Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

Projeto inovador do Ministério dos Transportes para rodovias de MS é arrematado pelo Consórcio K&G Rota da Celulose, que investirá R$ 10 bi no estado

Publicado

O Consórcio K&G Rota da Celulose foi o vencedor do leilão de concessão da Rota da Celulose, realizado pelo Ministério dos Transportes, nesta quinta-feira (8). O projeto engloba trechos das rodovias federais BR-262 e BR-267, e das estaduais MS-040, MS-338 e MS-395, em Mato Grosso do Sul.

A proposta vencedora apresentou um desconto de 9% sobre a Tarifa Básica de Pedágio e prevê investimentos de R$10,1 bilhões, destinados a inúmeras melhorias, como duplicações, construção de acostamentos e implantação de terceiras faixas em uma extensão de 870,3 quilômetros de estradas.

“Não há outro caminho para avançar na infraestrutura do país senão pelo fortalecimento da atração do capital privado e isso se deve a um motivo simples: conhecemos as condições fiscais do Brasil. Elas não permitem que o país invista R$10 bilhões nessas rodovias, que são as principais de Mato Grosso do Sul”, enfatizou Renan Filho, ministro dos Transportes, sobre a importância do leilão.

Infografico ROTA DA CELULOSE-01.png
.

Ao unir rodovias estaduais e federais em um único lote, o novo modelo de concessão amplia a atratividade para investidores e incorpora medidas voltadas ao aumento da segurança e à melhoria da fluidez no tráfego. A modelagem resulta de uma parceria entre o Ministério dos Transportes (MT) e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Com as obras, mais de 100 mil empregos serão gerados, turbinando ainda mais a economia do estado.

“O Mato Grosso do Sul caminha a passos largos para uma reconfiguração completa da sua infraestrutura — e estamos falando não apenas de rodovias, mas também de ferrovias, hidrovias e aeroportos”, celebrou o governador de MS, Eduardo Riedel.

Um destaque do edital é a construção do contorno rodoviário de Três Lagoas, que será executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), autarquia vinculada ao MT. Após a entrega da obra, ela passará a integrar o trecho concedido.

Leia mais:  Ministro Jader Filho entrega BRT de Campinas (SP)

“O governo anterior, no último ano do mandato, em 2022, investiu em Mato Grosso do Sul R$260 milhões. Nós, no ano passado, passamos de R$800 milhões. Ou seja, multiplicamos por quatro o volume de recursos na infraestrutura do estado”, disse o ministro dos Transportes.

Rota da celulose

Rota estratégica para o escoamento da produção agroindustrial do Centro-Oeste, especialmente da cadeia da celulose, ela corta os municípios de Água Clara, Bataguassu, Campo Grande, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Três Lagoas.

Considerando o intenso tráfego de veículos de carga pesada, o projeto prevê a implantação de três Pontos de Parada e Descanso (PPDs), voltados ao bem-estar dos caminhoneiros, uma das principais bandeiras dos projetos de concessão do Ministério dos Transportes.

Disputa

O Consórcio K&G Rota da Celulose, que venceu o leilão, é formado pela K-Infra Concessões e Participações Ltda. e pela corretora Galápagos.
Outros três grupos disputaram o projeto: o Consórcio Caminhos da Celulose, que ofertou desconto de 8% sobre a Tarifa Básica de Pedágio, Rotas do Brasil S.A, que ofereceu 5% de desconto, e o BTG Pactual, com oferta de desconto de 4%.

“Nos 12 leilões que nós realizamos, foram 10 vencedores diferentes. Vários novos entrantes, porque oferecemos contratos mais modernos, mais segurança jurídica, reconhecimento do mercado. Isso resulta no desenvolvimento de um fortíssimo ecossistema na área de tecnologia, na construção civil, vai gerar emprego e vai impulsionar o desenvolvimento do Brasil”, finalizou Renan Filho.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

 

Fonte: Ministério dos Transportes

Comentários Facebook
publicidade

BRASIL

Rio Grande do Sul, um ano depois da tragédia: como a atuação Ministério dos Transportes devolveu mobilidade aos gaúchos em tempo recorde

Publicado

O dia 12 de maio de 2024 dificilmente vai sair da memória da gaúcha Juceli Regina Boschetti. A engenheira agrônoma mora pertinho da ponte sobre o rio Caí, entre os municípios de Caxias do Sul e Nova Petrópolis (RS).

“Foi um dia bastante conturbado. Por volta das 15h, notei que a ponte estava diferente. Caiu a noite fria, com chuva, uma noite realmente escura. A gente não tinha essa percepção do que realmente estava acontecendo. Então comecei a chamar as autoridades, informei meus vizinhos. A gente bloqueou a ponte colocando barreiras e impedindo veículos de passar, para que a gente não tivesse uma tragédia”, conta.

A ponte está entre os 145 pontos que foram interditados no Rio Grande do Sul, durante as chuvas que varreram o estado há um ano.

“A ponte liga vários municípios: Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Canela. Tivemos um impacto muito grande”, afirma Juceli.

Graças à resposta ágil do Ministério dos Transportes a situação foi rapidamente contornada.

“No dia 14 de maio, o ministro Renan Filho nos visitou. Naquela ocasião, viu o que aconteceu e informou que essa ponte seria uma prioridade para nós na Serra Gaúcha. Nessa data, Renan prometeu que em, no máximo, 6 meses a nova ponte estaria levantada. A maior parte das pessoas ainda não acredita que a obra foi entregue em tão pouco tempo”, celebra a engenheira, que viu a obra ser concluída em apenas quatro meses.

aspas-especial-rio_grande_do_sul_aspas-juceli.png
.

As chuvas de maio de 2024 afetaram 478 cidades gaúchas, causando o maior desastre climático na história do país, conforme o mais recente relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM). O setor de transportes teve prejuízo estimado de R$4,09 bilhões, conforme levantamento da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

Leia mais:  Planos de mobilidade urbana são tema de programa na TV Câmara

Para minimizar os danos causados pelas enchentes, o Ministério dos Transportes criou corredores humanitários – ou caminhos assistenciais – para que veículos de emergência, doações, maquinário e itens essenciais tivessem acesso às cidades.

“Os corredores humanitários foram fundamentais. Pessoas estavam desconectadas, faltou combustível, água e medicamentos nos hospitais. Onde a rodovia alagou, nós, do Ministério e do DNIT, elevamos as vias com pedra. Teve estada em que passava só um veículo por vez. Foi assim que retornamos à trafegabilidade nas rodovias”, recorda o ministro dos Transportes, que visitou o Rio Grande do Sul em cinco oportunidades durante a reconstrução do estado, entre maio e dezembro de 2024.

O Ministério dos Transportes colocou cerca de R$3 bilhões à disposição do estado em 2024, ano da catástrofe climática. Para se ter uma ideia, o valor é seis vezes maior que o investido na infraestrutura do Rio Grande do Sul em 2022, último ano do governo anterior.

“Foi um período de muito aprendizado, de crescimento, porque aprendemos a trabalhar juntos, dentro do DNIT, em conjunto com outras instituições, e, assim, criar conexões de longo prazo”, relembra o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva.

Foi o empenho irrestrito do Ministério dos Transportes e o trabalho incansável dos funcionários do DNIT, autarquia vinculada à pasta, que tiraram os mais de 870 mil gaúchos do isolamento causado pelas chuvas. Em um mês, com a atuação das equipes em mais de 1.450 quilômetros de rodovias diretamente impactadas, a trafegabilidade foi restabelecida em todas as estradas federais administradas pelo DNIT.

Reconstrução recorde

O artista plástico Paulo Schaefer mora em São Leopoldo, próximo ao Complexo viário da Scharlau, que fica na BR-116/RS, outro ponto tomado pelas águas que foi prontamente recuperado.

Leia mais:  Policiais civis e federais e membros do Ministério Público participam de curso de investigação financeira

“Com tanta estrada obstruída, ponte caída, ficou marcado o dia em que o Ministério dos Transportes ergueu a pista da BR-116. Logo, foi possível a passagem de veículos. A obra foi fundamental na época para ligar a Serra Gaúcha, a região do Vale dos Sinos e a capital gaúcha, Porto Alegre”, recorda o artista.

E o esforço do Ministério dos Transportes no processo de reconstrução da infraestrutura do estado foi muito além da fase emergencial.

Paulo e outros 140 mil motoristas que utilizam diariamente o Complexo da Scharlau receberam, poucos meses depois da tragédia climática, uma estrutura completamente nova, com duas novas alças, alargamento das pistas de acesso e ampliação da capacidade de fluxo de veículos no viaduto, que passou a ter três faixas em cada sentido.

“Aquilo ali era um nó. Por aqui passavam ambulâncias com gente precisando de socorro, passavam caminhões e minha casa chegava a tremer porque é uma rua estreita. Daí tu vê a importância desse viaduto, é uma obra fundamental. É desobstruir uma veia que está trancando o coração das cidades”, celebra o artista plástico.

Considerado o maior gargalo logístico do Rio Grande do Sul, o Complexo da Scharlau é caminho tanto para quem acessa Porto Alegre quanto para quem vai para a região de Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Gramado e Canela, polos econômicos e turísticos do estado. A obra recebeu investimentos de R$80 milhões.

Com investimento robusto e celeridade nas ações, o Ministério dos Transportes se mostrou como um ator indispensável no processo de reconstrução do Rio Grande do Sul. Um trabalho que teve como prioridade devolver a mobilidade e a qualidade de vida ao povo gaúcho. Compromisso que a pasta reafirma, constantemente, com todo o restante da população brasileira.

Leia mais:  Credenciamento para reuniões ministeriais do BRICS nas áreas de indústria e comércio

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Fonte: Ministério dos Transportes

Comentários Facebook
Continue lendo

BRASIL

AM, MG e SP recebem 250 ônibus menos poluentes com o apoio do Ministério das Cidades

Publicado

Brasília (DF) – Novos 250 ônibus menos poluentes serão destinados às cidades de Manaus, no Amazonas, Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Bragança Paulista, Caieiras, Osasco, Santo André e São Caetano do Sul, em São Paulo. Os veículos foram selecionados no eixo de Renovação de Frota do Novo PAC para o setor privado. Ao todo, o investimento total é de mais de R$ 214 milhões, via Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A informação foi publicada na edição desta quinta-feira (15) do Diário Oficial da União.

De todos os veículos, 100 vão para Osasco, 30 para Bragança Paulista, 20 para Caieiras, 20 para Santo André e 20 para São Caetano do Sul. Eles se somam a outros 415 ônibus selecionados pela Renovação de Frota para o setor privado em São Paulo.

Para Belo Horizonte, são 50 novos ônibus, que compõem um total de 199 selecionados para Minas Gerais pela Renovação de Frota para o setor privado.

Já para Manaus, serão 10, de um total de 30 selecionados para o Amazonas pela Renovação de Frota para o setor privado.

Os novos ônibus são equipados com motores Euro 6, que ainda utilizam diesel, mas emitem até 85% menos poluentes em relação aos modelos anteriores. A tecnologia reduz significativamente os impactos ambientais ao converter os poluentes em substâncias menos nocivas ou capturá-los antes de sua liberação na atmosfera.

O Ministério das Cidades tem liderado a transição para uma frota de ônibus mais limpa e mais nova, por meio de investimentos previstos no Novo PAC. Na etapa mais recente do programa, foram destinados R$ 8,4 bilhões para a renovação da frota do transporte público e para melhorias na mobilidade urbana de cidades médias e grandes.

Leia mais:  Parceria permite acesso gratuito a cursos de comércio exterior para mulheres e negros

Para mais informações, confira as portarias completas nos links abaixo:

● Belo Horizonte (MG) – Portaria MCid Nº 448 e 450 ● Manaus (AM) – Portaria MCid Nº 447

● Bragança Paulista (SP) – Portaria MCid Nº 436

● Caieiras (SP) – Portaria MCid Nº 449 ● Osasco (SP) – Portaria MCid Nº 452

● São Caetano do Sul (SP) – Portaria MCid Nº 451

● Santo André (SP) – Portaria MCid Nº 453

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério das Cidades

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana