Pesquisar
Close this search box.

TURISMO

Santarém (PA) ganha pavimentação para facilitar acesso à praia de Ponta de Pedras

Publicado

O ministro do Turismo, Celso Sabino, participou neste sábado (05.07), na cidade de Santarém (PA), da entrega da primeira etapa da pavimentação da estrada de acesso à Praia de Ponta de Pedras, que facilitará o acesso de visitantes ao local.

A obra, que contou com R$ 12 milhões do Ministério da Interação e do Desenvolvimento Regional (MDR), envolveu a realização de drenagem, terraplanagem, a construção de acostamento, ciclofaixa e a implantação de sinalização horizontal e vertical.

Considerado um destino turístico extremamente promissor no Pará, Santarém é a porta de entrada de Alter do Chão, conhecida como o “Caribe Amazônico”, atrativo muito procurado por turistas de todo o mundo.

“Estamos comprometidos com o desenvolvimento e o fortalecimento da atividade turística na região Amazônica e, por isso, temos trabalhado em trazer recursos federais para melhorar cada vez mais a infraestrutura turística e receber com excelência nossos visitantes. Com a melhoria da via, o trajeto se torna mais rápido, seguro e confortável, e a entrega de hoje é um passo importante na consolidação do turismo em nossa região”, afirmou o ministro Celso Sabino.

O prefeito da cidade, José Maria Tapajós, celebrou o apoio ao desenvolvimento do turismo regional. “O olhar e a atenção do governo federal, em especial do Ministério do Turismo, nos dão oportunidades como essa de entregar essa etapa da estrada, que sempre foi um grande anseio da comunidade e dos trabalhadores que vivem do turismo aqui. São ações como essa que vão trazer cada vez mais emprego, renda e desenvolvimento para nossa região”, declarou.

Além de representantes da comunidade local, a inauguração reuniu o vice-prefeito de Santarém, Carlos Martins, o secretário de Turismo da cidade, Emanoel Júlio, a deputada estadual Maria do Carmo Martins e o deputado federal Airton Faleiro, entre outras autoridades.

Leia mais:  Cânion do Peruaçu, em Minas Gerais, é reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco

SANTARÉM – O Ministério do Turismo tem desenvolvido uma série de ações para impulsionar o turismo na região. De janeiro a maio de 2025, por exemplo, a Escola Nacional de Turismo, em Santarém, já formou 352 alunos juntamente com a Secretaria Municipal de Turismo, qualificando o atendimento a visitantes.

Já a edição deste ano do Festival Sairé, que ocorrerá na cidade de 18 a 22 de setembro, tem confirmado um investimento de R$ 2,6 milhões do órgão do governo federal. Este é o segundo ano que a Pasta destina recursos à festividade, conhecida por celebrar a cultura paraense e movimentar o turismo local.

Por Cléo Soares

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
publicidade

TURISMO

Dia Nacional do Futebol: confira dicas de estádios que receberam a Copa do Mundo no Brasil e podem estar no seu roteiro

Publicado

De norte a sul do território nacional, a paixão pelo futebol é uma característica marcante do povo brasileiro. As histórias que envolvem o esporte mais popular e mais praticado no Brasil atraem visitantes interessados em conhecer tudo o que o país do futebol tem a oferecer.

E existe um lugar ideal nos roteiros de viagem motivados pela modalidade: os estádios! Para o Dia Nacional do Futebol, celebrado neste sábado (19/07), a Agência de Notícias do Ministério do Turismo selecionou algumas opções de passeios no Brasil. Confira!

Na região Centro-Oeste, o destaque é a Arena BRB Mané Garrincha, localizada no coração de Brasília (DF). Com capacidade para 72 mil pessoas, o estádio – palco de jogos da Copa do Mundo Fifa de Futebol de 2014 – oferece tour guiado.

Já em São Paulo (SP), o Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, apresenta a história do esporte no país aos turistas. A exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como a modalidade chegou por aqui e se tornou parte da história e da cultura brasileira.

No Rio de Janeiro (RJ), os amantes de futebol podem conhecer os bastidores do Estádio do Maracanã e, de quebra, chegar próximo ao gramado sagrado que recebeu as finais de duas Copas do Mundo e uma edição dos Jogos Olímpicos. O acervo histórico abriga itens relacionados a jogadores que marcaram seus nomes na trajetória do espaço, como Pelé, Garrincha e Zico.

No Nordeste do Brasil, é possível incluir no roteiro uma visita à Arena das Dunas, em Natal (RN), uma das sedes da Copa de 2014. Na região Sul, por sua vez, os estádios do Grêmio e do Internacional – Arena do Grêmio e Beira-Rio, respectivamente – proporcionam visitas, contemplando o acesso aos vestiários, a sala de imprensa e locais de treinamentos e jogos, além de museus dos dois tradicionais times gaúchos.

Leia mais:  Dia Nacional do Futebol: confira dicas de estádios que receberam a Copa do Mundo no Brasil e podem estar no seu roteiro

Já no Norte do país, a Arena da Amazônia, em Manaus (AM), destaca-se como um dos atrativos da cidade. O estádio também recebeu partidas da Copa do Mundo de 2014.

Marco Guimarães

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

TURISMO

Câmara Temática de Regionalização debate nova metodologia de categorização de municípios do Mapa do Turismo Brasileiro

Publicado

Na última quinta-feira (17/07), em Brasília (DF), integrantes da Câmara Temática de Regionalização do Turismo do Conselho Nacional de Turismo (CNT) conheceram, durante reunião extraordinária, a nova metodologia de categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro.

O procedimento foi elaborado mediante parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), utilizando dados públicos municipalizados.

A versão final será apresentada no dia 23 de agosto, durante o II Seminário Nacional de Regionalização do Turismo, em São Paulo (SP), dentro da programação do “Salão do Turismo: Conheça o Brasil”.

“Estamos dando total conhecimento para a Câmara Temática de todo o processo de inovação da metodologia de categorização, alinhado à nova Lei Geral do Turismo e ao Plano Nacional de Turismo, com o objetivo de tornar mais transparente a categorização de cada município”, frisou Ana Carla Moura, coordenadora-geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur e da Câmara Temática de Regionalização do Turismo.

Marco Borges, diretor do Departamento de Ordenamento, Inteligência e Desenvolvimento do Turismo do MTur, defendeu a nova metodologia de classificação e destacou o papel do Mapa como um instrumento de direcionamento do desenvolvimento turístico. “Estamos buscando aprimorar a metodologia para ficar mais claro a categoria dos municípios do Mapa”, explicou.

O Mapa possibilita ao MTur identificar os atrativos dos municípios, e a categorização permite que cada localidade verifique o impacto econômico do turismo nas suas regiões. Já a consequente estruturação dos destinos possibilita que agências e operadoras de turismo ofereçam novos roteiros e experiências a visitantes, fortalecendo a atividade turística no país.

CÂMARA TEMÁTICA – A Câmara Temática de Regionalização do Turismo, no âmbito do Conselho Nacional de Turismo, tem o papel de identificar, discutir e encaminhar questões pertinentes ao processo de organização do setor no Brasil, com o compromisso de apoiar a implementação da atual Política Nacional de Turismo.

Leia mais:  Férias de julho: dicas para uma viagem segura e divertida com as crianças

Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana