conecte-se conosco


CUIABÁ

BALANÇO – Restaurações de prédios e monumentos levam aula de patrimônio histórico e valorizam a cultura cuiabana

Publicado

Preservar a memória é um jeito de educar, de construir um futuro sólido, pois suas raízes estão fortificadas. Pensando na Cuiabá dos próximos 300 anos foi que a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo não esqueceu de seus patrimônios históricos e em 2019 restaurou equipamentos, como a Casa de Bem Bem, estátua de Maria Taquara, escadaria do Beco Alto e tantos outros.

Prédios e monumentos históricos, carregados de simbolismo e herança cotidiana na vida de milhares de pessoas que passaram e que ficaram em Cuiabá. Foram 10 equipamentos que passaram por processos de restauração e/ou revitalização em 2019: entorno do Casarão do Beco Alto, praça Senhor dos Passos, praça Largo Feirinha da Mandioca, praça Caetano Albuquerque, praça Dr. Alberto Novis, Museu da Imagem e do Som MISC, chafariz do Mundéu, Obelisco da praça Luis de Albuquerque, estátua de Maria Taquara e a primeira etapa de restauração da Casa de Bem Bem.

“Essas restaurações, visitas técnicas, aulas de educação patrimoniais, para nós, leigos, e eu me incluo nisso, é um enriquecimento de conhecimento muito grande, faz com que a gente valorize ainda mais o trabalho de arquitetos, restauradores, de quem luta para recuperar e proteger os patrimônios históricos, faz com que a gente desperte para investir mais neste setor e entenda o porquê da defesa de que patrimônios como estes continuem em pé, funcionando. E desperta mais o amor por uma cidade que tem 300 anos, que tem uma história toda construída e que a gente não pode descartar sem respeitar toda sua história”, declarou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

Leia mais:  SUGESTÃO DE PAUTA - Semob realiza treinamento com motoristas de ônibus que irão vivenciar um ‘dia de ciclista’

 

Casa de Bem Bem

Durante a primeira etapa de restauração da casa histórica feita pela empresa Archaios Engenharia, foram realizadas visitas técnicas com objetivo de transparência e educação patrimonial. Os encontros foram realizados às quartas-feiras e aconteciam em quatro etapas: introdução a história da Casa de Bem Bem, esclarecimentos sobre o projeto de restauração e transparência pública, recuperação arqueológica e obras de restauro da Casa. As palestras campais foram ministradas por equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), composta de arquitetos, arqueólogos e especialista em projetos e execução de restauração de patrimônio histórico.

 

Restauração de equipamentos históricos

O processo de resgate foi executado pela empresa Ação Cultura, que tocou os projetos de recuperação do Chafariz do Mundéu; Obelisco da praça Luis de Albuquerque, presente de Corumbá à capital mato-grossense por seu bicentenário; e da estátua de Maria Taquara, a lavadeira, negra e revolucionária como contam, sendo a primeira mulher a se libertar do patriarcado e usar calças em Cuiabá.

Além da reforma, a empresa promoveu a interação entre estudantes de arquitetura e os monumentos para estimular a preservação histórica e o aprendizado in loco.

“Nós fizemos uma ação de educação patrimonial com estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso, em que a professora pode explicar todo o processo da obra, para que eles entendessem que o trabalho de restauração é muito diferente do trabalho de reforma”, comentou Viviene Lozi, diretora da Ação Cultural. A equipe é formada por historiadores, arquitetos e restauradores e o investimento para a restauração dos três equipamentos históricos foi de R$ 185 mil. Confira ficha técnica dos profissionais que atuaram no restaura dos três equipamentos históricos.

 

Leia mais:  Sine Municipal disponibiliza mais de 500 vagas de emprego; Confira

MARIA TAQUARA

Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso – Coordenação Geral

Frede Hortelli Fogaça – Restaurador

Kawany Stephany da Silva – Historiadora

Esp. Viviene Lozi Rodrigues – Conservadora e perita em obra de arte

Hiald Iluminação- Iluminação

Execução da Obra – JCS Prestadora de Serviços

 

CHAFARIZ DO MUNDÉU

Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso – Coordenação Geral

Berenice Pinto da Costa Rodrigues – Arquiteta responsável

André Marques de Mello Campos – Arquiteto colaborador

Ms. Neila Maria de Souza Barreto – Historiadora

Esp. Viviene Lozi Rodrigues – Conservadora e perita em obra de arte

Hiald Iluminação – Iluminação

Restauração – JCS Prestadora de Serviços

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Outubro Rosa: Unidade de Saúde do Canjica reforça orientações sobre o câncer de mama

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

As ações de conscientização sobre os cuidados preventivos ao câncer de mama e de cólo do útero continuam em Cuiabá. Nesta quarta-feira (27), profissionais da Unidade Básica de Saúde do bairro Canjica ministraram palestras alusivas ao tema para os usuários do local e ofertaram um café da manhã para comunidade.

Durante a palestras, informações sobre causas, sintomas, formas de prevenir e tratar o câncer foram divulgadas. A população ainda pode esclarecer dúvidas quanto a temática.

De acordo com a enfermeira da Unidade, Evineide Albuquerque, a programação foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e visa acolher o público feminino para realização de exames de modo geral e mulheres na faixa etária para solicitação de mamografia, além de orientar e conscientizar

às mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e colo no útero.

“A campanha de modo geral busca oferecer atendimentos para as mulheres e ainda proporcionar um momento de conversar sobre a importância do autocuidado, de se tocar e manter em dia os exames de rotina. Os atendimentos continuam no mês de novembro”, afirma.

Para a autônoma, Maria Fernanda da Silva, que buscou atendimento na UBS, é importante intensificar essas ações e oferecer para o público feminino um esclarecimento maior sobre a doença.

“Vim participar da ação e assistir a palestra. A mulher precisa cuidar da sua saúde, conhecer seu corpo e fazer os exames de rotina. A palestra foi muito importante para tirar as dúvidas e incentivar as mulheres a prestarem atenção no seu próprio corpo”, disse.

Segundo Marlene Gonçalves, esta ação realizada na unidade de saúde, facilita o deslocamento das pessoas que residem nos bairros da cidade. Ela destaca que na semana passada marcou para fazer o exame de Papanicolau e nesta quarta-feira já foi chamada para colher o material.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá estima número menor de visitantes nos cemitérios no Dia dos Finados; Medidas de biossegurança serão implementadas

“Não consegui fazer meu exame no ano passado por conta da pandemia, mas este ano já estou aqui para realizar esse exame tão importante para a mulher na prevenção do câncer e já fiz meu agendamento para realizar a mamografia”, explica.

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá estima número menor de visitantes nos cemitérios no Dia dos Finados; Medidas de biossegurança serão implementadas

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá prevê que o número de visitantes nos cemitérios municipais no Dia dos Finados, que ocorre na próxima terça-feira (02), fique abaixo das 60 mil pessoas. A estimativa inferior à média de 85 mil frequentadores em anos normais se dá por conta da pandemia da Covid-19, que ainda mantém a necessidade de adoção de medidas de biossegurança nos locais onde são prestadas as homenagens aos entes queridos.

Nos cemitérios do São Gonçalo, Pascoal Ramos, Despraiado, Sucuri, Bandeira, Coxipó do Ouro, Nossa Senhora da Guia e Aguaçu, que são administrados diretamente pelo Município, os portões serão abertos às 6h e o fechamento ocorre às 17h. Durante esse período, os servidores farão a distribuição de álcool 70%, água mineral e esclarecimento das dúvidas referentes aos serviços funerários.

Em relação às celebrações religiosas, a orientação da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) é que, exceto nos casos dos cemitérios que possuem amplo espaço voltado para este fim, elas sejam realizadas diretamente nas paróquias das comunidades. A determinação tem o objetivo assegura o cumprimento dos protocolos de distanciamento e evitar aglomerações.

“Durante toda esta semana estamos realizando uma grande operação de limpeza e manutenção nos cemitérios. O Dia dos Finados é uma data especial, em que amigos e familiares se reúnem para prestar as devidas homenagens às pessoas falecidas. Queremos que isso ocorra da melhor forma possível, sem qualquer contratempo que prejudique esse momento”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

OUTROS CEMITÉRIOS

Cuiabá possui ainda outros três cemitérios púbicos, que são administrados por meio da Empresa Cuiabana Administradora de Cemitérios, sendo eles: Nossa Senhora da Piedade, Porto e Coxipó da Ponte. Neles, os portões serão abertos às 6h30 e fecham às 18h e as missas acontecerão nas capelas mais próximas dos cemitérios, com horários e locais definidos pelas Paróquias. 

Leia mais:  Sugestão de Pauta: ‘Beco das Crianças’ será realizado no sábado (30)

Seguindo as orientações sanitárias e mantendo as normas de prevenção ao contágio da Covid-19, não haverá café da manhã ou distribuição de flores. A orientação é de que as homenagens sejam o mais breve possível, diminuindo o tempo de permanência no cemitério e evitando maior exposição ao risco de contaminação. O uso de máscara também é obrigatório, cobrindo  boca e o nariz.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana