conecte-se conosco


CUIABÁ

BALANÇO – Horto Florestal fecha o ano com mais de 26 mil visitas estudantis e 101 palestras

Publicado

Sustentabilidade ambiental foi o guia das atividades promovidas pelo Horto Florestal em 2019. Dedicada a tornar a educação ambiental inclusiva, a equipe do Horto realizou 101 palestras, da zona urbana a rural e recebeu em seu espaço verde 26.792 alunos, dentre estudantes de escolas públicas, particulares e universidades.

Vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, o Horto Florestal é uma área pública, utilizada para o desenvolvimento de pesquisas, para a produção de mudas e arborização da cidade, para o desenvolvimento de trabalhos de educação ambiental e para o lazer da população.

“Este ano, o Horto, mesmo em reforma, recebeu cerca de 26 mil estudantes de escolas públicas, privadas e universidades. E isso é visão, integração e humanização que o nosso gestor Emanuel Pinheiro prega e que nós trabalhamos para cumprir”, declarou o secretário de Meio Ambiente, Juares Samaniego.

Foram quatro projetos desenvolvidos durante todo o ano: Cuiabá e suas transformações ambientais nestes 300 anos; Dia da Água na comunidade Coxipó do Ouro, Gincana Ecológica e Natal Ambiental. Eles foram executados pela equipe especializada do Horto e seu parceiros: Faculdade de Cuiabá (FAUC), Universidade de Cuiabá (UNIC), Juizado Volante Ambiental (JUVAM) e Vara Especializada do Meio Ambiente (VEMA).

“Não fazemos nada sozinhos e os nossos parceiros foram essenciais para que concluíssemos este ano com saldo positivo de ações do Horto. Além das palestras e visitas, nós também realizamos a distribuição de mudas aos servidores no dia deles. A adesão foi grande e entregamos 780 mudas aos trabalhadores da Prefeitura de Cuiabá”, comentou a gerente do Horto Florestal, Zilda Helena.

No Horto é possível encontrar o viveiro de mudas, local onde são produzidas as mudas de inúmeras espécies, em quantidades suficientes para atender à demanda da comunidade em geral. A vegetação predominante é de mata ciliar com espécies típicas dos gêneros Alchornea (“gurupiá”), Celtis (“sarã”), Inga (“ingá”) e Anadenanthera (“angico-branco”), e algumas espécies remanescentes de cerradão. Ao lado da vegetação natural foram introduzidas espécies arbóreas exóticas.

Leia mais:  SUGESTÃO DE PAUTA - Semob realiza treinamento com motoristas de ônibus que irão vivenciar um ‘dia de ciclista’

O Horto Florestal Tote Garcia abre de segunda a sexta, das 7h às 17h. Para agendar uma visita com excursão ou levar turma de escolas, deve ligar pelo número (65) 3313-3158. O Horto está localizado na Rua Ivan Rodrigues Araes, no Bairro Coxipó da Ponte.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Sugestão de Pauta: ‘Beco das Crianças’ será realizado no sábado (30)

Publicado


O evento ‘Beco das Crianças’ será realizado no  próximo dia 30 de outubro, no Beco do Candeeiro, no Centro Histórico de Cuiabá. A festa terá uma programação especial em comemoração ao mês das crianças, com apresentações artísticas, brinquedos lúdicos, oficinas, comilanças, além de outras atividades gratuitas para os pequenos se divertirem. As atividades terão início às 15h.

O evento é idealizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, com a parceria do grupo artístico Tibanaré.  O  fomento a valorização da cultura cuiabana é parte da gestão Emanuel Pinheiro.

No dia 30, também será promovida apresentação do Grupo musical Monofoliar, Theatro Fúria, Circo Leite de Pedras, bonequeira Juliana Graziela, membros do Circo Kroner, Grupo Musical Prato da Casa e a dançarina Mariana Laura.

O diretor do Grupo Tibanaré, Jefferson Jarcem, conta que a ideia é desenvolver atividades lúdicas para a criançada e apresentação do contador de histórias Maurício Ricardo, grupo Semente Ribeirinha, Ópera Ballet, Instituto Cultural Casarão das Artes e o Instituto Sementes Brasil.

 “Vamos colorir o beco com encantamentos, não teremos pausa, o público vai ser envolvido com atividades lúdicas, festivas e afetivas, temos certeza que até os adultos acenderão suas infâncias”, comentou ele.

“Comemoraremos o mês das crianças com o Beco das Crianças, onde além das brincadeiras tradicionais, teremos contação de história e interpretações da História do Beco e de Cuiabá, colocando uma sementinha no coração das crianças pelas nossas raízes, história e tradição”, conta a secretária de Cultura, Carlina Jacob.

A Prefeitura de Cuiabá vem trazendo programações culturais no Beco do Candeeiro, localizado no Centro Histórico de Cuiabá, e as ações levam a um novo uso do histórico do beco. Todos os eventos realizados no local estão seguindo as orientações de medidas de biossegurança para evitar a proliferação do vírus da Covid-19.

Leia mais:  Toque de recolher é revogado e órgãos municipais devem retomar uso do ponto eletrônico

 

Serviço:

Local: Beco do Candeeiro (entrada pela Prainha)

Dias: 30/10/2021

Hora: 15h às 20h

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Reconstrução da Vila Cuiabana evolui e réplicas de casarões começam a ganhar forma

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Finalizada a fase de levantamento das paredes de alvenaria, a obra de reconstrução da Vila Cuiabana segue agora com os trabalhos artístico-arquitetônicos que dão à cenografia o visual dos antigos casarões coloniais. A etapa faz parte do projeto elaborado pela gestão Emanuel Pinheiro que garante a construção de uma nova estrutura, definitiva e completamente segura, sem deixar de lado as características originais. 

Quem passa pelo local, atualmente, já consegue vislumbrar como ficará a Vila Cuiabana. Além dos contornos individuais de cada um dos casarões, é possível observar ainda que as janelas, sacadas, portas e outros elementos começam a ganhar forma. A pintura das réplicas é outro serviço que está em andamento.

De acordo com a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), toda a fachada deve ser concluída até dezembro deste ano.

“É um importante cartão portal da nossa cidade, sempre muito prestigiado pela população, e precisamos garantir que essa prática seja retomada. Por conta da pandemia, suspendemos os trabalhos por um determinado período, mas retomamos nesse ano. No nosso cronograma, vamos terminar a fachada ainda neste ano, restando apenas a atuação na parte interna”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

Orçada em R$ 1.151.791,16, a restauração foi colocada em prática pela gestão Emanuel Pinheiro após a constatação de problemas na antiga estrutura. Entregue em 2016, a Vila Cuiabana teve como base de construção madeira de compensado que, por conta da fragilidade do material, se deteriorou com o passar do tempo. Agora, o Município trabalha para que a população possa usufruir de uma obra definitiva, feita em alvenaria.

“Infelizmente, a construção dessa estrutura não recebeu o devido cuidado como deveria. Desde sua entrega, em 2016, ela vem apresentando constantes problemas. Tentamos por diversas vezes fazer reparos, garantir a manutenção. No entanto, chegou um momento que esses serviços não eram mais recomendados. Por isso, estamos reconstruindo, trocando o tipo de material, e assegurando a qualidade necessária”, pontua Vanderlúcio.

Leia mais:  Sine Municipal disponibiliza mais de 500 vagas de emprego; Confira

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana