Pesquisar
Close this search box.

TURISMO

Secretária executiva do Ministério do Turismo participa da abertura da V Feira Nacional da Reforma Agrária e da ILTM Latin America 2025 em São Paulo

Publicado

A secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, representará o ministro Celso Sabino em dois importantes compromissos nesta quinta-feira (08.05), em São Paulo.

Pela manhã, às 11h, a secretária executiva participa da Cerimônia de Abertura da V Feira Nacional da Reforma Agrária, promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), no Parque da Água Branca. O evento reunirá famílias assentadas de diversas regiões do país para apresentar à população paulistana a produção de seus acampamentos e assentamentos, com destaque para práticas agroecológicas e de respeito à natureza.

À tarde, às 15h, Ana Carla visitará a ILTM Latin America 2025, principal feira de turismo de luxo da América Latina, realizada no Distrito Anhembi. O evento reúne marcas internacionais e operadores do setor, destacando tendências, experiências exclusivas e oportunidades de negócios no segmento.

Serviço:

V Feira Nacional da Reforma Agrária

• Data: 8 de maio (quinta-feira)
• Hora/Local: 11h, no Parque da Água Branca – Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca, São Paulo/SP

ILTM Latin America 2025

• Data: 8 de maio (quinta-feira)
• Hora/Local: 15h, no Distrito Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1209 – Portão 38 – Santana, São Paulo/SP

Assessor em viagem: Lívia Albernaz – (61) 98369-2789

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Leia mais:  Ministério do Turismo debate iniciativas para fortalecer fluxo turístico entre Brasil e Europa
publicidade

TURISMO

Desvende os segredos do turismo em destinos do sertão brasileiro

Publicado

O Ministério do Turismo convida o leitor a ir além da imagem da paisagem árida do sertão brasileiro e a descobrir um universo vibrante na Caatinga, onde o majestoso mandacaru divide espaço com o canto melodioso do galo-de-campina e a delicadeza da flor da macambira. Embarque em uma jornada inesquecível pelo coração pulsante do Brasil e encante-se com a resiliência e a beleza singular deste bioma exclusivamente brasileiro, repleto de histórias, cores e sabores autênticos.

Entre os destinos que revelam a riqueza da Caatinga, destacam-se:

– Reserva Natural Serra das Almas (CE): proporciona trilhas acessíveis, inclusive para quem tem mobilidade reduzida. No local, a dança do vento entre os cactos e a diversidade da fauna criam cenários inesquecíveis.

– Chapada Diamantina (BA): um mosaico de ecossistemas, onde trilhas revelam cachoeiras cristalinas, grutas misteriosas e uma integração impressionante da vegetação da Caatinga com outros biomas.

– Vale do Catimbau (PE): proporciona uma imersão na grandiosidade da Caatinga, oferecendo aos visitantes cavernas milenares e uma biodiversidade surpreendente.

– Canindé de São Francisco (SE): permite se aventurar nas águas do Cânion do Xingó e descobrir as belezas do Vale dos Mestres, no qual natureza e história se entrelaçam.

E há muito mais para o turista explorar no Brasil: deixe-se encantar, por exemplo, pela beleza do Lajedo de Pai Mateus (PB), pela autenticidade de Santana do Ipanema (AL), pela vastidão da Serra das Confusões (PI), pela altitude do Parque Estadual Pico do Jabre (PB), pelas formações do Parque Nacional de Sete Cidades (PI), pelas cavernas do Parque Nacional da Furna Feia (RN) e pelos impressionantes Monólitos de Quixadá (CE), entre outros.

Para aproveitar ao máximo a viagem, é importante se adaptar adequadamente ao clima semiárido da Caatinga: use roupas leves, proteção solar, chapéu e mantenha a hidratação constante.

Leia mais:  Brasil busca reforçar diálogo multilateral durante Fórum Mundial de Turismo em Praga

INCENTIVO – Para estimular viagens de brasileiros dentro do país, o Ministério do Turismo desenvolve o programa Conheça o Brasil: Voando, uma parceria com a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) e outros órgãos do governo federal. A iniciativa tem como foco ampliar a conectividade e a mobilidade entre os destinos nacionais, estimular a geração de negócios, fortalecer a competitividade do setor e promover emprego e renda nas comunidades locais.

Por Lívia Albernaz 

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo 

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

TURISMO

Ministério do Turismo e UNESCO lançam edital com foco na promoção das Cidades Criativas e Destinos Turísticos Inteligentes

Publicado

O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), abriu um edital para a contratação de consultoria especializada na produção de conteúdo estratégico para o desenvolvimento e a promoção de Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) e Cidades Criativas brasileiras. A iniciativa, lançada nesta terça-feira (13.05), faz parte de um Projeto de Cooperação Técnica Internacional e visa fortalecer a divulgação de destinos que integram inovação, sustentabilidade, cultura e desenvolvimento local. Empresas e instituições com expertise na área têm até o dia 22 de maio para apresentar suas propostas, exclusivamente através da Plataforma de Licitações da UNESCO.

A contratação visa aprimorar a divulgação e a gestão do turismo, de forma sustentável, inovadora e criativa em território nacional. O projeto prevê a elaboração de três edições de uma publicação periódica que abordará inteligência de mercado, tendências, inovação e sustentabilidade no setor turístico. O conteúdo produzido será um importante instrumento de apoio à gestão pública e privada, oferecendo dados e análises atualizadas sobre as oportunidades nos campos criativo e inteligente do turismo.

EDITAL – A seleção reflete a estratégia do Ministério do Turismo de promover uma transformação no setor, alicerçada no desenvolvimento de destinos inteligentes e a integração das indústrias criativas às políticas de promoção turística. A meta é valorizar a riqueza cultural local, fortalecer a identidade dos territórios, ampliar a inclusão social e, consequentemente, aumentar a atratividade e a competitividade dos destinos brasileiros nos cenários nacional e internacional.

A crescente participação do MTur em eventos globais dedicados à inovação, tecnologia, marketing e criatividade no turismo evidenciou a necessidade de dispor de materiais mais elaborados. A consultoria a ser contratada terá o papel importante de suprir essa demanda, fornecendo insumos de alta qualidade para apresentações, negociações institucionais e relatórios técnicos. O objetivo final é consolidar o Brasil como uma referência mundial em turismo sustentável, inovador e rico em diversidade cultural.

Leia mais:  Setor de turismo mantém alta e registra crescimento de 5,4% no primeiro trimestre de 2025

COMO PARTICIPAR – As propostas devem ser submetidas unicamente através da Plataforma de Licitações da UNESCO, onde a Solicitação de Cotação (RFQ) está disponível para consulta. Submissões via e-mail ou links externos não serão aceitas. Acesse AQUI o edital.

Por Lívia Albernaz 

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana