Pesquisar
Close this search box.

Sorriso

Sorriso dá start ao Junho da Vacinação com plantões aos sábados

Publicado

Ação acontecerá das 13h às 17h; veja o dia e as unidades disponíveis

Com foco no aumento da cobertura vacinal que continua abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, o Município ampliará a partir do próximo sábado a Campanha Junho da Vacinação. As ações de vacinação contra a gripe, serão intensificadas estrategicamente em 13 unidades de saúde, incluindo o Distrito de Primavera, nos dias 14, 21 e 28 — no horário das 13h às 17h.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população às vacinas, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades para se vacinar durante os dias úteis. A ação contempla, ainda, o atendimento ao público em geral que esteja com o calendário vacinal em atraso, incluindo as vacinas de rotina.

Confira o cronograma do Junho da Vacinação aos sábados:

  • 14 de junho – Estarão em funcionamento os PSFs: São José, Novos Campos, Mário Raiter e Bela Vista.
  • 21 de junho – A vacinação ocorrerá nos PSFs: Centro Norte, Jardim Amazônia, Fraternidade e Nova Aliança.
  • 28 de junho – Serão atendidas as unidades dos PSFs: Rota do Sol, Morada do Bosque, São Domingos, Anezia Biazin (Pinheiros) e Distrito de Primavera.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro, a abertura das salas de vacina aos sábados é uma estratégia criada para alcançar mais pessoas que necessitam da imunização.

“A baixa adesão à vacina da gripe nos preocupa, especialmente entre os grupos que mais sofrem com as complicações da doença. Por isso, estendemos os horários para chegarmos aquelas pessoas que não conseguem tempo durante a semana.”, explica Taynná Vacaro, coordenadora da Vigilância em Saúde.

Leia mais:  Em respeito a Corpus Christi, Prefeitura não terá expediente nos dias 19 e 20 de junho

A Secretaria reforça que a imunização é segura, eficaz e continua sendo uma das principais formas de prevenção de doenças, especialmente diante das variações climáticas que favorecem o aumento de casos respiratórios.

“Com base no risco aumentado de complicações e mortalidade, reiteramos a importância da vacinação contra a influenza e outras doenças imunopreveníveis, especialmente os grupos mais vulneráveis. A gripe pode parecer simples, mas quando não prevenida, pode levar a problemas sérios”, afirmou o secretário de Saúde, Vanio Jordani.

Quais documentos precisa levar?

Documento com foto ou CPF e Cartão do SUS

Eu não tenho o cartão de vacinação, posso vacinar?

Sim! Caso a pessoa não tenha o cartão de vacinação, um novo será providenciado na hora.

Quais são os grupos prioritários?

 Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)

 Idosos com 60 anos ou mais

 Gestantes

 Puérperas (até 45 dias após o parto)

 Trabalhadores da saúde

 Professores do ensino básico e superior

 Povos indígenas

 Pessoas com comorbidades (como diabetes, asma, hipertensão grave, entre outras)

 Pessoas com deficiência permanente

 Caminhoneiros

 Trabalhadores do transporte coletivo urbano e de longo curso

 Trabalhadores portuários

 Forças de segurança e salvamento

 Forças Armadas

 População privada de liberdade

 Funcionários do sistema prisional

 Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sorriso

“Junho da Vacinação” começa com 235 doses aplicadas contra a gripe

Publicado

Município reforça imunização com plantões aos sábados

235 doses de vacina aplicadas. Esse foi o resultado do 1º plantão especial do Junho da Vacinação contra a Gripe, que começou neste sábado (14), nos PSFs São José, Novos Campos, Mario Raiter e Bela Vista. A ação, realizada das 13h às 17h, envolveu ainda, o público em geral que compareceu às unidades para atualizar a caderneta com vacinas de rotina.

A iniciativa idealizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), visa fortalecer a cobertura vacinal e contribuir para a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, especialmente, pela baixa adesão dos grupos prioritários como crianças, idosos, gestantes, professores, profissionais da saúde, pessoas com comorbidades, entre outros.

Além de ampliar o acesso da população às vacinas, a campanha alerta para riscos de complicações causadas pelo vírus influenza, por isso a imunização é uma das principais medidas de prevenção para reduzir internações e óbitos. A vacina é segura, eficaz e salva vidas, como ressalta o secretário municipal de Saúde, Vânio Jordani, que destacou a importância das mobilizações realizadas no Município para alcançar as metas preconizadas.

“A ideia do Junho da Vacinação é excelente e contribui na garantia de proteção da população durante períodos de maior circulação do vírus e menos risco de agravamento. A imunização aos sábados é mais uma forma de imunizar mais pessoas e risco de agravamento”, declarou”

Verônica Mendes, mãe do Lucas Gabriel Mendes, de 3 anos, fez questão de aproveitar o sábado para garantir a proteção do filho. “Eu não conseguia trazer meu filho nos dias úteis. E essa opção aos sábados foi fundamental para manter as vacinas dele em dia. A gripe pode trazer muitas complicações, então é um alívio saber que ele está protegido”, contou

Leia mais:  Prefeitura de Sorriso realiza ação de sensibilização contra o trabalho infantil

Para se vacinar, basta apresentar o Cartão SUS ou CPF, além da carteira de vacinação. Caso não tenha, uma nova será feita na hora.

“Reforçamos que a campanha segue acontecendo no Município. No próximo sábado, dia 21, teremos mais uma ação de vacinação, desta vez, nos PSFS Centro Norte, Jardim Amazônia, Fraternidade e Nova Aliança”, lembrou a coordenadora da Central de Imunização, Kátia Dal Prá.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Ação de vacinação mobiliza comunidade escolar no CEMEIS Jardim Amazônia

Publicado

Nesta sexta-feira (13), a Escola Municipal Jardim Amazônia promoveu uma ação especial de vacinação contra a gripe, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa, que contou com a presença especial da personagem Skye da Patrulha Canina, contemplou alunos, professores e familiares, que também aproveitaram para atualizar a caderneta com vacinas de rotina. Ao todo, foram aplicadas 157 doses de imunizantes.

Além de facilitar o acesso às vacinas no ambiente escolar, a mobilização visa reforçar a campanha que está com baixa adesão dos grupos prioritários. Profissionais da saúde estiveram presentes para orientar a comunidade, esclarecer dúvidas e oferecer todo o suporte necessário durante a ação.

A coordenadora da Central de Imunização, Kátia Dal Prá, ressaltou a importância de aproximar os serviços de saúde da população. “Levar a vacinação para dentro da escola é uma forma de aproximar a saúde da população, garantindo mais cobertura e segurança para todos. Quando facilitamos o acesso, aumentamos as chances de alcançar as metas e proteger quem mais precisa.”

A mobilização faz parte das estratégias de fortalecimento e descentralização da imunização no Município, aproximando da comunidade, os serviços de saúde e proteção das famílias contra doenças imunopreveníveis.

Lembrando:

A Campanha Junho da Vacinação inicia neste sábado (14), nos bairros São José, Novos Campos, Mario Raiter e Bela Vista, das 13h às 17h.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Sorriso firma parceria com Desenvolve MT para fortalecer empreendedorismo local
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana