Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Mutirão de limpeza prepara unidades básicas de saúde para o Dia D da Vacinação

Publicado

Com foco no Dia D da Vacinação contra a Gripe, que será realizado neste sábado (10), a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), promoveu nesta sexta-feira (9) uma força-tarefa de limpeza em diversas Unidades Básicas de Saúde da capital. Ao todo, 13 frentes de trabalho foram mobilizadas para garantir que os espaços estejam prontos para receber a população.

A ação contemplou a Clínica da Família no CPA 1, além das UBS dos bairros Barreiro Branco, Doutor Fábio, Grande Terceiro, Sucuri, Ilza Teresinha, Osmar Cabral, Alto da Serra, Novo Terceiro, Rio dos Peixes, Campo Velho, Ribeirão do Lipa, Santa Terezinha, Coxipó do Ouro, Jardim Vitória, Novo Mato Grosso e Ribeirão da Ponte.

Durante o mutirão, foram executados serviços de capinação, roçagem, varrição, pintura de meio-fio, manutenção da iluminação pública e retirada de lixo descartado irregularmente. Para reforçar a eficiência dos trabalhos, a operação contou com o apoio de caminhões caçamba, roçadeiras e pás carregadeiras. Aproximadamente 130 profissionais participaram da ação.

A Prefeitura retirou cerca de 4 mil toneladas de lixo em cinco meses de mutirão, que ocorre de forma contínua em ruas, parques, praças, unidades de saúde e espaços esportivos da cidade. A iniciativa faz parte dos serviços essenciais executados regularmente pela gestão municipal, visando manter a cidade limpa, segura e bem cuidada.

Dia D da Vacinação

O Dia D da Vacinação contra a Gripe faz parte de uma mobilização nacional que busca ampliar a cobertura vacinal entre os grupos prioritários. A imunização estará disponível neste sábado (10), das 8h às 17h, em todas as 73 Unidades Básicas de Saúde de Cuiabá.

Devem se vacinar crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos, povos indígenas e quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, funcionários dos Correios, pessoas com deficiência permanente ou com doenças crônicas, além da população privada de liberdade e servidores do sistema prisional.

Leia mais:  Conselheiros tomam posse no Conselho Municipal de Desporto e Recreação Pública

Para receber a dose, é necessário apresentar um documento com foto, cartão do SUS e a caderneta de vacinação.

#PraCegoVer

A imagem mostra colaboradores da Limpurb em força-tarefa de limpeza na Clínica da Família no bairro CPA I. Os funcionários usam uniforme na cor verde, e estão munidos de Equipamento de Proteção Individual (EPIs), eles carregam uma big bag com vegetação recolhida da atividade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Unidades de saúde de Cuiabá recebem vistoria em fase final de obras

Publicado

A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Barboza, realizou uma série de visitas técnicas a unidades de saúde que estão em fase final de obras e que deverão ser entregues em breve. Entre os locais visitados, na quarta-feira (14), estão o Centro Médico Infantil (CMI) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Passaredo, ambas prestes a entrarem em funcionamento.

A UBS do Passaredo, segundo a secretária, já está com a estrutura física finalizada. No momento, a Secretaria aguarda a aquisição de insumos e equipamentos essenciais para o pleno funcionamento da unidade, como estetoscópios, otoscópios, negatoscópios, oxímetros e balanças, todos já listados em processo de licitação. A unidade contará com três equipes de Saúde da Família e poderá operar em horário estendido, desde que haja recursos humanos suficientes.

“A estrutura está muito bonita. Agora precisamos garantir as equipes completas, inclusive com a saúde bucal. Estamos avaliando se já temos profissionais suficientes ou se será necessário convocar mais servidores por meio do concurso em andamento”, explicou Lúcia Helena.

Durante a agenda, a secretária também esteve no Pronto-Socorro de Cuiabá, onde acompanhou de perto as necessidades de reforma nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), que foram recentemente fiscalizadas pela Vigilância Sanitária. A equipe de obras já iniciou os levantamentos técnicos, com participação do médico Dr. Eduardo Andraus na avaliação da reformulação do espaço.

No mesmo local, foi avaliada a proposta do prefeito Abilio Brunini de transferir a UTI Pediátrica para o prédio da frente, conhecido como “piso branco”. A mudança permitiria concentrar o atendimento pediátrico em uma área específica.

A secretária também destacou que, com a futura inauguração do novo Centro de Especialidades no prédio da Unic Barão, será possível transferir os ambulatórios que hoje funcionam no antigo pronto-socorro. Isso abriria espaço para transformar essas áreas em novas enfermarias e até retomar antigos leitos de UTI da época da pandemia.

Leia mais:  Cuiabá tem segundo domingo com ônibus gratuito

A visita ao CMI também trouxe boas expectativas. Segundo o responsável pela obra, a previsão é que a unidade seja concluída em até 45 dias. Paralelamente, a Secretaria trabalha na aquisição dos equipamentos e mobiliários hospitalares necessários, como camas, respiradores e monitores. Os itens estão em fase de definição quanto ao processo de compra, podendo ser adquiridos por adesão a atas já existentes ou por meio de nova licitação. Está prevista ainda uma pequena reforma no terceiro andar do CMI, que abrigará a nova UTI Pediátrica, com recursos que deverão ser viabilizados pela Assembleia Legislativa.

Lúcia Helena destacou que os processos seletivos para a contratação de médicos pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem já estão em andamento. A expectativa é que os profissionais da Santa Casa, que será desativada, possam ser aproveitados na nova estrutura de atendimento da rede municipal.

A agenda de visitas da secretária foi concluída com uma visita à UPA Pascoal Ramos, onde também foram realizadas vistorias estruturais e levantamentos de demandas para melhorias nos serviços.

#PraCegoVer

A imagem mostra a secretária de Saúde de Cuiabá realizando uma visita técnica às obras do Centro Médico Infantil (CMI). Ela está acompanhada de outros três servidores, e todos estão no canteiro de obras da unidade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá abre seleção de voluntários para o Festival Paralímpico Loterias Caixa

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEsp), está com inscrições abertas para o programa de voluntários que irá atuar no Festival Paralímpico Loterias Caixa, um dos eventos mais importantes do calendário nacional voltado ao esporte inclusivo. A ação, idealizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), será realizada no dia 14 de junho, na capital mato-grossense.

Estão sendo disponibilizadas 40 vagas para estudantes dos cursos de Educação Física, Pedagogia, Fisioterapia, Enfermagem, Medicina e áreas afins. Os interessados em participar como voluntários devem preencher o formulário de inscrição entre os dias 15 e 25 de maio. Após o envio do formulário, será encaminhada uma confirmação por e-mail, e posteriormente a equipe da SMEsp entrará em contato com os selecionados. Clique aqui para acessar o formulário.

“O voluntariado nesse tipo de ação é fundamental para que possamos oferecer um ambiente de acolhimento e aprendizado mútuo. Estamos abrindo as portas para que mais pessoas conheçam de perto o universo do esporte paralímpico e contribuam para um evento memorável”, destacou o secretário de Esportes e Lazer, Jefferson Neves.

O Festival tem como público-alvo crianças e adolescentes com deficiência física, intelectual, visual, Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de participantes sem deficiência. A expectativa é de que 80% do público seja composto por pessoas com deficiência e os outros 20% por pessoas sem deficiência, reforçando o caráter inclusivo da iniciativa.

Com uma equipe técnica já inserida no contexto escolar paralímpico, a SMEsp garantirá o suporte necessário para que o evento proporcione uma experiência segura, acolhedora e transformadora a todos os envolvidos. A proposta do Festival é estimular a vivência de modalidades paralímpicas de forma lúdica e educativa, promovendo o esporte como ferramenta de inclusão social.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá abre seleção de voluntários para o Festival Paralímpico Loterias Caixa

#PraCegoVer

A imagem mostra a fachada do Complexo Esportivo “Gustavo Cid Nunes da Cunha”, o tradicional Ginásio da Lixeira.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana