Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Trânsito terá alterações temporárias neste fim de semana para garantir segurança em corridas de rua

Publicado

Neste fim de semana, duas corridas de pedestres de curto percurso serão realizadas na região do Centro Político Administrativo, impactando temporariamente o trânsito de veículos. Uma ocorrerá no sábado (18), a partir das 19h, e a outra no domingo (19), às 6h30. Agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública darão apoio durante os respectivos percursos.

Trata-se da Santander Night Run, que terá largada no Parque das Águas, no início da noite de sábado. O percurso será de 5 km, passando pelo Detran MT, Centro Político Administrativo, e retornando ao ponto de partida.

Já no início da manhã de domingo, será realizada a corrida Popeye & Olivia Palito, também com percurso de 5 km, com largada em frente ao Fórum, no Centro Político Administrativo, seguindo até o Parque das Águas e retornando ao local da largada.

As interdições serão momentâneas. À medida que os participantes avançarem no percurso, o trânsito será liberado.

Aos condutores que passarem pelos locais, recomenda-se cautela e respeito à sinalização implantada.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Cuiabá convoca mais de 170 profissionais para reforçar rede municipal de Saúde
publicidade

CUIABÁ

Prefeito reforça parceria com Judiciário para proteção de crianças e adolescentes

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, destacou a parceria entre a Prefeitura e o Poder Judiciário para fortalecer as políticas de proteção às crianças e aos adolescentes. A declaração ocorreu durante a inauguração das novas instalações da 1ª e 2ª Varas Especializadas da Infância e Juventude, no Complexo Pomeri, nesta terça-feira (18).

Durante a solenidade, Abilio afirmou que o Executivo tem papel fundamental para transformar decisões judiciais em ações concretas. Segundo ele, diante do volume de demandas judicializadas, a Prefeitura precisa estabelecer planejamento e cronogramas para cumprir as determinações sem comprometer o orçamento municipal.

“Eu estou fazendo a minha parte dentro do Executivo, mas muitas vezes o Executivo é o braço auxiliar do Poder Judiciário para que as ações que o Judiciário tanto defende, busca e luta sejam realizadas e não fiquem apenas nos papéis. Não é fácil. Tem que ter um cronograma de execução e planejamento”, afirmou.

Abilio também destacou que a nova estrutura representa mais do que uma reforma física. “Não é só uma inauguração de um edifício novo ou a reforma de um espaço. É a melhoria de um espaço com atenção e cuidados especiais. É deixar esse espaço não como um lugar onde a criança vai para sofrer alguma ação da Justiça, mas como um lugar onde ela vai ser acolhida”, disse.

O prefeito colocou ainda a estrutura municipal à disposição da rede de proteção. “Quero deixar, de coração, a Prefeitura de Cuiabá à disposição, em todas as nossas secretarias, para que a gente possa continuar entregando um resultado melhor para a sociedade e atender nossas crianças e suas famílias”, completou.

As duas Varas passaram por reforma, ampliação e modernização. Na 1ª Vara, responsável principalmente pelas medidas de proteção, foram criadas duas brinquedotecas e ambientes mais acolhedores. Já a 2ª Vara, voltada às medidas socioeducativas, ganhou novas salas para atendimentos individualizados de adolescentes, além de espaços destinados às equipes.

Leia mais:  Cuiabá convoca mais de 170 profissionais para reforçar rede municipal de Saúde

Titular da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude, a juíza Gleide Bispo Santos ressaltou a humanização proporcionada pela obra. “Temos muito a agradecer à direção do Tribunal de Justiça por ter autorizado todas as intervenções necessárias para que o prédio ficasse mais aconchegante e humanizado para receber nosso público-alvo, que são as crianças e os adolescentes”, afirmou.

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Zuquim Nogueira, destacou a importância de oferecer condições adequadas aos profissionais e ao público atendido. “Hoje podemos fazer alguma coisa para melhorar o ambiente de atendimento às crianças e aos adolescentes. Não podemos só exigir o trabalho, temos que dar condições e um ambiente adequado para que ele seja desenvolvido”, declarou.

Pela Prefeitura de Cuiabá, também participaram da solenidade a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon; a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Hélida Vilela; o procurador-geral do Município, Luiz Antônio Araújo Júnior; o procurador Rober Caio; e a diretora-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Kelluby de Oliveira.

O Complexo Pomeri concentra órgãos que integram a rede de proteção à infância e à juventude, reunindo Varas Especializadas, Ministério Público, Defensoria Pública, delegacias especializadas e estruturas de atendimento socioeducativo. A modernização busca ampliar a privacidade, o acolhimento e a qualidade do atendimento prestado às crianças, aos adolescentes e aos familiares.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeitura desobstrui rede de esgoto e identifica tubulação danificada no Jardim Gramado

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá desobstruiu a rede de esgoto e identificou um trecho de tubulação danificado na Rua Caldas Novas, no bairro Jardim Gramado, região do Coxipó. O serviço foi realizado na tarde desta terça-feira (18).

“Primeiro, vamos desobstruir toda a rede para que a água volte a correr normalmente”, explicou o coordenador dos caminhões de hidrojato da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Natal Carvalho.

A operação utilizou um caminhão de hidrojato para retirar os materiais acumulados na tubulação e limpar um poço de visita, conhecido pela sigla PV. A intervenção ocorreu após a Secretaria de Obras ser acionada para atender a um problema que afetava os moradores da rua.

Durante a inspeção, a equipe constatou que parte da tubulação está quebrada e precisará ser substituída. Conforme relato de um morador à equipe, a rede teria sido instalada há mais de 34 anos.

Natal Carvalho explicou que a desobstrução é necessária antes da troca do trecho danificado. “Com o hidrojato, vamos limpar toda a tubulação para permitir o escoamento da água. Isso também facilitará o trabalho da equipe responsável pela substituição”, afirmou.

As atividades foram acompanhadas pela técnica em Segurança do Trabalho Cláudia Diniz Pires Aguero, que realizou orientações, alinhamentos e ajustes para reduzir riscos durante a execução dos serviços.

“O objetivo é garantir que os colaboradores exerçam suas atividades e retornem para casa em segurança, sem incidentes, acidentes ou ferimentos durante a execução das tarefas”, destacou Cláudia.

Morador da região há cerca de um ano, Edson José dos Santos relatou que o problema persistia havia pelo menos seis meses e vinha causando transtornos. “É uma obra boa para os moradores, porque o pessoal estava sofrendo. Agora está melhor e acredito que vai resolver”, disse.

Leia mais:  Cuiabá inicia revitalização do Hospital e Pronto-Socorro e entrega novas poltronas para enfermarias

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana