Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA MT

Projeto de Juca do Guaraná garante acesso de personal trainers às academias sem cobrança extra

Publicado

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Projeto de lei nº 185/2026, de autoria do deputado Juca do Guaraná (MDB), que visa assegurar o acesso de profissionais particulares de educação física às academias e estabelecimentos similares para acompanhar seus clientes. A proposta, protocolada no dia 3 deste mês (março), também proíbe que academias cobrem taxas extras desses profissionais ou dos próprios alunos para a realização do atendimento individualizado.

Pelo texto, usuários devidamente matriculados poderão frequentar as academias acompanhados por personal trainers registrados no Conselho Regional de Educação Física (CREF), desde que apresentem a cédula de identidade profissional e realizem cadastro prévio junto ao estabelecimento. O projeto estabelece ainda que os profissionais deverão respeitar as normas legais, éticas e o regulamento interno das academias.

A proposta determina que os estabelecimentos não poderão impor qualquer ônus financeiro, direto ou indireto, para que o profissional acompanhe seu cliente durante os treinos. A cobrança, segundo o deputado, pode configurar prática abusiva e até mesmo venda casada, uma vez que o aluno já paga a mensalidade para utilizar o espaço.

Na justificativa do projeto, Juca do Guaraná destaca que muitas academias chegam a cobrar taxas que podem alcançar até R$ 500 mensais dos personal trainers para permitir o atendimento dentro do local. Para o parlamentar, essa prática encarece o serviço, limita o exercício da profissão e dificulta que alunos tenham acompanhamento individualizado.

“O aluno já paga a mensalidade para utilizar a academia e precisa ter o direito de escolher o profissional de sua confiança para acompanhá-lo. O que não é justo é criar uma taxa extra que acaba encarecendo o serviço e dificultando o acesso ao atendimento personalizado”, disse Juca.

O deputado também argumenta que o atendimento personalizado contribui para a segurança e para melhores resultados nos treinos, reduzindo riscos de lesões e garantindo orientação adequada conforme o histórico de saúde e condicionamento físico do aluno. O projeto ainda estabelece que as academias não poderão ser responsabilizadas pelos atos praticados pelos profissionais particulares.

Leia mais:  ALMT lidera articulação para incluir piscicultura no MT Produtivo

“Nosso objetivo é garantir o livre exercício da profissão do educador físico e evitar cobranças abusivas. Muitos profissionais hoje precisam pagar para trabalhar dentro das academias, o que é uma prática que prejudica tanto o personal trainer quanto o próprio aluno”, concluiu o parlamentar.

Caso a proposta seja aprovada, o Poder Executivo terá prazo de 90 dias para regulamentar a lei após sua publicação.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
publicidade

POLÍTICA MT

Mulher indígena assume vaga na ALMT e faz história ao dar voz aos povos originários

Publicado

Nesta quarta-feira (15), a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) dá posse à primeira mulher indígena da história a ocupar o cargo de deputada estadual. Eliane Xunakalo, do povo Kurâ-Bakairi, originária da Terra Indígena Santana, em Nobres, assume por 30 dias a cadeira do deputado Lúdio Cabral (PT). Com a posse, a ALMT passa a contar, ainda que temporariamente, com uma representação inédita: a de uma mulher indígena que leva para o Parlamento a vivência, as pautas e a voz dos povos originários do estado.

A posse ocorre na semana em que se celebra o Dia Nacional dos Povos Indígenas e marca um momento simbólico de avanço na representatividade. Para Eliane, o significado vai além da ocupação do cargo. “É abrir caminhos para que outras mulheres indígenas também possam chegar. É sobre motivar, mostrar que é possível e fortalecer a equidade de gênero dentro dos nossos povos”, afirmou.

Bacharel em Direito, com especializações em Direito Administrativo e Administração Pública, a nova parlamentar traz na trajetória a defesa dos direitos indígenas e a atuação em espaços de liderança. Foi a primeira mulher a presidir a Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), onde foi reeleita, e também integra articulações nacionais voltadas às mulheres indígenas.

Mesmo com o curto período de mandato, Eliane afirma que a prioridade é clara: dar visibilidade às demandas dos povos indígenas e das comunidades tradicionais. “Quero usar todo o espaço de fala para mostrar as realidades que vivemos e transformar isso em propostas, projetos e indicações”, destacou.

Entre os desafios iniciais, ela aponta a adaptação ao ritmo do Parlamento, mas garante que a atuação será pautada pela escuta e pela coletividade. “Nossa equipe já está trabalhando. A ideia é deixar um legado de incidência política, com ações concretas que representem nosso povo.”

Leia mais:  Russi destaca papel vital das instituições públicas para o desenvolvimento de negócios em MT

Morando atualmente em Cuiabá, onde atuava na presidência de uma organização indígena, função da qual se afastou para assumir o mandato, Eliane concilia a vida pública com a rotina familiar. Casada e mãe de três filhos, ela reforça que a presença indígena no Legislativo é também uma construção coletiva.

A nomeação integra o sistema de rodízio do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso, que já contemplou outros suplentes e será encerrado em maio.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

POLÍTICA MT

Max Russi destaca protagonismo da Assembleia em debates sobre o futuro econômico de Mato Grosso

Publicado

O protagonismo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na promoção de debates e na construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do estado foi destacado pelo presidente da Casa, deputado Max Russi (Podemos), durante o Fórum de Economia e Desenvolvimento Institucional do LIDE Mato Grosso, realizado nesta segunda-feira (14), no auditório da Fatec/Senai, em Cuiabá.

Ao participar do painel que discutiu o futuro econômico do Brasil no cenário global, o deputado citou avanços em áreas como infraestrutura, saúde, agroindustrialização e geração de empregos.

“O nosso estado tem contribuído muito para a balança comercial do Brasil, tem sido peça fundamental, e esse é o trabalho que a Assembleia Legislativa tem buscado fazer: contribuir com políticas públicas, sendo um Parlamento que apoia toda iniciativa voltada ao fortalecimento do setor produtivo, para que possamos ampliar a geração de empregos. Hoje, Mato Grosso é o segundo estado com menor índice de desemprego do Brasil e deve continuar crescendo muito nos próximos anos”, declarou.

Russi apontou a reforma tributária como um dos temas que mais preocupam o Legislativo mato-grossense e ressaltou o grande potencial de Mato Grosso no setor da mineração, que, segundo ele, deve ser fortalecido.

“Temos também um grande potencial no estado e precisamos avançar nesse setor, porque ele pode gerar muito desenvolvimento, principalmente para municípios mais antigos, que hoje têm a economia exaurida, mas ainda reúnem grande capacidade de crescimento”, disse.

O deputado estadual Wilson Santos (PSD), que também participou do painel ao lado do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, apresentou uma análise histórica sobre a economia brasileira e destacou que, no período posterior à Segunda Guerra Mundial até a década de 1970, o país registrou taxas médias de crescimento entre 7% e 8% ao ano, consideradas, à época, entre as mais elevadas do mundo.

Leia mais:  Max Russi assume mediação para evitar desapropriação de mais de 650 famílias em Cuiabá

Segundo ele, esse cenário começou a se transformar a partir da crise do petróleo, em 1973, e das mudanças nas políticas monetárias adotadas pelos Estados Unidos, fatores que contribuíram para o aumento da dívida externa brasileira e para um período prolongado de instabilidade econômica. O parlamentar ressaltou que o país enfrentou um momento de desorganização econômica, com reflexos diretos no crescimento e na geração de oportunidades.

Wilson Santos também destacou o protagonismo do produtor rural no desenvolvimento de Mato Grosso, ressaltando que é esse setor que investe e sustenta a economia do estado. O deputado citou os avanços em melhoramento genético e lembrou medidas como a Lei Kandir e a securitização das dívidas agrícolas como instrumentos importantes para garantir competitividade e continuidade da produção.

“É o produtor rural que coloca a mão no bolso para investir em Mato Grosso. É ele que sustenta a economia do estado, com tecnologia, inovação e investimentos, como vemos no melhoramento genético extraordinário do nosso rebanho e da nossa produção”, afirmou.

Ao final do encontro, o presidente da Assembleia Legislativa avaliou o fórum como um espaço estratégico para o fortalecimento do diálogo entre o poder público, o setor produtivo e a sociedade. Segundo ele, iniciativas como essa contribuem para ampliar o conhecimento, alinhar perspectivas e preparar o estado para enfrentar os desafios econômicos dos próximos anos.

“Foi um encontro muito importante, que trouxe conhecimento e promoveu um debate de alto nível sobre as perspectivas do Brasil, de Mato Grosso e do cenário mundial. Em um ano decisivo como 2026, marcado por eleições e escolhas importantes, é fundamental que a população e as lideranças estejam bem informadas para tomar decisões conscientes”, afirmou.

Russi também destacou a parceria entre a Assembleia Legislativa e o LIDE Mato Grosso na realização de debates que aproximam especialistas, gestores públicos e representantes do setor produtivo, fortalecendo a construção de soluções e estratégias voltadas ao desenvolvimento econômico do estado.

Leia mais:  Emenda parlamentar garante reinauguração do mini-estádio de Dom Aquino

Programação – O Fórum de Economia e Desenvolvimento Institucional do LIDE Mato Grosso reuniu lideranças políticas, empresários e especialistas para discutir temas estratégicos relacionados ao crescimento econômico e às perspectivas do Brasil no cenário global. A programação incluiu painéis sobre desenvolvimento econômico, inovação, ambiente de negócios e desafios para o crescimento sustentável, com a participação de representantes do setor público e privado, além de debates voltados à análise de tendências e oportunidades para Mato Grosso e para o país.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana