Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá inicia construção de faixas elevadas na Av. Parque do Barbado

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), iniciou, na sexta-feira (04), as obras que contemplarão as faixas elevadas na Avenida Parque do Barbado, que divide os bairros Renascer e Pedregal. A iniciativa é uma determinação do prefeito Abilio Brunini, visando coibir a alta velocidade empregada pelos condutores de veículos na via.

Nos últimos dias, a situação foi alvo de reivindicações dos moradores, que presenciaram vários atropelamentos, incluindo dois com vítimas fatais. A previsão é de que a obra dure uma semana.

Na segunda-feira (30), o prefeito vistoriou o local em companhia da vice-prefeita e secretária da Semob, coronel Vânia Rosa, para tratarem das intervenções necessárias de forma imediata. Foi definida a implementação de quatro faixas de pedestres, faixa elevada e redutores de velocidade.

Na oportunidade, puderam verificar que os motoristas não estavam respeitando a faixa de pedestres, mesmo com a existência de placas orientativas.

“Assim como os moradores, nós também temos pressa, porque os riscos são diários. As comunidades estão interligadas, pois os serviços públicos, como centro comunitário, creches e posto de saúde que atende a todos, estão localizados de um lado da avenida, no bairro Pedregal. A prioridade é trazer segurança para o local, melhorar a mobilidade com segurança para o ciclista, pedestre e motorista que utiliza a via”, destacou o prefeito.

Independentemente das faixas, a cautela dos motoristas é considerada a melhor dinâmica para evitar sinistros e salvar vidas.

AGENTES DE TRÂNSITO

Agentes de trânsito da Semob estão atuando na Avenida Parque do Barbado, nos horários de travessia escolar, desde a terça-feira (01) e permanecerão até a finalização da obra. São horários de pico e, consequentemente, de maior fluxo na via.

Leia mais:  Prefeito remaneja orçamento e garante 1/3 de férias para professores

A decisão pela permanência dos agentes foi acordada diretamente com os moradores, na noite do último domingo de junho, durante o protesto no local, em horários específicos. Confira:

  • Das 6h30 às 7h30

  • Das 10h30 às 11h30

  • Das 12h às 13h30

  • Das 17h às 18h30

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Campanha Julho Amarelo realiza ações de saúde neste sábado em Cuiabá

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá realiza uma grande mobilização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em alusão à campanha Julho Amarelo, dedicada à prevenção e combate das hepatites virais, neste sábado (19). As ações acontecem das 7h às 17h, com atendimentos gratuitos abertos à população em algumas unidades da capital.

Durante todo o dia, serão oferecidos serviços como vacinação, consultas médicas e de enfermagem (agendadas), atendimento odontológico e pediátrico, atualização do Cartão SUS, coleta de exame preventivo (CCO), testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), dispensação de medicamentos e palestras educativas sobre hepatites virais.

A secretária municipal de Saúde, Lucia Helena Barboza Sampaio, destaca a importância da iniciativa.“O Julho Amarelo é um momento de mobilização nacional e aqui em Cuiabá estamos engajados em levar informação e atendimento para a população. Muitas vezes as hepatites virais evoluem de forma silenciosa e só são descobertas em fases mais graves. Por isso, é fundamental fazer os testes, se informar e se vacinar. Convidamos toda a população para comparecer às unidades neste sábado e cuidar da sua saúde e da sua família”, afirmou a secretária.

A campanha Julho Amarelo ocorre em todo o país e está alinhada ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. O objetivo é reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado das hepatites A, B, C, D e E — infecções que atingem o fígado e, na maioria dos casos, apresentam evolução assintomática.

Os sintomas, quando aparecem, podem incluir cansaço, febre, dor abdominal, icterícia (pele e olhos amarelados), entre outros sinais. Muitas dessas infecções podem ser prevenidas por meio de vacinação, hábitos de higiene e práticas sexuais seguras.

Leia mais:  Mais de 6 mil pessoas curtem Festival Chico Gil de Lambadão na Expoagro

Além disso, a SMS lembra à população que as unidades de saúde também estão aplicando a vacina contra a Influenza, atualmente disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade. Ou seja, a ida à unidade para participar da campanha Julho Amarelo também é uma excelente oportunidade para colocar a vacinação em dia.

Unidades participantes e atividades programadas – Campanha Julho Amarelo

USF CPA 3

USF Jardim Florianópolis / Jardim União

USF Jockey Club

USF Novo Milênio

USF Paiaguás

Consultório na Rua

USF Parque Atalaia

USF Novo Horizonte

USF Ribeirão do Lipa

USF Residencial Coxipó I e II

Atividades programadas nas unidades:

  • Palestras educativas sobre hepatites virais e ISTs nas salas de espera
  • Realização do Dia D, com ações integradas e atividades de orientação
  • Intensificação da realização de testes rápidos durante o mês de julho
  • Pit Stop nas proximidades das unidades, com distribuição de preservativos e participação de estagiários da UFMT

A SMS reforça que a prevenção é o melhor caminho para evitar doenças silenciosas e potencialmente graves como as hepatites virais. A participação da população é fundamental para o sucesso da campanha.

#PraCegoVer

A imagem mostra uma criança vestindo roupas coloridas ao lado de um adulto. Ambos seguram uma caderneta de vacinação, que aparece em destaque na imagem.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeitura faz plantão de atendimentos para o programa Casa Cuiabana

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá informa que haverá plantão neste sábado (19) e domingo (20) para as inscrições para o programa habitacional Casa Cuiabana. O registro pode ser realizado de forma on-line pelo site oficial: [http://casacuiabana.cuiaba.mt.gov.br] ou presencialmente na sede da Prefeitura de Cuiabá (Praça Alencastro, 158 – Centro). Até a noite desta sexta-feira (18), 57.809 pessoas se cadastraram.

No sábado (19), o atendimento será das 8h15 às 18h. Já no domingo (20), o atendimento será das 8h15 às 12h. O programa registrou recorde no primeiro dia, com mais de 40 mil famílias inscritas.

Requisitos e critérios

Podem se inscrever famílias com renda bruta de até R$ 2.850,00 mensais. Não serão aceitas inscrições de pessoas que já tenham sido beneficiadas por programas habitacionais do município ou que possuam imóvel residencial em seu nome.

Entre os critérios nacionais de priorização, estão:

  • Mulher como responsável familiar;

  • Pessoas negras;

  • Pessoas com deficiência;

  • Idosos;

  • Crianças ou adolescentes na composição familiar;

  • Portadores de doenças graves ou raras;

  • Mulheres vítimas de violência doméstica;

  • Indígenas ou quilombolas;

  • Moradores de áreas de risco;

  • Famílias que tiveram contratos habitacionais rescindidos de forma involuntária.

A documentação comprobatória e o NIS atualizado serão exigidos durante a análise cadastral.

Sorteio e segurança

O sorteio das unidades ocorrerá em etapas, ao longo dos próximos três anos, conforme a disponibilidade dos imóveis. Os resultados serão divulgados na Gazeta Municipal e no site da Prefeitura.

A gestão municipal também alerta a população sobre possíveis golpes e falsas promessas envolvendo o programa. Não há cobrança de taxas para participar, nem qualquer tipo de pré-cadastro por canais informais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Leia mais:  Festival Lambadão da Prefeitura de Cuiabá acontece nesta terça na 57ª Expoagro

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana