conecte-se conosco


CUIABÁ

BALANÇO- IPDU contribui com projetos de prestação dos serviços que beneficiam a população cuiabana

Publicado

A fim de garantir ações alinhadas ao Plano Diretor, o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), órgão da Secretaria Municipal de Planejamento, vem norteando o desenvolvimento urbanístico e sustentável de Cuiabá. Desde a recriação da unidade, por meio da lei complementar nº. 359, de 05 de dezembro de 2014, a mesma tem ocupado importante papel na elaboração projetos voltados a expansão do Município.

Assim, o principal intuito do IPDU é o aprimoramento da prestação dos serviços para o benefício maior da população de Cuiabá. Por se tratar de um órgão considerado estratégico pela sua competência definida em lei e pela sua função técnica administrativa dentro da gestão, o IPDU possui a principal função consultiva de assessoramento as secretarias municipais, sendo a fiscal da correta execução do planejamento urbano e da implantação do Plano Diretor Municipal.

As principais ações previstas para 2019 foram a desburocratização dos processos administrativos, a conscientização ambiental, o incentivo para a criação de empregos verdes bem como o desenvolvimento econômico do município através de políticas inovadoras de gestão e planejamento urbano.

DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS-
Com base no levantamento apresentado pela Diretoria de Projetos Especiais, no ano de 2019, mais de 50 importantes projetos foram finalizados, sendo que alguns já foram entregues a população amplamente reformados e revitalizados, outros em execução e os demais em fase de licitação ou na fase inicial de elaboração.

Dentre eles podemos exemplificar alguns como: reformas de praças, centros comunitários, adequação do Centro Histórico, revitalizações dos principais canteiros da cidade e monumentos, estudos preliminares de viadutos, contornos, elaboração do projeto estrutural do estádio Dutrinha, Praça do Cai Cai, além da execução do projeto do layout do HMC e do monumento mãos HMC, entre outros.  

DIRETORIA DO PLANO DIRETOR-
Já em relação a Diretoria de Plano Diretor , a atuação se baseia no assessoramento à Procuradoria Geral do Município (PGM) sobre a regulamentação de decretos referentes a leis urbanísticas do município; Cedência para uso público do Campo do Bode junto a Família proprietária da área e o regramento urbanístico e fiscal; Estudos viários de rotas alternativas e de desvios de tráfego para as obras estruturantes dos 300 anos e minuta dos Decretos de interesse público destas novas ligações viárias; Padronização de Calçadas no Centro Histórico e entorno; Estudos para PPP’s; Reuniões internas com todas as secretarias para coleta de informações e compilação dos dados para o início da etapa de discussões públicas sobre a Revisão do Plano Diretor de Cuiabá; Organização e realização de 42 audiências públicas na sede do município e outras 4 audiências nos Distritos para a fase de diagnóstico de revisão do Plano Diretor de Cuiabá; Revisão em andamento dos limites de Bairro e novo Abairramento de Cuiabá; Coleta dos Dados para a reedição do Perfil Sócio Econômico; Assessoramento a Secretaria de Gestão no Processo licitatório para a contratação de empresa para a revisão do Plano Diretor de Cuiabá; Atenção aos procedimentos e processos administrativos através da análise de mais de 400 (quatrocentos atendimentos) e emissão de 248 (duzentos e quarenta e oito) pareces técnicos;

DIRETORIA DE PROJETOS-
Na Diretoria de Projetos o assessoramento referente aos projetos já elaborados ou em elaboração pelo IPDU, além dos projetos vinculados as comemorações do aniversário de 300 anos de Cuiabá, foi feito o planejamento urbanístico legal e de projetos pensados para os próximos vinte anos. Além deste assessoramento, será concluído o projeto do Parque do Morro da Luz, o assessoramento no concurso público de projetos para o Mercado Miguel Sutil e o Estádio Municipal Eurico Gaspar Dutra (Dutrinha), bem como a elaboração de estudos geométricos de novas vias e projetos de melhorias urbanísticas para a área central.

DESAFIOS 2020- O grande desafio para o ano de 2020 volta-se a diretoria de Plano Diretor, que possui em suas metas, a conclusão da Revisão do Plano Diretor municipal ainda no primeiro semestre de 2020, a reedição do Perfil Socioeconômico de Cuiabá e a revisão da Lei de abairramento de Cuiabá. Além de fazer o assessoramento a todas as secretarias, em especial a Procuradoria Geral do Município (PGM), a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADES) e a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico na emissão de pareceres e análises de processos diversos em trâmite na administração pública municipal.

“No intuito de aprimorarmos a prestação dos serviços para o maior benefício da população, conforme determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, as ações previstas para 2020 continuam sendo a desburocratização dos processos administrativos, a conscientização ambiental, bem como o desenvolvimento econômico do município por meio de políticas públicas inovadoras de gestão e planejamento urbano. Para o próximo ano  iremos dar continuidade ao assessoramento referente aos projetos já elaborados pelo IPDU em processo de licitação e/ou de execução”, declarou o superintendente do IPDU, Márcio Puga.

Leia mais:  Meio Ambiente: Primeiro dia de ação para castração de cães e gatos atende 30 animais

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Meio Ambiente: Primeiro dia de ação para castração de cães e gatos atende 30 animais

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Diretoria de Bem Estar Animal –  ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano  – iniciou o programa de castração gratuita de animais (cães e gatos), nesta terça-feira (26). A primeira fase da ação será executada nas três unidades do Residencial Nico Baracat (I, II e III). Considerando a expressiva densidade populacional, a estimativa é de que os trabalho perdure algumas semanas, tendo como meta  a castração de 150 animais. A estimativa é fazer o procedimento em 50 (cinquenta animais) em cada residencial. No  primeiro dia de ações, no Residencial Nico Baracat I, cerca de 30 animais serão castrados após a entrega de ficha de cadastro pelos tutores. A atividade é realizada em parceria com a Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias (SARC), ligada à Secretaria de Governo.

“O trabalho de prevenção do aumento populacional de cães e gatos é executado em parceria com a Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias, sendo a responsável de fazer o levantamento dos bairros que mais necessitam desse benefício concedido pela Prefeitura de Cuiabá”, disse a médica veterinária da Diretoria de Bem Estar Animal, Graciele Barbosa.

A dona de casa e moradora do Residencial Nico Baracat I, Luciene Cristina,  conta que chegou a procurar pelos serviços da UFMT, porém mediante a necessidade de pagamento de uma taxa de serviço, não pode  – na ocasião – arcar com a despesa. Ela,  que é dona da cadelinha  Mel,  disse que está muito feliz por essa oportunidade da Prefeitura em realizar a cirurgia de forma totalmente gratuita. “Nós que não temos condições financeiras para realizar o pagamento desse procedimento vemos essa ação como a única saída que temos para contribuir com a diminuição de mais filhotes abandonados pelas ruas da cidade”, Luciene Cristina.

Leia mais:  Meio Ambiente: Primeiro dia de ação para castração de cães e gatos atende 30 animais

Antes de levar o animal para a clínica conveniada com a Prefeitura de Cuiabá, a médica veterinária verifica as condições físicas e aparentes dos animais antes da cirurgia. Elal explica os riscos da cirurgia e solicita a assinatura de um termo de responsabilidade dos tutores.

Lázaro Silva, que trabalha como segurança patrimonial, também agradeceu a iniciativa da Prefeitura, pois segundo ele, que além da gatinha Lua, tem também um cachorro. “Eu tenho os meus animais porque gosto e cuido, mas infelizmente nem todo mundo cuida e deixa os animais soltos. A gente sabe que o macho quando encontra a fêmea, o resultado é um só. Por isso, se está castrado não tem nenhum risco de gerar mais filhotes, que serão abandonados ou que irão sofrer maus tratos”, agradeceu Lázaro.

O proprietário da Clínica Bendita Pata, Diego Colombari, conveniada com a Prefeitura de Cuiabá para onde são encaminhados os animais cadastrados por seus tutores, explica que o tempo de duração da cirurgia depende, por exemplo, para os gatos e cachorros (machos) a média é de 40 minutos. Já para as cadelas,  a média é de até 1h30. “Os procedimentos são os mesmos, animal é igual ser humano. O que você sente, eles sentem também. Os cuidados devem ser os mesmos. Com as fêmeas, a recuperação é como uma cesária”, explicou.

“O nosso trabalho é realmente tirar os animais das ruas. Hoje, a estimativa é de 18 mil animais abandonados. Por isso a importância desse programa. Levar os serviços da Diretoria até a ponta, para aqueles que precisam da ajuda do poder público para realizar esse tipo de cirurgia”, finalizou Graciele. 

 

Leia mais:  Toque de recolher é revogado e órgãos municipais devem retomar uso do ponto eletrônico

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Sugestão de Pauta: ‘Beco das Crianças’ será realizado no sábado (30)

Publicado


O evento ‘Beco das Crianças’ será realizado no  próximo dia 30 de outubro, no Beco do Candeeiro, no Centro Histórico de Cuiabá. A festa terá uma programação especial em comemoração ao mês das crianças, com apresentações artísticas, brinquedos lúdicos, oficinas, comilanças, além de outras atividades gratuitas para os pequenos se divertirem. As atividades terão início às 15h.

O evento é idealizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, com a parceria do grupo artístico Tibanaré.  O  fomento a valorização da cultura cuiabana é parte da gestão Emanuel Pinheiro.

No dia 30, também será promovida apresentação do Grupo musical Monofoliar, Theatro Fúria, Circo Leite de Pedras, bonequeira Juliana Graziela, membros do Circo Kroner, Grupo Musical Prato da Casa e a dançarina Mariana Laura.

O diretor do Grupo Tibanaré, Jefferson Jarcem, conta que a ideia é desenvolver atividades lúdicas para a criançada e apresentação do contador de histórias Maurício Ricardo, grupo Semente Ribeirinha, Ópera Ballet, Instituto Cultural Casarão das Artes e o Instituto Sementes Brasil.

 “Vamos colorir o beco com encantamentos, não teremos pausa, o público vai ser envolvido com atividades lúdicas, festivas e afetivas, temos certeza que até os adultos acenderão suas infâncias”, comentou ele.

“Comemoraremos o mês das crianças com o Beco das Crianças, onde além das brincadeiras tradicionais, teremos contação de história e interpretações da História do Beco e de Cuiabá, colocando uma sementinha no coração das crianças pelas nossas raízes, história e tradição”, conta a secretária de Cultura, Carlina Jacob.

A Prefeitura de Cuiabá vem trazendo programações culturais no Beco do Candeeiro, localizado no Centro Histórico de Cuiabá, e as ações levam a um novo uso do histórico do beco. Todos os eventos realizados no local estão seguindo as orientações de medidas de biossegurança para evitar a proliferação do vírus da Covid-19.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá promove discussões sobre a revisão da Lei de Regularização e estima beneficiar 30 mil pessoas

 

Serviço:

Local: Beco do Candeeiro (entrada pela Prainha)

Dias: 30/10/2021

Hora: 15h às 20h

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana