Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Semob interdita dois cruzamentos da Avenida do CPA neste sábado

Publicado

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) vai interditar dois trechos da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA) a partir das 9h deste sábado (11). As interdições ocorrerão na Avenida Desembargador Carlos Avalone, que dá acesso à Av. do CPA, e na Rua Júlio Domingos de Campos, via de entrada para o Centro Político Administrativo.

A previsão é que as interdições permaneçam por aproximadamente 20 dias, devido à execução de obras para implantação do pavimento rígido de concreto e retirada da massa asfáltica nas proximidades do canteiro central da Av. do CPA. Os pontos afetados são os cruzamentos nas esquinas do Senac e da Jucemat.

“São vias de mão única, uma de subida e outra de descida. Para quem vem do CPA em direção ao Centro e costuma subir a Rua Júlio Domingos de Campos, ao lado da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat), com destino ao Palácio Paiaguás ou à Assembleia Legislativa, encontrará a via fechada. O mesmo ocorrerá para quem utiliza a Av. Des. Carlos Avalone para acessar a Av. do CPA com destino aos bairros Morada do Ouro e **CPA”, explicou o diretor de Trânsito da Semob, Pedro César Gonçalves.

Equipes da Semob estarão no local orientando os condutores e monitorando o trânsito para minimizar impactos no fluxo de veículos. Diante da necessidade de alterações viárias devido às obras do BRT, a orientação é que os motoristas busquem rotas alternativas.

Desvios

  • Sentido bairro–Centro (Av. do CPA): os condutores devem seguir em direção à Avenida Leônidas Mendes, acessar o bairro Morada do Ouro, realizar o retorno em frente ao posto de gasolina e cruzar a pista.

  • Sentido Centro Político–bairro: a orientação é fazer o retorno em frente à Avenida Argélia, ao lado do Shopping Pantanal.

Leia mais:  Programa Piano Gente encanta crianças em escola de Cuiabá

SERVIÇO

O quê: Interdição de vias na Av. do CPA
Quando: Sábado (11/05)
Horário: A partir das 9h

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeitura e Polícia Militar reforçam segurança e ordenamento urbano na segunda edição da Operação Guardiões do Coxipó

Publicado

Entre os dias 1º e 3 de novembro, a região do Coxipó, em Cuiabá, recebeu a segunda edição da Operação Guardiões do Coxipó, ação integrada coordenada pela Polícia Militar e que contou com a participação decisiva da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP), Procon Municipal, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), além do apoio do Corpo de Bombeiros Militar.

O objetivo foi reforçar a sensação de segurança, fiscalizar estabelecimentos comerciais e combater práticas irregulares, garantindo o cumprimento da legislação e o bem-estar da população. O trabalho foi uma continuidade da força-tarefa iniciada em outubro, ampliando o alcance das ações do Programa Tolerância Zero, do Governo do Estado.

Fiscalização intensificada e resultados concretos

Durante os três dias de operação, foram realizadas 124 abordagens a veículos, 124 pessoas foram checadas, e 44 notificações de trânsito foram emitidas. Quatorze veículos foram removidos ou apreendidos.

Nos estabelecimentos fiscalizados, o balanço da Prefeitura de Cuiabá registrou:

06 notificações, 03 interdições e 03 autos de infração pela Secretaria de Ordem Pública (SORP);

08 autos de constatação, 03 autos de infração e 03 apreensões pelo Procon Municipal;

08 notificações, 01 termo de apreensão e 03 interdições pela Vigilância Sanitária;

04 notificações e 04 advertências emitidas pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Os números refletem o caráter abrangente da operação, que atua de forma preventiva, educativa e corretiva, com foco na segurança, na legalidade e na proteção do consumidor.

A união que fortalece a cidade

Para a secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, o sucesso da operação reforça o compromisso da gestão municipal em atuar de forma articulada e eficiente.

“A Operação Guardiões do Coxipó é um exemplo de que o trabalho conjunto entre as forças municipais e estaduais gera resultados concretos. A Prefeitura de Cuiabá tem um papel fundamental nesse processo, porque fiscalizar é também cuidar das pessoas — garantir que os estabelecimentos funcionem de maneira segura, legal e que respeitem o cidadão”, destacou Juliana.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá apresenta ações para população em situação de rua

Ela ressaltou ainda que a Ordem Pública tem mantido um cronograma permanente de fiscalizações em diversas regiões da cidade.

“Nosso foco é a regularidade, mas também o diálogo. Onde há disposição para corrigir falhas, há parceria. É assim que construímos uma Cuiabá mais organizada e segura.”

Defesa do consumidor e segurança sanitária

A secretária-adjunta do Procon Municipal, Mariana Borges, destacou que a integração com os demais órgãos potencializa o alcance e a efetividade das ações.

“O Procon atua para assegurar o respeito ao consumidor e a regularidade na comercialização de produtos e serviços. Quando trabalhamos lado a lado com a Vigilância Sanitária, a Ordem Pública e a Polícia Militar, ampliamos a capacidade de resposta e prevenimos riscos à saúde e à segurança da população”, afirmou.

Segundo ela, o órgão também mantém caráter educativo em suas abordagens.

“Nosso papel não é apenas autuar, mas orientar. Muitos comerciantes desconhecem parte das normas e, quando recebem a visita das equipes, têm a oportunidade de se adequar e evitar prejuízos futuros.”

Integração e presença do Estado

O tenente-coronel Guindani, comandante da operação, destacou que o principal resultado é o fortalecimento da sensação de segurança e a presença efetiva do Estado nas ruas.

“A união entre as instituições potencializa os resultados e reforça a presença do poder público, garantindo à comunidade do Coxipó mais tranquilidade e respeito às leis. Essa integração é o caminho mais eficaz para combater irregularidades e promover ordem pública com cidadania”, afirmou o oficial.

Compromisso com a população

A Operação Guardiões do Coxipó – 2ª Edição, consolida-se como uma ação de referência em segurança e ordenamento urbano. O trabalho conjunto entre Prefeitura de Cuiabá, Governo do Estado e forças de segurança representa uma política pública de resultados, que vai além da repressão, promovendo orientação, prevenção e inclusão.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá renova frota com 32 novos caminhões de coleta de lixo

“O cidadão é o centro de todas as nossas ações. Fiscalizar é também proteger, garantir qualidade de vida e o direito de viver em uma cidade mais justa, segura e organizada”, concluiu a secretária Juliana Palhares.

#PraCegoVer
A imagem que acompanha a matéria mostra

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Defesa Civil de Cuiabá alerta para ventos fortes e chuvas intensas em Mato Grosso

Publicado

Os estragos provocados pela passagem de um tornado no Paraná na sexta-feira (7) que, até o momento, deixou seis mortos e mais de 60 feridos, acendeu o sinal de alerta em todo o país. Imagens de Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava, cidades mais afetadas, mostram um cenário de destruição: casas destelhadas, postes caídos, imóveis colapsados e ruas cobertas por destroços.

De acordo com a Defesa Civil, cerca de 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu foi atingida, e moradores relataram momentos de pânico diante do vento intenso e do granizo.

Em meio à comoção, a Defesa Civil de Cuiabá informou neste sábado (8) que Mato Grosso também deve enfrentar condições climáticas adversas nas próximas horas, com chuvas de até 60 milímetros e ventos entre 60 e 100 km/h em diversas regiões do estado.

Apesar do alerta, o secretário-adjunto especial municipal de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges, tranquiliza a população. “A situação em Mato Grosso não tem a mesma intensidade do tornado ocorrido no interior do Paraná. No entanto, a força dos ventos pode causar transtornos, como queda de árvores e destelhamentos. Estamos em estado de prontidão, acompanhando a evolução do tempo e as previsões para este fim de semana”, afirmou.

Segundo o coronel, a equipe da Defesa Civil municipal mantém plantão 24 horas, monitorando em tempo real as condições meteorológicas em parceria com os órgãos estaduais e nacionais. “Nosso objetivo é garantir a segurança da população e agir de forma preventiva. Pedimos que todos mantenham atenção redobrada e sigam as orientações de segurança”, reforçou.

Recomendações de segurança

A Defesa Civil orienta que moradores verifiquem as condições dos telhados, calhas e árvores próximas às residências. “Verifique se as calhas estão limpas e os telhados bem fixados. Em áreas de ventos fortes, vale reforçar beirais e estruturas expostas”, aconselhou Borges.

Leia mais:  Programa Piano Gente encanta crianças em escola de Cuiabá

O órgão também chama atenção para o risco de quedas de árvores fragilizadas, placas e outdoors durante as rajadas mais intensas. “Evite permanecer sob árvores, próximo a cercas, placas de sinalização ou postes de energia. Se estiver dirigindo e a visibilidade estiver comprometida, pare em local seguro, longe de estruturas que possam cair”, alertou o secretário.

Após o temporal, a recomendação é redobrar o cuidado com fios caídos nas vias, que podem estar energizados. Em caso de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil pelo 199, além do WhatsApp (65 9244-4018) de plantão 24 horas do órgão. “Não há motivo para pânico, mas é momento de atenção e prudência. A prevenção é sempre o melhor caminho”, concluiu Borges.

#PraCegoVer
A imagem que acompanha a matéria mostra vista aérea da Praça da República, no Centro de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana