Pesquisar
Close this search box.

ESPORTES

Roda de conversa e visita a projetos sociais reforçam a presença do governo Lula no Rio de Janeiro

Publicado

O projeto Vôlei na Rocinha, no Rio de Janeiro, iniciativa que vem transformando e impactando positivamente a vida de crianças naquela comunidade, recebeu no sábado (4) a visita da primeira-dama, Janja Lula da Silva, da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, da secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques.

Elas conheceram de perto um projeto que converge com as políticas públicas estabelecidas pelo governo Lula, de poder levar o esporte a todas as camadas da população, reduzir o índice de criminalidade e a desigualdade social, além de fortalecer a prática do esporte, essencial para preservar a saúde da população brasileira.

O projeto visa capacitar jovens daquela comunidade em diferentes modalidades esportivas, com foco em eSports, e conta com a participação de profissionais e voluntários. 

“A presença do governo federal em agendas como essas reforça o compromisso com políticas públicas integradas, que colocam o povo no centro das decisões. Testemunhamos como o esporte pode transformar vidas, oferecer oportunidades e resgatar sonhos — especialmente em territórios historicamente negligenciados. Iniciativas como o projeto de vôlei reafirmam o esporte como um instrumento de inclusão e cidadania”, afirmou a secretária Iziane Marques.

Encontro com a juventude negra e lideranças

Na tarde de domingo (05), a primeira-dama, Janja da Silva, acompanhada da comitiva de ministras e secretários, deu sequência aos compromissos do fim de semana e encontrou com membros do movimento Juventude Negra, e cerca de 80 lideranças de favelas na Gamboa (RJ). Eles dialogaram sobre políticas e estratégias para manter a juventude negra viva com dignidade, cultura, educação e empreendedorismo.

Durante o encontro, a primeira-dama destacou o apoio no alinhamento do trabalho transversal, e na incidência internacional nos grandes eventos para pautar a agenda global. Em seguida a ministra Anielle Franco apresentou as ações executadas pelo ministério em parceria com outras instituições.

Leia mais:  Com apoio do Ministério do Esporte, começam na Alemanha os Jogos Universitários Mundiais de Verão 2025

A secretária de Excelência Esportiva, Iziane Marques, participou do encontro com a juventude negra e lideranças e destacou a importância do evento: “Fortalecemos o diálogo direto com quem vive os desafios e constrói soluções nos territórios. Ouvir agentes culturais, empreendedores e beneficiários das políticas públicas foi essencial para reafirmar o compromisso com a escuta qualificada e a construção de políticas baseadas em realidades concretas. Com a atuação transversal de diferentes ministérios, reforçamos o papel do Estado na promoção da equidade racial e no enfrentamento das desigualdades”, explicou.

Plano Juventude Negra Viva (PJNV) visa reduzir as vulnerabilidades que afetam a juventude negra brasileira e a violência letal relacionada ao racismo estrutural. A iniciativa é fruto da reivindicação histórica do movimento negro, que, ao longo da sua construção, teve enquanto pauta central e de unidade o combate ao extermínio da juventude negra, e da reivindicação coletiva do movimento de juventude sobre enfretamento à violência letal que atinge a juventude negra.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

Comentários Facebook
publicidade

ESPORTES

Dia Nacional do Futebol: Ministério do Esporte investe na modalidade mais popular do mundo

Publicado

Neste sábado, 19 de julho, o Brasil celebra o Dia Nacional do Futebol, modalidade que ultrapassa gerações, culturas e fronteiras, e que é parte fundamental da identidade do país. Com cinco títulos mundiais, três conquistas da Copa das Confederações e clubes com presença marcante em torneios internacionais, o Brasil consolidou-se como uma potência global no esporte.

Com tantos feitos históricos, o futebol tornou-se uma verdadeira paixão nacional, e agora ganha ainda mais força com o crescimento e reconhecimento do futebol feminino. Em 2023, o Brasil foi escolhido para sediar, pela primeira vez, a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, tornando-se o primeiro país da América do Sul a receber o torneio.

“Queremos mostrar ao mundo que a paixão pelo futebol pode ser também uma ferramenta poderosa para promover igualdade, respeito e oportunidades, com a certeza de que esta será a melhor Copa do Mundo Feminina da história. Estamos falando de oportunidades para mulheres e meninas, de movimentar a economia local e de fazer do futebol uma ponte para o futuro. Vamos fazer história junto com nossas mulheres”, destacou o ministro do Esporte, André Fufuca.

Queremos mostrar ao mundo que a paixão pelo futebol pode ser também uma ferramenta poderosa para promover igualdade, respeito e oportunidades, com a certeza de que esta será a melhor Copa do Mundo Feminina da história.”
André Fufuca
Ministro do Esporte

Com o lema “No Brasil, as mulheres fazem história dentro e fora de campo”, o Ministério do Esporte tem atuado para ampliar o acesso ao futebol, especialmente entre meninas e mulheres. As ações envolvem o fortalecimento do esporte de base, incentivo à formação de profissionais, e o apoio à realização de campeonatos regionais, nacionais e internacionais.

Leia mais:  Projeto Escola Skate Brasil abre inscrições em seis cidades com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte

Parcerias estratégicas

Para garantir que o futebol seja um ambiente de inclusão, combate à discriminação e promoção da igualdade, o ministério firmou 79 parcerias com universidades, institutos e entidades em todo o país. Os projetos beneficiam cerca de 58 mil pessoas, sendo 16 mil mulheres e 42 mil homens, com investimento total de R$ 33,5 milhões, entre 2023 e 2025.

Um dos destaques são os núcleos de treinamento de futebol: ao todo, 30 estão em funcionamento em diversas regiões do país. Os espaços são voltados para atletas dos gêneros masculino e feminino. Alguns deles integram a Estratégia Nacional para o Futebol Feminino, oferecendo gratuitamente oportunidades de prática esportiva para meninas e adolescentes. Mais de 2,5 mil já foram beneficiadas diretamente pela iniciativa.

Estrutura e legado

Em Porto Alegre (RS), funciona o primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino (CDFF) do Brasil. O projeto recebeu aporte federal de R$ 200 mil e apoio da prefeitura local. O centro atende atualmente 120 meninas, com faixa etária entre 13 e 17 anos, oferecendo estrutura adequada, equipamentos e um ambiente seguro para o desenvolvimento esportivo.

“Isso tudo vai se intensificar com a chegada da Copa. Queremos formar uma rede sólida, que permaneça muito além de 2027. A ideia é descentralizar, para que o impacto do futebol feminino floresça em todos os cantos do país”, afirmou Marileia dos Santos, diretora de Políticas de Futebol e Promoção do Futebol Feminino do Ministério do Esporte.

Conhecimento e qualificação

Através do programa Academia e Futebol, coordenado pela Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT), o Ministério também aposta na formação e na difusão de conhecimento. A iniciativa apoia pesquisas e oferece cursos gratuitos de curta duração nas áreas de técnica, gestão e direito esportivo.

Leia mais:  Ministério do Esporte participa de diálogo sobre vetos à Lei Geral do Esporte em audiência no Congresso

A ação é realizada em parceria com o Instituto Federal do Ceará (IFCE), e os cursos são ofertados na modalidade a distância, com abrangência nacional. O conteúdo é desenvolvido por especialistas com atuação destacada no cenário acadêmico e profissional.

“Neste dia, não podemos deixar de parabenizar todos os que fazem parte da cadeia do futebol,  jogadores, jogadoras, árbitros, profissionais da saúde, aos torcedores, e tantos outros que atuam em prol dessa paixão nacional. Vamos seguir juntos fortalecendo esse ecossistema. Parabéns ao futebol!”, conclui Fufuca. 

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

Comentários Facebook
Continue lendo

ESPORTES

Arena Carioca 1 sedia neste fim de semana evento internacional de Jiu-Jitsu

Publicado

A Arena Carioca 1, administrada pelo Ministério do Esporte, receberá, neste sábado (19) e domingo (20), a 11ª edição do Abu Dhabi Grand Slam World Tour, etapa brasileira do circuito global promovido pela Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro (AJP). A entrada é gratuita e as competições começam às 10h.

Reconhecido como a maior e mais globalizada competição de jiu-jitsu do mundo, o campeonato percorre seis cidades ao longo da temporada: Sydney, Londres, Miami, Tóquio, Rio de Janeiro e Abu Dhabi, que encerra o circuito com o prestigiado Abu Dhabi World Professional Jiu-Jitsu Championship.

Além da disputa de alto nível, o evento pontua para o ranking mundial da AJP. O torneio reúne lutadores das divisões amadora, profissional e master, com categorias masculinas e femininas.

Na próxima quinta-feira (23), a Arena Carioca 1 também será palco de outro grande evento: o Desafio Internacional de Legends, campeonato de futebol society que reunirá seis seleções com grandes ídolos do futebol. A iniciativa terá ainda um forte componente social, promovendo a participação de 1.500 crianças e jovens de comunidades carentes do Rio de Janeiro em um dia especial com oficinas, atividades e interação com os atletas.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

Comentários Facebook
Leia mais:  São Paulo empata com Bragantino e amplia jejum no Brasileirão
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana