Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Nova diretoria da Bem-Estar Animal foca em acolhimento e transformação

Publicado

No dia 1º deste mês, Morgana Thereza Ens assumiu oficialmente a Diretoria de Bem-Estar Animal, trazendo com ela uma proposta sensível, acolhedora e transformadora para a causa animal em Cuiabá. Veterinária de formação pela UFMT, com especialização em anestesia, cirurgia e oncologia veterinária, além de experiência acadêmica e publicações científicas, Morgana alia conhecimento técnico à sensibilidade artística adquirida em sua trajetória nas artes.

Essa combinação de experiências contribui para que a profissional tenha um olhar inovador sobre a gestão pública da causa animal.

Entre as prioridades anunciadas para sua gestão, estão a automação dos atendimentos, a melhoria nos canais de denúncia e ouvidoria, e a reorganização da equipe de atendimento, garantindo mais agilidade, eficiência e sensibilidade nos serviços prestados. “Nosso foco é ouvir as pessoas e mostrar o que está sendo feito. O trabalho é grande, as castrações já foram iniciadas, os resgates e denúncias acontecem todos os dias, e queremos ampliar isso com dignidade e infraestrutura para os animais”, declarou Morgana.

Um dos passos fundamentais será a reestruturação da própria sede do Bem-Estar Animal, para atender a capital com mais qualidade. Outra ação estratégica será a ampliação de parcerias com clínicas particulares e instituições como a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que é parceira e já colabora com atendimentos clínicos e castrações. A terceirização de atendimentos com empresas especializadas também está nos planos, como uma forma de dar resposta mais rápida e eficaz à população, otimizando o uso do recurso público.

Morgana destacou a busca por soluções para lares temporários, uma necessidade urgente ainda sem parceria fixa, mas que já conta com o apoio da ONG Lunaar (Luta e União de Amigos para Animais em Risco), conhecida por sua longa experiência com acolhimento e mediação em casos complexos de resgate animal. “Vamos alinhar boas ideias e construir soluções juntos, em benefício de todos: protetores, ONGs e, principalmente, dos animais”, disse ela.

Leia mais:  Museu da Caixa D’Água recebe pinturas com paisagens do Japão, Canadá e Pantanal

O secretário municipal de Governo, Ananias Filho, reforçou o apoio institucional à nova diretoria e à proposta da nova diretora, destacando que será criado um protocolo oficial de acolhimento animal, com o envolvimento direto dos protetores. “Vamos mudar não apenas a gestão, mas a cultura do cuiabano em relação ao cuidado e respeito pelos nossos animais”, afirmou.

Segundo Morgana, o compromisso com a causa moverá as ações: “Não podemos olhar para a causa animal apenas de forma administrativa. Estamos lidando com vidas. O meu trabalho é técnico, mas também é guiado pela sensibilidade que eu trago da arte e da vivência com os animais. Essa mistura me ajuda a nunca esquecer que, por trás de cada protocolo, existe um ser vivo que precisa de acolhimento, respeito e dignidade”.

A expectativa é de que, sob sua liderança, a Diretoria de Bem-Estar Animal avance em políticas públicas mais integradas, sensíveis e eficazes, aproximando a gestão da população e fortalecendo os laços entre governo, sociedade civil e protetores.

PARCERIA

O secretário de Governo, Ananias Filho, ressaltou a contribuição e parceria da ONG Lunaar, com informações e a experiência que possui, para a construção do trabalho e serviço de atendimento, engajando todos os protetores no que diz respeito ao acolhimento e à saúde dos animais.

“É uma oportunidade de fornecer informações para tornar o processo de vocês mais claro, para a sociedade saber a quem recorrer e o que vocês, enquanto poder público, podem oferecer”, disse a presidente da Lunaar, Susielene Rodrigues Monteiro.

Susielene ressaltou que a ONG sempre apoiou a BEA, e não foi diferente desde que o prefeito Abilio Brunini assumiu o município. “Cientes das dificuldades de abrigamento e de espaço da BEA, a Lunaar, sempre que possível, recebeu animais. E no início deste ano acolhemos 15 felinos e 10 cães, a pedido das diretoras anteriores. Dentro da ONG, os espaços são separados, setorizados, têm isolamento para tudo, o que permite tratar os casos até que os animais se reabilitem e possam ser colocados em espaços comuns, onde estão os sadios”, explicou.

Leia mais:  Prefeito visita pontos de inscrição do Casa Cuiabana e esclarece dúvidas

A expectativa, diante da abertura que a Bem-Estar Animal está proporcionando, é de que crie formas de melhoria no serviço prestado e seja transparente com a sociedade. “A sociedade precisa ter a quem recorrer. A gente não quer ser ONG, a gente não quer receber essa demanda diária. Se a sociedade tiver a quem recorrer, do poder público, não há necessidade de as ONGs existirem. A nossa ideia é que o poder público funcione, e estou aqui para ajudar, dar sugestões, contribuir com a nossa prática e vivência com abrigamento de animais”, disse Susielene.

Ressalta-se que a Lunaar não recebe ajuda da prefeitura. Os animais citados foram recebidos como doação, portanto, estão sob a tutela da ONG e não do município. “Não tem nada em troca, estamos recebendo até o nosso limite, e quando pudermos vamos receber, e quando não der, vamos negar. E é assim que a gente ajuda a coisa a funcionar. Cada um fazendo a sua parte. Então, hoje a gente consegue ajudar dessa forma, e você, protetora, você, ONG, de que forma consegue ajudar a Diretoria de Bem-Estar Animal a desafogar ou realizar mais resgates?”, frisou a presidente da Lunaar.

#PraCegoVer

A imagem mostra o momento da reunião realizada na sala do secretário de Governo, Ananias Filho, com a diretora da Bem-Estar Animal e a presidente da ONG Lunaar.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Conferência das Cidades em Cuiabá destaca meio ambiente e saneamento

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá concluiu, nesta sexta-feira (18), o ciclo de debates da 7ª Conferência Municipal das Cidades. O evento foi realizado em conjunto pela Secretaria de Meio Ambiente e pela Secretaria Adjunta de Relações Institucionais, no auditório da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), para discutir políticas de desenvolvimento urbano. Em dois dias de evento, foram discutidas políticas públicas de regularização fundiária, saneamento básico, habitação, segurança pública e outros temas.

No último dia de evento, houve palestras com representantes do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT) e da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) a respeito do planejamento das políticas públicas, sustentabilidade ambiental, emergências climáticas e transformação digital.

Representantes da Secretaria Municipal de Planejamento, da Secretaria de Estado de Infraestrutura, do Corecon (Conselho Regional de Economia), da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) também participaram dos debates sobre o planejamento de políticas públicas nos setores urbanos.

Ao final, foi decidido que os temas mais relevantes serão encaminhados ao Fórum Estadual de Cidades, a ser realizado pelo Governo do Estado e, posteriormente, ao Fórum Nacional de Cidades, de responsabilidade do Governo Federal.

O secretário municipal de Meio Ambiente, José Afonso Portocarrero, considerou positivo o debate. “Foi uma oportunidade única, já nestes seis primeiros meses de mandato, termos um debate tão produtivo, com a participação de populares, da classe empresarial e política, discutindo políticas públicas para o futuro de Cuiabá. O monitoramento dos córregos, políticas sustentáveis e limpeza urbana são temas importantes e, com certeza, avançaremos em políticas públicas nos próximos anos”.

O secretário municipal de Planejamento, Nivaldo Carvalho, elogiou a participação da classe empresarial. “Tivemos uma participação muito boa a respeito das políticas públicas necessárias ao desenvolvimento de Cuiabá. A contribuição às políticas de saneamento básico foi muito satisfatória.”

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá convoca 37 candidatos aprovados em seletivo da Educação

O secretário adjunto de Relações Comunitárias, Amarildo Batista, conduziu a eleição dos delegados titulares e suplentes que irão participar do Fórum Estadual de Cidades. “O evento foi pautado em ouvir a sociedade para que a administração seja eficiente na execução dos serviços essenciais, como habitação, segurança pública, meio ambiente e regularização fundiária. A Conferência avançou muito, com debates amplos a respeito dos eixos temáticos, indicando ao poder público o que é necessário para que Cuiabá seja mais justa socialmente”.

O representante da Associação Comunitária de Habitação do Estado de Mato Grosso, Emídio de Souza, participou do evento. Em sua avaliação, foi revelada uma disposição da Prefeitura de Cuiabá em avançar com políticas de moradia popular. “Há uma demanda reprimida, e o mais importante é que o diálogo foi aberto para que possamos encontrar saídas para o financiamento da moradia popular”.

#PraCegoVer

A foto ilustra um auditório com populares, empresários e autoridades sentados em cadeiras almofadadas, prestando atenção a uma palestra.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Campanha Julho Amarelo realiza ações de saúde neste sábado em Cuiabá

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá realiza uma grande mobilização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em alusão à campanha Julho Amarelo, dedicada à prevenção e combate das hepatites virais, neste sábado (19). As ações acontecem das 7h às 17h, com atendimentos gratuitos abertos à população em algumas unidades da capital.

Durante todo o dia, serão oferecidos serviços como vacinação, consultas médicas e de enfermagem (agendadas), atendimento odontológico e pediátrico, atualização do Cartão SUS, coleta de exame preventivo (CCO), testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), dispensação de medicamentos e palestras educativas sobre hepatites virais.

A secretária municipal de Saúde, Lucia Helena Barboza Sampaio, destaca a importância da iniciativa.“O Julho Amarelo é um momento de mobilização nacional e aqui em Cuiabá estamos engajados em levar informação e atendimento para a população. Muitas vezes as hepatites virais evoluem de forma silenciosa e só são descobertas em fases mais graves. Por isso, é fundamental fazer os testes, se informar e se vacinar. Convidamos toda a população para comparecer às unidades neste sábado e cuidar da sua saúde e da sua família”, afirmou a secretária.

A campanha Julho Amarelo ocorre em todo o país e está alinhada ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. O objetivo é reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado das hepatites A, B, C, D e E — infecções que atingem o fígado e, na maioria dos casos, apresentam evolução assintomática.

Os sintomas, quando aparecem, podem incluir cansaço, febre, dor abdominal, icterícia (pele e olhos amarelados), entre outros sinais. Muitas dessas infecções podem ser prevenidas por meio de vacinação, hábitos de higiene e práticas sexuais seguras.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá inicia megaoperação de limpeza e atende 100 praças na capital

Além disso, a SMS lembra à população que as unidades de saúde também estão aplicando a vacina contra a Influenza, atualmente disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade. Ou seja, a ida à unidade para participar da campanha Julho Amarelo também é uma excelente oportunidade para colocar a vacinação em dia.

Unidades participantes e atividades programadas – Campanha Julho Amarelo

USF CPA 3

USF Jardim Florianópolis / Jardim União

USF Jockey Club

USF Novo Milênio

USF Paiaguás

Consultório na Rua

USF Parque Atalaia

USF Novo Horizonte

USF Ribeirão do Lipa

USF Residencial Coxipó I e II

Atividades programadas nas unidades:

  • Palestras educativas sobre hepatites virais e ISTs nas salas de espera
  • Realização do Dia D, com ações integradas e atividades de orientação
  • Intensificação da realização de testes rápidos durante o mês de julho
  • Pit Stop nas proximidades das unidades, com distribuição de preservativos e participação de estagiários da UFMT

A SMS reforça que a prevenção é o melhor caminho para evitar doenças silenciosas e potencialmente graves como as hepatites virais. A participação da população é fundamental para o sucesso da campanha.

#PraCegoVer

A imagem mostra uma criança vestindo roupas coloridas ao lado de um adulto. Ambos seguram uma caderneta de vacinação, que aparece em destaque na imagem.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana