Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Sema valida mais de 12 mil cadastros em apenas trinta dias após lançamento do CAR Digital 2.0

Publicado

Em apenas trinta dias, desde que o Cadastro Ambiental Rural (CAR Digital 2.0) foi lançado pelo Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) validou mais de 12 mil cadastros. A nova versão do sistema começou a operar em 04 de junho.

De acordo com a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, a quantidade expressiva de validações dos CARs vem sendo possível em razão da mudança de ótica implementada com a versão 2.0 do sistema.

“Na versão anterior, os cadastros eram validados de forma individual. Agora, estamos construindo as bases temáticas dos municípios e utilizamos a tecnologia para validação dos cadastros que estavam pendentes”, destacou a secretária.

Segundo ela, 55 municípios de Mato Grosso já estão com as bases temáticas de referência elaboradas e homologadas no CAR Digital 2.0. São informações sobre localização da hidrografia, dos remanescentes de vegetação nativa, das áreas de preservação permanente, reserva legal , entre outros dados de interesse para análise dos cadastros dos imóveis rurais.

“Os 12 mil cadastros validados referem-se aos primeiros 34 municípios que tiveram as bases temáticas elaboradas e homologadas no sistema. No momento, já estamos com as bases de 55 municípios. A previsão é de que haja um aumento de validações nos próximos dias”, destacou a secretária.

Segundo ela, a expectativa é de que até o final do ano o sistema contemple bases temáticas de referência dos 142 municípios do Estado. Ela explica que a análise do cadastro ambiental rural é feita de forma automatizada a partir do cruzamento dos limites declarados pelo proprietário ou possuidor do imóvel rural, com as bases de referência e bases temáticas homologadas pelo órgão ambiental.

Leia mais:  Parque Novo Mato Grosso recebe 5ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia entre quarta-feira (16) e domingo (20)

“Importante esclarecer que somente são elegíveis para submissão à análise automatizada os requerimentos de CAR que estejam aguardando análise, em análise, aguardando complementação ou suspenso”, destacou.

Etapas

De acordo com o decreto 1.473/2025, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 04 de junho, a análise automatizada do CAR Digital 2.0 ocorre em três etapas. Primeiro, é feito o cruzamento geoespacial do perímetro do imóvel rural elegível registrado no Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar) com as bases de referência e bases temáticas de referência.

Na sequência, ocorre a classificação do cadastro como apto ou inapto para validação do CAR Digital e, por último, o interessado / cadastrante do CAR Digital é notificado para ciência acerca do resultado da análise automatizada e providências necessárias.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Governo de MT inaugura escola indígena em Juína nesta segunda-feira (21)

Publicado

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) inaugura, nesta segunda-feira (21.7), a Escola Estadual Indígena Enawenê Nawê, na aldeia Dolowikwa/Kotakowinakwa, em Juína. A cerimônia de entrega será realizada pela primeira-dama Virginia Mendes e pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Com investimento de R$ 7 milhões, a nova unidade conta com 12 salas de aula, duas salas de múltiplo uso, refeitório e playground, com capacidade de atendimento para 1.440 estudantes. A escola atende 627 alunos, 33 professores, um secretário, dois técnicos, dois coordenadores e um diretor.

Sob gestão da Diretoria Regional de Educação (DRE) do polo Juína, a unidade tem como objetivo garantir a educação escolar indígena de forma bilíngue, intercultural e comunitária, onde são oferecidas nas modalidades do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A aldeia, que fica no território Enawenê-Nawê, tem o povo falante da língua aruaque, considerada uma população de contato recente, já que a primeira interação com a população não indígena foi em 1974.

Serviço
Inauguração da Escola Estadual Indígena Enawenê Nawê

Local: Aldeia Dolowikwa/Kotakowinakwa, em Juína
Data: Segunda-feira (21.7)
Horário: 9h30

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Curso de drones reforça atuação do MPMT no combate ao crime
Continue lendo

MATO GROSSO

Com apoio da Secel, Instituto Ciranda inicia aulas presenciais do programa de capacitação e implantação de fanfarras

Publicado

O Instituto Ciranda inaugura neste domingo (20.7), a partir das 8h, na Escola Adventista de Sinop, as aulas presenciais do Giro Pedagógico, que tem como principal objetivo desenvolver competências musicais, com a capacitação de professores e implantação de fanfarras.

O programa conta com apoio do Governo de Mato Grosso, por meio Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), via emenda parlamentar.

A ação pretende promover a educação musical inclusiva, fomentando o acesso das comunidades escolares com estratégias pedagógicas inovadoras para a multiplicação do ensino musical, estimulando a criatividade e a expressão musical. Cerca de 38 municípios do Estado participam do programa.

“As aulas teóricas já estão ocorrendo semanalmente em plataformas online e têm sido muito produtivas. Agora, chegamos a uma nova etapa, a fase de oficinas práticas”, explica o presidente do Instituto Ciranda, maestro Murilo Alves.

Ao todo, 50 kits de instrumentos de percussão para fanfarra foram entregues aos participantes. Cada kit contém entre 12 e 24 itens (taróis, surdos, bumbos e pratos).

O curso de capacitação e implantação de fanfarras tem duração de dez meses, com encontros online todas as segundas-feiras e oficinas práticas a cada semestre.

“Para esse primeiro encontro presencial, participantes de outras cidades contempladas no programa estão se deslocando até Sinop, e cada qual com seu instrumento garantido. Vai ser muito satisfatório aplicar na prática o que estamos teorizando há meses”, ressalta Murilo. “Depois disso, cada participante se torna um multiplicador do programa, levando conhecimento e a cultura das fanfarras até seus municípios de origem”.

Além de Sinop, os encontros presenciais com oficinas práticas estão previstos para ocorrer em Água Boa, com oficina programada para quarta (23) Várzea Grande na sexta-feira (25), domingo (27) em Cuiabá e, em Tangará da Serra na sexta-feira (1.8).

Leia mais:  Orquesta CirandaMundo realiza mais duas sessões do espetáculo Peer Gynt

Serviço

Programa de capacitação e implantação de fanfarras do Instituto Ciranda
Data: Domingo (20.7)
Local: No Colégio Adventista (Av. das Acácias, 465 – Centro- Sinop)
Horário: Das 8h às 11h e das 13h às 16h

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana