Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Prefeitura lança “Programa Escola na Comunidade” e abre unidades para população

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá lançou oficialmente, nesta quinta-feira (3), o Programa “Escola na Comunidade”, na EMEB Profª. Tereza Lobo, localizada no bairro Dom Aquino. A iniciativa transforma as escolas municipais em espaços abertos à população, oferecendo atividades de lazer, esporte e cultura, e promovendo maior integração entre o poder público e a comunidade. O evento de lançamento contou com a presença do prefeito Abilio Brunini, secretários municipais, vereadores e representantes da comunidade escolar.

Realizado em parceria entre as secretarias de Esporte e Lazer, Educação e Cultura, o programa permite que as estruturas escolares, incluindo as quadras esportivas, sejam utilizadas pela população em horários estendidos: às terças e quintas-feiras, das 18h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h.

A iniciativa começa com 20 escolas municipais, mas a meta é expandir para as 48 unidades com quadras cobertas mapeadas pela Secretaria Municipal de Educação até o final do ano. Segundo o prefeito Abilio Brunini, o plano é garantir que todas as escolas municipais tenham algum tipo de integração com a comunidade.

Brunini também destacou a importância da participação da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo ele, a pasta é fundamental para combater problemas como obesidade infantil e sedentarismo juvenil. Além disso, o prefeito anunciou a criação de um estudo para viabilizar o “Prêmio Educação”, uma forma de bonificar os servidores que se voluntariarem para colaborar com o programa.

“Vamos analisar o nosso orçamento, é claro, e estudar a melhor forma de aplicar esses recursos. O mais importante é que todas as escolas municipais tenham algum tipo de interação com a comunidade. Onde houver espaço, ofereceremos atividades físicas; onde não houver, traremos ações culturais, educativas ou de saúde. Quero reforçar o papel da escola não apenas como um espaço de educação infantil, mas também como um centro de interação social”, destacou o prefeito.

Leia mais:  Campanha Julho Amarelo realiza ações de saúde neste sábado em Cuiabá

Ele afirmou ainda, que o próximo passo será levar a escola para além de seus muros, ampliando as atividades complementares para centros comunitários e áreas de lazer da cidade, promovendo ainda mais interação com a população.

Gabriel Henrique Magalhães, diretor da EMEB Professora Tereza Lobo, afirmou que a abertura da escola era um desejo antigo da comunidade. Segundo ele, a iniciativa implementada pela administração municipal dá à comunidade respaldo e estrutura para receber as famílias com segurança. “A comunidade sempre me pediu que a escola fosse aberta para uso, com espaço para esportes como vôlei e futsal. Com esse projeto, tudo ficou mais fácil. Pais, crianças e toda a equipe da Tereza Lobo abraçam essa iniciativa. Vamos participar”, assegurou.

Integração entre secretarias

O secretário de Educação, Amauri Monge, enfatizou que o objetivo é ressignificar o papel das escolas públicas, fazendo com que os prédios deixem de ser exclusivos aos alunos e passem a ser patrimônio ativo da comunidade. “Estamos abrindo os prédios escolares para que a comunidade usufrua da quadra de esportes, participe de atividades culturais e crie laços. Isso é construção de cidadania”, destacou.

Já a secretária adjunta de Cultura, Vilmara da Silva Vidica, ressaltou que o projeto também vai fomentar a cultura regional: “Teremos aulas de música, violão, viola de coxo e dança de siriri. A ideia é resgatar nossas raízes e fortalecer o vínculo entre as famílias.”

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, explicou que a proposta surgiu da necessidade de oferecer espaços esportivos sem grandes investimentos. “Com poucos recursos, saindo de um decreto de calamidade financeira, mapeamos as quadras cobertas das escolas e vimos um potencial enorme. Ao invés de construir, vamos usar o que já existe.”

Leia mais:  Cuiabá adota visitas multidisciplinares nas UPAs para evitar superlotação

A secretária municipal de Saúde, Dra. Lucia Helena Barboza Sampaio, ressaltou que a pasta vai participar ativamente do programa, promovendo ações como aferição de pressão arterial, acompanhamento de peso e atividades educativas. “É uma forma de integrar a família com a saúde pública. A criança pode brincar enquanto os pais participam também, fortalecendo os laços familiares e cuidando da saúde.”

Marcaram presença a vereadora Baixinha Giraldelli e os vereadores Wilson Kero Kero, Dilemário Alencar e Cezinha Nascimento. A vereadora Michelly Alencar foi representada pela assessora Débora Inácio. Também participaram da cerimônia o secretário de Assuntos Estratégicos, Murilo Bianchini; a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa; o secretário adjunto especial de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges Ferreira; o secretário-adjunto de Esportes, Pablo Queiroz; e o secretário-adjunto de Relações Comunitárias, Amarildo Batista.

#PraCegoVer

A foto mostra o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, acompanhado de sua equipe de secretários e vereadores, durante o discurso de lançamento do Programa “Escola na Comunidade”, na EMEB Profª. Tereza Lobo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Campanha Julho Amarelo realiza ações de saúde neste sábado em Cuiabá

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá realiza uma grande mobilização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em alusão à campanha Julho Amarelo, dedicada à prevenção e combate das hepatites virais, neste sábado (19). As ações acontecem das 7h às 17h, com atendimentos gratuitos abertos à população em algumas unidades da capital.

Durante todo o dia, serão oferecidos serviços como vacinação, consultas médicas e de enfermagem (agendadas), atendimento odontológico e pediátrico, atualização do Cartão SUS, coleta de exame preventivo (CCO), testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), dispensação de medicamentos e palestras educativas sobre hepatites virais.

A secretária municipal de Saúde, Lucia Helena Barboza Sampaio, destaca a importância da iniciativa.“O Julho Amarelo é um momento de mobilização nacional e aqui em Cuiabá estamos engajados em levar informação e atendimento para a população. Muitas vezes as hepatites virais evoluem de forma silenciosa e só são descobertas em fases mais graves. Por isso, é fundamental fazer os testes, se informar e se vacinar. Convidamos toda a população para comparecer às unidades neste sábado e cuidar da sua saúde e da sua família”, afirmou a secretária.

A campanha Julho Amarelo ocorre em todo o país e está alinhada ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. O objetivo é reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado das hepatites A, B, C, D e E — infecções que atingem o fígado e, na maioria dos casos, apresentam evolução assintomática.

Os sintomas, quando aparecem, podem incluir cansaço, febre, dor abdominal, icterícia (pele e olhos amarelados), entre outros sinais. Muitas dessas infecções podem ser prevenidas por meio de vacinação, hábitos de higiene e práticas sexuais seguras.

Leia mais:  Prefeitura promove conscientização sobre a causa animal durante a 57ª Expoagro

Além disso, a SMS lembra à população que as unidades de saúde também estão aplicando a vacina contra a Influenza, atualmente disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade. Ou seja, a ida à unidade para participar da campanha Julho Amarelo também é uma excelente oportunidade para colocar a vacinação em dia.

Unidades participantes e atividades programadas – Campanha Julho Amarelo

USF CPA 3

USF Jardim Florianópolis / Jardim União

USF Jockey Club

USF Novo Milênio

USF Paiaguás

Consultório na Rua

USF Parque Atalaia

USF Novo Horizonte

USF Ribeirão do Lipa

USF Residencial Coxipó I e II

Atividades programadas nas unidades:

  • Palestras educativas sobre hepatites virais e ISTs nas salas de espera
  • Realização do Dia D, com ações integradas e atividades de orientação
  • Intensificação da realização de testes rápidos durante o mês de julho
  • Pit Stop nas proximidades das unidades, com distribuição de preservativos e participação de estagiários da UFMT

A SMS reforça que a prevenção é o melhor caminho para evitar doenças silenciosas e potencialmente graves como as hepatites virais. A participação da população é fundamental para o sucesso da campanha.

#PraCegoVer

A imagem mostra uma criança vestindo roupas coloridas ao lado de um adulto. Ambos seguram uma caderneta de vacinação, que aparece em destaque na imagem.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeitura faz plantão de atendimentos para o programa Casa Cuiabana

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá informa que haverá plantão neste sábado (19) e domingo (20) para as inscrições para o programa habitacional Casa Cuiabana. O registro pode ser realizado de forma on-line pelo site oficial: [http://casacuiabana.cuiaba.mt.gov.br] ou presencialmente na sede da Prefeitura de Cuiabá (Praça Alencastro, 158 – Centro). Até a noite desta sexta-feira (18), 57.809 pessoas se cadastraram.

No sábado (19), o atendimento será das 8h15 às 18h. Já no domingo (20), o atendimento será das 8h15 às 12h. O programa registrou recorde no primeiro dia, com mais de 40 mil famílias inscritas.

Requisitos e critérios

Podem se inscrever famílias com renda bruta de até R$ 2.850,00 mensais. Não serão aceitas inscrições de pessoas que já tenham sido beneficiadas por programas habitacionais do município ou que possuam imóvel residencial em seu nome.

Entre os critérios nacionais de priorização, estão:

  • Mulher como responsável familiar;

  • Pessoas negras;

  • Pessoas com deficiência;

  • Idosos;

  • Crianças ou adolescentes na composição familiar;

  • Portadores de doenças graves ou raras;

  • Mulheres vítimas de violência doméstica;

  • Indígenas ou quilombolas;

  • Moradores de áreas de risco;

  • Famílias que tiveram contratos habitacionais rescindidos de forma involuntária.

A documentação comprobatória e o NIS atualizado serão exigidos durante a análise cadastral.

Sorteio e segurança

O sorteio das unidades ocorrerá em etapas, ao longo dos próximos três anos, conforme a disponibilidade dos imóveis. Os resultados serão divulgados na Gazeta Municipal e no site da Prefeitura.

A gestão municipal também alerta a população sobre possíveis golpes e falsas promessas envolvendo o programa. Não há cobrança de taxas para participar, nem qualquer tipo de pré-cadastro por canais informais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Leia mais:  Prefeito retira proposta sobre férias de professores para discutir viabilidade orçamentária de dívida herdada de R$ 30 milhões

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana