Pesquisar
Close this search box.

TURISMO

Com formato inédito, PRT em Ação aproxima gestores e técnicos durante a Expo Turismo Goiás

Publicado

O Ministério do Turismo (MTur) estreou com novidades sua participação na 5ª edição da Expo Turismo Goiás nesta quinta-feira (03/07), em Goiânia (GO). Dentro da programação do “PRT em Ação – Mapa do Turismo até Você”, a Pasta promoveu uma roda de conversa e entrevistas com lideranças do turismo goiano, gestores municipais, representantes de regiões turísticas e entidades parceiras, a fim de qualificar ainda mais o diálogo e fomentar a escuta ativa nos territórios.

A nova dinâmica marca um avanço no formato do PRT em Ação, que tem como foco principal a valorização do protagonismo local na construção das políticas públicas de regionalização do turismo. O espaço proporcionou a troca de experiências, relatos sobre a adoção de boas práticas e a aproximação direta com a equipe técnica do Ministério do Turismo.

“Esse momento de escuta ativa com os territórios é fundamental para que as ações do Ministério do Turismo estejam cada vez mais conectadas à realidade local. A regionalização é um caminho coletivo, e ouvir quem está na ponta é o primeiro passo para garantir políticas públicas mais eficientes e duradouras”, destacou Ana Carla Moura, coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur.

Em um workshop temático e participativo, os participantes puderam saber mais sobre a Lei Geral do Turismo, o Sistema Nacional de Turismo, o Plano Nacional de Turismo e o novo processo de cadastramento no Mapa do Turismo Brasileiro. Além disso, foram discutidas a integração de programas e benefícios federais e as estratégias de fortalecimento da governança municipal, regional e estadual, com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento regional.

A representante da Região Agroecológica de Goiás, Tassyane Oliveira, enalteceu a importância da ação. “É um momento muito importante receber o PRT em Goiás através do Ministério do Turismo. Pra nós que somos de IGRs (Instâncias de Governança Regionais), que estamos no momento inclusive de estruturação, de organização dos municípios no estado de Goiás, é um momento muito oportuno para conhecer as vantagens, as possibilidades que o Ministério vem trazendo e principalmente se aproximando dos municípios”, explicou Tassyane.

Leia mais:  Ministro Celso Sabino leva "Turismo em Ação" a Altamira (PA) e reforça valorização do etnoturismo indígena

A programação contou com a participação especial de Mariela Janice Franco, gestora técnica da IGR GRUTAS, representando a Federação dos Circuitos de Minas Gerais; e de presidentes das Instâncias de Governança Regionais do Estado de Goiás, que trouxeram contribuições práticas sobre a realidade das regiões turísticas locais.

O PRT em Ação segue até 04 de julho no estande do Ministério do Turismo na Expo Turismo Goiás, com atendimento técnico ao público durante todo o evento.

OFICINA PRÁTICA – No primeiro dia de atividades do PRT em Ação no estado de Goiás, uma oficina prática orientou sobre a elaboração de documentos, cuidados técnicos, o acesso a plataformas e a importância do cadastramento no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA).

A abordagem se direcionou especialmente a municípios e regiões turísticas que desejam atualizar ou ingressar no Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta essencial para acesso a políticas e investimentos do governo federal.

SALÃO DO TURISMO – Durante o encontro, gestores locais foram mobilizados para participarem da 9ª edição do Salão do Turismo, que este ano acontecerá em São Paulo (SP), de 21 a 23 de agosto. O evento, promovido pelo Ministério do Turismo e considerado a maior vitrine do setor no país, vai reunir representantes de todos os estados, valorizando experiências turísticas de todo o Brasil.

Por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
publicidade

TURISMO

Dia Nacional do Futebol: confira dicas de estádios que receberam a Copa do Mundo no Brasil e podem estar no seu roteiro

Publicado

De norte a sul do território nacional, a paixão pelo futebol é uma característica marcante do povo brasileiro. As histórias que envolvem o esporte mais popular e mais praticado no Brasil atraem visitantes interessados em conhecer tudo o que o país do futebol tem a oferecer.

E existe um lugar ideal nos roteiros de viagem motivados pela modalidade: os estádios! Para o Dia Nacional do Futebol, celebrado neste sábado (19/07), a Agência de Notícias do Ministério do Turismo selecionou algumas opções de passeios no Brasil. Confira!

Na região Centro-Oeste, o destaque é a Arena BRB Mané Garrincha, localizada no coração de Brasília (DF). Com capacidade para 72 mil pessoas, o estádio – palco de jogos da Copa do Mundo Fifa de Futebol de 2014 – oferece tour guiado.

Já em São Paulo (SP), o Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, apresenta a história do esporte no país aos turistas. A exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como a modalidade chegou por aqui e se tornou parte da história e da cultura brasileira.

No Rio de Janeiro (RJ), os amantes de futebol podem conhecer os bastidores do Estádio do Maracanã e, de quebra, chegar próximo ao gramado sagrado que recebeu as finais de duas Copas do Mundo e uma edição dos Jogos Olímpicos. O acervo histórico abriga itens relacionados a jogadores que marcaram seus nomes na trajetória do espaço, como Pelé, Garrincha e Zico.

No Nordeste do Brasil, é possível incluir no roteiro uma visita à Arena das Dunas, em Natal (RN), uma das sedes da Copa de 2014. Na região Sul, por sua vez, os estádios do Grêmio e do Internacional – Arena do Grêmio e Beira-Rio, respectivamente – proporcionam visitas, contemplando o acesso aos vestiários, a sala de imprensa e locais de treinamentos e jogos, além de museus dos dois tradicionais times gaúchos.

Leia mais:  Ministério do Turismo divulga resultado da seleção de consultor para elaboração de guias voltados a mulheres viajantes

Já no Norte do país, a Arena da Amazônia, em Manaus (AM), destaca-se como um dos atrativos da cidade. O estádio também recebeu partidas da Copa do Mundo de 2014.

Marco Guimarães

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

TURISMO

Câmara Temática de Regionalização debate nova metodologia de categorização de municípios do Mapa do Turismo Brasileiro

Publicado

Na última quinta-feira (17/07), em Brasília (DF), integrantes da Câmara Temática de Regionalização do Turismo do Conselho Nacional de Turismo (CNT) conheceram, durante reunião extraordinária, a nova metodologia de categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro.

O procedimento foi elaborado mediante parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), utilizando dados públicos municipalizados.

A versão final será apresentada no dia 23 de agosto, durante o II Seminário Nacional de Regionalização do Turismo, em São Paulo (SP), dentro da programação do “Salão do Turismo: Conheça o Brasil”.

“Estamos dando total conhecimento para a Câmara Temática de todo o processo de inovação da metodologia de categorização, alinhado à nova Lei Geral do Turismo e ao Plano Nacional de Turismo, com o objetivo de tornar mais transparente a categorização de cada município”, frisou Ana Carla Moura, coordenadora-geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur e da Câmara Temática de Regionalização do Turismo.

Marco Borges, diretor do Departamento de Ordenamento, Inteligência e Desenvolvimento do Turismo do MTur, defendeu a nova metodologia de classificação e destacou o papel do Mapa como um instrumento de direcionamento do desenvolvimento turístico. “Estamos buscando aprimorar a metodologia para ficar mais claro a categoria dos municípios do Mapa”, explicou.

O Mapa possibilita ao MTur identificar os atrativos dos municípios, e a categorização permite que cada localidade verifique o impacto econômico do turismo nas suas regiões. Já a consequente estruturação dos destinos possibilita que agências e operadoras de turismo ofereçam novos roteiros e experiências a visitantes, fortalecendo a atividade turística no país.

CÂMARA TEMÁTICA – A Câmara Temática de Regionalização do Turismo, no âmbito do Conselho Nacional de Turismo, tem o papel de identificar, discutir e encaminhar questões pertinentes ao processo de organização do setor no Brasil, com o compromisso de apoiar a implementação da atual Política Nacional de Turismo.

Leia mais:  Ministério do Turismo divulga resultado da seleção de consultor para elaboração de guias voltados a mulheres viajantes

Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana