Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Seaf e Empaer promovem Dia de Campo sobre cadeias de valor da agricultura familiar em MT

Publicado

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realizam, nesta quarta-feira (11.6), às 7h30, o Dia de Campo – Cadeias de Valor da Agricultura Familiar de Mato Grosso. O evento será no Centro Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnologias (CRPTT) da Empaer em Tangará da Serra.

O Dia de Campo contará com cinco Estações de Difusão do Conhecimento, onde serão apresentadas tecnologias, pesquisas e práticas inovadoras aplicadas a culturas estratégicas da agricultura familiar: produção de mudas e polinização do café, com técnicas que impulsionam produtividade e qualidade dos grãos; cultivo do cacau e suas particularidades, que tratará do potencial do cacau em MT e práticas adequadas para seu manejo; cultura da mandioca, que abordará a importância socioeconômica e inovação no campo; validação de tecnologias para o cultivo da banana tipo terra, com pesquisas aplicadas que otimizam o cultivo; e produção de mudas de banana BRS Terra Anã por cultura de tecidos, técnica que garante sanidade e expansão da produção.

Com apoio da Prefeitura de Tangará da Serra, Universidade de Mato Grosso (Unemat), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Tangará da Serra (Seapa) e demais parceiros, o evento reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável, a valorização do agricultor familiar e a disseminação de tecnologias adaptadas à realidade regional.

As inscrições estão disponíveis neste link: clique aqui.

Programação:

  • 7h30 às 8h30 – Recepção dos participantes, credenciamento e Coffee Break;
  • 8h30 às 9h – Abertura e boas vindas e orientações sobre o evento;
  • 9h10 às 9h50 – Produção de mudas de café seminal e clonal – com Jocir Kasecker Junior e Welington Procópio (Empaer); Projeto polinização do café – com João Bosco (Empaer);
  • 10h às 10h40 – Cultivo do Cacau e suas particularidades – com Antonimar Marinho (Empaer) e Cacildo Viana (Ceplac);
  • 10h40 às 11h20 – A cultura da mandioca – com Dolorice Moreti (Empaer);
  • 11h20 às 12h – Produção de mudas de Banana BRS Terra Anã através da cultura de tecidos – com Maurecilne Lemes da Silva Carvalho – Unemat – MT/ Fapemat; Doses de nitrogênio e Potássio na Banana BRS Terra Anã – com Humberto Marcilio (Empaer) e Elder Cassimiro;
  • 12h às 12h20 – Encerramento
Leia mais:  Cáceres será palco da 1ª edição da COP Pantanal na próxima segunda-feira (10)

Serviço:

Local: CRPTT da Empaer – Tangará da Serra

Data: 11.06 (quarta-feira)

Horário: 7h30

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Unidade prisional de Paranatinga cria cursinho preparatório para Enem 2025

Publicado

A direção da Cadeia Pública de Paranatinga, em parceria com a pedagoga que atende a unidade prisional, desenvolveu um curso preparatório para os reeducandos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio 2025 para as pessoas privadas de liberdade.

Iniciado em setembro deste ano, o curso preparatório “Enem para Pessoas Privadas de Liberdade”, oferece oportunidade de conhecimento e aprofundamento de conteúdos que são exigidos no Enem aos custodiados.

As aulas são realizadas todas as sextas-feiras, na sala de aula da unidade prisional, com orientações sobre redação e conteúdos relacionados às áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

De acordo com o diretor da unidade prisional, Aldenor Pereira, o projeto é fundamental para fomentar a ressocialização dos reeducandos.

“O cursinho preparatório para o Enem em Paranatinga tem sido uma experiência muito positiva. É perceptível o interesse cada vez maior dos reeducandos, muitos estão realmente se dedicando, vendo nos estudos uma chance de recomeçar e buscar novos caminhos depois que saírem da unidade. Além de preparar para o exame, o projeto ajuda a resgatar a autoestima e a confiança dos custodiados, é gratificante ver como a educação pode transformar a forma como eles enxergam o futuro. Essa iniciativa, com o apoio da pedagoga da unidade, tem feito uma grande diferença no dia a dia e no clima dentro da cadeia”, ressaltou o diretor.

O Enem para reeducandos é uma das ferramentas de ressocialização para os custodiados que desejam mudar de vida por meio do conhecimento e educação.

Neste ano, a Secretaria de Estado de Justiça inscreveu para o Enem 4.160 mil interessados, um crescimento de 42,8% em relação ao ano passado, quando o número para o exame foi de 2,9 mil.

Leia mais:  MPMT notifica Sema e Prefeitura sobre condomínios e chácaras em área rural

Outra unidade prisional que também conta com um cursinho preparatório é a Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Rondonópolis.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil prende suspeito de homicídio de cozinheira ocorrido em balsa de garimpo

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu, na manhã desse sábado (09.11), um homem, de 18 anos, suspeito de envolvimento no homicídio da cozinheira Inglidy Suhian da Silva Fernandes, de 31 anos, ocorrido no dia 25 de outubro, no Garimpo São Benedito, em Jacareacanga (PA).

O crime aconteceu em uma balsa localizada no Rio São Benedito, onde a vítima trabalhava como cozinheira. Três indivíduos chegaram ao local de barco, procuraram pelo celular da vítima e, em seguida, efetuaram aproximadamente 20 disparos de arma de fogo contra Inglidy, que faleceu no local. Os criminosos evadiram-se levando dois aparelhos celulares da vítima.

As investigações do caso foram realizadas pela Delegacia de Paranaíta, pois, devido à cidade ser região limítrofe, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que, mesmo sendo no Pará, o Sul de Jacareacanga fica a cargo da Delegacia de Paranaíta, da Polícia Civil de Mato Grosso.

Após intensas investigações, um jovem de 18 anos foi identificado como um dos suspeitos de participação do crime e a equipe o localizou em Sinop. Diante disso, a Delegacia de Roubos e Furtos (Derf) e a Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco) de Sinop foram acionadas e realizaram a prisão do suspeito, nesse sábado (08.11), em Sinop.

“A Polícia Civil reforça seu compromisso de combater as facções criminosas. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e elucidar todos os detalhes a respeito do crime”, afirmou o delegado de Paranaíta, Matheus Oliveira.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  MPMT notifica Sema e Prefeitura sobre condomínios e chácaras em área rural
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana