Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Semob homenageia as mães na programação do Maio Amarelo

Publicado

Durante o mês de maio, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), está promovendo a campanha Maio Amarelo, focada na conscientização e prevenção de acidentes no trânsito. Dentro dessa perspectiva de refletir sobre o cuidado com a vida, a programação chegou à Estação Alencastro, no centro da Capital, na sexta-feira (9), para homenagear um público que não dirige veículos, mas “dirige” a vida da família, ensinando, protegendo e compartilhando amor.

“Amar a vida é isso: pensar em si e no outro. No volante, precisamos ter essa consciência. Evitar imprudências e cumprir as leis de trânsito é colocar em prática essa reflexão”, explicou o supervisor de Educação para o Trânsito da Semob, Marcus Garé.

Luciana Melo, também supervisora de Educação para o Trânsito, revelou que o objetivo da ação foi homenagear a mãe que acorda cedo todos os dias, depende do transporte coletivo e, muitas vezes, enfrenta ônibus cheios sem perder o sorriso. “Resolvemos homenageá-las com uma lembrancinha simbólica: um esmalte, que ajuda a elevar a autoestima, lembrar que ela é mãe, que é mulher e que precisa se cuidar. O sentido é dar um pouco de cor e brilho à vida”, disse Luciana.

A lembrança foi cuidadosamente preparada em embalagem amarela, simbolizando o Maio Amarelo, e a receptividade foi marcada por emoção.

“Nossa, isso é muito importante. Muito obrigada. Às vezes, um estranho faz mais do que os de casa. Já sou bisavó, atravessei algumas gerações e, no meu tempo, o sistema era muito rígido — a data passava batida. Costumo dizer para minha filha que melhorei muito no agir com elas. E digo para serem melhores do que eu. Assim, as gerações vão se aperfeiçoando”, disse Neuza Pereira, moradora do bairro Planalto.

Leia mais:  Conselho de Política Cultural reforça estratégias para fortalecer o setor na capital

A expressão de dona Ivonice Moraes Aleixo, do residencial Nico Baracat I, também foi de surpresa e, por coincidência, o vidrinho do esmalte que recebeu era da cor de sua preferência. “É uma ação de carinho que motiva e surpreende a gente. A vida é muito valiosa, muito preciosa, temos que cuidar”, pontuou.

Ela lembrou que os cuidados devem ser constantes também no trânsito.

Já sua filha, Camila Moraes Aleixo, foi incisiva ao pontuar que, no trânsito, os problemas estão dos dois lados — tanto de motoristas impacientes que não respeitam pedestres quanto dos próprios pedestres que colocam suas vidas em risco ao atravessar entre os carros ou fora da faixa, mesmo estando a poucos passos dela. “Mas os pedestres são mais fragilizados; o impacto, em caso de acidente, é muito maior. Fico feliz pela iniciativa, pela lembrancinha do Dia das Mães e por tratar a conscientização com responsabilidade”, explicou.

O assessor especial da Semob, coronel Wilame Alves de Almeida, participou da ação representando a vice-prefeita e secretária da pasta, coronel Vânia Rosa, e falou sobre a importância da iniciativa. “Nessa terra abençoada e calorosa, precisamos proporcionar um pouco de calor humano nas relações. Aproximando-se essa data tão importante, que é o Dia das Mães, temos que lembrar às mulheres que batalham, seja fora ou dentro de casa, o seu valor. A geração de uma vida não está apenas no útero — está também no coração. Existem filhos que não são biológicos, mas que são filhos do coração. E isso, para a alma, é algo que acalenta, que renova, que faz a vida ser pulsante, ser pujante. Nesta terra abençoada por Deus, temos mulheres abençoadas e abençoadoras. Que o ser humano possa estar unido nesse ideal de amar. Amar é um dom de Deus concedido com uma dose especial às mães”, frisou.

Leia mais:  Praça Alencastro recebe 5º edição da Feira da Agricultura Familiar

PROGRAMAÇÃO

O cronograma de ações do Maio Amarelo envolve atividades ao longo de todo o mês, com dinâmicas lúdicas para o público infantil, palestras educativas em empresas de Cuiabá e Várzea Grande e até mesmo palestras online.

“Estamos com a agenda de maio lotada. Estendemos as palestras até junho para atender todas as solicitações. É um trabalho necessário e muito gratificante”, pontuou Luciana Melo.

#PraCegoVer

A foto mostra uma cidadã sendo abraçada por uma servidora da Semob durante homenagem às mães na Estação Alencastro. Ao lado, outro servidor observa sorridente.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá reforça compromisso com a inclusão de pessoas com fibromialgia

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, recebeu nesta sexta-feira (16) representantes da Associação Mato-Grossense de Fibromiálgicos “Daniel Lene”, em evento alusivo ao “Dia Mundial de Conscientização da Fibromialgia”, comemorado em 12 de maio. O encontro teve como objetivo discutir políticas públicas e a importância de dar visibilidade à doença, que afeta especialmente mulheres.

Abilio destacou a complexidade da fibromialgia, que muitas vezes é desacreditada pela sociedade, inclusive por profissionais da saúde. Embora muitos pacientes consigam controlar os sintomas, essa doença invisível pode impedir a realização de atividades cotidianas, comprometendo a permanência no mercado de trabalho, gerando preconceito e exclusão.

“A fibromialgia é um assunto sério. Muitas vezes, as pessoas não conseguem sequer sair da cama, nem se manter em um emprego. Isso não significa que elas não tenham capacidade para trabalhar, mas, em certos casos, não conseguem exercer aquela função específica, naquela atividade ou ambiente. Algumas não conseguem atuar em um escritório, por exemplo, mas podem colaborar de outras formas. São pessoas plenamente úteis, com plenas capacidades intelectuais e potencial para contribuir, assim como qualquer outra pessoa”, afirmou Brunini.

O prefeito também destacou a disponibilidade da administração municipal para dialogar sobre o tema e reforçou a necessidade de manter iniciativas contínuas ao longo do ano, não apenas em datas comemorativas.

“Sabemos que a rede do SUS ainda não tem uma estrutura completamente adequada para lidar com todos os aspectos relacionados ao cuidado com a fibromialgia. Em muitos casos, a pessoa procura um médico e, infelizmente, até o próprio profissional pode demonstrar descrença no tratamento. É uma jornada longa, mas quero reforçar que, ao longo desses quatro anos, a Prefeitura caminhará junto com vocês, oferecendo apoio da melhor forma possível”, destacou.

Leia mais:  Vigilantes de unidade de saúde participam de curso de qualificação

A reunião, promovida pelo secretário-adjunto de Acessibilidade e Inclusão, Andrico Xavier, contou com a participação do vereador Demilson Nogueira; de Grasiele Moraes, representando a primeira-dama e vereadora Samantha Iris; e de Rafael Molina, que representou o deputado estadual Dr. João. A superintendente estadual da Pessoa com Deficiência, Thais de Paula, também esteve presente, apresentando propostas de políticas públicas a serem implementadas em âmbito estadual e a presidente da Associação de Fibromiálgicos, Carmem Miranda.

A Secretaria Adjunta de Acessibilidade e Inclusão, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, reforçou o compromisso de fortalecer as políticas públicas já existentes. Um exemplo é a emissão da carteirinha da fibromialgia, garantindo mais apoio à inclusão de quem convive com a condição.

“O prefeito quer dar essa visibilidade para que todos possam ser acompanhados e assistidos pela Prefeitura. O foco da administração nas políticas de inclusão contempla o diagnóstico da fibromialgia, que é difícil de ser feito. Por isso, buscamos dar visibilidade à associação, que realiza um trabalho importante em parceria conosco. Além de apoiar o diagnóstico, em parceria com a Secretaria de Saúde, estamos também disponibilizando a carteirinha da fibromialgia, que agora passa a fazer parte da nossa pasta”, informou Andrico Xavier.

#PraCegoVer

A imagem mostra o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini reunido com representantes da Associação Mato-Grossense de Fibromiálgicos “Daniel Lene” no Salão Nobre da Prefeitura de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Articuladora da lei dos monoculares é a nova secretária de Assistência Social

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou no início da tarde desta sexta-feira (16), a nomeação da advogada Hélida Vilela de Oliveira como nova titular da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão. O anúncio foi feito durante solenidade no auditório da própria pasta, que até então vinha sendo comandada interinamente pelo chefe de gabinete do prefeito, Willian Leite de Campos, que retorna ao cargo inicial.

“A Hélida é uma mulher de luta, sensível às causas sociais e com capacidade de unir e liderar a equipe da assistência. Tenho certeza de que ela vai ajudar a transformar a vida de quem mais precisa”, declarou Abilio durante o ato.

Com atuação ligada à causa das pessoas com deficiência, Hélida traz para a secretaria a experiência adquirida como chefe de gabinete da ex-deputada federal Amália Barros, com quem trabalhou na articulação da lei que reconhece a deficiência visual monocular. Assim como Amália, Hélida é monocular – perdeu a visão do olho esquerdo aos três anos de idade – e destaca essa vivência como parte essencial da sua trajetória de militância.

“A assistência social é o coração de Cuiabá. Quero contribuir com o prefeito Abilio e com a primeira-dama Samantha nessa missão de fazer com que os direitos cheguem a quem mais precisa. Minhas maiores bandeiras serão inclusão, pessoa idosa e crianças em vulnerabilidade”, afirmou Hélida.

A primeira-dama e vereadora Samantha Iris, por sua vez, reafirmou seu comprometimento com a pasta e com a nova secretária. “Estou aqui para somar, ajudar com projetos, buscar recursos e colaborar com ideias. Percebi que não tem como não ser primeira-dama. A sociedade espera de nós ações e atitudes, e eu estou à disposição da Hélida e da equipe”, disse.

Leia mais:  Secretaria Adjunta de Inclusão retoma atendimentos em sede oficial a partir desta quinta-feira

Willian Leite, que deixa a função interina, também discursou. “Estar à frente da assistência foi uma missão importante, mas meu papel estratégico como chefe de gabinete exige dedicação integral à gestão do prefeito Abilio. Agradeço a confiança nesse período e desejo boa sorte à nova secretária nessa importante pasta”, declarou.

A nomeação de Hélida foi bem recebida pelos servidores da secretaria, que agora passam a contar com uma liderança que alia trajetória pessoal à causa social e experiência na gestão pública. A expectativa é de que a nova titular imprima um ritmo forte às ações voltadas à população mais vulnerável da capital.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana