçou o atendimento as solicitações dos líderes comunitários da nossa cidade.’’, relatou Anderson Matos.

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá estima número menor de visitantes nos cemitérios no Dia dos Finados; Medidas de biossegurança serão implementadas
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana