Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Limpurb atende mais de mil pontos de iluminação em cinco dias de operação

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realizou a manutenção de 1.080 pontos de iluminação pública na região Sul da capital em apenas cinco dias de operação. A força-tarefa teve início na última segunda-feira (30) e contemplou 22 bairros com serviços de reparo e substituição de luminárias.

A ação integra uma nova estratégia da Prefeitura para zerar as demandas registradas nos canais de atendimento da Limpurb, e será realizada de forma regionalizada, priorizando as áreas com maior volume de solicitações. A região Sul foi escolhida para a primeira etapa justamente por concentrar o maior número de pedidos acumulados.

De acordo com o planejamento, a operação ocorrerá mensalmente, sempre na primeira semana de cada mês, atendendo de forma rotativa todas as quatro regiões administrativas da cidade, além dos distritos e da área central.

O trabalho contou com a mobilização de oito equipes especializadas em luminotécnica, compostas por eletricistas qualificados. Os profissionais atuam equipados com todos os equipamentos de proteção individual (EPIs), como capacetes, luvas, cintos de segurança, botinas isoladas e uniformes antichama. Os serviços são executados tanto durante o dia quanto à noite, garantindo maior cobertura e agilidade no atendimento.

De acordo com o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, a medida representa um compromisso da atual gestão com a segurança e o bem-estar da população.

“Nosso objetivo é dar uma resposta rápida às demandas da população e garantir que todos os bairros de Cuiabá tenham uma iluminação pública eficiente. Com essa força-tarefa, conseguimos acelerar os atendimentos e melhorar a sensação de segurança nas comunidades atendidas”, destacou o gestor.

Confira a lista completa dos bairros atendidos nesta fase da operação:

Leia mais:  Projeto mantém recesso de 15 dias e corrige calculo que causaria gasto de 30 milhões

Altos do Coxipó; Altos do Humaitá; 21 de Abril; Aspraba Barreirinho; Asproverde; Boa Vista; Buritizal; Colina Verde; Coxipó Mir; Flor de Minas; Manduri; Leonor; Rio dos Couros; Chácara dos Pinheiros; Cohab São Gonçalo; Condomínio Coxiponês; Coophema; Coxipó da Ponte; Dante Martins de Oliveira; Getúlio Vargas; Getúlio Vargas II; Jardim Aquarius; Jardim Botânico; Jardim Buriti; Jardim Comodoro; Jardim das Oliveiras; Jardim das Palmeiras; Jardim dos Ipês; Jardim dos Pinheiros; Jardim Fortaleza; Jardim Gramado; Jardim Império do Sol; Jardim Industriário I; Jardim Industriário II; Jardim Liberdade; Jardim Mossoró; Jardim Nossa Senhora Aparecida; Jardim Novo Milênio; Jardim Paraíso; Jardim Passaredo; Jardim Paulicéia; Jardim Presidente I; Jardim Presidente II; Jardim Santa Terezinha; Jardim São Paulo; Jockey Club; Loteamento Boa Vista II; Mirante do Parque; Nova Esperança; Nova Vitória; Novo Parque; Osmar Cabral; Parque Atalaia; Parque Cuiabá; Parque Geórgia; Parque Humaitá; Parque Mariana; Parque Nova Esperança I; Parque Nova Esperança II; Parque Nova Esperança III; Parque Ohara; Parque Residencial Coxipó; Pascoal Ramos; Pedra 90 / Etapa; Pedra 90 II Etapa; Pedra 90 III Etapa – Voluntários da Pátria; Real Parque; Recanto do Sol; Residencial Águas Claras; Residencial Alice Novak; Residencial Altos do Cerrado; Residencial Altos do Parque I; Residencial Altos do Parque II; Residencial Altos do São Gonçalo; Residencial Aricá; Residencial Avelino Lima de Barros; Residencial Belita Costa Marques; Residencial Brasil 21; Residencial Coxipó; Residencial Esperança; Residencial Esplanada; Residencial Flor do Cerrado; Residencial Francisca Loureiro Borba; Residencial Itapajé; Residencial Lagoa Azul; Residencial Marechal Rondon; Residencial Nico Baracat; Residencial Nilce Paes Barreto; Residencial Pascoal Moreira Cabral; Residencial Salvador Costa Marques; Residencial Sampaio; Residencial Santa Terezinha; Residencial São José; Residencial Vitória; Santa Laura I; Santa Laura II; São Francisco; São Gonçalo Beira Rio; São Gonçalo III; São João Del Rey; São José; São José I; São Sebastião; Sempre Verde; Sonho Meu; Tijucal; Vila Canaã do Coxipó; Vila Mutum; Vila Nova do Coxipó; Vila Verde; Vista Alegre; Vistas da Chapada.

Leia mais:  Praça Tufik Affi recebe operação de limpeza da Prefeitura de Cuiabá

A população pode continuar solicitando reparos na iluminação pública pelo WhatsApp da Limpurb, no número (65) 9 9318-8761. Para agilizar o atendimento, é necessário enviar uma foto do ponto com defeito, endereço completo com ponto de referência e o nome do solicitante.

#PraCegoVer

A imagem mostra um trabalhador utilizando um cesto aéreo hidráulico para fazer a manutenção da iluminação pública.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Conferência das Cidades em Cuiabá destaca meio ambiente e saneamento

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá concluiu, nesta sexta-feira (18), o ciclo de debates da 7ª Conferência Municipal das Cidades. O evento foi realizado em conjunto pela Secretaria de Meio Ambiente e pela Secretaria Adjunta de Relações Institucionais, no auditório da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), para discutir políticas de desenvolvimento urbano. Em dois dias de evento, foram discutidas políticas públicas de regularização fundiária, saneamento básico, habitação, segurança pública e outros temas.

No último dia de evento, houve palestras com representantes do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT) e da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) a respeito do planejamento das políticas públicas, sustentabilidade ambiental, emergências climáticas e transformação digital.

Representantes da Secretaria Municipal de Planejamento, da Secretaria de Estado de Infraestrutura, do Corecon (Conselho Regional de Economia), da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) também participaram dos debates sobre o planejamento de políticas públicas nos setores urbanos.

Ao final, foi decidido que os temas mais relevantes serão encaminhados ao Fórum Estadual de Cidades, a ser realizado pelo Governo do Estado e, posteriormente, ao Fórum Nacional de Cidades, de responsabilidade do Governo Federal.

O secretário municipal de Meio Ambiente, José Afonso Portocarrero, considerou positivo o debate. “Foi uma oportunidade única, já nestes seis primeiros meses de mandato, termos um debate tão produtivo, com a participação de populares, da classe empresarial e política, discutindo políticas públicas para o futuro de Cuiabá. O monitoramento dos córregos, políticas sustentáveis e limpeza urbana são temas importantes e, com certeza, avançaremos em políticas públicas nos próximos anos”.

O secretário municipal de Planejamento, Nivaldo Carvalho, elogiou a participação da classe empresarial. “Tivemos uma participação muito boa a respeito das políticas públicas necessárias ao desenvolvimento de Cuiabá. A contribuição às políticas de saneamento básico foi muito satisfatória.”

Leia mais:  Sine Cuiabá tem vaga para soldador iniciante com salário de R$ 3,5 mil; confira outras 328 vagas

O secretário adjunto de Relações Comunitárias, Amarildo Batista, conduziu a eleição dos delegados titulares e suplentes que irão participar do Fórum Estadual de Cidades. “O evento foi pautado em ouvir a sociedade para que a administração seja eficiente na execução dos serviços essenciais, como habitação, segurança pública, meio ambiente e regularização fundiária. A Conferência avançou muito, com debates amplos a respeito dos eixos temáticos, indicando ao poder público o que é necessário para que Cuiabá seja mais justa socialmente”.

O representante da Associação Comunitária de Habitação do Estado de Mato Grosso, Emídio de Souza, participou do evento. Em sua avaliação, foi revelada uma disposição da Prefeitura de Cuiabá em avançar com políticas de moradia popular. “Há uma demanda reprimida, e o mais importante é que o diálogo foi aberto para que possamos encontrar saídas para o financiamento da moradia popular”.

#PraCegoVer

A foto ilustra um auditório com populares, empresários e autoridades sentados em cadeiras almofadadas, prestando atenção a uma palestra.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Campanha Julho Amarelo realiza ações de saúde neste sábado em Cuiabá

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá realiza uma grande mobilização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em alusão à campanha Julho Amarelo, dedicada à prevenção e combate das hepatites virais, neste sábado (19). As ações acontecem das 7h às 17h, com atendimentos gratuitos abertos à população em algumas unidades da capital.

Durante todo o dia, serão oferecidos serviços como vacinação, consultas médicas e de enfermagem (agendadas), atendimento odontológico e pediátrico, atualização do Cartão SUS, coleta de exame preventivo (CCO), testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), dispensação de medicamentos e palestras educativas sobre hepatites virais.

A secretária municipal de Saúde, Lucia Helena Barboza Sampaio, destaca a importância da iniciativa.“O Julho Amarelo é um momento de mobilização nacional e aqui em Cuiabá estamos engajados em levar informação e atendimento para a população. Muitas vezes as hepatites virais evoluem de forma silenciosa e só são descobertas em fases mais graves. Por isso, é fundamental fazer os testes, se informar e se vacinar. Convidamos toda a população para comparecer às unidades neste sábado e cuidar da sua saúde e da sua família”, afirmou a secretária.

A campanha Julho Amarelo ocorre em todo o país e está alinhada ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. O objetivo é reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado das hepatites A, B, C, D e E — infecções que atingem o fígado e, na maioria dos casos, apresentam evolução assintomática.

Os sintomas, quando aparecem, podem incluir cansaço, febre, dor abdominal, icterícia (pele e olhos amarelados), entre outros sinais. Muitas dessas infecções podem ser prevenidas por meio de vacinação, hábitos de higiene e práticas sexuais seguras.

Leia mais:  Mil técnicos em nutrição escolar participam de curso de qualificação em Cuiabá

Além disso, a SMS lembra à população que as unidades de saúde também estão aplicando a vacina contra a Influenza, atualmente disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade. Ou seja, a ida à unidade para participar da campanha Julho Amarelo também é uma excelente oportunidade para colocar a vacinação em dia.

Unidades participantes e atividades programadas – Campanha Julho Amarelo

USF CPA 3

USF Jardim Florianópolis / Jardim União

USF Jockey Club

USF Novo Milênio

USF Paiaguás

Consultório na Rua

USF Parque Atalaia

USF Novo Horizonte

USF Ribeirão do Lipa

USF Residencial Coxipó I e II

Atividades programadas nas unidades:

  • Palestras educativas sobre hepatites virais e ISTs nas salas de espera
  • Realização do Dia D, com ações integradas e atividades de orientação
  • Intensificação da realização de testes rápidos durante o mês de julho
  • Pit Stop nas proximidades das unidades, com distribuição de preservativos e participação de estagiários da UFMT

A SMS reforça que a prevenção é o melhor caminho para evitar doenças silenciosas e potencialmente graves como as hepatites virais. A participação da população é fundamental para o sucesso da campanha.

#PraCegoVer

A imagem mostra uma criança vestindo roupas coloridas ao lado de um adulto. Ambos seguram uma caderneta de vacinação, que aparece em destaque na imagem.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana