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EDUCAÇÃO

MEC se reúne com GT da Educação do G20 na África do Sul

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Para discutir o tema “Desenvolvimento Profissional da Educação para um Mundo em Transformação”, o Ministério da Educação (MEC) participou, nesta semana, entre os dias 1º e 3 de julho, da 3ª Reunião Técnica do grupo de trabalho (GT) de Educação do G20. Ocorrido em Durban, na África do Sul, o encontro abordou o tema definido como a terceira e última prioridade do GT.  

No dia 1º de julho, a coordenadora de Assuntos Multilaterais da Assessoria Internacional (AI) do MEC, Michelle Muniz, participou do workshop “Educação para a Igualdade de Gênero e a Paz: avanços rumo a uma educação transformadora de gênero para todos”. O objetivo do debate foi garantir uma educação segura e igualitária para todas as crianças, em especial para meninas e grupos marginalizados, fundamental para alcançar o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico inclusivo. O seminário reuniu líderes mundiais, sociedade civil e jovens para promover a educação transformadora de gênero (ETG), como um caminho para a igualdade, a paz e a prosperidade. 

Em sua exposição, a coordenadora Michelle Muniz apresentou o Programam Mulheres Mil, que busca a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade a partir dos 16 anos, com a oferta de cursos de qualificação profissional. O intuito é permitir que elas tenham autonomia financeira e a superem violências vividas no dia a adia. Relançado em 2023 pelo MEC, o programa integra-se a outras políticas públicas do governo federal que têm como finalidade a promoção da igualdade de gênero em todas as esferas da vida: educação, trabalho, saúde, cultura, participação política e tomada de decisões. 

Muniz falou ainda sobre o Comitê Permanente de Ações Estratégicas e Políticas para Equidade de Gênero, com interseccionalidades da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e sobre as ações desenvolvidas pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), com o intuito de promover e fortalecer a igualdade de gênero, o combate à violência no ambiente escolar, o desenvolvimento sustentável e o empoderamento feminino. 

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Os países do GT Educação consideram que os sistemas educacionais precisam ser reformulados para eliminar vieses de gênero, combater a violência baseada em gênero relacionada à escola (SRGBV, na sigla em inglês) e garantir a participação plena de meninas e meninos em todos os aspectos da aprendizagem e da liderança.  

Os objetivos do workshop foram: alinhar uma nova e ambiciosa agenda para a Educação pela Igualdade de Gênero e pela Paz; co-criar, juntamente com governos, sociedade civil e outras partes interessadas, um caminho impactante, com indicadores concretos e definir os próximos passos; aproveitar o pensamento estratégico e a liderança nos níveis global, regional e nacional; e inspirar e capacitar os ministérios da educação a liderarem e impulsionarem a agenda de igualdade de gênero, por meio de seus orçamentos e planos educacionais. 

Programação – Na programação do dia 2 de julho, houve a reunião técnica sobre “Desenvolvimento Profissional da Educação para um Mundo em Transformação”, terceira prioridade do GT da Educação do G20. Discutiu-se a necessidade de um desenvolvimento profissional holístico e de alta qualidade, juntamente com a importância de enfrentar os desafios relacionados à oferta de professores e às demandas da força de trabalho, no contexto de um mundo em transformação. 

Com base no compromisso assumido pelo GT de Educação do G20, em 2024, de valorizar e fortalecer a capacidade dos profissionais da educação, quando o grupo estava sob a presidência brasileira, o encontro destacou a necessidade de garantir professores qualificados; posicionar o desenvolvimento profissional como um processo de aprendizagem ao longo da vida; e capacitar os docentes com competências do século XXI. O objetivo é assegura que estejam preparados para a necessidades educacionais em constante evolução.  

O debate do tema continuou nesta quinta-feira, 3 de julho. Na reunião, a diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, entidade vinculada ao MEC, Marcia Serra Ferreira, falou sobre as políticas educacionais implementadas pela Pasta e os desafios do desenvolvimento profissional de professores. Para o ministério, o desenvolvimento profissional de professores deve ser como um processo de vida, com alta-qualidade de preparação inicial, estendendo para mentorias e apoio colaborativo. 

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Entre as políticas educacionais do MEC apresentadas estão: o Programa Nacional para Promover Equidade na Formação de Professores (Parfor); o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid); e a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Foram destacadas ainda ações de valorização e fortalecimento da profissão docente, como o Pé-de-Meia Licenciaturas; o Programa Mais Professores para o Brasil e a Prova Nacional Docente.  

Já em relação ao desenvolvimento profissional, as representantes do MEC ressaltaram as seguintes ações: o Novo Plano de Ações Articuladas; o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores (PDPP); o Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB); o Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec); e a Oferta de Cursos no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec). 

A programação do terceiro dia conta ainda com a elaboração do rascunho da Declaração Ministerial, da qual participou a coordenadora de Assuntos Multilaterais da AI, Michelle Muniz. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da AI 

Fonte: Ministério da Educação

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EDUCAÇÃO

Formação capacitará 800 municípios do MEC Gestão Presente

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O Ministério da Educação (MEC) realizará uma capacitação técnica para 800 redes municipais de ensino que participarão da primeira etapa de implementação do MEC Gestão Presente, por meio do módulo Gestão Presente na Escola (GPE). O encontro inaugural será na próxima terça-feira, 22 de julho, às 10h, pelo canal do MEC no YouTube.  

O Gestão Presente na Escola é um sistema gratuito desenvolvido para a organização de processos administrativos nas escolas públicas brasileiras. Ele permite a digitalização de atividades rotineiras, como a gestão de matrículas, enturmação, calendário letivo, quadro de horários, cadastro e alocação de profissionais da educação e diário de classe, com notas e controle da frequência escolar. Além disso, por meio do Sistema Gestão Presente (SGP), o GPE promove a integração dos dados escolares com o MEC, facilitando o planejamento e o monitoramento das políticas públicas educacionais.     

De acordo com o cronograma, o encontro seguinte vai explorar o Sistema Gestão Presente, em 23 de julho; a gestão de dados das escolas, em 24 de julho; e a gestão de dados dos estudantes (cadastro, matrícula e rematrícula), em 25 de julho; finalizando a programação da primeira semana de formação. 

A programação será realizada em parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal do Alagoas (Nees/Ufal). 

MEC Gestão Presente – A plataforma integra instrumentos de governo digital na educação básica, com o objetivo de coletar e compartilhar dados escolares de forma padronizada, segura e eficiente. Atualmente, comporta dados de mais de oito milhões de estudantes do ensino médio e foi expandida para incluir o ensino fundamental, a educação infantil e os profissionais da educação. 

De acordo com a Portaria, o MEC Gestão Presente tem como princípios a modernização, o fortalecimento e a simplificação da gestão educacional; a colaboração entre os entes federativos; a segurança da informação e a proteção de dados pessoais; a transparência; a qualidade e a equidade da gestão educacional; e a tomada de decisão baseada em evidências.  

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Diretrizes – Entre as diretrizes, a norma aponta a troca de informações entre os sistemas de gestão educacional; o uso da tecnologia para otimização dos processos de trabalho; a assistência técnica da União aos entes federativos, a fim da equalização da gestão educacional; e a capacitação e a troca de conhecimento das redes de educação para a utilização de plataformas e serviços digitais.   

A portaria ainda estabelece que o MEC Gestão Presente busca a atuação integrada entre os órgãos e as entidades da política de educação, com o compartilhamento de dados, além do monitoramento contínuo e permanente de dados educacionais para aprimoramento da política de educação básica, inclusive por meio de coleta, análise e disseminação pela União.  

Outra novidade trazida no texto é a criação do Comitê Tripartite do MEC Gestão Presente, composto por representantes da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, com o objetivo de apoiar e coordenar a implementação e a gestão do MEC Gestão Presente. Algumas atribuições são: promover a integração e a colaboração entre os entes federativos nos temas pertinentes à plataforma; coordenar a implementação das diretrizes e ações; monitorar e avaliar continuamente as atividades e os resultados do MEC Gestão Presente; e propor melhorias e ajustes nas políticas e práticas, em busca da eficácia e eficiência do MEC Gestão Presente.   

Leia a íntegra do texto com todas as regras e as informações sobre o MEC Gestão Presente.  

Segundo ciclo O MEC informa que haverá um novo ciclo de seleção para a expansão da implementação do GPE previsto para o ano de 2026, permitindo que mais redes públicas municipais tenham acesso à ferramenta. A expectativa é que o processo siga os aprendizados do primeiro ciclo, com base em critérios técnicos e na escuta das redes educacionais.   

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)  

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Fonte: Ministério da Educação

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EDUCAÇÃO

MEC iniciará pagamento de R$ 6,3 mi para custeio do PET

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O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), iniciará o pagamento do custeio do Programa de Educação Tutorial (PET). Os recursos serão repassados via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o cartão-pesquisador de cada participante do programa. Serão R$ 6,3 milhões creditados, em cronograma que irá de 1º de agosto até 31 de dezembro. 

De acordo com o calendário definido pelo MEC, o período de homologação do custeio por parte do pró-reitor de cada instituição de ensino superior vai até este domingo, 20 de julho. Na sequência, será feito o envio ao FNDE, entre 21 e 31 de julho, para dar início aos pagamentos. 

O PET tem o objetivo de fomentar grupos de aprendizagem tutorial mediante a concessão de bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação e de bolsas de tutoria a professores tutores de grupos do PET. É organizado a partir das formações em nível de graduação, mediante a constituição de grupos de estudantes de graduação e sob a orientação de um professor tutor, para a realização de atividades que possibilitem uma formação acadêmica ampla aos estudantes e que envolvam ensino, pesquisa e extensão. 

Os professores tutores de grupos do PET recebem mensalmente uma bolsa de tutoria no valor de R$ 1.500, caso possuam título de mestre; ou de R$ 2.200, caso possuam título de doutor. Não é permitido acumular esse valor com qualquer outro tipo de bolsa. 

PET – O Programa de Educação Tutorial (PET), criado pela Lei nº 11.180/2005 e regulamentado pela Portaria nº 976/2010, fomenta grupos de aprendizagem tutorial. Isso é feito por meio da concessão de bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação e bolsas de tutoria a professores-tutores de grupos do PET. Além disso, o programa contribui para a formação de futuros professores e pesquisadores, visando à qualidade da formação universitária. É uma política que atua para a consolidação do tripé ensino, pesquisa e extensão nas instituições de ensino superior.  

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Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu e do FNDE

Fonte: Ministério da Educação

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