Pesquisar
Close this search box.

TURISMO

Cansado das telas? O Brasil tem destinos de natureza que promovem um verdadeiro detox digital

Publicado

Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo evidencia um dado importante, 36% dos brasileiros têm buscado exatamente o oposto das viagens conectadas: o silêncio e o contato direto com a natureza é a bola da vez. O fenômeno do “detox digital” consolidou-se como uma das principais tendências do setor de viagens neste ano, impulsionando a procura por destinos que ofereçam uma desconexão proposital das redes sociais e das notificações de trabalho para privilegiar o bem-estar mental e a contemplação.

O Brasil, com sua biodiversidade única e dimensões continentais é um santuário global para esse tipo de turismo. Através de políticas de fortalecimento do turismo sustentável e da valorização de roteiros de ecoturismo, o MTur tem incentivado a busca de refúgios onde a tecnologia dá lugar à experiência sensorial. É uma oportunidade de “carimbar o passaporte” em diferentes Brasis, focando naquilo que é essencial e na regeneração através do meio ambiente.

Seja no calor das águas doces do Norte ou no frio charmoso das serras do Sul, não faltam opções para quem deseja esquecer o relógio. O segredo deste roteiro está na simplicidade e na qualidade das experiências, que vão desde flutuações em rios cristalinos até o conforto de chalés privativos no meio da mata. Confira abaixo cinco destinos selecionados, um em cada região do país, para você guardar o celular e reencontrar o seu equilíbrio.

Norte: Novo Airão (Amazonas) – Novo Airão é o portal de entrada para uma das experiências mais imersivas da Amazônia: a grandiosidade do Rio Negro e as mais de 400 ilhas que compõem o arquipélago de Anavilhanas. Neste destino, a conectividade é substituída pela observação da fauna silvestre e pelo ritmo das águas, refletindo o espírito de sustentabilidade que o Brasil apresenta ao mundo.

Leia mais:  Brasil inicia 2026 com malha aérea internacional fortalecida

Um dos pontos altos da visita acontece nas praias de areia branca que surgem no meio do rio durante a vazante. Trocar o brilho da tela pelo banho em águas escuras e mornas, cercado pela floresta tropical, é um convite à presença absoluta e ao reconhecimento do patrimônio natural brasileiro como uma referência de vida e memória.

Sul: Urubici (Santa Catarina) – Localizada na Serra Catarinense, Urubici é a terra de grandes cânions e montanhas imponentes. Este destino é ideal para quem busca o isolamento, mas não abre mão do conforto, atraindo um perfil de viajante que valoriza o tempo de permanência e a qualidade da experiência.

Caminhar pelas bordas dos aparados da serra ou observar as araucárias sob o frio matinal proporciona uma sensação de desconexão que renova a alma. Urubici destaca-se como um polo de turismo de nicho, pensado para integrar o visitante à paisagem.

Sudeste: Visconde de Mauá (Rio de Janeiro) – Na divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, Visconde de Mauá oferece serra, frio e alta gastronomia. O foco aqui não é o compartilhamento em tempo real, mas o som das cachoeiras geladas e o aconchego de uma lareira em um chalé privativo cercado por verde, proporcionando uma experiência de refúgio no coração da região mais populosa do país.

É o lugar perfeito para quem busca silêncio e privacidade. A rotina em Mauá é ditada pelo caminhada por trilhas pouco exploradas ou a degustação da culinária regional, reafirmando o papel do Sudeste como um destino de charme e cultura.

Nordeste: Caraíva (Bahia) – Em Caraíva, o tempo parece seguir um compasso próprio, onde o asfalto não entra e o chão é inteiramente de areia. Este vilarejo rústico no litoral baiano é o cenário ideal para que o visitante vivencie o turismo como um motor de desenvolvimento social e respeito às tradições locais.

Leia mais:  Turismo doméstico impulsiona aviação e consolida 2025 como o melhor ano da história do setor no Brasil

A simplicidade é o maior luxo de Caraíva, onde a iluminação pública é discreta e o transporte é feito em carroças. O encontro do rio com o mar e as noites estreladas sem poluição luminosa oferecem um ambiente de paz que é a marca registrada de um dos destinos mais autênticos e preservados do Nordeste brasileiro.

Centro-Oeste: Nobres (Mato Grosso) – Nobres é o paraíso das águas transparentes, mantendo o charme de uma vila pequena e preservando um turismo de baixo impacto, preservando a flutuação nos rios azuis e a observação da vida subaquática sem as distrações do mundo virtual.

O destino convida à contemplação das cachoeiras e ao espetáculo do pôr do sol, focando na educação ambiental e no ecoturismo. Em Nobres, a rotina de lazer é ativa e relaxante ao mesmo tempo, provando que o interior do Brasil é um mercado vibrante para quem busca experiências únicas de conexão com a terra.

Estes são apenas alguns exemplos do potencial brasileiro para quem busca desacelerar durante as férias. O Ministério do Turismo segue trabalhando para estruturar e promover centenas de outros destinos de natureza em todas as unidades federativas. Do Oiapoque ao Chuí, o Brasil oferece infinitas possibilidades para você desligar as telas e se reconectar com o que realmente importa.

Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
publicidade

TURISMO

Verão em Ouro Preto: história, arte e sabores no coração de Minas Gerais

Publicado

O verão brasileiro não reserva apenas o turismo de sol e praia para aqueles que desejam aproveitar os primeiros meses do ano para viajar. Localizado no coração de Minas Gerais, a cidade de Ouro Preto faz um convite irresistível para o turista mergulhar na cultura e na história de um dos locais mais icônicos do país. Reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, o município foi o epicentro da corrida do ouro no Brasil colonial.

Durante o verão, uma das opções de passeio ao livre é a caminhada pelas ladeiras de pedra da cidade, uma experiência vibrante. As igrejas barrocas, os museus, as antigas casas coloniais e as praças cheias de vida formam um cenário perfeito para quem gosta de turismo histórico e cultural. A estação também é ideal para explorar trilhas e cachoeiras nos arredores, que oferecem contato direto com a natureza e vistas impressionantes da região.

Ouro Preto também conta a história de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, considerado o maior artista barroco brasileiro e que deixou na cidade mineira algumas de suas obras mais emblemáticas, como a igreja de São Francisco de Assis. O legado de Aleijadinho transformou Ouro Preto em um verdadeiro museu a céu aberto.

IGREJAS

  • Basílica de Nossa Senhora do Pilar – construída em taipa e madeira e concluída por volta de 1712, é considerada o mais antigo templo da cidade.
  • Igreja Matriz de Santa Efigênia – há registros de que a atual igreja tenha sido iniciada no ano de 1733, prolongando-se até 1785.
  • Igreja de São Francisco de Assis – iniciada em 1765, a construção é considerada a obra-prima da arte colonial brasileira.

MUSEUS

  • Museu da Inconfidência – no coração da Praça Tiradentes, o imponente edifício do Museu da Inconfidência chama a atenção. O local abriga o Arquivo Colonial, com cerca de 40 mil documentos (processos da justiça do século XVIII e XIX e papéis musicais do mesmo período) e uma Biblioteca (com 19 mil volumes);
  • Museu Aleijadinho – o Museu Aleijadinho foi criado em 1968 para reunir em um só espaço peças de arte sacra e documentos gráficos com a finalidade de conservar, preservar e difundir o precioso acervo da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição;
Leia mais:  Turismo doméstico impulsiona aviação e consolida 2025 como o melhor ano da história do setor no Brasil

CIDADES PRÓXIMAS – Ouro Preto está cercada por cidades turísticas que complementam o roteiro. A poucos quilômetros está Mariana, a primeira capital de Minas Gerais, com seu centro histórico bem preservado e a famosa Mina da Passagem, aberta à visitação. Lavras Novas, distrito charmoso e cercado por montanhas, é outra opção muito procurada no verão, conhecida por suas cachoeiras, clima acolhedor e pôr do sol inesquecível. Um pouco mais adiante, Congonhas abriga o célebre Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, com as esculturas dos Profetas de Aleijadinho, parada quase obrigatória para quem visita a região.

CULINÁRIA MINEIRA – A culinária mineira é um espetáculo à parte e ganha ainda mais destaque nessa época do ano. Restaurantes e bares oferecem pratos tradicionais como feijão-tropeiro, frango com quiabo, leitão à pururuca, além dos famosos queijos, doces caseiros e compotas. Para acompanhar, nada melhor do que um café mineiro.

COMO CHEGAR – Chegar a Ouro Preto é simples. A cidade está localizada a cerca de 100 quilômetros de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, com trajeto médio de 1h30 a 2 horas de carro. O acesso principal é pela BR-356, estrada bem sinalizada e com belas paisagens ao longo do caminho. Para quem prefere transporte público, há ônibus regulares saindo da Rodoviária de Belo Horizonte diretamente para Ouro Preto.

Por Marco Guimarães

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

TURISMO

Projeto Lixo Zero apresenta resultados e fortalece legado sustentável da COP 30 em Belém

Publicado

O projeto Lixo Zero, iniciativa que se consolida como um dos principais legados socioambientais da COP30 para Belém (PA), desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap), apresentou na última semana os resultados alcançados.

A exibição foi feita para gestores municipais de turismo, autoridades públicas, empreendedores locais de atrativos turísticos, trabalhadores de cooperativas de reciclagem, instituições parceiras e gestores de equipamentos turísticos.

No total, o projeto promoveu a capacitação de 203 empreendedores, mais do que o dobro do previsto (100 empreendedores), e 30 cooperados. A iniciativa também promoveu a elaboração do Guia Lixo Zero, a realização de diagnóstico nos atrativos turísticos e a jornada com quatro cooperativas parceiras, uma a mais do que o previsto inicialmente.

COMO FOI – O evento institucional foi marcado com a apresentação dos resultados, realizado com a presença de gestores municipais de turismo, autoridades públicas e parceiros, incluindo o servidor Bruno Pastre Máximo, da Coordenação-Geral de Turismo Responsável e Sustentável (CGTURES), representante do Ministério do Turismo. Na ocasião, foi ressaltada a importância da parceria com a Universidade Federal do Amapá e do apoio da Prefeitura Municipal de Belém para a implementação da metodologia Lixo Zero nos atrativos turísticos da cidade. Durante treze dias de atividades, estudantes e professores circularam em três atrativos turísticos estratégicos da capital paraense: Ver-o-Peso, Mercado de São Brás e Estação das Docas, sensibilizando e orientando sobre a separação de resíduos e apresentando práticas simples e eficazes para reduzir o impacto ambiental do setor.

O projeto, além de trabalhar a destinação correta dos resíduos produzidos durante o evento, sensibilizou quem estava na linha de frente do turismo e da economia local, como feirantes, donos de restaurantes, artesãos e cooperativas de reciclagem, com foco na aplicação prática dos princípios do Lixo Zero: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar apenas quando necessário.

Leia mais:  Rio de Janeiro lidera a preferência dos foliões para o Carnaval de 2026

REAPROVEITAMENTO – O diagnóstico realizado pela equipe revelou que a maior parte dos resíduos gerados nos três atrativos é composta por materiais compostáveis. No Ver-o-Peso, o principal desafio é a mistura de resíduos, o que impede o reaproveitamento de materiais recicláveis. Em contrapartida, o Mercado do Peixe — localizado dentro do próprio Ver-o-Peso — já opera com lógica Lixo Zero, destinando 100% de seus resíduos para a fabricação de ração, sem envio ao aterro. “No mercado de peixe encontramos uma cadeia completa de reaproveitamento. Nada vai para o aterro”, destacou a coordenadora do projeto pela Unifap, professora Géssica Batista.

No Mercado de São Brás, a equipe identificou organização consistente e separação eficiente entre resíduos secos e molhados, reduzindo quase a zero a quantidade de rejeito. A Estação das Docas se destacou pelo avanço estrutural e foi apontada como o atrativo mais próximo de obter certificação Lixo Zero, já que dispõe de infraestrutura consolidada de coleta seletiva.

Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana