Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Bem-Estar Animal checa denúncia de maus-tratos em Cuiabá

Publicado

A Diretoria de Bem-Estar Animal (BEA) foi surpreendida ao checar uma denúncia de maus-tratos na manhã desta sexta-feira (04), na região do Coxipó da Ponte. A informação protocolada também chegou a ser divulgada na internet, envolvendo pessoas em situação de rua que estariam com uma cadela e filhotes na praça da região.

Com apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP) e da Secretaria Municipal de Segurança Pública, a equipe da BEA, liderada pela diretora Morgana Thereza Ens, verificou que o caso era bem diferente da denúncia, pois os animais estavam muito bem cuidados e saudáveis.

“Fomos checar se de fato havia a possibilidade de maus-tratos e, para nossa surpresa, encontramos um casal de pessoas em situação de rua com a fêmea e nove filhotes com poucos dias de vida. As equipes, em conjunto, averiguaram e constatamos que não está havendo maus-tratos. Pelo contrário, eles estão sendo muito bem cuidados, com o apoio inclusive de doações de vacina e ração”, frisou a diretora da Bem-Estar Animal, Morgana Thereza Ens.

Segundo Morgana, é função da Prefeitura, por meio da BEA, constatar, averiguar e declarar o apoio. “Visamos dar um suporte mais digno para que esses tutores continuem fazendo o trabalho deles. Também quero desmistificar essa denúncia, que acaba se espalhando muito rapidamente na internet, de que, nesse caso, os animais estão muito bem acolhidos por seus tutores”, disse.

Ana Selmy dos Santos Silva, médica veterinária que também integra a equipe da BEA, acompanhou a ação, contribuindo na observação dos animais quanto à necessidade de atendimento ou algum tipo de suporte. Ela considerou apenas ser prudente a castração do cão e da fêmea, e falou sobre a saúde dos filhotes. “Orientamos sobre os vermífugos e, se precisarem de ajuda, podem levar os filhotes para um evento de adoção. Mas o principal é que essa fêmea não procrie novamente. Mesmo se tivermos que levar esses animais e depois devolver, a gente organiza. Os tutores são eles. Apesar de estarem em situação de rua, isso não significa que não possam ter um animal”, explicou Ana Selmy.

Leia mais:  Com apoio do Judiciário e Legislativo, prefeitura intensifica cirurgias e reduz fila de espera no HMC

Os tutores em questão são Elson Nunes Araújo e Tatiane Gláucia da Silva. Eles têm o hábito de circular pela região da ponte do Coxipó, inclusive indo para debaixo da ponte de ferro (inativa) ao lado da ponte do Coxipó.

A Bem-Estar Animal reforça a importância do uso dos canais oficiais para denúncias, sendo WhatsApp (65) 99207-4318 ou 0800-647-7755, para garantir que os casos recebam a atenção e o encaminhamento corretos.

CARTÃO DE VACINA

Segundo Elson, seis dos nove filhotes já têm donos. “Mas eu ainda não posso entregar porque eles não abriram os olhos e ainda estão mamando. Então, tem que esperar”, declarou.

No caso da fêmea adulta e do cão, além de esbanjarem saúde, são tratados com ração que o casal consegue por meio de doações, e possuem cartão de vacinação e cuidados veterinários, também obtidos com apoio voluntário. Segundo Elson, a fêmea tem cerca de 10 anos e esta é a terceira vez que reproduz.

#PraCegoVer

A foto mostra a diretora da Bem-Estar Animal, Morgana Thereza Ens, com um dos fithotinhos nas mãos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Produtores de queijo recebem apoio técnico da Prefeitura de Cuiabá

Publicado

Dois produtores que atuam na cadeia produtiva do leite conquistaram, na sexta-feira (18), mais um passo na busca pela legalização de seus produtos, graças ao apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho (Smat). Ambos são da Comunidade Aricazinho, área rural de Cuiabá, e receberam as orientações técnicas para construção da queijaria.

Um deles quer construir a queijaria para ampliar a comercialização e melhorar a rotina dos serviços com mais praticidade. “Com essa assessoria da equipe da Secretaria de Agricultura e da Empaer, vai potencializar a nossa produção, que atualmente é feita artesanalmente. Vamos buscar recursos para incrementar ações o mais breve possível”, disse Jovane Curado de Oliveira, 38 anos. Ele é filho do seu Anízio Sales de Oliveira, 65 anos, proprietário da Fazenda Boa Vista, que sempre dedicou a vida trabalhando no local e atua tirando leite e fazendo queijos.

Jovane é o único dos filhos do produtor que se mantém na propriedade. E cresceu vendo o pai trabalhando muito, por isso, com as orientações técnicas, quer fazer as coisas melhorarem e da forma correta para expandir as vendas.

Ele ficou entusiasmado ao ter em mãos o mapa de fluxo da produção, com as etapas necessárias para o processo, inclusive com o setor de higienização, para garantir a qualidade do produto.

“A ideia é de um espaço pequeno, mas muito funcional, que só tem a agregar à qualidade dos queijos que produzem. E respeitando a legislação para poder vender”, explicou o secretário adjunto de Agricultura, Renildo França.

O outro produtor é Davino de Lima, proprietário da Chácara Relíquia. Para ele, as orientações técnicas entregues pela Smat e Empaer foram de adequações para o projeto da queijaria. Ele já iniciou a construção e recebeu as informações com expectativa. “Agora vamos fazer a coisa certa, fazer andar. Já era um sonho, agora vamos realizar esse sonho de forma organizada. Vai melhorar muito, porque o queijo é um produto que não dá para fazer em qualquer lugar. Com ambiente fechado e seguindo as orientações técnicas, melhora a produção e o comércio também, porque não esbarra na legislação, né”, disse.

Leia mais:  Cuiabá instala ressonância magnética de última geração no São Benedito

De acordo com o secretário municipal da Smat, Vicente Falcão, “essa iniciativa de orientar o pequeno produtor é uma demonstração de quebra de paradigmas, da inércia outrora do poder público em buscar soluções para o pequeno da agricultura familiar”.

Vicente também falou do envolvimento das equipes. “Todo o corpo técnico se voltou para isso, em parceria — Secretaria Municipal de Agricultura e Empaer (Empresa de Pesquisa e Extensão Rural do Estado) — para que possamos fortalecer o nosso pequeno produtor, e este possa alcançar os mercados consumidores dentro dos padrões sanitários exigíveis”, frisou.

Os produtores contarão com o apoio de consultoria da Secretaria de Agricultura a qualquer momento, sem custo, para a conclusão das iniciativas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Policiais mirins de Campos de Júlio visitam Aquário Municipal de Cuiabá

Publicado

Cerca de 40 alunos, com idades entre 12 e 16 anos, do Projeto PM Mirim de Campos de Júlio participaram de uma visita educativa ao Aquário Municipal Justino Malheiros, em Cuiabá.

Coordenada pelo sargento da Polícia Militar, Márcio Rodrigues, a visita contou com a presença de professores e mães voluntárias do projeto.

Recepcionados pelo secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, pela vereadora Baixinha Giraldelli e pela equipe técnica da Secretaria, os policiais mirins se encantaram com diversas espécies de peixes, como o pirarucu, tambaqui, pirarara, dourado, cachara, jaú, jundiá, entre outras.

“Esses jovens estão tendo uma experiência única. Muitos nunca haviam visitado a capital. Aqui, eles conhecem de perto um dourado, uma pirarara, um pirarucu, uma piraputanga. É uma oportunidade de ampliar horizontes e conhecer a riqueza do nosso estado”, disse o secretário.

Fernando destacou a importância do projeto para a juventude e exaltou o apoio da Polícia Militar, da Prefeitura de Campos de Júlio e de instituições como o Sicoob, por colaborarem com a iniciativa. “É uma alegria ver essa juventude engajada e no caminho do bem. Que levem para a vida os valores da disciplina, do respeito e do amor à sociedade que estão aprendendo no PM Mirim. Nosso Aquário e o Museu do Rio estão sempre de portas abertas para receber projetos como este.”

O sargento Márcio Rodrigues, coordenador e instrutor do projeto, agradeceu à Prefeitura de Cuiabá e à estrutura que acolheu os alunos. Segundo ele, a atividade, que promove conscientização ambiental, encerra um roteiro de visitação que envolve muito aprendizado. “Em nome do prefeito de Campos de Júlio, Irineu Marcos Parmeggiani, da Secretaria de Assistência Social e dos pais dos alunos, nosso muito obrigado. Muitos nunca tinham visto os biomas de Mato Grosso. Eles estão saindo daqui encantados.”

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá convoca 52 candidatos aprovados para a Educação Muncipal

A mãe voluntária Danielle do Rosário Silva, que acompanhou o filho de 13 anos, destacou a experiência: “Para muitas dessas crianças, é a primeira vez na capital. Ver o encantamento deles ao entrar no aquário, ao se deparar com tantas espécies de peixes, é gratificante. Eles vão levar esse momento como uma referência para a vida.”

A vereadora Baixinha Giraldelli também parabenizou o grupo e incentivou os jovens a sonharem alto. “Isso que vocês estão vivendo hoje, ninguém tira. Aproveitem cada oportunidade. Sonhem grande. Querem ser médicos, policiais, engenheiros? Lutem por isso. Não desistam, mesmo quando parecer difícil. Vocês já são vitoriosos por estarem aqui.”

A visita ao Aquário Municipal faz parte da proposta do Projeto PM Mirim de promover o desenvolvimento cidadão por meio da disciplina, do conhecimento e da convivência. Em Cuiabá, os estudantes também visitaram várias instituições da Polícia Militar e coirmãs, como o Bope, a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), a Rotam e a Companhia Independente de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio).

#PraCegoVer

A foto mostra a recepção do secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, aos policiais mirins do município de Campos de Júlio, durante visita ao Aquário Municipal Justino Malheiros.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana