Pesquisar
Close this search box.

AGRONEGÓCIOS

Presidente Lula e ministro Fávaro enviam primeiro lote de carne brasileira ao Vietnã

Publicado

Neste sábado (5), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, realizaram uma reunião bilateral com o primeiro-ministro da República Socialista do Vietnã, Phạm Minh Chính, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. Encontro ocorre às vésperas da cúpula dos chefes de Estado do BRICS.

Na ocasião, o presidente Lula assinou uma caixa simbólica, representando o primeiro lote de carne bovina brasileira exportada para o Vietnã. O mercado foi aberto em março, durante a missão oficial ao país asiático, resultado de reuniões com as principais lideranças políticas vietnamitas.

A caixa também foi assinada pelo primeiro ministro do Vietnã e pelo ministro Fávaro.

“Essa é uma conquista concreta, resultado direto dos encontros anteriores e do fortalecimento da relação entre Brasil e Vietnã. A abertura do mercado vietnamita para a carne bovina brasileira, somada ao intercâmbio com pescados e arroz vietnamitas, mostra que, quando há compromisso entre os países, os resultados acontecem. Seguiremos trabalhando para ampliar essa parceria estratégica e gerar mais oportunidades para os nossos produtores”, ressaltou Fávaro.

Já o primeiro-ministro do Vietnã destacou o avanço na parceria: “Essa é uma conquista muito significativa, resultado direto dos encontros anteriores entre nossos países. Agradeço ao ministro e à sua equipe por se dedicarem intensamente à promoção da cooperação agrícola entre Vietnã e Brasil. Fico feliz em ver que, a cada nova reunião, conseguimos avançar com mais produtos e resultados concretos”.

O ministro Fávaro também parabenizou o Vietnã por sua recente adesão ao BRICS como país parceiro e destacou as novas oportunidades comerciais entre as nações.

Este primeiro lote de carne bovina brasileira destinado ao Vietnã é composto por 27 toneladas do corte patinho. A carga seguirá para o país asiático a partir do Porto de Santos, em São Paulo. 

Leia mais:  Carne bovina tem melhor semestre da história, mas precisa driblar os EUA

Informações à imprensa

[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Comentários Facebook
publicidade

AGRONEGÓCIOS

MPA realiza workshop sobre Subvenção ao Óleo Diesel no dia 25 de julho

Publicado

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) promove, no dia 25 de julho de 2025, às 10h, workshop com orientações sobre o Programa de Subvenção Econômica ao Preço do Óleo Diesel para Embarcações Pesqueiras Nacionais. O objetivo é esclarecer dúvidas e orientar pescadores, armadores, entidades representativas e demais interessados sobre o processo de habilitação ao programa para o exercício de 2026.

O workshop também abordará as regras para solicitação do ressarcimento, que permite aos beneficiários habilitados solicitarem o auxílio financeiro oferecido pelo Governo Federal, conforme os critérios definidos em normativas específicas do programa.

O evento será realizado de forma presencial, na sede do MPA (SIG Qd. 02, Lotes 550/560, Ed. SOHESTE – Brasília/DF), com transmissão simultânea por videoconferência.

Os interessados em participar da videoconferência podem acessar a reunião por meio deste link, no dia 25, às 10h.

Habilitação
As inscrições para a habilitação de embarcações estarão abertas de 1º de agosto a 30 de setembro de 2025. Os interessados poderão se habilitar de duas formas:

   * Como beneficiário individual: pescador, armador ou arrendatário;

    * Por meio de entidades representativas: federações, colônias de pescadores, cooperativas de pesca, sindicatos ou associações de armadores ou pescadores.

Para mais detalhes, acesse os canais oficiais do MPA ou entre em contato pelos telefones (61) 3276-4227 e 3276-4237.

Programa de Subvenção ao Óleo Diesel

Criado pela Lei nº 9.445/1997 e regulamentado pelo Decreto nº 7.077/2010, o programa visa reduzir os custos da atividade pesqueira por meio da equalização do preço do óleo diesel nacional ao preço internacional. O objetivo é aumentar a competitividade do pescado brasileiro no mercado externo e ampliar a rentabilidade dos profissionais da pesca.

Leia mais:  Assembleia aprova congelamento da UPF no cálculo do Fethab em 2025

A subvenção é uma parceria entre o Governo Federal e os governos estaduais e é composta por dois benefícios principais:

•    Isenção de ICMS na compra do óleo diesel, concedida por estados que aderiram ao Protocolo ICMS nº 8/96 e ao Convênio ICMS nº 58/96;

•     Pagamento de auxílio financeiro equivalente à diferença entre os preços do diesel nacional e internacional, condicionado ao uso em cruzeiros de pesca e respeitado o limite anual definido em portaria federal.

Podem participar pescadores, armadores ou arrendatários de embarcações pesqueiras motorizadas registradas no Registro Geral da Pesca (RGP), bem como pessoas jurídicas brasileiras arrendatárias de barcos estrangeiros, conforme previsto na legislação.

Saiba mais sobre o Programa de Subvenção ao Óleo Diesel.

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Comentários Facebook
Continue lendo

AGRONEGÓCIOS

Abertura de mercado agrícola para o Brasil na África do Sul

Publicado

O governo brasileiro e o governo da África do Sul concluíram negociação fitossanitária para que o Brasil exporte sementes de canola para aquele país.

Com mais de 63 milhões de habitantes, a África do Sul importou cerca de USD 635 milhões em produtos agropecuários do Brasil em 2024, com destaque para carnes, açúcar, cereais e café.

Além de promover a diversificação dos parceiros comerciais do Brasil, esta abertura de mercado representa uma nova oportunidade de negócios para o setor privado brasileiro, uma vez que a África do Sul é um produtor relevante de oleaginosas no contexto regional.

Com o anúncio, o agronegócio brasileiro alcança 394 aberturas de mercado desde o início de 2023.

Tais resultados são fruto do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Informação à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Comentários Facebook
Leia mais:  Carne bovina tem melhor semestre da história, mas precisa driblar os EUA
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana