Pesquisar
Close this search box.

Sorriso

Capital nacional do agro investe na internacionalização da marca Sorriso

Publicado

Movimento busca alavancar as potencialidades de crescimento e destacar a zona de desenvolvimento do agronegócio

Ampliar a visibilidade global. Esse é o propósito da cidade erguida em meio ao cerrado brasileiro. Jovem, Sorriso completou 39 anos de emancipação política-administrativa em maio de 2025 e, ainda antes de completar quatro décadas, projeta ampliar a visibilidade do Município que se constituiu em sinônimo de desenvolvimento e tecnologia. Inclusive, a marca que apresenta ao mercado global, em que estão presentes as principais commodities como a soja e o milho e inova ao salientar a importância da diversificação produtiva com a suinocultura e a tecnologia, tem como base a promoção do agronegócio vinculado ao desenvolvimento sustentável.

Mensalmente, a balança comercial de 2025 vem apontando a expansão do crescimento sorrisense. Nos cinco primeiros meses do ano, a Capital Nacional do Agro já movimentou US$ 938.019.126 em exportações, principalmente de commodities agrícolas, como a soja e o milho.

Mas, Sorriso vai muito além disso e agora busca mostrar mais. Em solo sorrisense há o crescimento das áreas produtivas de algodão e o impulso na suinocultura, bovinocultura, avicultura e na apicultura, gerando um crescimento sustentável. Também, em solo sorrisense estão instalados laboratórios de referência internacional em tecnologia agrícola. A cidade, que no fim da década de 70 contou com a instalação de um campo experimental de 3,2 hectares em que eram testadas as culturas de arroz, milho, soja, algodão e pastagens, hoje por si só é um campo a céu aberto em que os cultivares testados – e outros em testes – brotam e reforçam a vocação para o agro.

E para mostrar esses números e um pouco mais de Sorriso, o Município já iniciou o processo de globalização. Recentemente, a aposta para mostrar ao mundo a internacionalização da marca Sorriso passou pelo Global Agribusiness Festival (GAFFFF). No evento realizado no início de junho em São Paulo, o Município apresentou os dados atuais e as possibilidades de crescimento com as mais variadas áreas que compreendem investimentos. Com um público superior a 60 mil pessoas, o GAFFF reuniu participante de 29 países. “Foi para esse público que apresentamos um pouco do que é Sorriso, do que temos a oferecer ao mercado e como pensamos o Município para daqui 30 anos”, salienta o prefeito, Alei Fernandes. “Na Fit Pantanal também estivemos presentes e compartilhando experiências positivas com o nosso Estado”, diz.

Leia mais:  Sorriso realiza formatura de mais de 100 crianças da 22ª edição do Bombeiros do Futuro

Alei destaca a história de construção de Sorriso, pontuando dificuldades enfrentadas pelos primeiros moradores e os avanços conquistados ao longo das décadas tendo como impulsão a agricultura. Conforme os dados já levantados pela Administração Municipal, se a microrregião fosse um país, ocuparia a 5ª posição mundial na produção de soja com 1,8 milhão de toneladas produzidas em 520 mil hectares de área cultivada. A China, 4º maior produtor mundial, produz 19,6 milhões de toneladas em 6.640.882 hectares.

“Há muita tecnologia sendo empregada em Sorriso e queremos mostrar ao mundo que estamos prontos para ampliar nossa cartela de negócios quer seja exportando produtos já industrializados, ampliando o mercado atual das commodities agrícolas quer seja importando, já que a necessidade de insumos para a produção agrícola também vem em um crescente ”, frisa o gestor.

Alei salienta que para falar mais da zona de desenvolvimento que congrega ao somar esforços com os municípios circunvizinhos, Sorriso deve sediar em setembro um evento voltado a reunir os prefeitos de cidades do agro.

Concomitante ao lançamento da internacionalização da marca, o Município também deve iniciar a tradução de todo o material produzido para outras línguas. “É mais uma maneira de darmos visibilidade nos fazendo perceptíveis para o mercado financeiro exterior; nossa meta também é buscar cooperação internacional para ampliarmos os estudos e as ferramentas utilizadas hoje para que possamos produzir sempre respeitando o patamar da sustentabilidade”, adianta.

O prefeito faz questão de lembrar que tudo no Município foi planejado. Além, da instalação do campo experimental, o próprio traçado das rodovias que circundam o Município como o entroncamento da BR-163 com a MT-242 foi, no passado, pensado e buscado pelos pioneiros. “Assim nasceu o hub logístico em que estamos inseridos e que conta hoje com o Aeroporto Adolino Bedin”, frisa. Para o prefeito, os investimentos na duplicação da BR-163 fortalecem o hub. A defesa da inclusão de Sorriso no traçado da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) também é uma das bandeiras de Alei. “A inclusão de Sorriso nesse traçado é uma estratégia válida, necessária, temos condições de um ser um polo de escoamento capaz de fortalecer a logística do Brasil inteiro”, defende.

Leia mais:  Rodas de conversa com mulheres permitem a busca ativa de demandas da comunidade

A missão é promover, apresentar, deixar o registro de Sorriso. “Temos aqui uma terra cheia de beleza natural, realmente abençoada pela produtividade e feita de gentes, digo gentes porque hoje somos uma mistura de pessoas de todo o país, de braços abertos a receber e crescer com o mercado mundial e estamos prontos para apresentar essa marca ao mundo”, finaliza Alei.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sorriso

Sorriso lamenta partida de Ana Emília Sotero

Publicado

Professora e advogada, Ana Emília deixou legado de luta pelos direitos da mulher

A Prefeitura de Sorriso, em especial a equipe da Secretaria da Mulher e da Família (Semfa), se solidariza nesta sexta-feira (18 de julho) à família, aos amigos, colegas e demais pessoas que foram iluminadas pela valiosa presença neste mundo de Ana Emília Iponema Brasil Sotero, que faleceu na manhã desta sexta-feira (18 de julho).

Com um vasto currículo, a professora e advogada marcou, de maneira extremamente enriquecedora, o início das atividades da Semfa, quando participou da inauguração do Banco Vermelho do Parque Municipal Rota do Sol Adelino José João Valdameri, como assessora técnica multidisciplinar da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Família (Cemulher).

“A notícia da partida de Ana Emília muito nos entristece, mas neste momento, mais que lamentar, queremos honrar a memória desta mulher espetacular, que nos deixou um exemplo lindo de vida, de trabalho, superação e alegria, sempre com um sorriso radiante no rosto”, destaca a primeira-dama e titular da Semfa, Mara Fernandes.

Em seus 69 anos de vida, Ana Emília atuou como professora, advogada, palestrante na temática de Direitos Humanos das Mulheres; superintendente de Políticas para Mulheres em Mato Grosso; presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso; presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica de Mato Grosso/ABMCJMT; membro da Associação Internacional de Juízas/IAWJ) e da Associação Nacional de Magistradas. Ela também era doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais.

Confira também:

https://site.sorriso.mt.gov.br/noticia/no-lago-do-rota-sorriso-inaugura-segundo-banco-vermelho-67e1559817dd0

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Sorriso implanta Zona de Desenvolvimento do Agronegócio
Continue lendo

Sorriso

Prefeitura apresentará Plano Plurianual 2026-2029

Publicado

Evento é aberto à participação popular e será transmitido pelo YouTube

No dia 29 de julho (terça-feira), a Prefeitura promove audiência pública para apresentação do Plano Plurianual 2026-2029. O evento será realizado às 8h, no Auditório Farroupilha, do Centro de Eventos Ari José Riedi, e transmitido pelo canal da Prefeitura de Sorriso no YouTube.

O material apresentado reunirá o planejamento da Administração para os próximos quatro anos, consolidado com as propostas obtidas junto à população, durante as audiências realizadas no Município. Para facilitar o acesso da população, a Prefeitura também disponibilizou, novamente, a opção da participação online, pelo site da Prefeitura.

A proposta passará ainda pela avaliação do Legislativo Municipal. Previsto no artigo 165 da Constituição Federal, e devidamente regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1988, o PPA é a ferramenta que estabelece os trilhos que deverão ser percorridos pela locomotiva do Executivo, com suas diretrizes, objetivos e metas, servindo como a bússola tanto dos governos municipais, quanto estaduais e federal.

Confira também:

https://site.sorriso.mt.gov.br/noticia/comunidade-do-distrito-de-primavera-contribui-para-elaboracao-do-ppa-2026-2029-683f062f73daf

https://site.sorriso.mt.gov.br/noticia/prefeitura-ouve-populacao-em-audiencia-publica-na-escola-valter-leite-682750bd6b3ca

https://site.sorriso.mt.gov.br/noticia/distrito-de-primavera-recebe-audiencia-do-ppa-na-quinta-feira-22-682df13b05fbb

https://site.sorriso.mt.gov.br/noticia/sorriso-inicia-ppa-2026-2029-681a208492654

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Segurança no transporte escolar: frota de Sorriso passa por vistorias a partir de amanhã
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana