Pesquisar
Close this search box.

Sorriso

Mais 40 terrenos foram notificados por sujeira e mato alto

Publicado

Por meio do edital n.º 15, o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) notificou 40 terrenos com sujeira e mato alto. O documento foi publicado na edição desta sexta-feira (9 de maio) do Diário Oficial da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). O documento também pode ser acessado no site da Prefeitura, na aba do NIF.

Como denunciar?

Para que a população possa denunciar terrenos sujos, o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) disponibiliza o telefone (66) 99927 2611, que deve ser acionado pelo Whats App, permitindo assim o envio de fotos do local, bem como a localização.

O atendimento digital, que está em fase de consolidação, já garante a catalogação dos atendimentos, trazendo mais agilidade e eficiência ao trabalho.

Para quem prefere atendimento pessoal, basta procurar o NIF, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, na Avenida Blumenau, 2385, em frente ao Banco do Brasil. Quem optar por uma ligação telefônica, é só acionar o 3545 4769, também de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Recebeu uma notificação? Como fazer?

A partir da publicação do edital, os proprietários têm 15 dias para providenciar a limpeza dos terrenos e apresentar defesa por escrito, com registro fotográfico que comprove que os imóveis estão devidamente livres de mato, entulho e/ou demais resíduos capazes de oferecer risco à saúde, bem-estar e segurança pública. O documento deve ser apresentado na sede do NIF.

E quem não apresentar defesa? Qual o valor da multa?

Na ausência de defesa prévia no prazo estipulado, o Município assume o encargo da limpeza mediante a cobrança de uma taxa administrativa, assim como a emissão de multa que varia de acordo com o tamanho da área e pode chegar a R$ 6.123,00, conforme dispõe a Lei Municipal 3.302/2022. A multa aumenta caso o terreno sofra algum tipo de queimada.

Leia mais:  Professora e alunos da Escola Militar Tiradentes lançam livro Epopeia - Uma releitura poética

Qual o risco que um terrejo sujo representa?

Assim como o mosquito da dengue, estes terrenos sujos podem ter outros inquilinos também, como animais peçonhentos e insetos. Mais que um problema sanitário, a falta de limpeza dos lotes ainda atrapalha o trânsito, principalmente por dificultar a visão nas esquinas, encobrir placas de sinalização, e pode, inclusive, servir como esconderijo para criminosos.

Notificação por edital

A notificações via edital ocorrem somente depois de não ser possível localizar os proprietários de forma presencial e/ou por meio de Aviso de Recebimento (AR) pelos Correios, seja pela inexistência ou pela desatualização dos dados cadastrais dos proprietários dos imóveis autuados pelo NIF.

Para sanar esta situação, o proprietário pode atualizar os dados do imóvel no Departamento de Tributação. A atualização de dados pode ser feita de modo presencial, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, no próprio departamento, que funciona no Paço Municipal. O processo também pode ser feito por e-mail, nos seguintes endereços: [email protected] ou [email protected]. É preciso que sejam disponibilizadas as seguintes informações: nome completo, CPF, endereço, numeração predial, CEP, telefone, e e-mail.

Também é possível acionar o Departamento de Tributação pelo Whats App, o 3545 4707. Quem preferir o atendimento telefônico, pode buscar pelo 3545 4757.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sorriso

Formação atualiza cobertura e agendamento de exames via SISREG

Publicado

Visando reforçar a integração entre setores para aprimorar o acesso aos serviços especializados

Com foco no aperfeiçoamento contínuo das equipes e na busca pela excelência na gestão pública, os servidores que atuam diretamente com o Sistema de Agendamento (SISREG) participaram, nos dias 03 e 07 de novembro, de uma capacitação voltada ao uso da plataforma tecnológica que garante mais transparência, agilidade e eficiência na regulação e no controle das consultas e exames especializados do município.

O treinamento contou com a participação de representantes de diversos segmentos que compõem o sistema municipal de regulação, entre eles: setor de Regulação, responsável pela organização das agendas e fluxos de atendimento; Controle e Avaliação, que monitora o desempenho e a aplicação dos protocolos; e profissionais administrativos (ADMs) das unidades de saúde, que atuam diretamente no atendimento à população e inserção de dados no sistema.

Outro destaque foi a participação das psicólogas Elen Cristina Bonete e Fernanda Muinaski Ferraz, que contribuíram com reflexões e dinâmicas voltadas ao fortalecimento das relações interpessoais e ao cuidado emocional no ambiente de trabalho.

A coordenadora do setor de Controle, Avaliação e Processamento de Dados, ministrado pela Josiane Leão, apresentou o passo a passo das etapas que envolvem a solicitação, análise e priorização dos atendimentos, o fluxo de agendamento e o processamento de dados do SISREG. Ela enfatizou a importância da integração entre os setores e da padronização dos procedimentos no sistema. “Ao capacitar os profissionais sobre o uso correto desta ferramenta, a instituição busca elevar a qualidade do serviço prestado e garantir um acesso mais justo aos cidadãos”, destacou.

Jéssica Toniazzo, coordenadora da Central de Regulação, pontuou a importância de alinhar práticas, reduzir inconsistências no preenchimento das solicitações e fortalecer a equidade no acesso aos serviços de média e alta complexidade.

Leia mais:  Professora e alunos da Escola Militar Tiradentes lançam livro Epopeia - Uma releitura poética

“É uma formação que vem somar com o nosso trabalho, que prioriza a transparência e a qualidade da gestão pública em saúde, garantindo que todos os envolvidos compreendam a importância de cada etapa do processo. Quando o sistema é alimentado de forma correta e com responsabilidade, conseguimos oferecer um atendimento mais rápido, justo e humanizado à população”.

A atividade integra as ações da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolvidas via CIES – Comissão de Integração Ensino e Serviço. “A melhoria contínua dos serviços e a valorização das equipes que atuam na ponta, fortalece o trabalho em rede e consolida o Sistema Único de Saúde (SUS) como um modelo de gestão pública eficiente e transparente”, finaliza, Josiane Leão.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Trabalhadores do Horto Florestal participam de ação do Novembro Azul

Publicado

Em meio à tranquilidade da natureza, o Horto Florestal se transformou, nesta sexta-feira (07), em um espaço de diálogo e cuidado com a saúde masculina. A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Comissão de Integração Ensino Serviço (CIES), integrou a programação do Novembro Azul, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e a saúde integral do homem.

A programação incluiu aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos e uma roda de conversa sobre cuidados preventivos e qualidade de vida. O encontro ressaltou a importância do papel da educação na promoção da saúde, além da escuta, do acolhimento e da quebra de tabus sobre o autocuidado masculino.

Coordenador de Iniciação Científica da Faculdade Atenas, Bruno Jonas Halberg, defende o papel do trabalho educativo durante as ações. “Sabemos que ainda é um grande desafio desconstruir os preconceitos que persistem na sociedade. Muitas vezes, o tabu em torno da saúde masculina está enraizado em questões culturais e de masculinidade que precisamos desmistificar. Hoje, contamos com diferentes formas de rastreamento precoce das alterações na próstata, o exame de sangue é uma delas, e o exame de toque é indicado apenas em situações específicas”, ressaltou.

Entre os participantes, Leandro dos Santos, assistente geral do Horto Florestal, que compartilhou um depoimento pessoal emocionante sobre a importância de cuidar da saúde. Ele acredita que muitas pessoas associam o Novembro Azul somente ao câncer de próstata, quando, na verdade, o cuidado com a saúde do homem é muito mais amplo.

“Tenho 41 anos, sou pai de três meninas e, antes mesmo de ser pai, enfrentei um problema sério de saúde. Hoje, procuro equilibrar meu trabalho e minha vida sempre com esse olhar para o cuidado, pensando na minha família e na importância de estar bem para eles. Ainda há muito preconceito, muitos acham que o Novembro Azul é só sobre o câncer de próstata, mas cuidar da saúde do homem vai muito além disso.”

Leia mais:  Produtores de Sorriso são contemplados pelo FUNDAAF e recebem aporte para fortalecimento produtivo

O secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani, destacou que o compromisso da gestão é fazer com que o cuidado com a saúde aconteça de forma contínua, e não apenas em períodos de campanha.

“Queremos que a prevenção faça parte da rotina de cada trabalhador, em todos os momentos do ano. Nosso objetivo é fortalecer essa conscientização, levando informação, acolhimento e cuidado até os espaços de trabalho. e ações como essa ajudam a consolidar uma cultura de cuidado contínuo com a saúde”, destacou Jordani.

A programação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES), com o apoio dos acadêmicos do curso de Enfermagem da Faculdade Atenas.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana