Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

MT aposta em biocombustíveis e incentivos para liderar nova fase da indústria energética

Publicado

Referência em biocombustíveis e eficiência energética, Mato Grosso discute soluções para descarbonização da indústria e outros temas do setor no Encontro da Indústria do Setor Elétrico, que ocorre nos dias 20 e 21 de maio, na Fatec Senai, em Cuiabá.

O evento é promovido pelo Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sindenergia MT) e contará com apoio institucional do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

A secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia da Sedec, Linacis Silva, participará da solenidade de abertura e a secretaria terá um estande para informar as ações da pasta aos cerca de 1,2 mil participantes esperados para o evento técnico.

“O Estado tem incentivado cada vez mais a expansão de fontes limpas de energia, alinhando desenvolvimento econômico à sustentabilidade e à transição energética”.

Ela destaca que Mato Grosso é exemplo nacional no setor de biocombustíveis, com 22 usinas em operação e políticas públicas voltadas à produção de energia renovável. Por meio do Prodeic Investe Mato Grosso Biocombustível, o Governo concede incentivos fiscais como a redução do ICMS em operações internas e interestaduais.

Somente em 2024, as operações incentivadas já superaram R$ 24 milhões, demonstrando o impacto positivo da política no estímulo ao setor e na atração de investimentos.

Com o tema “O Futuro do Setor Elétrico”, o encontro deste ano terá temas em destaque como o potencial de fontes renováveis em Mato Grosso — solar, hidrelétrica, gás, hidrogênio verde, biometano — e as novas tecnologias de armazenamento, como os sistemas BESS (Battery Energy Storage System), que garantem mais estabilidade no fornecimento e reduzem o uso de geradores a diesel.

Leia mais:  Projeto é apresentado a servidores penitenciários em VG

Além disso, a proximidade da COP-30, marcada para novembro em Belém (PA), impulsiona o debate sobre energias limpas.

“Muitas empresas ainda não sabem por onde começar a descarbonização. Um bom início é investir em eficiência energética, modernizando equipamentos e reduzindo consumo. Os preços desses sistemas caíram muito neste ano, tornando-os viáveis para o setor produtivo”, explica o presidente do Sindenergia, Carlos Garcia.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Seduc lança cartilha antirracista para alunos e professores

Publicado

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou, nesta quarta-feira (14.5), o material pedagógico “Minha África Brasileira e Povos Indígenas”, para professores e estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II da rede estadual.

Apadrinhado pela primeira-dama, Virginia Mendes, a publicação tem como objetivo fortalecer o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas, conforme previsto nas Leis Federais nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008.

“Quando vi o material, fiquei encantada. Me envolvo com a causa não apenas porque é papel de primeira-dama do Estado, faço porque sou apaixonada por povos originários e as relações étnico-raciais”, disse Virginia.

Ela também destacou a importância do conteúdo na promoção do letramento racial nas práticas pedagógicas e no combate ao racismo no cotidiano escolar, além de reconhecer a diversidade étnico-racial como elemento essencial na formação cidadã dos estudantes da educação básica.

Durante o evento de lançamento, o secretário de Educação, Alan Porto, também falou sobre a importância da iniciativa para a promoção da equidade e respeito à diversidade no ambiente escolar.

“Estamos entregando um instrumento pedagógico fundamental para o combate ao preconceito, à desinformação e ao apagamento cultural. É material do professor, é material do estudante. Mais uma ação do Governo do Estado que vai de encontro com as necessidades dos nossos estudantes”, afirmou o secretário.

A cartilha foi desenvolvida pelo professor e historiador, Natanael dos Santos, promovendo uma abordagem integrada, crítica e representativa. O material traz conteúdos que valorizam as contribuições históricas, culturais e sociais dos povos africanos, afrodescendentes e indígenas na formação da identidade brasileira.

“O nosso objetivo é levar esse material didático para as escolas para que os alunos possam ter o conhecimento real da contribuição desses povos. Costumo dizer que as pessoas são racistas por falta de conhecimento. E aqui, em Mato Grosso, estamos trabalhando com os povos indígenas. Sinto honrado em ser convidado para um marco tão importante para o povo mato-grossense”, disse Natanel, que integra o grupo Griô Educacional.

Leia mais:  Sentiu cheio de gás? Bombeiros orientam sobre cuidados em caso de vazamento

Para a coordenadora, Junia Auxiliadora, da Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição, da comunidade Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, a publicação responde a uma demanda urgente da comunidade escolar.

“Mais do que um material didático, essa cartilha é um passo importante para reconstruirmos, com verdade e respeito, a narrativa da nossa história enquanto povo plural. Ter esse material para estar complementando e consolidando a história afro-indígena é de suma importância”, comentou.

O conteúdo da cartilha inclui atividades interativas, textos de apoio, imagens históricas, mapas, glossário de termos e sugestões de projetos escolares, incentivando o protagonismo estudantil e o pensamento crítico. A ação traz temáticas da Educação para as Relações Étnico-Raciais, integrando a Política Antirracista, uma das 30 políticas educacionais que compõem o plano EducAção 10 Anos, do Governo de Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Faccionados são condenados por torturar e matar adolescente em Cáceres

Publicado

O Tribunal do Júri da comarca de Cáceres (a 225 km de Cuiabá) condenou os réus faccionados Amilton Alexandre Alves da Silva, Ângelo Suquere Nogueira e Norivaldo Cebalho Teixeira por homicídio qualificado e por integrarem organização criminosa, em sessão de julgamento realizada no dia 5 de maio. O Conselho de Sentença reconheceu que os acusados mataram o adolescente Rean Kalel Vilasboas Andrade por motivo torpe, com emprego de fogo e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. Atuaram no júri os promotores de Justiça Luane Rodrigues Bomfim e Saulo Pires de Andrade Martins.Amilton Alexandre Alves da Silva foi condenado a 15 anos e seis meses de reclusão, Ângelo Suquere Nogueira condenado a 18 anos e seis meses e Norivaldo Cebalho Teixeira recebeu a pena de 32 anos, um mês e 10 dias de reclusão. Os três iniciarão o cumprimento em regime fechado e não poderão recorrer da sentença em liberdade. A ré Laryssa Brumati da Silva também foi condenada pelo homicídio triplamente qualificado a 18 anos de reclusão em regime inicial fechado, mas poderá recorrer em liberdade. Já a ré Evylin da Silva Peres foi condenada a seis meses de detenção em regime inicial aberto por fraude processual. Outros cinco réus respondem pelos crimes em outros processos, que foram desmembrados.Conforme a denúncia do Ministério Público de Mato Grosso, o crime ocorreu em março de 2022. O adolescente foi assassinado por motivo torpe, decorrente de um “decreto” resultante de uma disputa entre facções pelo monopólio das atividades criminosas na cidade. O homicídio foi cometido com emprego de fogo, tortura e meio cruel, causando queimaduras em 80% do corpo da vítima, além de politraumatismo. A vítima foi atraída mediante dissimulação, levada sob o pretexto de um falso interesse afetivo para um suposto encontro amoroso, tendo sua possibilidade de defesa reduzida por estar amordaçada e com os pés e mãos amarrados.

Leia mais:  Projeto é apresentado a servidores penitenciários em VG

Fonte: Ministério Público MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana