TECNOLOGIA
Brasil sedia o GT de Ciência, Recnologia e Empreendedorismo do BRICS
Publicado
10 de junho de 2025
Nos dias 10 e 11 de junho, a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (SETEC/MCTI), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), recebe o Grupo de Trabalho da Parceria em CTI e Empreendedorismo, incluindo iBRICS e BRICS Tech Transfer.
O objetivo deste encontro é aprovar um Plano de Ação para Cooperação em Inovação do BRICS 2025–2030, que poderá incluir uma chamada específica para propostas de projetos inovadores conjuntos, com financiamento direcionado a organizações inovadoras.
O Plano de Ação dará continuidade à implementação de iniciativas criadas em planos anteriores.
Os principais elementos do novo plano de ação são:
– Compartilhamento de boas práticas e políticas de fomento à inovação implementadas nos países BRICS;
– Fortalecimento da rede entre os ecossistemas de inovação
– Criação de uma plataforma digital baseada em TIC para intercâmbio de conhecimento e tecnologia;
– Mapeamento de boas práticas em alianças entre corporações, empresas de pequeno porte, incluindo startups, e na criação de marcos regulatórios favoráveis nos níveis nacionais;
– Criação de bancos de dados de inovação e tecnologia;
– Organização de Cúpulas e Exposições Tecnológicas;
– Realização de consultas conjuntas dos países BRICS para desenvolvimento colaborativo de políticas que promovam alianças estratégicas entre empresas, startups e pequenas e médias empresas.
Serviço:
Reunião do GT de Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo do BRICS
Os porta-vozes estarão disponíveis para conversar com os jornalistas, no dia 10, terça-feira, às 15h
Data: 10 de junho
Horário: 15h
Local: FINEP (RJ) – Praia do Flamengo, 200, Pilotis
Contato: (21) 99221-7321 – Márcia Telles


TECNOLOGIA
Governo Federal testa novo sistema da Defesa Civil em 36 cidades do Nordeste
Publicado
14 de junho de 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, participaram, neste sábado, 14 de junho, da ativação do sistema Defesa Civil Alerta (DCA) para os estados do Nordeste, direto do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília (DF).Por volta das 14 horas, foi enviada uma mensagem emergencial a telefones celulares de moradores de 36 municípios nordestinos.
A ação marcou uma nova etapa da estratégia do Governo Federal para fortalecer a prevenção de desastres e salvar vidas. No mesmo horário, técnicos da Defesa Civil Nacional estiveram nas nove capitais da região para acompanhar a demonstração do sistema.
“Foi uma tarefa muito grande chegar até aqui. Perdemos muitas vidas. Eu acho que agora a gente pode, com isso aqui, evitar os desastres. Quanto mais vidas a gente salvar, mais importante”, destacou o presidente sobre o Defesa Civil Alerta.
Lula também reforçou a importância dos investimentos na qualificação profissional para o enfrentamento de desastres. “É muito importante a gente formar uma Defesa Civil profissional nesse país, em todas as cidades, e todo prefeito adquirir a consciência que, mais dia ou menos dia, ele vai precisar da Defesa Civil. Então é preciso ter um quadro de pessoas preparadas no município para eventuais problemas”, afirmou.
“Muita gente acha que o Brasil é despreparado, que o Brasil não sabe fazer as coisas. E eu acho que a gente criando um centro que coloca o Brasil com a política pública de defesa da vida, tão importante quanto qualquer outro país, ou mais importante que qualquer outro país, nos coloca na vanguarda de tentarmos ajudar outros países a fazer o mesmo que nós estamos fazendo”, ressaltou o presidente.
Cemaden vai ampliar o número de cidades monitoradas
A ministra Luciana Santos reforçou o trabalho realizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa vinculadas ao MCTI. “O Cemaden faz o cruzamento de dados e repassa as informações para o Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), que é uma espécie de centro de ação e controle. É importante lembrar que o Cemaden também desenvolve ações de educação ambiental junto aos municípios”, afirmou.
“A elaboração dos planos de redução de risco é fundamental para que os municípios tenham estrutura em suas defesas civis. Assim, quando os alertas forem emitidos, já haverá um controle de ações preparado na ponta”, completou a ministra.
Luciana Santos ainda informou que haverá ampliação no número de cidades monitoradas pelo Cemaden. “Antes eram 1.100 municípios; agora são 1.133. E, por determinação do presidente Lula, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a meta é chegar a 1.942 municípios monitorados”, concluiu.
Operação
A demonstração do envio dos alertas é coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e ocorreu em 36 cidades de todos os estados do Nordeste, com intervalo de um minuto entre cada alerta. A iniciativa prepara a população para o início da operação oficial do sistema na região, que está prevista para 18 de junho.
“O alerta extremo vai com uma sonoridade de sirene. E o severo vai com uma sonoridade mais leve. Em ambos os casos, o telefone pode estar no silencioso que vai entrar a mensagem com sonoridade. É sempre bom lembrar que não precisa ter cadastro prévio. Quem estiver na região de risco, morador ou visitante, vai receber a mensagem”, explicou o ministro Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional).
Mensagem
A mensagem que apareceu durante o teste foi: “ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado. Para mais informações, consulte o site do Defesa Civil Alerta”.
Durante a simulação, os técnicos da Defesa Civil Nacional estiveram em campo, junto às Defesas Civis estaduais, monitorando o recebimento das mensagens e apoiando o uso da nova tecnologia. Após a capacitação, o envio dos alertas é de responsabilidade direta dos órgãos locais.
O sistema faz parte de um esforço de nacionalização que já alcançou as regiões Sul e Sudeste — em operação desde dezembro de 2024 — e será levado às regiões Norte e Centro-Oeste nos próximos meses. Até o fim de 2025, a expectativa é que o Defesa Civil Alerta esteja disponível em todo o país.
Confira os municípios que participaram da simulação neste sábado (14):
Alagoas: Maceió, Marechal Deodoro, Pilar e São Luís do Quitunde
Bahia: Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista e Santa Cruz Cabrália
Ceará: Fortaleza, Aquiraz, Caucaia e Uruburetama
Maranhão: São Luís, Paço Lumiar, Trizidela do Vale e Imperatriz
Paraíba: João Pessoa, Alagoa Nova, Itatuba e Coremas
Pernambuco: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Ipojuca
Piauí: Teresina, Uruçuí, Picos e Esperantina
Rio Grande do Norte: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz
Sergipe: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Estância e Lagarto.
Com informações do Palácio do Planalto
TECNOLOGIA
MCTI e CBPF inauguram Laboratórios de Quântica e IA e lançam pedra fundamental no Parque Tecnológico da UFRJ
Publicado
13 de junho de 2025
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) inauguraram nesta sexta-feira (13), no Rio de Janeiro, dois laboratórios, de Tecnologias Quânticas e Inteligência Artificial para Física, na sede do CBPF, localizada no bairro da Urca, e também lançaram a pedra fundamental do novo edifício da instituição no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Cidade Universitária.
A ministra Luciana Santos destacou que as novas estruturas representam um marco para a ciência nacional e dão um passo estratégico no fortalecimento do Rio de Janeiro como capital da pesquisa de excelência e inovação em física. As novas instalações e a futura expansão posicionam o CBPF, unidade de pesquisa vinculada ao MCTI, como um hub de Física voltado ao desenvolvimento científico, tecnológico e inovador.
“Este momento simboliza mais do que a abertura de novas instalações. Representa um salto estratégico para o nosso país. Estamos plantando as sementes de um futuro onde a ciência de ponta será a alavanca para resolver desafios complexos da sociedade, desde a segurança cibernética até a exploração sustentável de recursos naturais”, pontuou.
A ministra também ressaltou a relevância do momento para a ciência brasileira: “Considero que este é um dia histórico. Mais uma vez, avançamos em uma política pública que tem se mostrado efetiva nos objetivos a que se propõe: aproximar cada vez mais a produção científica da inovação, para que ela se realize plenamente. Para que a inteligência brasileira se traduza em produtos e serviços para a nossa população. Vejo aqui a materialização de um projeto estratégico para o Brasil, que é justamente essa ponte entre a ciência e a sociedade”, afirmou.
A iniciativa acontece em um momento simbólico para o mundo: o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica, definido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO).
Investimento
Os dois laboratórios receberam cerca de R$ 46 milhões em recursos do MCTI, por meio da Finep, além de outros investimentos oriundos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No total, de 2023 até agora, a pasta apoia, via Finep, cinco projetos com o CBPF, que somam em torno de R$ 60,5 milhões.
“Costumo dizer que as unidades de pesquisa e as organizações sociais vinculadas ao MCTI são verdadeiras joias, que nós precisamos valorizar. Por isso, desde que assumimos, procuramos ampliar as liberações de recursos do FNDCT para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação coordenados por elas”, enfatizou a ministra.
Luciana Santos comparou os desembolsos para as vinculadas nos anos recentes. “No período de 2019 a 2022, os desembolsos médios anuais para as unidades de pesquisa limitaram-se a R$ 90,3 milhões. Ao passo que, nos anos de 2023 e 2024, esses desembolsos anuais médios ultrapassaram R$ 768 milhões, o que representa uma evolução de quase 750%. Não é pouca coisa”, disse.
As novas instalações atuarão como propulsores nacionais para a pesquisa e inovação em Física. O Laboratório de Tecnologias Quânticas (QuantumTec) se destina à fabricação de dispositivos supercondutores – conhecidos como chips quânticos – SQUIDs (dispositivos de interferência quântica supercondutores, em tradução livre), amplificadores paramétricos, detectores de fótons, entre outros; e à comunicação quântica. Promove a integração entre nanotecnologia, IA, criptografia quântica e afins.
As linhas de pesquisa possuem recursos do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Informação Quântica (INCT-IQ), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Petrobras.
O Laboratório de Inteligência Artificial para Física (Lab-IA) dedica-se à pesquisa e desenvolvimento de algoritmos para IA que respondam problemas em astrofísica, cosmologia, geofísica e petrofísica. O Lab-IA possui colaborações nacionais e internacionais, como o S-PLUS, o SOAR, entre outros; além de estar presente em parcerias para inovação com projetos com a indústria de óleo e gás.
A instalação conta com apoio do FNDCT, Finep, Faperj, Petrobras e CNPq. O Lab-IA está inserido no contexto do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), que busca posicionar o país como referência mundial em inovação e eficiência no uso da inteligência artificial, especialmente no setor público.
Elias Ramos, presidente interino da Finep, destacou a importância estratégica do CBPF para o Brasil, especialmente nas áreas de tecnologias quânticas e inteligência artificial. “É muito bom testemunhar a expertise e a contribuição que o CBPF oferece ao país, particularmente na área de tecnologias quânticas, em que desenvolve projetos em rede com a participação de outras instituições de pesquisa do Rio de Janeiro. Essa mesma competência se revela em inteligência artificial, um tema estratégico para o Brasil, que está implementando o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). O CBPF terá um papel especial nessa agenda. Fico muito feliz em ver esse projeto de expansão em curso e seu papel relevante no avanço da infraestrutura nacional, como nas áreas de internet, comunicação e data center”, afirmou.
Para o diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Márcio P. de Albuquerque, as inaugurações destacam o compromisso da instituição com o cenário científico e tecnológico nacional. “Os laboratórios vêm atender a uma demanda da sociedade. Precisamos ter pesquisa, tecnologia e inovação com temas estratégicos em prol do desenvolvimento do nosso país. Reafirmando nossa visão, o CBPF segue atuando na fronteira do conhecimento com as linhas estratégicas ao desenvolvimento nacional”, declarou.
Pedra fundamental no Parque Tecnológico da UFRJ
À tarde, aconteceu a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do CBPF no Parque Tecnológico da UFRJ. A iniciativa simboliza a visão de futuro da instituição. Com mais de 10 mil m² e um investimento em torno de R$ 400 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), o projeto será uma ponte direta entre a pesquisa de ponta gerada pelo CBPF e o ecossistema de inovação.
O secretário-executivo do MCTI, Luis Fernandes, destacou o compromisso do ministério com soluções institucionais pautadas pelo interesse público. “Desde o primeiro momento, o MCTI tinha a convicção de que, pautada pelo interesse público, haveria uma solução institucional que fosse boa e positiva para o Brasil e para suas instituições”, afirmou.
Ele também ressaltou o potencial do novo projeto de integração entre o CBPF e a UFRJ, destacando seu impacto estratégico no sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação. “A UFRJ está iniciando um projeto de integração com o CBPF, que também amplia a conexão do centro com o sistema de ciência, tecnologia e inovação do Brasil como um todo, alavancando nossa participação em áreas de fronteira e em projetos de cooperação internacional. Estou muito alegre de estar aqui hoje, celebrando esse momento. Dessa pedra nasce um projeto de mobilização e parceria institucional que vai alavancar o desenvolvimento do Brasil”, completou.
O reitor da UFRJ, Roberto de Andrade, também celebrou a iniciativa: “O CBPF aqui na nossa universidade, no nosso parque tecnológico, tem tudo para dar grandes saltos e gerar soluções disruptivas. Nossa parceria tem sido muito exitosa — logo no início do meu mandato inauguramos o INPE, que hoje é uma potência, e agora estamos assinando um acordo para a criação de um centro de inovação. Esse ecossistema, com grandes físicos e pesquisadores, é extremamente promissor. Quero reiterar o compromisso da UFRJ com essa iniciativa. Contem conosco. Não tenho a menor dúvida de que ela trará grandes contribuições para o desenvolvimento social e econômico do país, em todas as áreas”.
A presença do CBPF no Parque Tecnológico permitirá a conexão mais ágil e eficaz entre as linhas de pesquisa com empresas, indústrias e áreas acadêmicas. Segundo o diretor do Parque, Romildo Toledo, a iniciativa consolida ainda mais a posição da instituição como referência em inovação integrada: “Hoje fortalecemos ainda mais o ecossistema de inovação do Rio e do Brasil. A instalação do Centro de Pesquisa e Inovação do CBPF no Parque Tecnológico da UFRJ, dedicado às áreas que impulsionam a fronteira do conhecimento, é a prova viva de que somos o território onde a pesquisa avançada e instituições de excelência convergem para impulsionar o desenvolvimento do país”, afirmou.
Envie sua denúncia

Cuiabá perde para o Novorizontino e sai do G4 da Série B

Palmeiras empata com o Porto em estreia vibrante no Mundial de Clubes

PSG goleia Atlético de Madrid por 4 a 0 na estreia avassaladora no Mundial de Clubes

Coral Municipal de Cuiabá abre audições para novos integrantes

Polícia Civil deflagra operação em Vera contra membros de facção criminosa
DIAMANTINO


Diamantino se une à campanha de conscientização contra a violência à pessoa idosa
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania se une a Campanha de...


Prefeitura de Diamantino celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue e reforça a importância da solidariedade
Neste 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A Prefeitura de Diamantino, por meio da...


Prefeitura de Diamantino anuncia que não renovará contrato com Instituto Primeiro e assumirá gestão do hospital municipal a partir de agosto
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou oficialmente na tarde desta sexta-feira (13.06), a decisão...
POLÍTICA MT


ALMT realiza sessão solene em homenagem aos 22 anos da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+
Foto: MARCOS LOPES/ALMT A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou sessão solene, na noite desta sexta-feira (13), em comemoração...


Assembleia Legislativa entrega equipamentos ortopédicos ao Rotary Club de Cuiabá em cerimônia no Hospital de Câncer
Foto: Luciano Campbell/ALMT A Assembleia Legislativa de Mato Grosso oficializou, nesta sexta-feira (13), a entrega de equipamentos ortopédicos ao Rotary...


Loteamento Popular é tema central da 10ª reunião da CST da Moradia Popular em Mato Grosso
Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL A 10ª reunião da Câmara Setorial Temática (CST) da Moradia Popular em Mato Grosso,...
POLICIAL


Polícia Civil deflagra operação em Vera contra membros de facção criminosa
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Vera (480 km de Cuiabá), deflagrou, neste domingo (15.6), a Operação Lucille,...


Polícia Civil prende homem por porte ilegal de arma e esposa por danificar delegacia
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Rondolândia (1.060 km de Cuiabá), prendeu, na sexta-feira (13.6), um homem por...


Polícia Civil esclarece feminicídio e prende homem por matar a companheira em Água Boa
A Polícia Civil prendeu, nessa sexta-feira (13.6), em Ribeirão Cascalheira, um homem, de 38 anos, suspeito de assassinar a companheira,...
MATO GROSSO


Gefron aprende 1,4 tonelada de droga e gera prejuízo de R$ 30 milhões às facções criminosas em uma semana
Em uma semana, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreendeu cerca de 1,4 tonelada de cocaína na região de fronteira...


Sema promove 1º workshop sobre segurança de barragens em Tangará da Serra
O primeiro workshop estadual sobre segurança das barragens ocorrerá presencialmente nesta terça-feira (17.6), na Unemat de Tangará da Serra. O...


Inscrições para cursos gratuitos nas Escolas Técnicas Estaduais terminam neste domingo (15)
Termina neste domingo (15.6) o prazo para inscrições no processo seletivo para os cursos gratuitos ofertados pela Secretaria de Estado...
POLÍTICA NACIONAL


Senado articula envio de avião para repatriar brasileiros retidos em Israel
A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado intensificou nesta sexta-feira (13) as articulações com o Itamaraty para viabilizar o...


Comissão de Meio Ambiente aprova política de recuperação da vegetação da Caatinga
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1990/24, que institui...


Comissão aprova proposta que facilita acesso a escolas públicas de municípios vizinhos
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4036/24, que permite a matrícula de aluno...
ESPORTES


Cuiabá perde para o Novorizontino e sai do G4 da Série B
Em um domingo para ser esquecido, o Cuiabá sofreu uma dura derrota de 3 a 0 para o Novorizontino, em...


Palmeiras empata com o Porto em estreia vibrante no Mundial de Clubes
Em sua aguardada estreia na Copa do Mundo de Clubes, o Palmeiras não saiu do 0 a 0 com o...


PSG goleia Atlético de Madrid por 4 a 0 na estreia avassaladora no Mundial de Clubes
Em uma estreia dominante no Mundial de Clubes, o Paris Saint-Germain não tomou conhecimento do Atlético de Madrid e aplicou...
Mais Lidas da Semana
-
EDUCAÇÃO10 de junho de 2025
InovEPT 2025: MEC debate inovação e empreendedorismo
-
VÁRZEA GRANDE10 de junho de 2025
Prefeita conhece Ecoparque e as últimas tecnologias para tratamento de lixo
-
BRASIL10 de junho de 2025
MJSP promoveu a quinta edição do curso de Gestão de Crise de Segurança nas Cidades
-
MATO GROSSO10 de junho de 2025
Em Osaka, Governo de MT conhece estratégias para otimizar serviços públicos digitais
-
BRASIL10 de junho de 2025
CBA aprova criação do Conselho Técnico-Científico
-
AGRONEGÓCIOS10 de junho de 2025
Mapa demonstra a excelência do cacau brasileiro na Chocolat Festival 2025
-
MATO GROSSO9 de junho de 2025
Procon-MT lista cuidados que devem ser observados na compra de presentes
-
CUIABÁ10 de junho de 2025
Seis novos procuradores municipais serão empossados em Cuiabá